
Neste tutorial vou mostrar os princípios básicos de como se usar o loadMovie.
• O que é o loadMovie?
O laodMovie é uma ação que permite chamar através dele SWFs externos entre outros.
• Qual é a vantagem de utilizá-lo?
Se o site for totalmente em Flash, por exemplo, e você necessita editar apenas uma sessão.
De vez ter que abrir o SWF matriz e ir editar uma coisa pequena você já edita direto em um arquivo destinto. É muito mais prático e organizado utilizar o loadMovie, além de deixar o site um tanto mais leve, pois o computador só vai ler a sessão que a pessoa acessar.
Deu pra entender mais ou menos?

Bom, vamos começar com o Tutorial, vocês entendem melhor quando o fizer. Ele é bem simples.
O tutorial a seguir vai ser ensinado do modo que eu fiz (Tamanhos, etc.), mas façam do jeito que vocês quiserem, o importante é entender o mecanismo.

Começando
• Faça um novo arquivo com as dimensões 400x300, com o Frame Rate 60.
• Agora faça um quadrado onde você vai por todo conteúdo que vai ser chamado pelo loadMovie.

• Em uma nova camada, crie 2 links, o Link 1 e o Link 2. Transforme-os em Botão [ Button ].
• Em uma nova camada, coloque Stop(); no Frame.
• Crie uma nova camada. No primeiro Frame, deixe-o em branco. Aperte F6 para criar o Frame 2 e nele coloque um retângulo representando a área em que o arquivo externo vai aparecer.
De preferência, faça com que esse arquivo externo tenha o mesmo tamanho que o retângulo que você fez. Transforme este retângulo em um Movie Clip com o centro dele apontado na extremidade de cima da esquerda.


Neste tutorial teremos 3 Frames. O primeiro é como se fosse o site estático, sem nenhum dos links abertos. O segundo vai ser o 1º link e o terceiro Frame, o 2º.
• Crie o terceiro Frame, colocando nele o mesmo conteúdo que estava no segundo.
• Na camada onde tinhamos colocado o STOP();, coloque-o também em seu 2º e 3º Frame.
• No retângulo do 2º Frame, coloque o nome ( istância ) dele como link1. Coloque link2 no retângulo do 3º Frame.
Bom, hora de criar os SWFs externos.
• Abra um novo arquivo com as dimensões que você colocou no retângulo onde o SWF externo vai aparecer. No meu caso, 250x160. Escreva qualquer coisa neles, só para você reconhecê-los. Salve-os com os nomes de 1 e 2. Não esqueça de testá-los [ Ctrl + Enter ] para que seja criado o SWF dos arquivos.


• Voltando para o Flash principal, no Frame 2 da camada dos retângulos, coloque a seguinte action:
loadMovie( "1.swf", "link1" );
Primeiro o loadMovie chama o arquivo, em seguida o target e por último o method. ( Não vamos utilizá-lo )
• Faça o mesmo no Frame 3, só que mudando os valores:
loadMovie( "2.swf", "link2" );
Lembrando que esta action deve estar no Frame, não no conteúdo do Frame.
Vale lembrar também que para que funcione, todos arquivos devem estar na mesma pasta. Caso não estejam, é preciso colocar o endereço.
Bom, vamos apertar Ctrl + Enter e testar pra ver se tá tudo certo!
Se deu tudo certo, parabéns!

Se não deu, não desista! Estou colocando o .fla para que vocês vejam o que erraram ou só por curiosidade.
CLIQUE AQUI PARA VER O RESULTADO FINAL
Espero que tenha ajudado vocês.
Abraços,
Henrique P.L.
Usuário de Flash desde 2003
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