Jump to content

Photo
- - - - -

Novo Trojan Desabilita Funções De Celulares

• Faça o login para participar
8 replies to this topic

#1 Paulo Freitas

Paulo Freitas

××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

• Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 24/11/2004, 17:33

23/11/2004 - 15:36 Redação InfoGuerra

Um novo cavalo-de-tróia, batizado de Skulls (caveiras, em inglês), foi desenvolvido para atacar telefones celulares e Smart Phones que rodem o sistema operacional aberto Symbian. O trojan desabilita todas as funções dos aparelhos, com exceção das chamadas.

A praga chega como um arquivo de nome “Extended theme.SIS”, disfarçado como um administrador de temas para aparelhos da série Nokia 7610. O programa teria sido desenvolvido por um certo "Tee-222".

Quando instalado, o trojan substitui todos os ícones de aplicativos do aparelho por imagens de uma caveira. Uma cópia dessa imagem pode ser vista abaixo:

Posted Image

Os ícones perdem suas funções reais e nenhum dos aplicativos do sistema pode ser iniciado depois disso. Todas as funções que necessitem de algum aplicativo, como mensagens de SMS (Short Message Service) e de MMS (Multimedia Messaging Service), navegador Web e câmera, deixam de funcionar.

Conforme a F-Secure, o arquivo “Extended theme.SIS” em si não contém exatamente um código malicioso. Trata-se apenas de um arquivo de instalação do sistema Symbian, que substitui os arquivos da unidade C por arquivos binários críticos do sistema ROM, que possuírem os mesmos nomes e estiverem nas mesmas posições. Isto ocorre devido a uma característica do sistema operacional Symbian, que permite tal substituição. Assim, os arquivos de aplicativos instalados pelo Skulls são arquivos normais do sistema operacional, extraídos da unidade ROM do telefone.

A parte maliciosa está no arquivo AIF (Application Info and icon), que vem com os aplicativos e é responsável pelos ícones mostrados no aparelho. O trojan instala um arquivo AIF que contém a imagem de uma caveira com ossos cruzados como ícone. Ao contrário dos ícones normais, o novo ícone aponta para lugar nenhum, tornando os aplicativos inoperantes.

A F-Secure publicou instruções detalhadas para a remoção do cavalo-de-tróia do aparelho.

Fonte: InfoGuerraAté Mais :)

#2 Luis Otávio

Luis Otávio

Super Veterano

• Usuários
  • 3113 posts
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

- Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

- Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

- Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

- Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 24/11/2004, 17:41

bha.... nem os cell's eles tão perdoando.... será que agora vamos ter que instalar o AVG no cell tb? é soda.. hehe

;) (y)
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#3 Douglas

Douglas

Super Veterano

• Usuários
  • 1829 posts

Posted 24/11/2004, 17:52

um ano pra terminar de iniciar o celular?
creeedo

esses caras nao perdoam
daki a poko vo ter que sair de walkie talkie na rua ¬¬
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#4 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 24/11/2004, 17:53

Hehe... não sei se vc leu, mas na mesma notícia, há um link, falando que já foi criado (pela F-Secure) um "anti-vírus" para celular...

Poê soda nisso, hehe... :P

T+ :DAté Mais :)

#5 Luis Otávio

Luis Otávio

Super Veterano

• Usuários
  • 3113 posts

- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

- Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

- Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

- Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 24/11/2004, 17:59

bha... ninguem merece... por isso nem habilitei wap no meu... virus ja basta no meu computador... no cell é muito soda... e eu nem sei o sistema operacional do meu... hehe

;) (y)
* Otávio Nogueira
* @iporto

#6 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 24/11/2004, 18:05

O sistema operacional dele provalvelmente deve ser o Symbian, pois a maioria dos celulares usam ele. B)

Edição feita por: VidaLoka, 24/11/2004, 18:05.

#7 Luis Otávio

Luis Otávio

Super Veterano

• Usuários
  • 3113 posts

Posted 24/11/2004, 18:09

PS: só por curiosidade, num querendo fugir do assunto.

Meu aparelho é Samsung Advance - STH - A325
o sistema operacional é o igual de todos???

;) (y)
* Otávio Nogueira
* @iporto

#8 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 25/11/2004, 00:45

Meu aparelho é Samsung Advance - STH - A325
o sistema operacional é o igual de todos???

;) (y)

Bom, não posso te dizer com certeza, mas provavelmente é...

O sistema operacional Symbian OS, está presente em pordutos de diversos fabricantes: Sony-Ericsson, Fujitsu, Nokia, Samsung, LG, Mitsubishi, Sanyo, Siemens, Panasonic, BenQ, Motorola, e muitos outros.

Dei uma bizu na net e encontrei esse site sobre o Symbian... eu lhe disse acima provavelmente, pois aqui neste site diz que a Samsung usa ele, mas não em quais aparelhos...

#9 ELISON MORAIS

ELISON MORAIS

Novato no fórum

• Usuários
  • 11 posts
  • Localidade:São Luís
  • Interesses:Informatica, Internet, Administração e Edição de artes graficas

Posted 25/11/2004, 01:16

Aí quase no inicio do ano já tinha sido criando um virus pra cel, mais o grupo que criou, vez o mesmo apenas para mostrar a vunerabilidade dos cel ok...
Então as operadoras já sabiam que isso iria ocorer ok
:D :D :D :D :D :D :D

Há cel tem CRTL + ALT + DEL??? rsrsrrsr
Olá galera sou iniciante no COREL DRAW, visite http://arts_elison.zip.net ok

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq