Jump to content

Photo

Url`s Amigáveis No Asp

• Faça o login para participar
9 replies to this topic

#1 carlos_ys

carlos_ys

Turista

• Usuários
  • 25 posts

Posted 27/02/2008, 23:52

Bom, eu que estou acostumado a usar php, sempre utilizei o .htaccess para definir url's amigáveis.

Como eu poderia fazer isso no ASP, para configurar por exemplo:
www.meusite.com/secao/categoria
www.meusite.com/conteudo/10-02-2008/titulo

Obrigado.

#2 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

• Usuários
  • 1655 posts
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 28/02/2008, 08:16

Primeiramente, o .htaccess não é do PHP, e sim do Apache (servidor).

Tendo em mente isso, dá uma olhada: http://www.apache-asp.org/

Nunca usei, mas provavelmente (pelo que está escrito) precisará de algumas alterações no teu código ASP.

Talvez dê para fazer (se o seu servidor suportar Asp.Net) com o arquivo web.config

Se tiver opção, eu sinceramente iria para um servidor Apache + PHP.

;)

Edição feita por: Firehalk, 28/02/2008, 08:17.

BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#3 carlos_ys

carlos_ys

Turista

• Usuários
  • 25 posts

Posted 29/02/2008, 13:38

Então Firehalk, para este projeto atual não posso mudar de servidor, tenho que utilizar ASP mesmo. Eu dei uma lida no que você me passou, mas creio que não vai funcionar mesmo pois meu servidor não roda Asp.net.

Buscando aqui no fórum mesmo e lendo muita coisa, encontrei esse post:
http://forum.wmonlin...&...st&p=751757

Pelo que entendi, no asp editamos o código da página de erro 404 (quando não encontra o endereço), daí o script pega o que foi digitado, faz uma consulta no banco de dados buscando pelo termo digitado, correspondendo por exemplo, o termo /categoriaX pelo id da categoria X. A lógica parece estar correta. O que acham? É confiável utilizar este código? Pois quem fez este código disse que pode haver problemas de segurança, pois ele não pode testar e fez isso rápido.

Poderiam explicar melhor isso, ou sugerir outros sites que expliquem isso?

Obrigado.

#4 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

• Usuários
  • 1655 posts

Posted 29/02/2008, 19:18

Então Firehalk, para este projeto atual não posso mudar de servidor, tenho que utilizar ASP mesmo. Eu dei uma lida no que você me passou, mas creio que não vai funcionar mesmo pois meu servidor não roda Asp.net.

Buscando aqui no fórum mesmo e lendo muita coisa, encontrei esse post:
http://forum.wmonlin...&...st&p=751757

Pelo que entendi, no asp editamos o código da página de erro 404 (quando não encontra o endereço), daí o script pega o que foi digitado, faz uma consulta no banco de dados buscando pelo termo digitado, correspondendo por exemplo, o termo /categoriaX pelo id da categoria X. A lógica parece estar correta. O que acham? É confiável utilizar este código? Pois quem fez este código disse que pode haver problemas de segurança, pois ele não pode testar e fez isso rápido.

Poderiam explicar melhor isso, ou sugerir outros sites que expliquem isso?

Obrigado.

Isso aí é uma página de erro 404 configurável para o ASP. Além do que o servidor é IIS que ele utiliza no exemplo ;)
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#5 carlos_ys

carlos_ys

Turista

• Usuários
  • 25 posts

Posted 29/02/2008, 20:02

Sim, mas funciona corretamente? Por exemplo, se eu assinar hospedagem como a LocaWeb, Hotel da Web, enfim, algum com plano asp, posso fazer isso que vai funcionar?

#6 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

• Usuários
  • 1655 posts

Posted 29/02/2008, 22:18

Não sei que servidor eles utilizam.

O tutorial é para IIS. Depende se o seu servidor suporta páginas de erro configurável.

Mas... a sua dúvida não era pra urls amigáveis? :huh:

Esse tuto não é para isso.

#7 carlos_ys

carlos_ys

Turista

• Usuários
  • 25 posts

Posted 01/03/2008, 11:25

Então meu servidor suporta sim editar as páginas de erro 404.

E minha dúvida é sobre url's amigáveis, e pelo que eu entendi, com esse tutorial, não se obtem o mesmo efeito das url's amigáveis, afinal se algum usuário acessar por exemplo /categoria/noticias e não tiver essas pastas criadas vai pra página de erro, e como tem um código configurado na página de erro ele carrega por exemplo o arquivo /noticias.asp, não é isso?

Se for por exemplo /categoria/noticias/328 - então ele pegaria /noticias.asp?id_noticia=328

Ao meu ver isso fará com que as url's amigáveis funcionem no ASP. Ou estou equivocado e há um jeito melhor?

Obrigado.

#8 newboxters

newboxters

12 Horas

• Usuários
  • 146 posts

Posted 03/03/2008, 22:54

Hmm, me interessei por esse tópico e por isso estou fazendo esse post. Por enquanto aqui ainda não chegaram a conclusão nenhuma né?

Então, eu to usando asp em meus projetos (porque eu consegui patrocínio de um host que só roda asp, então não tenho do que reclamar) ^_^

Mas agora lendo mais a fundo sobre SEO, buscando bastante coisa na Internet, fóruns específicos, etc, cheguei a conclusão que URL's amigáveis são algo essencial para obter sucesso em técnicas SEO, e além dos robôs entenderem melhor endereços do tipo meusite.com/categoria/conteudo ao invés de meusite.com/sistema.asp?id=categoria&secao=conteudo, sem dúvida, humanos também entendem melhor URL's amigáveis, acabam guardando com mais facilidade, e tendo acesso direto ao site sem precisar consultar seus favoritos.

Porém, até então só sabia fazer isso em PHP (mas confesso que pouco usei), agora em ASP mesmo, minhas url's estão atualmente bem inimigas do SEO. :blink:

Enfim, a lógica do ASP me pareceu interessante e correta, afinal se o usuário acessar meusite.com/categoria (e não existir a pasta categoria na raiz do site) então ele irá teoricamente abrir a página de erro, e nessa página de erro é que deve conter o código que pega o que foi digitado no endereço e redireciona para a include correta como meusite.com/sistema.asp?id=categoria. No caso, essa página de erro configurável estaria exatamente substituindo a função do .htaccess do apache em servidores linux (com php), assim como lembrou nosso amigo deste tópico.

E creio que deve funcionar não só para diretórios (meusite.com/pasta-inexistente) mas também como sub-domínios (subdominio-inexistente.meusite.com) certo?

A questão é, como fazer esse código para reconhecer a url digitada e ser executada (redirecionada) corretamente?

Se alguém puder passar um exemplo simples já será o suficiente para entendermos e com base nisso fazer algo mais complexo, que envolva até consultas com banco de dados. (y)

#9 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

• Usuários
  • 1655 posts

Posted 03/03/2008, 23:18

carlos, lendo com mais atenção o tópico lá do colega, acho que você não está equivocado não. Eu nunca testei isso quando mexia com ASP, pois nunca vi suporte do tipo nos servidores que utilizei aí na web, mas se o teu servidor suporta mensagens de erros personalizadas, te informa com eles para ver se é viável isto realmente.

No exemplo do colega, isto é feito pelo IIS, rodando no seu próprio computador. Ou seja, para funcionar num servidor web aí fora, vai depender muito da parte deles lá, se eles (e o tipo de servidor onde está hospedado) possibilita isso.

Não custa tentar ;) Dá pra quebrar um galho talvez.

Edição feita por: Firehalk, 03/03/2008, 23:20.

#10 newboxters

newboxters

12 Horas

• Usuários
  • 146 posts

Posted 13/03/2008, 20:03

Olá Pessoal. E então, alguém conseguiu a solução de URL's amigáveis no ASP? Ou com a página configurável de erro da página não encontrada ou sobre o Apache-asp...?

Eu não consegui nenhum código que funcionasse isso ainda. Acho que é impossível fazer url's amigáveis no ASP né? Alguém concorda? Pois uma coisa tão útil e importante e ninguém fala disso no ASP, então nem deve existir, só essas gambiarras mesmo e que nem funcionam. :shit:

Talvez servidor local até de pra fazer uma "gambiarra bem feita" (que contradição :') ) e que funcione, mas em servidor web, tipo LocaWeb e esses assim, acho bem difícil conseguir, mas se alguém souber novidades sobre isso, por favor, compartilhe com a gente!

;)

Edição feita por: newboxters, 15/03/2008, 15:46.

2 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq