Cobrança De Sites!
Posted 02/04/2004, 14:49
Essas são minhas humildes opiniões...
[]`s
Zeh
.................................... E C N - Web Developer ...................................
"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott
Posted 02/04/2004, 19:08
Chama-se a "A HORA DO JACARÉ", ou coisa parecida, no canal 21. É gravado em uma casa que tem um espaço nos fundos. E já está dando dor de cabeça para as grandes, pois ganha em audiência neste horario. Isto é só pra citar um caso interessante.
Voltando ao tema, acredito que a tendencia será a de os preços dos sites baixarem em um futuro proximo, até as empresas consagradas estão achando isso, digo isso, por causa do nivel dos orçamentos, cada vez mais baixos.
Quanto ás pessoas que só sabem mexer (fuçar) em programas e se dizem webaquilo ou outro, não oferecem perigo, pois só fazem sites de empresas de baixo poder aquisitivo, já que as grandes empresas possuem consultores até na hora de fazer o site institucional. Isto sem falar em ecomerce, aí então, não existe perigo mesmo.
Eu já perdi muitas concorrencias, mas digo uma coisa, mais cedo ou mais tarde, as pessoas responsaveis pelo site caem na real e procuram um profissional especializado.
Noto tambem que a maioria das empresas desenvolvedoras estão deixando seu nivel cair, pelo menos é o que eu noto, dando enfase á produção de modelos.
Claro que existem algumas que não estão entrando nessa.
Existe o caso de uma micro-empresa de minha região que ao fazer um orçamento soube que o preço girava em torno de 50.000 mil reáis, eu fiz o mesmo trabalho por 4.000 mil (demorei dois meses no projeto) e o cliente está satisfeito.
Muitas empresas encarecem o preço final, com inutilidades em animação, recursos de ponta, e se esquecem que o cliente só quer um website, nada mais nada menos, para constar em sua propaganda impressa.
Minha opinião, "posso estar errado", é que a maioria dos orçamentos perdidos, são em função de supervalorização do produto. A pessoa quer de volta de uma só vez o dinheiro gasto em quatro anos de faculdade.
Veja os sites americanos, estão cada vez mais simples. È tendencia mundial.
Valew

E os asiaticos estão usando cada vez mais o blink e o marquee.

Posted 02/04/2004, 21:57
Ei e o orçamento de 50 mil e você fez um por 4 mil, meteram a faca mesmo!
Abraços.
Edição feita por: wwwpontoalgo, 02/04/2004, 22:01.
Posted 03/04/2004, 04:41
O cara quer fazer um site da quitandinha dele, o webdesigner tenta empurrar forum, bate-papo, introdução em flash de 3 minutos que parece quermesse de tanto brilho e fogos de artificio, sistema de pedidos em asp ou php, mural de recados, atendimento on-line e um monte de tralha pra encarecer o projeto.
Se não vier uma pessoa que tenha os pés no chão oferecer mais um orçamento realista, temos um pequeno empresário excluido.
A rede não é elitista, é publica e tem lugar pra todos, basta saber trabalhar as oportunidades.
Valew

Up.inTheSky
Posted 03/04/2004, 06:40
Recentemente, estou estudando "meu suicídio", como disse o Zeh...hehe
Vou meter as caras pra tentar me sustentar fazendo websites. Não tenho lá grande conhecimentos de tecnologias de ponta e a única ferramenta que domino muito bem é o Fireworks. Estou ainda engatinhando no Dreamweaver...
Pra colocar meu website no ar (ainda não está), fiz um estudo ( VEJA AQUI ) do mercado e do veículo de mídia que escolhi pra divulgação.
Existe de tudo, desde aluguel de layouts prontos por 14,90 mensais à Empresas "mega hi-tech" em design.
O primeiro exemplo é uma verdadeira piada. Não acho possível seus clientes estarem satisfeitos com aqueles sites.
O segundo exemplo é fora da realidade. Provavelmente o pessoal que estudou em tudo que é curso caríssimo e quer mostrar pra todo mundo "como se faz".
Um dos websites demorou 3 minutos pra abrir com aquela barrinha "carregando", e depois que abriu, se mostrou pouco objetivo, além de eu ter ficado 7 minutos esperando a animação do texto de entrada terminar de passar.
Onde quero chegar?
Quem poderá fazer um website comigo são pequenas (ou micro) empresas e profissionais liberais, interessados apenas em aparecer na web. Pra isso eu tenho conhecimento e nem posso no momento esperar mais que isso.
Estes clientes não ficarão satisfeitos com o serviço do primeiro exemplo nem com o orçamento do segundo, além de não se identificarem com toda aquela "presepada".
Então o que preciso fazer é "ficar no meio", sobressaindo entre eles para esse público alvo que especifiquei. A frase final do texto de entrada do meu site:
"Se você procura um website adequado, seja bem-vindo."
Adequado não é barato, nem grandioso. É simplesmente algo funcional.
E se pintar, por exemplo, um professor particular que queira um website, mas tenha pouca grana, vou fazer um "adequado" à realidade dele... (isso não significa cobrar os "cinquentinha não, hein...hehe)
Por aí tá cheio de merd* e cheio de neguinho metido à besta, que diz que faz e acontece, cheio de "certificações oficiais", mas não conseguem nem mesmo otimizar o carregamento de uma página...

Posted 03/04/2004, 10:05
Concordo plenamente. As vezes o profissional não "acontece", por não saber aproveitar as oportunidades.Concordo com o Doutrinador.
Recentemente, estou estudando "meu suicídio", como disse o Zeh...hehe
Vou meter as caras pra tentar me sustentar fazendo websites. Não tenho lá grande conhecimentos de tecnologias de ponta e a única ferramenta que domino muito bem é o Fireworks. Estou ainda engatinhando no Dreamweaver...
Pra colocar meu website no ar (ainda não está), fiz um estudo ( VEJA AQUI ) do mercado e do veículo de mídia que escolhi pra divulgação.
Existe de tudo, desde aluguel de layouts prontos por 14,90 mensais à Empresas "mega hi-tech" em design.
O primeiro exemplo é uma verdadeira piada. Não acho possível seus clientes estarem satisfeitos com aqueles sites.
O segundo exemplo é fora da realidade. Provavelmente o pessoal que estudou em tudo que é curso caríssimo e quer mostrar pra todo mundo "como se faz".
Um dos websites demorou 3 minutos pra abrir com aquela barrinha "carregando", e depois que abriu, se mostrou pouco objetivo, além de eu ter ficado 7 minutos esperando a animação do texto de entrada terminar de passar.
Onde quero chegar?
Quem poderá fazer um website comigo são pequenas (ou micro) empresas e profissionais liberais, interessados apenas em aparecer na web. Pra isso eu tenho conhecimento e nem posso no momento esperar mais que isso.
Estes clientes não ficarão satisfeitos com o serviço do primeiro exemplo nem com o orçamento do segundo, além de não se identificarem com toda aquela "presepada".
Então o que preciso fazer é "ficar no meio", sobressaindo entre eles para esse público alvo que especifiquei. A frase final do texto de entrada do meu site:
"Se você procura um website adequado, seja bem-vindo."
Adequado não é barato, nem grandioso. É simplesmente algo funcional.
E se pintar, por exemplo, um professor particular que queira um website, mas tenha pouca grana, vou fazer um "adequado" à realidade dele... (isso não significa cobrar os "cinquentinha não, hein...hehe)
Por aí tá cheio de merd* e cheio de neguinho metido à besta, que diz que faz e acontece, cheio de "certificações oficiais", mas não conseguem nem mesmo otimizar o carregamento de uma página...
Edição feita por: doutrinador, 03/04/2004, 10:09.
Posted 04/04/2004, 09:53
gostei muito do topico deste forum e por isso achei que isto poderia ser util.
QUANTO COBRAR?
Calcular um preço para se desenvolver um site nem sempre é uma tarefa fácil. Conheça os atalhos para cobrar de forma justa o quanto vale o seu trabalho
Calcular o preço que será cobrado por um site não é tarefa simples. Os principais referenciais usados para o cálculo podem ser muitos: recursos utilizados, número de páginas, horas trabalhadas, tamanho da empresa, dentre outros. Além disso, as condições de mercado, a quantidade de projetos que você tem para desenvolver e o preço cobrado por seus concorrentes dificultam ainda mais o cálculo do preço.
Entretanto, boa parte das empresas no mercado focam primordialmente a hora trabalhada como fator de base para cálculos de cobrança de um serviço. “Claro que depende da tecnologia envolvida no processo de construção do site”, diz Vicente Marçal, da IllumeDesign. “Mas a base de cálculo mesmo é a hora técnica envolvida. Mesmo porque, quanto mais complexa a tecnologia envolvida, mais tempo o profissional ficará debruçado sobre o serviço.” Ou seja: se vai ser desenvolvido um site estático em HTML, com alguma coisa feita em Javascript, o preço a ser cobrado será mais baixo do que um feito em Flash. Entretanto, a faixa de preços do “quanto cobrar” pela hora técnica varia de acordo com a região do Brasil. Os preços oscilam entre R$ 25 e R$ 100, sendo que em alguns casos, quando desenvolvidos por agências de publicidade e grandes companhias de design, o preço pode passar deste patamar médio, que já é bastante elástico.
“Por não serem profissões regulamentadas, e haver bastante discrepância na concorrência por todo o Brasil, não há uma tabela fixa de preços para se desenvolver um site”, informa Marçal. “Basicamente, os valores cobrados agem de acordo com a concorrência no local em que está a empresa”, completa.
Preço fixo
Há ainda empresas que cobram um custo fixo para desenvolver toda a casa online de uma empresa. Um exemplo disso é a Crisálida Soluções Inteligentes, que, ao longo de seu tempo de atuação, foi mudando seus conceitos na maneira de propor aos clientes o investimento em um novo segmento de mídia, que é a Internet. A empresa começou trabalhando com design gráfico e animações 3D, agregando depois o ambiente Web em seu dia-a-dia. E, por isso mesmo, tem uma política de preços diferente das tradicionais.
“Assim, podemos ser mais justos com nosso clientes sem que, por razões de remuneração, venhamos a perder a motivação de construir sites com cada vez mais tecnologia, funcionalidade e design”, avisa José Manoel Pereira, diretor da empresa.
Sendo assim, quando a Crisálida tem que formular um custo para o desenvolvimento de site, leva em conta três fatores distintos que remetem ao preço final: quantidade de trabalho, visibilidade do projeto e tecnologia empregada. “O número de fotos a serem digitalizadas, quantidades de informação, necessidade de redação, introdução animada, entre outros trabalhos são levados em consideração quando se fala em preço”, diz Pereira. “A visibilidade do trabalho, já que desta maneira podemos também nos adequar a realidade dos mais variados tipos de clientes também conta. A tecnologia empregada, levando em conta que buscamos sempre determinar, frente ao nosso desafio de comunicação, qual a melhor solução a ser empregada e quais as ferramentas que devemos considerar”, complementa.
Analisados estes três fatores, os custos giram em torno de R$ 6 mil. “Entretanto, sempre levamos em consideração que existem trabalhos mais complexos, que demandam de muito mais labor, e outros nem tão complexos, o que nos dá uma boa margem de volatilidade neste valor”, diz Pereira. “Estes fatores são considerados se propostos em condições de trabalho que não sejam consideradas especiais, como prazo, por exemplo. Desta forma a Crisálida consegue equilibrar a satisfação financeira de seus clientes com a sua maior proposta”, finaliza.
Calcule o Preço
Veja, a seguir, como calcular o quanto cobrar de acordo com
a hora técnica.
1. Calcule os custos de trabalho somando os salários das pessoas envolvidas diretamente no projeto com os encargos trabalhistas que serão pagos ao governo. A carga tributária considerada foi de 40%.
2. Para chegar ao valor que deve cobrar por hora de trabalho, pegue o custo total do trabalho e divida pelo número de horas trabalhadas por mês. Em seguida, calcule o custo fixo total somando as despesas necessárias ao funcionamento do negócio e que não são cobradas diretamente dos clientes (aluguel do escritório, prestações de equipamentos)
3. O próximo passo é somar o número de horas trabalhadas durante o mês por todos os profissionais que estarão envolvidos com o projeto.
4. Multiplique o valor ideal pela quantidade de horas que serão gastas para desenvolver o site. Assim, você terá o valor total que deve ser cobrado pelo projeto. Depois disso, faça algumas adaptações no valor de acordo com a competitividade do mercado, para que não fique fora da realidade.
Mãos à obras
Como fazer
Some o salário mensal das pessoas envolvidas no projeto. Vamos supor que haja um webmaster e um webdesigner envolvidos. Não esqueça da carga tributária.
Na prática
Considerando que um webmaster médio recebe como piso R$ 1.136 e um webdesigner R$ 879, isso daria R$ 2.015. Esse valor acrescido da carga tributaria dá R$ 2.821.
Como fazer
Para se chegar ao custo da hora trabalhada, deve-se dividir o custo total do trabalho pelo dividido pelo número de horas trabalhadas no projeto durante o mês.
Na prática
Considerando que os envolvidos no projeto trabalham oito horas por dia, durante vinte dias no mês, deve-se pegar o custo de R$ 2.821 e dividi-lo por 160, que dá R$ 17,63.
Como fazer
Depois de pegar o quanto será o valor pelo trabalho, deve-se incluir no custo também as despesas fixas do mês, como aluguel do imóvel, telefone, taxas em geral e ainda a margem de lucro.
Na prática
Com R$ 2 mil de contas e de 20% de lucro sobre o projeto, pega-se R$ 2 mil, divide-se pelas horas trabalhadas, soma-se com R$ 17,62 e depois aplica-se os 20%. Dando R$ 36,14.
Como fazer
Com o resultado incluindo todas as taxas fixas e flutuantes do valor de quanto custa seu trabalho por hora, basta multiplicar o número final pelo número de horas de trabalho.
Na prática
Supondo que no desenvolvimento de determinado site se gastou cerca de 40 horas de trabalho, pega-se os R$ 36,14 e multiplica-se por 40. Deve-se cobrar pelo projeto R$ 1.445.
Posted 04/04/2004, 14:10
bem, comecei a fazer paginas quando comecei a entrar no mirc(batepapo).. começava a desenvolver sites (podres) na epoca para canais..... ate que eu peguei e vi que eu tinha que aprende + ... entao comecei a estudar....
hoje tneho uma empresa de Informatica.... meus preços nao sao caros, pois oque eu quero nao eh o $$, e sim que meu trabalho seja valorizado.... se uam pessoa quiser um site de 300 reais, oque eu puder fazer de melhor para este site eu faço ... nao vou fazer pouca coisa..... mas ainda existem os espertinhos que fazem sites por 30,40 reais.....
quantas vezes vc ja viu sites assim .... ajuda a Webmasters.... tem dicas de javascripts, as coisas podres, mas nem a propria pagina eh boa.....
eu acho que agente tinah que fazer um grupo.. aonde so poderiam atuar webmaster qualificados.... ex: na pagina do cliente, em creditos ter seu numero registrado.... e se for falso o numeor as pessoas denunciarem, pois oq mais temos eh gente desqualificada.
eu estava fazendo um site de baladas.... quase tudo pronto ate que um esperto vai e roba minha logo marca.. oq eu faço? ela n eh registrada... n tinah dinheiro para registra-la na epoca.... e oq eu poderia fazer.... abandonei meu site, de desanimo, saber que a sua logomarca, que demorou 3,4 semanas para ser feita foi robada......
esse eh um pedaço da minha historia e eu concordo com td que vcs disseram ae, tds nos somos desvalorizados....
Posted 04/04/2004, 14:36
Eu sei disso, mas para começar, para entrar neste ramo, o preço tem de ser competitivo, senão não vira.
Sobre a qualificação, seria uma forma justa se todos tivessem acesso á universidades e cursos especializados. Se isso não for levado em conta, temos mais uma profissão de elite.
Mas uma coisa podemos ter certeza:
"Webdesigner sem competencia não se estabelece.
Pode até pegar uns bicos, mas não vai pra frente."
E sobre o que é proposto nas universidades, ás vezes só é feito para encarecer os custos fináis do curso.
Valew

Posted 06/04/2004, 08:54
por isso tenho os 2. - jucs - " 28i.com.br " Hosting
Posted 15/04/2004, 16:37
Achei muito interessante este tópico... Quando decidi começar a fazer sites, fiz apenas para mim. Eram sites pessoais e nada mais que isso, até que decidi fazer disso uma fonte de renda. Não sou profissional do ramo, no sentido de ter diploma ou algum tipo de formação. Aprendi tudo o que sei sozinho, experimentando. Isto tem desvantagens, pois quanto maior a complexidade do site maior serão as minhas dificuldades de implementação do mesmo, e vantagens, já que em termos criativos estou livre de qualquer tipo de formatação teorica ou ideológica de como um site deve ser.
O maior problema com que me confrontei no início foi exatamente saber quanto cobrar por um site. Não fazia a miníma ideia do valor que as empresas do ramo cobravam. Então a única forma que encontrei, foi colocar-me no lugar do cliente e saber quando eu estaria disposto a pagar por um site. Cheguei a um valor de 450 pela concepção do site, mais 25 por cada página que este tenha.
No entanto, tendo eu um pé no mercado Português também, cobro valores completamente diferentes, pois as realidades de cada pais são diferentes. Enquanto que no Brasil um salário mínimo é de 300 reais em Portugal é de 3x mais. E assim sendo os valores que cobro por um site de um cliente que venha de Portugal são também 3x mais que os daqui.
Cumprimentos,
Pedro
Posted 19/04/2004, 17:03
Estudo pra caramba, html, java, flash e outros....
Sei como é que é ....trabalhar duro....cança muito-.....axo muito legal vcs fazerem issu-....
Parabens pois este site e extremamente inteligente
Posted 22/04/2004, 15:10
Trabalho a 7 anos com programação e 3 anos com internet, agora tenho minha própria empresa, Phoenix Development, de desenvolvimento web e me encontro em uma situação que gostaria que opinassem se possível.
Tenho um cliente há mais de 1 ano e já desenvolvi 2 sistemas web pra ele, agora vou desenvolver mais 2 que controlarão toda a empresa dele de logística e armazenagem.
Cotei com algumas empresas da área o valor de um sistema assim e o que encontrei foi o mísero valor de R$ 100.000,00, sendo que o sistema não possui as propriedades web que será essencial no projeto.
O que acontece é que o meu cliente colocou um total de 600 horas de serviço e chegou em um valor de R$ 19.800,00. Quando ele viu o valor achou um absordo pagar tudo isso, lembrando que ele sabe quanto custa um software deste pronto.
Eu acho justo ele pagar pelo menos a metade do valor total, pois como empresa sou iniciante, ainda trabalho em casa, mas sou empresa. Posso não ter todo o Know-roll que empresas grandes teêm, mas confio no meu taco e sei que o sistema vai ser tão bão quanto os outros.
A questão é que ele me trata como um filho e tenho muita amizade com ele e se ele quiser pagar R$ 10.000,00 não sei o que faço.
Queria pedir a opinião de vcs, amigos da área, para eu saber como lidar com esta situação quando eu for tratar de negócios com ele.
Peço desculpas de usar este espaço para expor meu problema, mas acho que tem haver com o tópico, pois estou sendo obrigado a cobrar mais barato do que o valor real e não concordo com isso, mas a quantia de R$ 10.000,00 enche os olhos de qualquer um não enche???
Para terminar, quero dizer que concordo plenamente com o assunto em questão, pois temos que cobrar o justo, tanto para nós ficarmos satisfeitos com o valor que recebemos, como para o cliente também, porém temos que seguir a realidade, pois não adianta supervalorizarmos nossos serviços, pois vamos morrer de fome.
Obrigado pela atenção e espero que alguém possa opinar no meu caso, se quiserem podem me enviar um email. max@horizon.com.br
Posted 22/04/2004, 18:59
Se aceitar a proposta dele você estará trabalhando á 33 reais por hora, o que não é muito por um desenvolvimento complexo.
Com certeza, seria mais do que justo você cobrar a metade do valor.
Desta forma os dois sairiam ganhando.
Pense que você terá de dar "GARANTIA E SUPORTE" e isso custa caro.
Valew
Posted 22/04/2004, 21:00
Se alguem quiser, tenho várias copias de contratos elaborados por mim, postem aqui seus nomes e seus e-mail que mandarei com o maior prazer
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)