Jump to content

Photo

Perguntas Sobre Layout De Sites

• Faça o login para participar
27 replies to this topic

#1 Lua Nova

Lua Nova

Normal

• Usuários
  • 100 posts

Posted 11/01/2008, 22:29

Oi pessoal!

Me imcumbiram da missão de criar (só) layouts pra sites,um novo trabalho que recebi.Mas é algo novo mesmo,eu nunca fiz isso antes ( profissionalmente)
Eu treinei no Fireworks um bom tempo,tenho uns tutoriais bons aqui, mas executar já são outros 500.

Como nunca fiz site pra ser executado de verdade, então agora o negócio é pra valer e não dá p. errar muito:

1- Quando eu terminar o layout todo, em qual formato devo salvar?
Pergunto isso pq terei que mandar via e-mail o layout pra pessoa que vai cuidar da navegação.

2 - Digamos que eu tenha fotos tratadas no Photoshop CS2.Nesse caso,qual o melhor formato para exportá-las pro Fireworks,pra não correr o risco delas não abrirem nele/ ficarem muito pesadas / perderem resolução/ terem alteração nos efeitos usados no Photoshop ?

3 - Quais as fontes mais recomendadas para usar em sites?
Se me pedirem pra usar fonte estilo "Walt Disney" por exemplo ( pra serem usadas em links ),posso usar tranqüilamente ou não?

4 - O lance da resolução: se vai ser 800 X 600,ou outra - onde se define isso?
E qual o critério que se usa,pra escolher se é uma ou outra a melhor?

Uma verdadeira aula,essa resposta aqui! rs
Muito obrigada pessoal!! =)
Abraços

#2 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

Super Veterano

• Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 12/01/2008, 00:00

1- Quando eu terminar o layout todo, em qual formato devo salvar?
Pergunto isso pq terei que mandar via e-mail o layout pra pessoa que vai cuidar da navegação

File » Save As
O arquivo vai ser salvo como .PNG editável. Tem que ser através desse caminho que passei, porque se você exportar o arquivo não será editável.

2 - Digamos que eu tenha fotos tratadas no Photoshop CS2.Nesse caso,qual o melhor formato para exportá-las pro Fireworks,pra não correr o risco delas não abrirem nele/ ficarem muito pesadas / perderem resolução/ terem alteração nos efeitos usados no Photoshop ?

Veja se o Photoshop consegue exportar imagens como PNG 24. Se for possível, você vai gerar uma imagem bitmap sem perda de qualidade, não editável e mais leve que o JPG 100%. Se não for possível, salve como JPG mesmo com uma qualidade média de 90%. O peso da imagem quem vai definir mesmo será a pessoa responsável por fatiar o layout para montar o HTML da página.

3 - Quais as fontes mais recomendadas para usar em sites?
Se me pedirem pra usar fonte estilo "Walt Disney" por exemplo ( pra serem usadas em links ),posso usar tranqüilamente ou não?

Para mim, as melhores fontes são aquelas que batemos o olho e conseguimos ler facilmente e sem perder tempo. Tem que tomar cuidado, não basta apenas pegar uma fonte e "tacar" no layout. É muito importante que seja criada uma identidade.

Outra coisa... não exagere no uso de fontes que não estejam como padrões nos sistemas operacionais. Por exemplo: uma fonte Arial vem no Windows, todos têm ela... já uma fonte Walt Disney, nem todos têm. O que quero dizer é que utilizando uma fonte que nem todos têm, você terá que salvar o texto como imagem e isso vai deixar o site pesado, enquanto utilizando a fonte padrão, você poderia apenas digitar o texto na página sem precisar salvar como imagem.

Quanto a sua dúvida se pode ou não utilizar uma fonte que pedirem, não vejo problema. Se ela for gratuita como a fonte Walt Disney, a qual pode ser encontrada no dafont.com, não tem problema algum. Se for uma fonte paga, é só comprar, simples assim...

Não entendi bem essa pergunta. Tudo o que você precisa é ter a área para desenhar o layout e ter a noção das medidas. De qualquer forma, dê mais detalhes...

(ok2)
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#3 helioth

helioth

Projeção A

• Usuários
  • 683 posts
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 12/01/2008, 13:36

Ola Lua!

Salve Sem.virgula, ops ponto !

As explicações do sem. estão perfeitas, por isso não terei muito a dizer, mas tentarei complementar ainda mais:

O lance do tamanho é muito vairável, mas quem define realmente é quem vai montar o site na hora de fatiar. Pelo o que entendi vc vai criar o "layout", ou seja a "visual" do site, e eu já trabalhei bastante nisso, e garanto pra vc, é bem bacana.

Quanto ao tamanho, é bem variavél isso. O tamano universal de largura é 768 px, mas eu mesmo não uso mais essa medida, pois gosto de fazer aqueles efeitinhos no background então prefiro 720 px, assim meu background poder ser visto em todas as resoluções. Quanto a altura varia de sua criação mesmo.

Fontes é uma coisa delicada, sugiro usar os padrões quando for para texto, (Arial, Verdana, Tahoma Time news roman...) e quando for para imagens bem elaboradas, use qual vc achar melhor, mas não esqueça de mandar a fonte para o cara que vai montar o site, e cuidado com o peso do arquivo.

Acho que é isso, essas são minhas dicas.... abraços! :lol:
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#4 Lua Nova

Lua Nova

Normal

• Usuários
  • 100 posts

Posted 12/01/2008, 14:37

Oi meninos!

Obrigada pela rapidez e eficiência nas respostas! =) Foram MUITO úteis mesmo!

Mas então,sem.Ponto,o que eu quero saber naquele lance da resolução,é basicamente isso:

Quando vamos em File/New,temos que definir qual o tamanho que o arquivo vai ter - Largura e Altura e abaixo,tem a resolução a ser escolhida.

Vejo em alguns sites a mensagem: "melhor visualizado em 800 X 600 pixels " ou com outros números ( que agora esqueci um deles,é "1024 por ___ (?) pixels .Essa questão é a que eu queria saber: dos números qual usar.

Abraços e muito obrigada!

#5 CswargameS

CswargameS

Eu não acredito!

• Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Localidade:Franca/SP

Posted 12/01/2008, 15:41

Vejo em alguns sites a mensagem: "melhor visualizado em 800 X 600 pixels " ou com outros números ( que agora esqueci um deles,é "1024 por ___ (?) pixels .Essa questão é a que eu queria saber: dos números qual usar.

1024x768px.

Acho que hoje, ja não existem monitores de baixa resolução :ponder:
Então, acho que na maioria do pessoal, que usa monitor de 17” usa 1024x768. E acho que tem muitos monitores 17" por aí :ponder:

Eu não manjo de sites, mas quem vai gerar o HTML tem como fazer algo para ficar bom nas resoluções próximo á 1024x768? (eu mesmo uso 1280x768 e nunca vi problemas com layouts o.O "só uns 2 sites fajutos")

Desculpe-me Lua Nova, por entrar com mais duvidas ainda, mas acho que elas têm peso. :unsure:
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#6 Kadu DG

Kadu DG

I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

• Usuários
  • 597 posts
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 12/01/2008, 21:54

Bom, Lua...vou dar o meu parecer...creio que o programa mesmo, só ajuda na hora de construir um layout, para mostrar o print para o cliente, aí vc tirar um print geral, com jpg de baixa qualidade e enviar....

agora, na hora da estruturação, é outra conversa...eu não vejo mais layouts recortados, darem certo....o html que o fw da é mto pesado! com um monte de coisas, sem contar que ele trabalha com tabelas e não css....eu acho que seria interessante vc montar o sue layout, seria um processo de "recorte" de imagem, porém sem a exportação...vc salva a imagem, coloca na estrutura e sim vai indo....
Posted Image

#7 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

Super Veterano

• Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 12/01/2008, 22:08

Aquele campo Resolution não tem nada haver com a resolução dos monitores. Na verdade aquilo lá é importante apenas para impressão, para web não faz diferença...

Para Web, layouts no caso, deixamos Resolution 72. Já para impressão, deixamos 300.

Mas afinal de contas, para que isso serve?

Isso define quantos pixels terá cada centímetro ou qualquer outra medida que não pode ser "entendida" pela tela do computador (só entende pixels). Vamos ver isso na prática...
  • Se você criar um documento com 1 cm de largura e 1 cm de altura com Resolution 72, você terá como resultado um quadrado com 28 x 28 pixels.

• Se você criar um documento com 1 cm de largura e 1 cm de altura com Resolution 300, você terá como resultado um quadrado com 118 x 118 pixels.
Imprimindo os dois documentos, ambos terão 1 cm x 1 cm, porém o segundo terá mais qualidade do que o primeiro por ele ter mais detalhes (mais pixels).

Mas como eu já disse um pouco atrás, isso não vai fazer diferença alguma para o desenvolvimento web, pois nós não definimos centímetros, definimos PIXELS.

De qualquer forma, como padrão, coloque Resolution 72.

(ok2)

Edição feita por: '' sem.Ponto, 13/01/2008, 01:50.

att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#8 § Kenshin §

§ Kenshin §

I'm coming back...!

• Usuários
  • 574 posts
  • Localidade:BA
  • Interesses:Sou fã de linguagens direcionadas para a web, como php, (x)html, xml, wml.
    Também gosto de webdesign e ultimamente tenho me dedicado mais a aprender css, mysql, javascript, ajax e actionscript.
    Trabalho com os programas Dreamweaver, Illustrator e Flash.

Posted 12/01/2008, 23:56

...
...

oi lua,

sobre a questao da resolucao, basicamente se refere a resolucao do monitor para a qual a pagina foi desenvolvida.
em outras palavras, se voce cria um layout para monitores que usam resolucao 800x600, a largura da pagina nao deve ultrapassar 768px ou vai aparecer a barra de rolagem horizontal e isso eh desaconselhavel, pois hoje em dia poucas pessaos tem paciencia para usa-la, malmente usam a barra vertical.

para escolher a resolucao eh necessario avaliar o publico alvo do site:
geralmente, se sao pessoas que possuem uma boa renda, com certeza possuem monitores com resolucao 1024x768 ou maior.
caso contrario usam resolucao 800x600 ou menor :huh:

por via das duvidas costuma-se criar o layout centralizado na tela com 768px, que eh exibido em resolucoes 800x600 ou maiores sem problemas.
outra solucao eh criar um layout expansivel, com as larguras dos componentes da pagina em porcentagem. assim a pagina eh redimensionada de acordo com a resolucao.

qualquer duvida eh so postar ;)

vlw ^_^
Web Developer / Web Designer / Information Architect
"Living to learn... learning to live!"
Useful links: Rules | Search

#9 diegorj2

diegorj2

Turista

• Usuários
  • 45 posts

Posted 17/01/2008, 09:58

Amigo, uma dica pra você.

Eu não suporte mexer com as famosas templates, além de você ficar preso as tabelas pré-prontas, não sou muito adepto aquele ditado que nada se cria, tudo se copia.

Para ter boas idéias, você pode visitar sites internacionais uqe vendem templates. Você apenas pega as idéias e desenvolve no Fireworks

abs
------------------------------------------
Avante Sites - Criação de Sites
------------------------------------------

#10 Vitor GoldenSites

Vitor GoldenSites

Turista

• Usuários
  • 30 posts

Posted 20/01/2008, 01:39

Eu aconselho fazer ainda para a resolução 800 por 600, pois mesmo tendo muito internautas com resolução de 1200, a maioria ainda utiliza 800 por 600. significa que eles nao conseguirão navegar, mas fica uma página mais agradável.

#11 provest

provest

Felipe Antunes

• Moderadores
  • 584 posts
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:https://www.cliquevestibular.com.br
    https://clickeducacao.com.br/
    http://www.felipeantunes.com.br

Posted 24/01/2008, 12:49

a largura do lay pode ser ate 778 :)
fica perfeito em qq navegador..
rcidyrm milhares de monitores pequenos ate hj, naum se enganem com ststs falsas :P
abracao.
Sou de uma teoria simples.
Nao entre para caçar sem armas, se nunca praticou um coisa, naum se envolva comercialmente, ate domina-la

#12 Lua Nova

Lua Nova

Normal

• Usuários
  • 100 posts

Posted 29/01/2008, 00:35

Oi galera!

Revivendo o assunto....

Outra coisa que quero saber,até pra ter um"norte" na hora de começar tudo, é isso:

1. http://www.tadi.com.br/

O tamanho do retângulo branco neste site por exemplo,qual é?

2. http://www.tadi.com.br/parFlash.html

Os quadradinhos onde parte das imagens aparece,qual o tamanho delas?

Quero um parâmetro,nem quero copiar nada,só ter como falei antes, " o norte",pra começar a fazer algo diferente de acordo com o que preciso/gosto.

Eu estou na dúvida se essas coisas que pergunto poderiam ser solucionadas com um simples print screen e ir logo pro Photoshop e copiar "por cima"...tô desconfiada de que seja simples demais assim hehehe. =)

Valeu pessoal! Muito obrigada!
Abraços!

Edição feita por: Lua Nova, 29/01/2008, 00:37.

#13 Kadu DG

Kadu DG

• Usuários
  • 597 posts

Posted 29/01/2008, 07:57

mas a solução é isso mesmo...Lua, quando vc cria um layout vc tem uma medida máxima que já foi falada aqui, mas não é necessário usar essa medida na sua totalidade...como a criação de um layout faz parte de todo um processo criativo vc tem a liberdade de criar um layout com a forma, medida que vc deseja...

uma coisa que é mto interessante, caso o seu cliente já possua um site, é interessante que vc veja os logs de acesso, assim vc pode determinar qual a resolução da maioria, assim vc tem uma liberdade a mais para sua criação, porém respondendo a sua dúvida em relação aos tamanhos....

o retângulo branco, tem a medidade de: 754x399 px;
em relação ao menores, possuem a medidade de: 78x118 px;
Posted Image

#14 rsander

rsander

Novato no fórum

• Usuários
  • 9 posts

Posted 26/02/2008, 16:34

Aproveitando o assunto. Dem uma olhada no site www.cmsertaosantana.rs.gov.br
Bem o que acontece é o seguinte:
O menu do site fica perfeitamente posicionado em monitores CRT. Mas se eu acessar o mesmo site com monitores de LCD o xxxxxx despenca para o lado direito e fica fora de lugar.
Alguem já ouviu falar disso. Ou sabe como resolver essa encrenca?
Ah e se eu configura o menu para monitores lcd ele fica torto em monitores crt! Que loucura é essa?

#15 Kadu DG

Kadu DG

• Usuários
  • 597 posts

Posted 26/02/2008, 17:01

cara eu posso estar falando besteira..mas acho que o tipo de monitor não influência, mas sim a resolução...
Posted Image

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq