Posted 07/09/2003, 13:19
Vou dar alguma contribuição também. Alguns comandos que aceleram (e muito) o trabalho no CorelDRAW são os de zoom, que eu já postei em outro tópico mas vou postar aqui também:
F2 - ampliar a imagem.
F3 - reduzir zoom. Retorna ao zoom anterior utilizado
F4 - zoom em todos os objetos do documento
Shift + F2 - aproxima ao máximo o objeto selecionado de forma a caber inteiro na tela
Shift + F4 - zoom na página (zoom padrão quando se abre ou cria um novo documento)
Além desses, os que eu mais uso são as teclas de aceleração, principalmente de alinhamento, lembrando que a referência é sempre o último objeto selecionado:
C - alinha objetos no centro verticalmente
L - alinha à esquerda
R - alinha à direita
T - alinha no topo
B - alinha na base
E - alinha no centro horizontalmente
P - posiciona os objetos selecionados no centro da página
Não sei se já disseram isso, mas as teclas Ctrl, Shift e Alt podem ser usadas em várias situações para mudar o comportamento de uma ferramenta. Ex.:
- Ao selecionar a ferramenta elipse, segurando Ctrl enquanto clica e arrasta o mouse cria uma circunferência;
- Segurando Shift, cria-se uma elipse a partir do centro (normalmente cria-se de um canto a outro na diagonal);
- Vc pode ainda combinar Ctrl+Shift para construir uma circunferência a partir do centro.
O uso dessas teclas funciona também para as outras ferramentas de criação, como retângulo, polígono, etc.
Outras funções úteis para a tecla Ctrl:
- Mantê-la pressionada enquanto se cria uma linha faz com que esta seja criada em 0 ou 90°;
- Arrasta um objeto ao longo do eixo X ou Y, útil para manter o alinhamento;
- Segurar enquanto clica em um grupo permite que se selecione um objeto independente sem desagrupar o conjunto,
- Clicar em uma cor na paleta permite que se adicione um "pouco" da cor clicada à cor do objeto. Ex.: o objeto é amarelo e vc clica na cor vermelha, um pouco de vermelho é adicionado ao objeto;
- Gira um objeto em intervalos definidos na caixa Opções. O padrão é 15°.
Outras funções úteis para a tecla Shift:
- Clicar na paleta permite que se selecione uma cor pelo nome;
- Segurar enquanto clica-se em vários objetos sucessivamente permite que se selecione vários objetos. Útil quando há vários objetos no desenho e vc quer selecionar apenas alguns. Válido também para edição de nós;
- Com vários objetos já selecionados, clicando em um faz com que ele seja "de-selecionado"
- Combinada com Ctrl, permite que se selecione todos os nós de um subcaminho. Um duplo clique apaga todos os nós desse subcaminho.
Tecla Alt:
- Com vários objetos sobrepostos, cada clique permite selecionar o objeto imediatamente abaixo. Cliques contínuos "descem os degraus" da seleção. Se uma linha estiver posicionada em uma linha-guia, segurar a tecla Alt seleciona a curva e não a linha-guia;
- Combinada com a tecla Ctrl funciona da mesma forma acima, mas em um grupo;
- Combinada com a tecla Shift seleciona vários objetos sobrepostos, um a um;
- Estica um objeto enquanto este é rotacionado.
Isso é o que eu me lembro agora, se lembrar mais alguma coisa sobre essas teclas especiais adiciono a esse post.
Luciano.
"Já dizia um velho cego que lia,
Sob uma reluzente luz de vela,
Sentado em uma pedra redonda de quatro cantos:
- Os quatro maiores profetas do mundo eram três, Moisés e Elias".