Cobrança De Sites!
Posted 22/10/2004, 22:36
E é por isso mesmo que se formam os profissionais de qualidade, quando há concorrência, e os melhores podem cobrar o quanto quiserem, sempre haverão clientes.
Já na medicina e no direito ou em qualquer outra profissão onde "não se entrega o ouro" temos que pagar caro também se quisermos algo de qualidade. Ou você entrega sua saúde na mão de qualquer um só pq é mais barato? A imagem de uma empresa que quer se firmar no mercado é a mesma coisa.
Aliás, eles "entregam o ouro" sim, mas em congressos e reuniões, não na internet.
Tem tutorial de tudo na net, e isso é muito bom, pois só quem tem força de vontade e talento que consegue usar o que aprende neles.
E o pessoal que faz coisas simples e baratas terão clientes, e os que cobram caro também terão, vai do cliente que escolhe de acordo com seu gosto e orçamento.
Eu prefiro cobrar caro e passar um mês no mesmo trabalho e entregar algo bem feito do que passar cada dia fazendo um numa correria danada pra chegar no mesmo valor no fim do mês.
"Entrega o ouro" quem confia em si mesmo.
Encerrei por aqui.
Posted 27/10/2004, 11:53
Oi...Oi Galera...
Posted 28/10/2004, 16:15
Quanto a vc citar preços de produções aki, fica ruim, pois vc nao entende do meio. Eh a mesma coisa q eu quererer botar preço e fazer as suas poesias personalizadas por encomenda. Nao ficaram com a mesma qualidade, mas alguma porcaria eh bem capaz de sair, e eu fazer a preço de banana. Vc eh formada em Engenharia, e faz outra coisa... talvez teu mercado esteja saturado de gente que se vende por nada? Nao sei, nao posso opinar... entaum nao venha dizer por favor que estamos desinformados e coisas do genero, pq da nossa area, entendemos nós.
Posted 14/11/2004, 11:48
A revista Web Design (http://www.arteccom.com.br/webdesign/#) traz um artigo de quanto cobrar e mostra uma tabela que é usada como base para as medias e grandes empresas do ramo e uma forma de avaliação que é feita na tabela depende também do tamanho e estrutura da empresa.
Desta mesma forma, avaliamos a empresa para qual estamos prestando um serviço na hora de cobrar, as empresas ou a pessoa na hora de nos contratar para a construção do site vai nos avaliar também conforme a imagem que passamos e vendemos.
Hoje o mercado cobra conforme o cliente mas estipulando um valor base para não acabar cobrando um valor pifio como a maioria cobra hoje. Li alguns foruns e notei que o pessoal anda fazendo sites por 450, 150... Meu Deus se um folder se cobra hoje no minimo 600 reais pela criação da art e não é tão trabalhoso de se criar como um site imagine um site?
Uma vez uma cliente queria que eu fizesse um site por 400 reais... eu disse que não o faria por esse preço e ela me disse que tinha achado um cara que faria por 500 (e pasmem.. 5 x de 100) eu disse sem pestanejar... olha isso parece mais uma prestação de uma televisão nas casas Bahia e não é essa nossa linha de atuação, até mais...
Temos que fechar o mercado de alguma forma mas não podemos também elitizar a profissão....
Ótimos artigos sobre a profissão em:
http://www.arteccom.com.br/webdesign/#
http://www.bananadesign.com.br/
Abraço!
Posted 14/11/2004, 12:09
Olá Amigos,Bom galera, me desculpem postar de novo..mas na hora do post anterior eu estava atrasadíssima para um compromisso e não deu para completar os comentários...
Vamos lá, deixem-me complementar o assunto e prometo não postar mais nada depois...rs
Vamos analisar direitinho a situação e o objetivo desse tópico.
Vamos comparar entre os cursos mais procurados: informática, medicina, direito, engenharia...
Visite alguns sites sobre dessas áreas e vc verá o seguinte:
Não se encontram sites ensinando medicina ou direito ou engenharia. O máximo q se vê, são algumas informações com o sentido da atualização desses profissionais.
Agora analisa bem os sites de informática: A grande maioria está divulgando tudo aquilo q vc gastou uma nota para aprender em 3 anos.
A banalização dos preços e serviços vêm dos próprios profissionais da área, que "entregam o ouro ao bandido".
Na época q cursei faculdade, eram raros os entendidos em informática. Não existia windows. Aprendíamos a fazer programas no DOS mesmo. Usávamos uns cartõesinhos cheios de buraquinhos (alguém aqui chegou a pegar isso? ..rs)
Os cursos eram: assembler, pascal, cobol, basic, formons (aco q era esse o nome..não lembro mais..rs). Internet? nem se ouvia falar no Brasil.
Cobrar preços absurdos era mais do q normal naqueles dias. Pq ninguém sabia fazer. Cheguei a ganhar uns bons trocados montando programas em algumas empresas. E era muito legal pq as pessoas te tratavam como se vc fosse um ser de outro mundo, uma privilegiada, alguém com uma inteligência acima do normal...rs
Éramos tachados de cdf mesmo..no sentido mais amplo possível do têrmo..rs
Bastava implantar qualquer programinha q listasse alguns dados, acrescentava uns calendarios e podia cobrar à vontade. Comprei minha casa e meu carrinho em menos de um ano, só com dinheiro disso.
E pq dava dinheiro??... Pq ninguém sabia fazer nada, nem tinham a mínima noção do q precisava ser feito ou de como poderia ser feito.
E..... os q sabiam não passavam nada prá ninguém. Mantínhamos o mistério em torno da coisa..rs
Se tiver alguém aí no fórum q vivenciou esse tempo, poderá confirmar e ainda completar tudo q eu disse..rs
É a famosa lei da oferta e da procura...
Concordo com alguns aspectos mencionados pela Duquesa e principalmente com a ploriferação de sites de ajuda relacionado a profissão, virou praga e com isso criamos uma geração de amadores que se vendem como profissionais, e não são, que sabem apenas utilizar algumas ferramentas mas não sabem criar.
A partir do momento que você escancara a profissão, ensina ferramentas, você vai colocar no mercado profissionais que só sabem utilizar as ferramentas mas não sabem nem o que é uma escala de cores.
Ai você enche o mercado de amadores e conforme a procura aumenta, a oferta baixa os valores...
Ou seja, você profissional que tem talento, não consegue ser visto pelas empresas pq a procura dos amadores é grande e então as ofertas não chegam até vc pq eles não tem como garinpar talentos....
Abraço
Posted 16/11/2004, 21:13
Não importa se o site é feito em HTML, PHP, ASP, FLASH, COREL ou qualquer outro.
O importante é que tenha uma mensagem a passar em seu visual. Uma coisa que encante os olhos. Existe tantos site em PHP, ASP e outras lá que são pior do que os feitos em html.
Criar site, busca um estudo, um projeto, responsabilidade, e ter cuidado com uma poluição visual.
Eu só faço site em html. Mas do muito valor a meu trabalho, quando apresento meu site e concorrente que sabe banco de dados. O Cliente sempre gosta do meu. Pena que não sei banco de dados. Se soubesse, mataria a pau.
Quem sabe um dia eu chegue lá.
Não tenho nada contra quem desenvolve banco de dados não. Eu só estou defendendo o HTML que é o básico que sei
Posted 16/11/2004, 21:45
Em muitos casos também não adianta saber html se o cliente precisa de uma aplicação com banco de dados.
Mas o importante é que TODAS as fases de um projeto PROFISSIONAL são importantes e tem um valor grande sim. Desde a criação do layout, recorte e criação do html, programação PHP, banco de dados etc, para tudo existem pelo menos dois jeitos de fazer: o bem feito (que poucos sabem), e o "acho que tá certo", que acaba atrapalhando o mercado dos primeiros as vezes.
2 Links Design e Tecnologia
www.2links.com.br
-----------------------------------------------------------------------
Conheça o Planalto Norte, a direção certa para bons negócios.
www.planaltonorte.com.br
Posted 16/11/2004, 23:54
Olá Amigos,A questão é a seguinte:
Não importa se o site é feito em HTML, PHP, ASP, FLASH, COREL ou qualquer outro.
O importante é que tenha uma mensagem a passar em seu visual. Uma coisa que encante os olhos. Existe tantos site em PHP, ASP e outras lá que são pior do que os feitos em html.
Criar site, busca um estudo, um projeto, responsabilidade, e ter cuidado com uma poluição visual.
Eu só faço site em html. Mas do muito valor a meu trabalho, quando apresento meu site e concorrente que sabe banco de dados. O Cliente sempre gosta do meu. Pena que não sei banco de dados. Se soubesse, mataria a pau.
Quem sabe um dia eu chegue lá.
Não tenho nada contra quem desenvolve banco de dados não. Eu só estou defendendo o HTML que é o básico que sei
Entramos num ponto bastante interessante. Eu também não trabalho muito com banco de dados, e a maioria dos sites que fiz foi em html, até porque minha profissão é web designer.. crio artes e desenvolvo trabalhos gráficos mas tem muita empresa ai que na hora de contratar quer que o cara seje web designer e programador....
Eu não tenho a obrigação de ser programador e designer, mas como o mercado é concorrido vc acaba tendo que saber os dois...
Mas como o comment acima eu não trabalho muito com banco de dados porque eu não sei muito, algumas coisas não entram na minha cabeça. Mas pretendo um dia entrar fundo na programação e desvendar essa incognita que é asp para mim rs....
Mas tenho visto sites em asp que são de ajuda a iniciantes que é tudo a mesma coisas... a base não muda... um menu cheio de conteudo a esquerda... menus acima... se vc notar o site wmonline e entrar em outros.. são parecidissimos.. só mudam a cor.... E digo sem medo de errar... até porque na ultima empresa de web que trabalhei eu notei isso... Programadores não tem criatividade... pelo menos a maioria.. fazem qualquer coisas que encaixe no banco de dados criado...
Abraço!
Posted 26/11/2004, 03:28

aproveitando o espaço ja me digam algum servidor baratinho com php e de confiança pra registrar o site...

www.noeis.cjb.net
mirc: papai_noel_do_ano_todo
MSN:papai_noel_do_ano_todo@hotmail.com (nao deu espaço no cadastro

Posted 11/12/2004, 15:27
O fato é que, como já foi exposto por alguns aqui, qualquer que tenha algum conhecimento dos inúmeros aplicativos para criação de web sites, ou até mesmo um conhecimento profundo - se é que isso é necessário

E, finalmente, deixemos o web de lado e fiquemos com o designer e com tudo o que isso implica, mas, principalmente, criatividade e, no mínimo, algum bom gosto para não impingirmos aos visitantes da página um trabalho de gosto duvidoso desses dos quais a web está prenhe. Tenho dito.
Posted 03/01/2005, 09:49
Adorei essa desicussão. Era isso q estava faltando é óbvio q ñ vamos mudar o sistema so com isso mas, ja estamos começando a mudar a forma de pensar de muita gente. Se nós ñ fizer-mos nada, quem vai fazer por nós. Se ñ existe um orgão que contola a web por q ñ criarmos um movimento pro web designer e web master. Gente com a internet temos poder para isso. Conto com vcs!
Marcelo Machado
Equipe O Consultor Informática
Equipe O Consultor Informática
www.oconsultor.k8.com.br
marcelo@oconsultor.k8.com.br
Posted 08/02/2005, 20:37
Tudo que você fizer, após o momento que você passa para a empresa, ainda que você firme um contrato de serviços, passa a ser propriedade dela. Então, tudo deve ser esclarecido com ela e discriminado no contrato. Ou seja, o registro vai no nome dela, com o CNPJ dela. Se for uma pessoa, a mesma coisa. Se possível, faça essas coisas ao lado do cliente, para que ele possa ver que não é enrolação sua. Quanto ao pagamento do host, deixe claro no contrato que que vai tomar conta disso é a empresa, cabendo ela todo mês passar o dinheiro às mãos do "hoster". Existem boas empresas que fazer esses serviços, e os preços não são altos (Pelo menos eu não acho caro). Existem dezenas, talvez centenas de hosts. Entre eles, indico o HostNet.
Quanto ao resto da discussão, aqui vou eu.
Eu acredito que não devamos temer pessoas que vendem sites a preços ridículos. Uma empresa, ou uma pessoa que adquire um site a 10, 50, 100 reais, mais cedo ou mais tarde vai recorrer àqueles que sabem fazer. Sempre fiz sites para mim mesmo. Até hoje não terminei meu último projeto. Hoje, finalmente, com conhecimentos da área suficientes, entro na profissão. É importante ter em mente que não pode-se sair metendo a mão nas empresas para moralizar a profissão. Se você fez um site que acha que vale 3,500 reais, cobre sem medo. Se o cara não pagar, arquive-o. Mas não vá cobrar o quanto a empresa quer pagar nem vá se aproveitar de uma outra empresa que tem mais fundos para este tipo de investimento. Por exemplo. Chegou uma nova empresa na cidade. Você já a conhece porque uma vez passou em tal cidade e sabe que ela tem dinheiro para pagar. Faz um site de 2,000 e cobra 5,000. Ela vai lá e paga. Beleza. Ganhou um bom dinheiro. Mas foi certo? O que que você achou da empresa que te fez trabalhar à toa. Certamente você não gostou. E essa empresa, cedo ou tarde, vai achar um cara, igual ou melhor que você que faça um site mais brato. Na hora da difusão, é o outro cara que vai levar a melhor. Então é importante ter em mente que não e pode fazer um site à um preço baixo nem muito alto.
Nos primeiros posts, tinham comentários sobre filhos de vizinhos que mal tinham saido das fraldas e já estavam fazendo sites. É importante para o profissional entender que não é nem um pouco perigoso isso. Uma empresa confia mais em quem cobra mais caro. Todo mundo confia mais em quem cobra mais. Se você vê o anúncio de dois dentistas. Consulta do 1°: R$45,00 ; Consulta do 2°: 150,00. Em quem você vai querer ir.? Pense bem! Ele vai mexer nos seus dentes. Se ele fizer bobagem, vai ficar para sempre!
O mesmo acontece com as empresas. Elas quase sempre procuram outras empresas para fazer sites. Quando não, procuram profissionais que já tenham alguns trabalhos, pois afinal, um site pode fazer um empresa pequena disparar e uma grande afundar. A imagem de uma empresa é absolutamente fundamental para que ela posssa abrir novos campos. Se ela colocar sua imagem na mão de um qualquer, vai demorar muito para ela recuperar o que ela perdeu. Aí, ela vai recorrer a nós, os profissionais. Somos uma sociedade capitalista [sem méritos políticos]!!! É implicito para todos nós que o melhor é mais caro. Compare preço de carros, de computadores. Você, eu, todos confiam mais noue é mais caro, afinal, o investimento foi maior e o intermediário terá recursos suficientes a disposição.
Mas, afinal: Quanto cobrar?
É, muitas pessoas postaram aqui falando histórias e tal e coisa. Mas poucas responderam a pergunta. Junto-me agora à esse seleto grupo:
Quando comecei a fazer sites, já queria sair vendendo, ganhando premios iBest, ser famoso e rico. Mas não é bem assim. Tudo tem seu tempo. Os mais antigos já sabem quanto cobrar. E os novatos? Quanto cobrar???
Analize o tempo que você levou, os programas, ferramentas, recursos que você utilizou. Como ilustração para isso, vou citar um exemplo. no último sábado me pediram um orçamento de um sistema de pedidos online, cadastro e contato. Tinham outras coisas em HTML só que não contabilizei, por sua tamanha simplicidade. Por isso, pedi um preço de 300 reais. Ainda não obtive resposta. Se o cliente desejar negociar, até 280 eu vou. Menos que isso já não dá. Por que cobrei 300 reais?
1° - Passei horas na internet, postei dezenas de vezes em vários fóruns para aprender coisas que vou utilizar;
2° - Não quero passar horas na frente do PC pra receber uma miséria depois;
3° - Na minha concepção, foi o justo.
Um fator que deve sempre estar em mente é a justiça das coisas. Se ele não aceitar, tudo bem. Meus sistemas são feitos com certo grau de complexidade. Um sistema de cadastro, não é simplismente um cadastro de login e senha. Uso alguns artifícios para dar mais informações ao meu cliente e segurança ao cliente dele.
Não serei hipócrita e dizer que se outro cliente me dissesse: " Me vende isso por 800 reais" e eu iria dizer que tá caro e vou cobrar 300. Não estaria fazendo o correto se não dissesse para ele que aquele preço era muito alto, mas como já disse, somos capitalistas. O problema é que isso nunca vai acontecer. Ele vai virar e perguntar se eu vendo por 50 reais. Que que vou dizer? Não, lógico. Mas esse não deve ser convincente, para que ele pague os 300 reais. Afinal, eu sei que ele tem. Ele também sabe disso. Aí você tem que usar a sutileza e falar com ele que o preço que ele está oferecendo não paga o serviço, e que vai ser difícil ele encontrar um bom serviço por aquele preço. Aí eu explicaria pra ele por que aquele preço, faria a propaganda do meu produto para convence-lo.
Mas, e você que é iniciante, o que fazer??
Veja sempre o seguinte:
1- Qualidade do design da página;
2- Complexidade da sistematização do site;
3- Programas utilizados;
4- Horas gastas;
5- Seu lucro.
Um site em HTML, com um lay tradicional (Menu à esquerda, banner no topo, o resto à direita ou ainda outro menu à direita e o contaúdo no centro), você pode cobrar uns 200, talvez 300 reais.
Agora, se fizer um site com sistemas complexos integrando MySQL, php, ASP, um design inédito, com horas de trabalho, aí você pode cobrar uns 2, 3 mil reais.
Essa é uma média de preços que passo à vocês. Minha opinião, claro! Mas espero que vocês possam fazer bom uso dela.
Forte abraço,
Allan Bruno
Posted 09/02/2005, 19:30
tem muito cara metido a saber fazer sites, q compra um CD com um milhão de modelos prontos liga os links faz FTP e sai falando q fez um site.. realmente isso não dura mais q 3 horas, então pode cobrar 300, 200 ou até 100 pratas... mais um dia a casa cai... pq eu tenho uma leve desconfiança q esses layouts tem direitos autorais nas imgs, ai o q saiu barato p uma empresa hj... vai sair bem caro amanhã!!!
e p clientes q choram na hora de fechar, não feche...ta na hora de dar valor ao seu Job!
Posted 16/02/2005, 01:02
Na verdade eh muito relativo, depende muito onde você pretende realizar esse trabalho, por exemplo, não adianta você fazer um site, sofisticadíssimo para uma loja de uma cidade que é minuscula, onde ainda a internet é coisa de cidade vizinha, como por exemplo a cidade de catiguá, interior de são paulo, onde a internet eh discada e usa ainda interurbano. vc não vai nem cobrar pro cara de dó!
você pretende criar um site para uma empresa que te contratou, vise o publico alvo e coloque a sua arte em prática. explore todas as possibilidades de usuario e passe para o contratante e exponha as possibilidades de retorno e jogue o seu preço!
Ultimos Trabalhos:
www.matimes.uni.cc [Portifolio]
www.escoladafamilia.org [Escola da familia - DRE Catanduva-SP]
www.escoladafamilia.org/dre [Diretoria de ensino - DRE Catanduva-SP]
www.uctfc.com [ Game online - TFC]
www.summertech.com.br [ Loja de Informática]
www.revistaavaliacao.com.br [ Revista Avaliação - Ensino Superior]
www.jaimecortesao.com.br [ Escola Jaime Cortesão - São Paulo]
Posted 20/03/2005, 17:13
Quanto a cobrar o site....
Há muitos temas a ser abordados:
- Uso de Linguagens (PHP, ASP, CGI, etc).
- Animações em Flash
- Tamanho e abrangência da empresa
EXEMPLO:
Se vc for fazer um site para uma grande empresa, cobre um pouco mais, pois empresas pequenas podem não ter tantos recursos financeiros (!)
Lembre-se, se algum dos lados não concordar c/ o preço, é mto fácil para o contratante procurar outro webdesigner!
- Horas de trabalho
Nossa tem muita coisa que tem q ser pensada antes de estipular um valor...
E ainda voltando ao assunto citado anteriormente sobre uso de linguagens de programacao:
Primeira coisa, pense no visual!!!
Um cliente não vai se importar ou ainda deixar de acessar um site só porque ele é feito em PHP ou ASP, ele vai se importar em axar o q ele ta procurando. E um visual mais atraente e c/ facil navegação ajuda mto nessa busca
Edição feita por: rafael-ASP, 20/03/2005, 17:23.
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)