Posted 18/05/2004, 08:25
A união das duas coisas é fundamental, tem um ditado que diz:
Aquele que faz o que gosta não trabalha, se diverte.
Mas o lado financeiro tem de ser pensado, pois de graça quem trabalha é relogio.
O quanto cobrar, isso depende da capacidade de cada um.
E tem mais, digamos que eu gosto de games (eu nun gosto mesmo), e vou fazer um site pro meu uso, já que é um assunto que eu domino, fica mais facil, pois eu sei o que quero fazer.
No caso de um cliente, você tem de criar um layout á partir do segmento de mercado dele, pesquisando tendencias, e depois conseguir captar, á partir de um briefing elaborado, o gosto do cliente.
Durante o proceso de criação, você aprende um pouco sobre o ramo do cliente, pois tem de ficar sabendo algumas informações sobre ele.
O principal é saber como apresentar o produto do cliente, pode-se partir para um layout classico, dando enfase á extrutura, tradição, ou outros fatores destinado á atender visitantes conservadores.
Outro exemplo visaria mostrar a empresa com um layout moderno, usando de animações elaboradas, mostrando um visual futurista.
Isso tem de ser decidido junto ao cliente, ouvindo o que ele tem á dizer, mas não podemos nos deixar levar por isso só, porque o cliente não tem a visão que temos, da web como um todo.
Bom, pra isso eu costumo cobrar caro, porque tenho de usar da minha experiencia, e cada site tem um pouco de mim.
Mas e o que fazer para aquele cliente que não tem condições, ou seu site não será aproveitado em toda a sua plenitude, cobro quanto dele?
O ideal é você ter uma tabela de preços dinamica, fazer um serviço mais simples, não perdendo qualidade, mas usando de menos recursos, e nunca deixar este cliente escapar.
Outra solução é baixar o preço do produto e ganhar em manutenção e atualização á longo prazo, isso ajuda você manter um padrão de vida.
Uma coisa é certa, quanto mais se abaixa, mais a traseira aparece (xxxxxx é um dialeto falado na africa, portanto não é palavrão, e podem tirar os Xs sem medo).
Cobrar um pouco menos é diferente de fazer de graça.
Se você cobrar pouco, só porque está precisando este mês, a tendencia é de aparecer trabalhos cada vez menos remunerados e você aceitar.