Jump to content

Photo

Cobrança De Sites!

• Faça o login para participar
300 replies to this topic

#76 ZeEeHhH

ZeEeHhH

De olhos bem abertos! O.O

• Usuários
  • 121 posts
  • Localidade:Interior de SP
  • Interesses:Flash (Action Script), PHP, ASP e Design!

Posted 16/01/2004, 08:44

Ae galera, nem sei mais onde está essa maldita matéria <_< mas vou procurar ela, é muito interessante!

Ae Neo, concordo em vários pontos com você... É isso mesmo que penso, precisamos que todos valorizem seus trabalhos, aí sim, teremos uma web com trabalhos bonitos, e webmasters com condições de desenvolverem cada vez mais, fazendo, cursos, etc... :D

Mas um dia a gente chega lá! ;)

Bom é só, em breve postarei alguma coisa ae!

Blz.. (y)
[]`s
Zeh
"Pior que uma pedra no sapato, só um grão de areia na camisinha!"

.................................... E C N - Web Developer ...................................

"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott

#77 pchardnet

pchardnet

×-× 3D ×-×

• Usuários
  • 1068 posts
  • Localidade:Belo Horizonte-MG

Posted 16/01/2004, 12:18

Pra falar a verdade eu já fiz isso uma vez, coloquei o site pra um cliente, por um preço mais acessível, porém vendo a qualidade ruim do site eu nem quis colocar os créditos do meu trabalho, muito menos coloquei o site no meu portfólio.....

Marcelo, sinceramente não entendi sua frase acima. O que vc quis dizer??

Acredito que tem como criarmos sites com preços acessíveis, simples e de qualidade sim. Não é só o caro e o "grande"que tem que ter qualidade. Claro que qto mais tecnologia/recursos vc usar maior será a qualidade.

Não vejo que a qualidade do trabalho está relacionada diretamente ao valor cobrado e sim a capacidade de criação, programação e de designer de cada profissional.

Posso criar um mini-site de 05 páginas todo em html e com umas imagens e ter um trabalho final de altíssima qualidade, porém sem muitos recursos.

Minha opinião
Daniel
www.wvirtu.net - Hospedagem Sites - PHP + MySql + Fantástico - Joomla! pré-instalado

www.joomlaminas.org - Grupo de Usuários Joomla! de Minas Gerais

#78 ZeEeHhH

ZeEeHhH

• Usuários
  • 121 posts

Posted 16/01/2004, 15:49

Muito bom Daniel, ótima observação, concordo contigo, preço não tem ligação com qualidade, e sim, com tecnologia, ferramentas, etc...

Porque um site em flash é caro? Porque é uma novidade (apesar de existir há algum tempo, mas está sendo usado com mais freqüência agora) e poucas pessoas sabem manupulá-lo tão bem ao passo de fazer um site funcional, bonito e interativo...

Quando um patrão ou alguém contrata uma pessoa e paga um tanto "x" para tal, ele está pagando pela dificuldade de encontrar alguém do nível ou melhor que tal contratado para prestação do serviço. A raridade é que ganha dinheiro, critividade, hoje em dia, é uma raridade, mas existem níveis dessas, todas pessoas tem, mas algumas mais outras menos, portanto, devemos valorizá-las, claro que quando temos.

Bom, é isso!

Minha opinião!

[]`s
Zeh

Edição feita por: ZeEeHhH, 16/01/2004, 15:51.

.................................... E C N - Web Developer ...................................

"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott

#79 poison-becca

poison-becca

"Não serão todas as coisas engolidas pela morte?"

• Usuários
  • 76 posts
  • Localidade:Rio Grande do Sul - gaúcha com orgulho=)
  • Interesses:Gothic/Doom/Melodic/Power Metal, internet, literatura...

Posted 17/01/2004, 22:54

Eu comecei a trabalha com WebDesign no colégio, na metade do ano passado, mas era só HTML e é só com isso que faço sites até hoje.
Tudo que eu sei, - naõ é muita coisa, eu so realmente amadora - eu aprendi sozinha, indo em sites de Layouts Shop e analizando os códigos fontes, indo em sites de WebMasters e por fim este fórum.

Eu já "cai" em muito site de pessoas da minha idade com as mesmas habilidades que eu, que se matavam fazendo layouts ótimos e que realmente dão trabalho. Mas essas pessoas se matavam pra agradar os totalmente leigos no assunto que deixavam desaforos sobre qualquer falha que tivesse passado despercebida ou porque eles cobravam. São pessoas que não sabem o trabalho que dá fazer um Layout e que xingam esse iniciantes a Webdesign de todas as formas possíveis, porque uma figura está um centimetnro pro lado, porque a barra de rolagem não é colorida, porque não pôs arquivo - em blog - e blablabla... E se cobra, o cara começa a dise que conhece quem faça de graça e por aí vai... E aí, o Webmaster da página se desdobra pra tenta ganha 100% de aceitação e faz tudo de graça.

Isso acaba virando um círculo vicioso. Sempre tem "o cara que faz isso de graça" e pior que as vezes esse "cara" faz um bom trabalho. Mas se ele não se valorizar, fai se difícil pros outros conseguirem.

Putz, isso desanima muito quem tá começando... Por causa dessas pessoas "comprenssíveis" e do "cara que faz isso de graça", eu decidi não por meus trabalhos na net ainda, acaba não valendo a pena... Eu também já fiz muitos layouts de graça pra quem pedisse, mas agora eu parei com isso. Decidi valoriza mais meu trabalho - se eu não fizer isso, quem o fará?. Agora eu to tentando aumenta meu conhecimento, pra não dar motivo pra ninguém xingar meu trabalho nem tira minha razão por cobrar por ele.

Ta aí minha opinião... Desculpa se sai um poco do assunto...
Bye
"Sem desejo de acordar nesta manhã
Para ver outra rosa negra nascer
Leito de morte é lentamente coberto de neve."

Blog: Paranóia
Fórum: PtMasters - O Forum dos Desenvolvedores Web

#80 SlimShady

SlimShady

OBS: Reflita

• Usuários
  • 233 posts
  • Interesses:Edição de imagens, layouts e sites...

Posted 19/01/2004, 10:58

Eu comecei a trabalha com WebDesign no colégio, na metade do ano passado, mas era só HTML e é só com isso que faço sites até hoje.
Tudo que eu sei, - naõ é muita coisa, eu so realmente amadora - eu aprendi sozinha, indo em sites de Layouts Shop e analizando os códigos fontes, indo em sites de WebMasters e por fim este fórum.

Eu já "cai" em muito site de pessoas da minha idade com as mesmas habilidades que eu, que se matavam fazendo layouts ótimos e que realmente dão trabalho. Mas essas pessoas se matavam pra agradar os totalmente leigos no assunto que deixavam desaforos sobre qualquer falha que tivesse passado despercebida ou porque eles cobravam. São pessoas que não sabem o trabalho que dá fazer um Layout e que xingam esse iniciantes a Webdesign de todas as formas possíveis, porque uma figura está um centimetnro pro lado, porque a barra de rolagem não é colorida, porque não pôs arquivo - em blog - e blablabla... E se cobra, o cara começa a dise que conhece quem faça de graça e por aí vai... E aí, o Webmaster da página se desdobra pra tenta ganha 100% de aceitação e faz tudo de graça.

Isso acaba virando um círculo vicioso. Sempre tem "o cara que faz isso de graça" e pior que as vezes esse "cara" faz um bom trabalho. Mas se ele não se valorizar, fai se difícil pros outros conseguirem.

Putz, isso desanima muito quem tá começando... Por causa dessas pessoas "comprenssíveis" e do "cara que faz isso de graça", eu decidi não por meus trabalhos na net ainda, acaba não valendo a pena... Eu também já fiz muitos layouts de graça pra quem pedisse, mas agora eu parei com isso. Decidi valoriza mais meu trabalho - se eu não fizer isso, quem o fará?. Agora eu to tentando aumenta meu conhecimento, pra não dar motivo pra ninguém xingar meu trabalho nem tira minha razão por cobrar por ele.

Ta aí minha opinião... Desculpa se sai um poco do assunto...
Bye

Pois eh, eu também começei a mexer com internet na escola, e foi só HTML mesmo, depois fui aprendendo a mexer em outras ferramentas (Flash que nem uso mais hehe), e depois o Fireworks sem querer e to nele até hoje.

Ano passado que eu começei a fazer muitos trabalhos, começei com assinaturas no fórum da match games que já fechou as portas, fiz acho que um total de 80 assinaturas lá de graça, depois quem via me chamava pra fazer os topos, que ja fiz bastante também de graça e ainda faço alguns(raramente), e depois começei a fazer layouts e hoje em dia quase nunca faço alguma coisa de graça, o cara pode falar de tudo, mas eu me valorizo e já aconteceu muito desses espertinhos depois virem atrás porque esse cara(imaginário) que faz de graça não é muito bom.

O meu único problema agora, é que eu vivo tendo idéias para projetos, as vezes completo os projetos mas depois de um tempo não tenho mais condições de manter o projeto perfeitamente no ar, como é o caso do meu site de the sims 2, mas isso não vem ao caso.

Bom, é isso, valorize o seu trampo :D
Caio Mora ( (e)studios AQUA )
www.estudios-aqua.com

#81 cris_reis

cris_reis

Novato no fórum

• Usuários
  • 5 posts

Posted 19/01/2004, 11:53

Oi pessoal,

Li todos os posts dessa discussão e gostaria de agradecer a todos pelas opiniões postadas que me fizeram enxergar melhor as coisas.

Não tinha o costume de frequentar os fóruns mas vou passar a tê-lo.

Valeu. (y)

#82 NiGHT

NiGHT

Novato no fórum

• Usuários
  • 13 posts
  • Localidade:Curitiba, PR

Posted 20/01/2004, 19:42

Olá pessoal, não frequento muito aqui, mas achei interessante o debate.

Bem, eu estou na área fazem 3 anos. No entanto fiz apenas um trabalho remunerado, do qual ainda levei calote. :angry:
Outros trabalhos que fiz, foram para amigos, colegas e parentes. Tais como logomarcas, sites, cartões de visita.

O que acontece é o seguinte, vcs falam em valorização, e com toda certeza eu concordo. Mas vejam que em grandes centros como São Paulo, RJ, e outras capitais e cidades grandes, a tabela R$ 1200/2000/2500 realmente pode funcionar, no meu caso, moro no interior de SC, se eu oferecer meu trabalho p/ um cliente, por 1000, serei motivo de piada.

Não vamos longe, em Curitiba, capital do Paraná. Fica a 100km daqui, recebi por e-mail um pedido de orçamento. Site completo p/ uma empresa que fabrica brindes como chaveiros, canetas, camisetas, bonés entre outros.
Queriam introdução em flash, pagina de contato, demonstrativo dos produtos, e um pequeno sistema em flash que mostre alguns produtos, onde o vistante possa escolher a cor de tal item.

Ok, fiquei surpreso. E contente.. E fui modesto, pedi 1.300 p/ fazer TUDO.
Putz, um colega cobraria isso só p/ fazer o intro em flash.

O que ocorreu? Não recebi resposta até agora. Pode ser que estejam estudando a proposta... Ou realmente, o preço assustou, seja para + ou para -.

De fato, acho que tenho um pouco de talento p/ isso, e realmente gostaria e ficaria muito feliz em ver um dinheiro ganho com um trabalho meu. Mas infelizmente, não sei lidar com a parte "marketeira".

Porém tbm não vou prostituir meus sites, levando meus layouts a leilão no Mercado Livre como já vi muitos.

Edição feita por: NiGHT, 20/01/2004, 19:44.

#83 Up.inTheSky

Up.inTheSky
  • Visitantes

Posted 20/01/2004, 23:24

Night...

Talvez a solução pra você seja trabalhar com um vendedor. Alguém que tenha todos os contatos com os possíveis clientes, entenda alguma coisa sobre confecção de websites e saiba explicar (persuadir, como queiram) ao cliente o porque do preço, qual pode ser o retorno do seu investimento, enfim; que saiba convencer o cliente que um website é nada menos que uma loja de sua empresa. Pergunte se ele economizaria grana pra botar um letreiro na faixada de uma loja, localizada ao lado de inúmeras outras vendendo o mesmo material, com letreiros lindíssimos... Pois é assim a web.

Procura alguém que confie e que possa fazer o trabalho. Que não precise de dinheiro imediato e concorde em trabalhar comissionado... Uma renda extra à princípio. Quem sabe não funciona?

Outra coisa. É necessário divulgar seu serviço. O normal é o cliente que entra em contato não fechar negócio. Lembro que uma época em que vendia planos de saúde, de cada 1000 folders colocados em caixas de correio, eu visitava 3 pessoas e fechava somente com 1. É preciso ter paciência e encontrar maneiras de conseguir publicidade, mesmo sem dinheiro.

Estou no mesmo "nível" que você com relação à clientes, exceto que só fazem 2 meses que tenho oferecido meus serviços e consegui 2 clientes, que são conhecidos meus. Mas mesmo sem grana, já estou colocando meu projeto de divulgação em prática. Encontrei uma maneira. Você tem que encontrar a sua.

Não lembro quem disse isso, mas teve um carinha bem sucedido no mundo dos negócios que disse: "Se me restasse apenas 1 dólar pra investir em minha Empresa, eu investiria em propaganda"

Espero ter ajudado... (y)

#84 NiGHT

NiGHT

Novato no fórum

• Usuários
  • 13 posts

Posted 20/01/2004, 23:47

Realmente me ajudou. Com esse diálogo simples tu me abriu um pouco mais a cabeça...

Vou tentar buscar investir, ou mesmo me esforçar mais com a propaganda. Tanto que só recebi essa proposta, depois que tomei a atitude de montar um portfolio decente, e divulgar um pouco, com cartões, e mesmo no boca-boca...

#85 SlimShady

SlimShady

OBS: Reflita

• Usuários
  • 233 posts
  • Interesses:Edição de imagens, layouts e sites...

Posted 20/01/2004, 23:53

Realmente me ajudou. Com esse diálogo simples tu me abriu um pouco mais a cabeça...

Vou tentar buscar investir, ou mesmo me esforçar mais com a propaganda. Tanto que só recebi essa proposta, depois que tomei a atitude de montar um portfolio decente, e divulgar um pouco, com cartões, e mesmo no boca-boca...

Opa cara, blz?
Tu num deve se lembrar de mim, você cadastrou seu site no meu antigo Top Productions, desde lá ja tinha visto o seu portfólio e gostei bastante e de seus trampos tb.

Minha opinião é que em primeiro lugar devemos valorizar nossos trabalhos, inicialmente utilizamos os custos que tivemos para estabelecer os preços, no final colocamos o lucro, e a criatividade pesa muito também, acontece, que se eu chegar lá nos cafundé do judas, que o preço no mercado é 5 conto por site e usar o meu básico de no minimo 400 reais por um bonzinho, num vo conseguir nada, evolua junto com o mercado cara.

Eu até hoje é dificil vender algo ao seu preço justo, 400 ainda acho pouco mas é o que tenho que pedir dependendo do cliente.
Caio Mora ( (e)studios AQUA )
www.estudios-aqua.com

#86 ZeEeHhH

ZeEeHhH

• Usuários
  • 121 posts

Posted 22/01/2004, 10:34

Ae galera, está cada vez mais interessante! :D

Bom, claro que na maioria das vezes e grande parte dos profissionais, não cobram pouco porque querem, mas sim porque o mercado detêm uma certa "proteção" e "desconfiança" para com nós webmasters e principalmente para nossos preços... Acontece o seguinte, um cara que não entende muito de internet, que só digita trabalhos no word por exemplo, ele nunca vai pagar 1000 reais por um site, porque ele acha que é quase a mesma coisa, que não dá tudo isso de trabalho, se sente explorado diante de uma situação dessa. Existem pessoas (isso já aconteceu comigo), que quando veêm uma animação em Flash e você cobra um preço justo por ela, ele vira para você e pergunta se não é a mesma coisa de fazer uma apresentação no Powerpoint... <_< E é muito sério isso!

Nosso povo, com excessões é lógico, viveu muito distante desta evolução tecnológica, e agora quando eles começam a ter contatos, e tem praticamente uma obrigação de entrar nesta disputa (web) para não ficar para trás em relação aos seus clientes, assustam-se com valores para ter esse artifícil de marketing...

O que devemos fazer é tentar divulgar trabalhos bons, e fazer clientes felizes, pois, só assim, com propaganda "de boca em boca" todos eles um dia valorizarão os trabalhos, não generalizando sobre pessoas leigas no assunto, volto a frisar, existem pessoas que sabem dar o correto valor a esta arte...

Bom é essa minha opinião galera... Vamos continuar o debate que está muito interessante! (y)

[]`s
Zeh

Edição feita por: ZeEeHhH, 22/01/2004, 10:37.

#87 NiGHT

NiGHT

Novato no fórum

• Usuários
  • 13 posts

Posted 26/01/2004, 05:31

Opa cara, blz?
Tu num deve se lembrar de mim, você cadastrou seu site no meu antigo Top Productions, desde lá ja tinha visto o seu portfólio e gostei bastante e de seus trampos tb.

Minha opinião é que em primeiro lugar devemos valorizar nossos trabalhos, inicialmente utilizamos os custos que tivemos para estabelecer os preços, no final colocamos o lucro, e a criatividade pesa muito também, acontece, que se eu chegar lá nos cafundé do judas, que o preço no mercado é 5 conto por site e usar o meu básico de no minimo 400 reais por um bonzinho, num vo conseguir nada, evolua junto com o mercado cara.

Eu até hoje é dificil vender algo ao seu preço justo, 400 ainda acho pouco mas é o que tenho que pedir dependendo do cliente.

Lembro sim cara, e que bom que gostou dos meus trabalhos... obrigado!
A proposito seu projeto já era?

///

Como tu tocou no assunto dos 400 paus, lembrei de um pequeno caso... Alguns meses atrás, quando eu estava tirando minha CNH, a instrutura perguntou o que eu fazia, então eu disse que eu era webdesigner tentando entrar no mercado. Então ela me perguntou quanto eu cobraria p/ fazer um site p/ auto escola, eu falei que varia muito de projeto p/ projeto, mas em media custa entre 800 e 1.300.
Com uma resposta inesperada, ela disse: "Ah, então não é tão caro, eu achava que custava mais de R$ 2.000..." :rolleyes:
E eu falei que, depende muito do profissional, e mesmo das agências, que normalmente combram bem mais cara que um profissional free lance...

Enfim.... Cada caso é um caso... :P

Edição feita por: NiGHT, 26/01/2004, 05:33.

#88 Xaman_Blu3s

Xaman_Blu3s

Turista

• Usuários
  • 52 posts
  • Localidade:Brasília
  • Interesses:=P

Posted 26/01/2004, 09:11

Galera, tô chocado. Eu sabia que era verdade aqueles preços que eu falei.

olhem só:

Como estou montando um grupo de trabalho, estou pesquisando muito sobre vários assuntos. E, convidei um amigo meu, que trabalha na agência click (( http://www.agenciaclick.com.br ) para ajudar a fazer a seleção dos candidatos.

No Sábado tivemos um encontro para poder espeificar mais sobre o projeto e por curiosidade perguntei para ele quanto que a click cobrava por um site. olhem a resposta que MARAVILHA:

"a agência não pega um site por menos de R$ 50.000,00 reais"

opa ! mas pera ae. é um preço do xxxxxx. mas notem também uma coisa:

qualquer que seja o trabalho, eles teem uma equipe altamente treinada e subdividida que cuida de UMA parte do site. Ou seja, tem designer, editor de conteúdo, programadores, publicitários especializados em e-comerce, alem de uma equipe voltada para a segurança dos sites (pois uma empresa que paga 50 mil num site precisa do mesmo 24 hrs online e seguro contra invasões.)

isso, essa equipe, é resumo porque tem MUIIIITA gente a mais envolvida no menor trabalho que seja. E daí vocês tem que tirar suas conclusões, a que eu tirei foi esta:

Um Webmaster/ designer/ developer que seja, trabalhando sozinho tem poucas chances de chegar a este preço. pois para se produzir um site profissional TEM que se ter MUITOS ELEMENTOS por trás. Que vão de redatores, a programadores. Não sei qual seria o preço justo para um profissional competente. Mas tenho certeza que o mínimo seria R$ 1.500,00. notem que disse O MÍNIMO.

mas óbvio, que para cobrarem este preço além do conhecimento na área do profissional há de se ter também noções de mercado, conhecimento dos objetivos do cliente, conhecer o máximo que puder sobre e-marketing e publicidade na internet, saber como funcionam os mecanismos de busca, ter domínio na expressão de idéias, redação para web etc...

Tem muita coisa, que separa um profissional bom de um amador. e pensando melhor agora, isso é bom. porque se vê claramente que o mercado está CARENTE de bons profissionais. Para se trabalhar na web e ser reconhecido e requisitado por seu trabalho tem-se que se ser um verdadeiro oráculo dentre todos os campos que envolvem a construção de sites.

bom... é isso... era para falar pouco e acabei soltando o verbo... hehehe
até mais. (y)
Xaman_Blu3s

#89 MarviN*

MarviN*

nw . newton web

• Usuários
  • 780 posts
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 26/01/2004, 09:34

hEhHEhEh! :D. é cara.. o diferencial é o cliente também, né! :D.

Se vocês tiverem a curiosidade de visitar a seção de Clientes da Agência CLICK, vão ver que só as grandes empresas nacionais estão na lista.

Como eu havia falado antes aqui, tem espaço pra todo mundo. Uma empresa como a Fiat, Coca-Cola, Brasil-Telecom ou C&A não vai contratar um freelancer pra desenvolver seu site. :). Pra compensar, aquela indústria de médio porte, que consegue um bom faturamento mas não pode se dar ao luxo de gastar no mínimo R$ 50.000,00 pra só mostrar seus produtos na internet, vai contratar uma empresa de design também de médio porte, ou até mesmo um free-lancer.

Acho que esse tópico já deu tudo que tinha que dar!! :). Perfeito pra quem está entrando na área e quer mais informações sobre quanto cobrar. Quando eu comecei, pesquisava nos sites de designers, mas sabia que estava em um nível diferente (abaixo, claro) daquilo, e não sabia quanto cobrar.. Meu primeiro site fiz por $150... o segundo foi $370, mas se vocês imaginassem o trampo que eu tive... hoje não cobraria menos de $2000. Mas é isso ae.. vivendo e aprendendo. (y)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
[ Blog Desenvolvimento Web: http://www.newtonwagner.net/blog ]
[ Diário da Selva: http://www.diariodaselva.com/ ]

[ "Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho." Mahatma Gandhi ]

#90 MaXiMuS

MaXiMuS

o cara que escreve engraçado

• Usuários
  • 785 posts
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 26/01/2004, 11:57

Como já disse antes, existe mercado para todo mundo, assim como existem empresas multi-nacionais, empresas de grande, médio e pequeno porte... também existem profissionais para trabalhar para cada tipo de mercado.

O exemplo da agênciaCLICK, é algo normal, não acho nada de mais, é uma empresa séria, que está a muito tempo no mercado, tem ótimos profissionais, tem ótimos clientes, e que por terem essa posição e esse nível de clientes, podem se dar ao luxo de cobrar o mínimo de 50 mil reais por trabalho...

A AgênciaCLICK ainda assim é uma empresa pequena, comparando-se com grandes agências de publicidade mundiais, lá fora é uma briga disgraçada, oq eles fazem pra ganhar dinheiro, não é brincadera....

Não acho difícil uma pessoa que trabalhe sozinha, conseguir um preço desses, tem um designer brasileiro, q tem excelentes trabalhos, ele não tem empresa nem nada.. porém para você contratar ele pra fazer uma tercerização.. ele cobra no mínimo 10 mil reais...

Para conseguirmos vencer, temos que nos dedicar bastante, e não é do dia para a noite que você vai sair ganhando 10 mil por trabalho, as coisas aparecem com o tempo, se você souber evoluir, trabalhar direito e nunca perder o "tesão" pela coisa, claro pq vc fazer algo q não sinta tesão por ela vc nao vai fazer direito, vc vai se dar bem, e logo você terá um nome, será reconhecido, e poderá ganhar muito mais.

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq