Olá pessoal, não frequento muito aqui, mas achei interessante o debate.
Bem, eu estou na área fazem 3 anos. No entanto fiz apenas um trabalho remunerado, do qual ainda levei calote.
Outros trabalhos que fiz, foram para amigos, colegas e parentes. Tais como logomarcas, sites, cartões de visita.
O que acontece é o seguinte, vcs falam em valorização, e com toda certeza eu concordo. Mas vejam que em grandes centros como São Paulo, RJ, e outras capitais e cidades grandes, a tabela R$ 1200/2000/2500 realmente pode funcionar, no meu caso, moro no interior de SC, se eu oferecer meu trabalho p/ um cliente, por 1000, serei motivo de piada.
Não vamos longe, em Curitiba, capital do Paraná. Fica a 100km daqui, recebi por e-mail um pedido de orçamento. Site completo p/ uma empresa que fabrica brindes como chaveiros, canetas, camisetas, bonés entre outros.
Queriam introdução em flash, pagina de contato, demonstrativo dos produtos, e um pequeno sistema em flash que mostre alguns produtos, onde o vistante possa escolher a cor de tal item.
Ok, fiquei surpreso. E contente.. E fui modesto, pedi 1.300 p/ fazer TUDO.
Putz, um colega cobraria isso só p/ fazer o intro em flash.
O que ocorreu? Não recebi resposta até agora. Pode ser que estejam estudando a proposta... Ou realmente, o preço assustou, seja para + ou para -.
De fato, acho que tenho um pouco de talento p/ isso, e realmente gostaria e ficaria muito feliz em ver um dinheiro ganho com um trabalho meu. Mas infelizmente, não sei lidar com a parte "marketeira".
Porém tbm não vou prostituir meus sites, levando meus layouts a leilão no Mercado Livre como já vi muitos.
Edição feita por: NiGHT, 20/01/2004, 19:44.