Jump to content


Photo
- - - - -

Novas Tecnologias De Acesso Banda Larga


  • Faça o login para participar
66 replies to this topic

#1 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 12/07/2008, 06:49

Opa, seção nova :D Vamos "inaugurar" e alegrar o Beto.

Seguinte, até por experiência própria, que usava banda larga da Velox e fiquei sem opção aqui no Sul, tive que buscar uma forma alternativa de acesso. Aqui, como em vários lugares desse Brasil, há falta de estrutura da empresa de telefonia fixa. Cabo de fibra ótica é caro mas isso é problema delas, não nosso.
Empresas de acesso via rádio costumam ser pequenas e mal preparadas para atender a demanda. Basta ver as lojas de informática e reparar que a venda de PCs só aumenta. E todo mundo quer INTERNET!

Eu acabei me virando com o acesso Edge da Tim mas creio que eles já tenham o 3G aqui até o final do ano. Mas...

- Como vocês acessam a internet em seus pcs? Tem internet em casa ou é só no trabalho?
- Existem alternativas boas em sua cidade?
- Acesso 3G pode competir com ADSL?
- Acesso Wi-fi pode crescer e democratizar o acesso?
- Link terrestre (via rádio) pode servir em locais menores?
- Como vocês acham que ficará o mercado num futuro próximo - coisa de 2 anos?
- A Embratel (virtua) pode ser uma rival das ADSL tradicionais?

Sendo que, se a gente for pensar nos países mais desenvolvidos e com mais infra estrutura de comunicações :( melhor parar e chorar.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#2 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 12/07/2008, 14:06

Na minha região não tem muitas opções, eu uso Edge desde o ano passado mas não estou muito feliz. Pelo menos para quem usava internet discada e que hoje dizem por aqui que está muito ruim, então parece que a melhor coisa que eu fiz foi partir para as operadoras móveis. :D

Chega de bla bla bla, senão eu não vou parar de falar! :lol:

O 3G pode sim competir com ADSL. Claro que a gente tem que ver que a velocidade média do 3G é 1 Mbps, já ADSL pode passar disso. Só que para qualquer pessoa, com 3G a comodidade é bem maior... basta colocar o mini-modem na usb e pronto, e não precisa se preocupar com cabos.

Eu mesmo com o Edge, às vezes quando vou para a casa de algum amigo meu, eu levo o mini-modem. É muito bom! Esqueci de citar também que posso tirar o chip e colocar ele no meu celular para navegar, usar msn, gmail, etc... ^_^

O Wi-fi eu duvido muito que cresça, porque o ponto dele não abrange uma área grande. As empresas não iriam querer colocar um ponto em cada esquina, iriam? Com certeza não...

Tem uma tecnologia muito boa que é a Wi-Max, empresas que tem licença para Wireless entraram para disputar as licenças para Wi-max, mas não sei porque uma tecnologia que seria tão boa para nós não sai do papel. Wi-Max é superior ao Wireless, porque a área que a antena Wi-Max abrange é bem maior (me parece que é 50km), o sinal é melhor, velocidade maior, etc...

Internet via rádio deve-se tomar muito cuidado. Antes de contratar, é bom verificar quem está fornecendo o link para a empresa. Tem empresas que montam uma ótima estrutura e contratam fornecedores como Embratel, Telemar, entre outras, geralmente essas empresas cobram mais caro. Agora tem empresas que montam uma estrutura ruim e invés de contratar o link com bons fornecedores, eles contratam ADSL e acham que o negócio agüenta. <_<

Na época que eu estava procurando internet via rádio, encontrei duas empresas. Uma era péssima e barata e a outra era boa e cara. :lol:

A péssima e barata: R$ 50,00 mensais, porém o link deles era Velox 2MB para distribuir para 60 clientes. :o

A boa e cara: Uma facada! Bem séria a empresa e bem estruturada, só que o equipamento me custaria R$ 1.500,00 e ainda ele ficaria em comodato, ou seja, se eu quisesse cancelar eu teria que devolver o equipamento. Deu vontade de rir na cara do atendente... <_<

O mercado é capaz de mudar daqui 2 anos, aliás, tem que mudar porque as operadores de telefonia móvel tem um prazo estipulado pela Anatel para expandir o 3G em todas as regiões. Sorte a nossa! :D

Então na minha opinião, se as empresas que comercializam ADSL não correrem, elas vão perder muito... ^_^

(ok2)
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#3 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 12/07/2008, 14:09

Diz aí amigo Gaguinho... cara, esse assunto vai dar o que falar viu ehe.


Eu me conecto por ADSL aqui em casa, que alias é meu único recurso por aqui.

Existir o outro recurso existe só que a empresa não passa o cabo onde moro. O serviço 3G daqui ainda é bem fraquinho e caro, ainda é por planos limitados de tráfego, paga-se um valor mensal e se obtém aí uma faixa de gigabytes para tráfego. E também é muito caro, creio que este tipo de serviço não serve ainda para computadores desktop, pra mim, com certeza não serviria, pois por dia tenho um tráfego de quase 3 gigas, a empresa libera 1gb por 80 reais mensais e se exceder o tráfego é cobrado uma taxa de 15 centavos o Kb. Uma amiga que estuda em Araraquara disse que la o serviço não é cobrado por tráfego, e o sinal é estável.
Já experimentei o serviço a radio daqui, infelizmente pra mim, foi a pior experiência com internet que já tive, pois como lazer eu gosto de jogar jogos via Internet, e a velocidade de minha internet oscilava muito, e pior ainda, com as chuvas o sinal geralmente se perdia.

Creio que para os planos de interet a cabo, poderá sim tomar o mercado de ADSL, se o mesmo continuar com estes preços, já que o mercado via cabo viabiliza mais atrativos, com seus planos "combo" que no final do mês tudo termina pelo mesmo preço do ADSL.
No meu ponto de vista, a única defesa das empresas ADSL será reduzir o preço para consumidor.
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#4 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 12/07/2008, 14:27

Eu uso Brasil Telecon, aqui tem uma via rádio, porém, acho ela muito cara, 50 R$ por uma conexão de 150 k, e 100 R$ por 600K, atualmente estou pagando 59,90 por 1 mg. Ta de boa, pelo menos por preços da região.
Moro no interior de goiás.
Internet via rádio não recomendo, exeto por falta de opção.

Como o Cs disse, este assunto vai muito longe, conheço pessoas que ficaram na fila de espera por uns 7 meses. Outras desistiram e acabaram colocando via rádio.

Tem pessoas que tem sinal de 8 mg e distribuem para os conhecidos, uma coisa de louco.

É isto ai, nossas opções aqui é ADSL e Via Rádio.
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#5 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 12/07/2008, 16:14

O futuro é sem fio... *rs*

HDSPA, HSPA+, WiMAX, WiBro, iBurst, dentre outras tecnologias que estão por aí e outras que virão a surgir.

Acho que em 2 anos teremos conectividade sem fio com velocidades acima de 10Mbps por preços acessíveis.

ADSL e CABO vai ser uma coisa mais "home user", pessoas que tenham um Desktop em casa.
------
Mero mortal!

#6 Patrique

Patrique

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1859 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/07/2008, 22:55

Aqui na budega da minha cidade acontece a mesma coisa... os filhos das mães passaram os cabos nas avenidas principais, mais nas laterais nada, no meu trampo eu acesso atravéz da vivax, no caso a taxa de conexão do meu serviço é de 2 megas, e lá eu não tenho o que reclamar, pois de lá em consigo baixar em uma taxa de download de até 600kbps por segundo o que para mim é uma maravilha, mais quando chego a noite em casa eu até passo mal, no caso estou utilizando neste momento uma conexao atraves de rádio, no caso eles oferecem um plano de 300k mais eu nunca consegui acessar nessa velocidade, a média dessa xxxxxx chega normalmente 100kbts, isso depois da meia noite... pois da 09 da manhã aé 00 horas... essa xxxxxx simplesmente não funciona, eu chego a demorar até 3 minutos para que um site carregue... e as vezes ele não carrega corretamente por causa da conexao, com isso o css e imagens de alguns não chegam a ser carregados fazendo com que eu o visualize de qualquer jeito.

Sinceramente eu cansei, liguei, briguei mais os filhos da mães não dão jeito, se quer eles atendem as minhas reivindicações, outro dia eu liguei pela miléssima vez informando que a net estava uma xxxxxx, dai a mina falou que iria mandar um técnico, isso ja faz cerca de 2 semanas e até agora nada, dia 10 agora foi dia do vencimento e eu não paguei... não vou pagar por uma coisa que não funciona corretamente, e estou esperando eles me ligarem para cobrar pois vou mandar eles tomarem naquele lugar.

Aqui na minha cidade existem 3 empresas com suporte a web rádio, já passei pelas 3 e nenhuma delas foi interessante para mim, nenhuma delas teve instabilidade mais esse é o problema eu acabo precisando dessas merdas pois na minha rua não passaram o cabeamento da net.

Aqui também está com previsão de chegar o 3g até o final de ano, quando lançar não vou pensar nem duas vezes antes de adquirir, pois pior do que estão não tem como.

Falow!

#7 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 13/07/2008, 00:46

Prog, você mora no Brasil??? :huh: Cara, não dá pra tomar (sua) Brasilia, SP ou Rio como base. E olha que mesmo nessas cidades há bairros que nem tem cabeamento de fibra otica. Em cidades menores fica pior ainda.

Mas só lembrando umas coisas que li:
A Embratel está com um projeto grande de investimento em wi-max. Coisa pra mais de 1 Bilhão. Tá bom que não dá pra um país do tamanho do nosso, mas...
A mesma Embratel está lançando um serviço 3G em SP (capital) e deve expandir pra outros locais. Sem falar no Netfone, que já quebra um galho onde tem cobertura. Pena que aqui na minha cidade a empresa de energia cobrou muito pelo aluguel dos postes e não fecharam negócio. Daí não há muitas opções. A BRT não tem troncos disponiveis, a GVT (espelho) não atua, tem 2 empresas de rádio que cobram horrores por links ridiculos (uma começa com 56kb por 50,00!!!), etc...

Claro que o futuro é sem fio e super veloz. Só quero saber quando ele chega :P

E não contem muito com as regras da Anatel pois ela não faz pressão alguma sobre as teles para cumprirem metas. Basta ver essa lenga-lenga com o caso da tv digital. Perde pra uma tartaruga manca.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#8 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 13/07/2008, 08:09

O problema é justamente este, enquanto outros países já testam novas tecnologias, nos estamos implantando a tecnologia 3G. Mas devidido a grande velocidade de como a tecnologia tem engolido tudo ao seu redor, acho que 2 anos seja um período razoável para a nova tecnologia começar a ser implantada por aqui.

Apenas como informação... WiMax é meio que um sinônimo de 4G, não somente ela, mas um conjunto total de novos padrões e tecnologias baseados em telefonia IP.

Só podemos aguardar.
------
Mero mortal!

#9 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 13/07/2008, 09:06

Em alguns países o WiMax foi desativado por motivos de saúde :huh:
Tomara que seja apenas um mito... ou que inventem com rapidez uma outra tecnologia não prejudicial a saúde (se WiMax for) com mesma ou melhor velocidade e conforto.
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#10 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 13/07/2008, 10:54

Eu já disse em algum lugar que WiMAX é o meu sonho, mas está longe dele virar realidade. Vai levar muitos anos para as regiões serem cobertas por essa tecnologia, acho que vai demorar até mais do que o 3G.

Edit

Tem um talvez né, pois o WiMAX cobre um raio de 50 km. Pelo menos as regiões metropolitanas é mais garantido de serem cobertas, mas todo o Brasil podem esquecer porque o país tem uma área de 8.5 milhões km². :P
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#11 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 13/07/2008, 11:12

3G é um passa tempo, meio que uma "distração" para as massas.

Como se as empresas estivessem dizendo: "usem isso mesmo, sejam felizes e encham nossos bolsos de dinheiro".

Alguém aqui chegou a usar ISDN? Um lance de acesso a Internet que a Telemar lançou, em meados de 99, sendo que isso já existia "zilhões" de em outros países e antes disso nós, brasileiros, usavamos conexão discada. Algum tempo depois veio a ADSL e engoliu o "produto". Pra que? Pra encher os bolsos de dinheiro, a velocidade máxima era de 128Kbps.

Atualmente o Brasil ainda anda atras, mas não tão atras como no século passado.
------
Mero mortal!

#12 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 13/07/2008, 19:33

O Brasil anda muito atrás no quesito sem-fio. De resto não anda tanto atrás como muita gente imagina, no quesito velocidade do ADSL por exemplo.

Eu tenho uma amiga que mora na Estônia (país europeu para os mais perdidos :P), e no bus mesmo eles tem internet free, wi-fi.... Ou seja, abriu o cel/laptop dentro do bus e pode usar um messenger da vida ou fazer pesquisas no Google. Agora, quando o assunto é ADSL as velocidades não estão tão diferentes, o que muda realmente é a acessibilidade (custo). Ela paga 40 dólares por 1 mega. Não tem traffic shapping, nem nada desses bloqueios ou cotas de tráfego.

Outra coisa que vale ressaltar: não existe venda agregada lá. Comprou o ADSL, recebe o ADSL. Não tem isso de "preciso contratar o Terra para ter acesso". Isso é pura ******* que existe aqui no Brasil. Aliás, o que não é aqui? As empresas sugam, sugam e sugam. A conta de luz + telefone + água dela não chega a 35 USD no período de inverno (que é o período mais caro em função dos aquecedores que eles usam).

Enfim, eu sei que não adianta comparar Europa com Brasil, mas quando tu coloca no papel e analisa os números, isso choca.

O que ainda salva é que existe concorrência no Brasil, e algo chamado Lei do Consumidor (fora órgãos que nos auxiliam - lá na Estônia por exemplo não tem isso).

Se as empresas aqui não fossem tão sangue-sugas, a população já teria um bom acesso à internet há muito mais tempo.

Aqui em casa uso BrT por falta de opção, pois em Porto Alegre a melhor que existe é Embratel (não Virtua, Embratel mesmo). Infelizmente (pelo que andei lendo) só existe para empresas em Poa (eu uso ela na empresa que a minha família tem). Mas é sem comparação... A velocidade comercializada é realmente a velocidade alcançada. Ao contrário da Brasil Telecom que vende 1 mega e o cabra faz download a no máximo 106kb/s (quando deveria pegar 125kb/s)...
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#13 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 14/07/2008, 00:26

- Como vocês acessam a internet em seus pcs? Tem internet em casa ou é só no trabalho?

Eu acesso via cabo, graças a NET Campinas, que fica na mesma rua onde eu estou morando. Suporte técnico é o que não falta. :P

- A Embratel (virtua) pode ser uma rival das ADSL tradicionais?

Eu não só acho que pode ser, como já é. Eu já fui usuário daquela empresa de ADSL famosa por suas panes :assobio: e, olha, não tem comparação.

A começar pelo protocolo DHCP, que me requer configuração zero e não precisa de autenticação. Somando isto ao fato de não necessitar de provedor, mesmo que eu rode um sistema operacional via LiveCD, minha internet está lá, funcionando, sem que precise configurar nada. Amo muito tudo isso. :P
Outro fato é a estabilidade do serviço. Ao menos por aqui, não tenho nada a reclamar - dificilmente o serviço fica indisponível. Se fica, o período sempre é bem curto. A última vez que me lembro ter ocorrido fazem alguns meses...
Quanto a franquia, meu plano me oferece 20 GB de tráfego mensal. A teoria é de que, se você passar do limite de tua franquia, tua velocidade cai para a menor velocidade comercializada (que hoje é de 500 kbps, se não me engano). Acontece que isso nunca ocorre. Eu tenho gastado em média 50 GB por mês e minha velocidade continua sempre a mesma.
Dizem que a empresa utiliza práticas de Traffic Shaping e Packet Injection, mas eu uso P2P e Torrent e nunca tive problemas de baixa velocidade - sempre configuro as aplicações devidamente.
Em meu plano combo a parte do Vírtua sai por R$65,00 mensais - um ótimo custo/benefício na minha opinião. :)

[]’s :DAté mais

#14 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 14/07/2008, 00:32

Em meu plano combo a parte do Vírtua sai por R$65,00 mensais - um ótimo custo/benefício na minha opinião.

Sem duvida (ok2)

Só a TV por satelite aqui custa mais de 120 reais com o plano "ultra basicão resumido"

E não reclamem do preço da internet... eheh.. aqui eu tenho direito a facadas for free..
minha net custa 80 reais por 800k sem provedor.

E por minha felicidade como já foi dito acima.. aqui só passa net daqueles países gelados do comercial ahaha.
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#15 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 14/07/2008, 03:31

- Como vocês acessam a internet em seus pcs? Tem internet em casa ou é só no trabalho?

Uso a Brasil Telecom, meu link é de 8Mb e pago R$140,00/mês. Já consegui fazer downloads em 1,2MBps.

- Acesso 3G pode competir com ADSL?

Como já foi dito, o futuro é sem fio. E não é só o futuro das transmissões de dados, até a nossa preciosa energia elétrica será sem fio. Fico imaginando chegar em casa com meu Macbook, colocá-lo sobre minha mesa, ligá-lo e ver o scan do Aiport mostrando minha rede WiFi e o status da bateria sendo carregado...

Edição feita por: Cristiano Galdino, 14/07/2008, 03:31.

Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”





1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq