Apenas contando minha visão de tudo isso que foi dito neste tópico, desde o seu início...
Eu tenho 15 anos, e sou um reles amador, não nego...
Sei muito pouco... pouco mesmo... E, mesmo assim, me orgulho do que sei.
Acontece que este tópico pode ser comparado a um verdadeiro "ringue de gigantes. A grande maioria dos usuários que deram suas opiniões aqui são excelentes designers, ou developers. Em geral, foram os melhores usuários do WebFórum que passaram por aqui.
Foi falado sobre sites grandes, tudo... Preços altos, profissionalização, talz..
Mas agora, vejam a MINHA HISTÓRIA, e vejam como é a vida de um simples iniciante amador...
Nasci e moro em Curitiba-PR. Aos 10 anos, prestei concurso para entrar no Colégio Militar de Curitiba (na 5ª série). Para quem não sabe, é um concurso difícil, com no mínimo 1800 concorrentes, e 70 vagas (ou seja, mais de 25 candidatos por vaga). Nesse concurso, eu passei em 11º lugar, ingressei no Colégio Militar e dessa maneira eu consegui garantir-me em uma excelente instituição de ensino. Hoje, curso o 2º ano do Ensino Médio, pretendo, ao final do próximo ano, prestar vestibular para Ciências da Computação, na Universidade Federal do Paraná.
Poucos meses depois de eu ter entrado no Colégio Militar, meu pai conseguiu juntar dinheiro e comprar um computador. É um Pentium II, com 350 MHz de velocidade e 64 MB de memória RAM. Por não ter melhores condições, é esse o computador que utilizo até hoje.
Ao final de minha 7ª série, começei a me interessar por sites. Cheguei a fazer algumas páginas no FrontPage Express (por favor, não riam... era o melhor que eu tinha). Mas, nunca houvera chegado a levar a sério o web design. Mais tarde (no 1º ano), comecei a gostar da brincadeira, e passei a dedicar-me um pouco mais aos sites. Nessa época, registrei meu primeiro domínio .com.br, e só então eu comecei a aprender sobre web.
Em julho do ano passado, fiz meu primeiro site como free-lancer. Foi para a empresa do pai de minha amiga do colégio. Esse site deu muitos problemas no início, por eu haver contratado um host "sacana". O end. do site é
www.csttecnologias.com.br. Com isso, comecei a me interessar por fazer sites para empresas, pois era a minha chance de ganhar algum dinheiro a mais...
Recentemente, entrei em contato com uma empresa aqui de perto da minha casa. Fiz o site para eles (
www.aguiaexpress.com.br. Trata-se de um site bem pequeno, de uma empresa de Motoboys. Eu chegei a oferecer para o cliente a possibilidade de fazer um sistema de atendimento online (como o dos hosts), mas ele me explicou que não seria interessante para ele. O importante é que ele gostou muito do meu trabalho, ficou satisfeito e virou amigo meu. Agora, ele está me indicando para empresas de amigos deles, que se interessam em colocar sites na web. Eu já entrei em contato com alguns, e já tenho dois serviços praticamente confirmados. Todos eles me disseram que viram o meu trabalho, e acharam legal. Disseram também que o Wanderlei (aquele da empresa de motoboy), ao me recomendar, falou muito bem de mim, e de meu trabalho.
Agora.. depois de contar essa história, é que eu lhes digo:
Eu reconheço que não tenho amplos conhecimentos de design e programação. Meus conhecimentos em design podem ser vistos pelos meus sites, e de programação eu entendo pouco além de includes no PHP. Por tudo o que eu li nesses tópicos ateriores; posso ser considerado o tal "sobrinho da irmã do namorado da cunhada", de quem tanto se fala.. Não nego isso...
Mas, vejam por outro lado....
Eu faço sites para ganhar algum dinheiro, sim.. Não preciso dele para me sustentar, afinal, moro com meus pais. Sou apenas um iniciante.. mas isso, todos vocês já foram um dia.
Apesar de eu não usar o dinheiro para me sustentar, minha situação financeira faz com que eu não tenha folgas. Todo o dinheiro que ganhei e vou ganhar com sites (eu cobro barato, sim..) estou juntando, para ter condições de comprar um computador novo.
Como falei anteriormente, uso um Pentium II, bem velhão.....
Além disso, junto dinheiro para poder colocar em meu computador uma internet de banda larga, que é algo com que sonho a muito tempo, e que me faz grande falta.
Eu nunca fiz cursos... nunca aprendi muito... não me considero um talento...
Mas, vejam vocês..
Será que eu sou esse tal vilão dos web designers, que tira emprego do pai de família, por fazer concorrência desleal???
Eu gostaria que vcs falassem sobre isso um pouco, para eu poder descobrir qual é a minha verdadeira identidade...
* Desculpem-me.... acho que acabei me extendendo um pouco.. *
// System Analyst.