Jump to content


Photo

Discussão Sobre Scripts


  • Faça o login para participar
50 replies to this topic

#31 jaraujo

jaraujo

    12 Horas

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 162 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/12/2004, 17:47

Sem o Congresso Nacional interpretar o que é isso de software livre no Brasil e a quem de direito devemos seguir fica tudo confuso!

Ou é mesmo o INPI?

Depois que você transfere gratuitamente aquilo que é seu para uma fundação de outro pais qual será o seu direito e o de nossa nação amanhã? :angry:

É facil responder: NENHUM :D

Vejam as vantagens que tem um pais em ter empresas como a Microsoft, a IBM, a ADOBE, a Macromedia e tantas outras.

Mais pesquisadores, mais desenvolvimento! O dinheiro estimula o progresso.

Se nos brasileiros não tivessemos capacidade, tudo bem!

Mas o que vejo é um erro que nos fara falta de tecnologia de ponta amanhã.

O barato e o de graça vai sair muito caro para todos!

Reflitam quantas empresas deixaram de existir por falta de estimulo ao desenvolvimento de software devido a essa tal fundação boazinha, que deixa tudo ser de graça?

Um dia cobrei para desenvolver um determinado programinha, cobrei o preço normal! No outro dia o cliente me disse que fulano de tal falou que tinha um parecido gratis! Nem de perto parecia ou era igual, mas a fama do "gratis" me deixou sem estimulos para continuar a busca de encomendas do segmento.

Na verdade o jogo parece ser emperrar todo mundo e os que são grandes permanecem como estão e ninguem começa mais.

Vamos ver os compositores, escritores, etc... Eles transferem suas obras para fundações estrangeiras gratuitamente?

E se fosse como o tal software GNU? Seriam todas as musicas, livros, e mais sei lá o que deles, de lá!

O que precisamos é de uma organização brasileira para o software livre (y)

Se até agora não tem vamos fundar uma agora :wacko:

Aqueles que concordarem que enviem sugestões:

Jose Araujo
josearaujo@br.inter.net

Edição feita por: jaraujo, 01/12/2004, 17:50.


#32 dokkalfr

dokkalfr

    Ich bin der Geist der stets verneint

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Svartheim
  • Interesses:Programação e sexo

Posted 01/12/2004, 18:45

Depois que você transfere gratuitamente aquilo que é seu para uma fundação de outro pais qual será o seu direito e o de nossa nação amanhã?

Continuo frisando que não exista transferencia!! Não existem direitos autorais no vocábulário livre!!

Vamos ver os compositores, escritores, etc... Eles transferem suas obras para fundações estrangeiras gratuitamente?

Não vou recomentar a parte da transferencia,
http://www.softwarelivre.org/news/3383

Reflitam quantas empresas deixaram de existir por falta de estimulo ao desenvolvimento de software devido a essa tal fundação boazinha, que deixa tudo ser de graça?

Já vários posts (inclusive um meu) deixaram bem claro que na GPL nada impede que o software seja comercializado (embora alguns iterpretem de maneira que isso seria ilegal).

O que precisamos é de uma organização brasileira para o software livre

http://www.softwarelivre.org/

O que eu acho que pode estar sendo mau entendido é o ESPIRITO DE COMUNIDADE que o SL tenta resgatar. Uma coisa chamada LIBERDADE (DE CONHECIMENTO).
Vejam uma entrevista interessante com o Stallman onde ele enfatiza a diferença entre Software Livre (FreeSoftware) e de Código Aberto (OpenSource): http://www.brunotorr...ichard-stallman

É claro que não estou pregando que viremos monges programadores (embora a idéia não me seja de todo desagradável!), mas se tu pode contribuir com alguma coisa de qualidade para a comunidade de programadores, pq não?!!?

Voltando ao que iniciou o post! Se tu faz um sistema legal em JavaScript que pode ajudar a COMUNIDADE. O que tu perde abrindo o código dele e deixando que outros programadores aperfeiçõem e utilizem o teu sistema? Teu trabalho como desenvolvedor ainda seria necessário para por este sistema em algum contexto, e como criador/colaborador tu terias uma maior "importancia" dentro do projeto! Esse conceito simples pode ser extendido e chegar a iniciativas de grandes empresas como foi a Sun com o OpenOffice!!

A legalidade da licensa GPL é questionável, mas também é as de qualquer patente registrada (ou ninguém nunca ouviu estórias de processos por plágio!!).

Edição feita por: dokkalfr, 01/12/2004, 19:04.

Ainda com dúvida? Os melhores programadores PHP estão aqui
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Blog PHPClube
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Bookmarks

#33 dokkalfr

dokkalfr

    Ich bin der Geist der stets verneint

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Svartheim
  • Interesses:Programação e sexo

Posted 01/12/2004, 19:06

Mais um link pra quem quiser ler mais sobre SL e Direito http://psl-rs.softwa...e.org/news/2022
Ainda com dúvida? Os melhores programadores PHP estão aqui
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Blog PHPClube
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Bookmarks

#34 jaraujo

jaraujo

    12 Horas

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 162 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/12/2004, 20:11

dokkalfr (y)

Nada contra o Software Livre!

Eu uso e trabalho com ele (y)

O que acho porem é que os nossos Softwares Livres ficassem em um orgão nacional, no Brasil!

E não sendo no total transferidos para outra nação só porque é rotulado de SL.

Não concordo com os termos:

Porque a FSF recebe o copyright de seus colaboradores

pelo Professor Eben Moglen, Escola de Direito da Universidade da Columbia.

De acordo com a lei de copyright dos EUA, que é a lei sob a qual a maior parte dos softwares e programas de computadores foram historicamente publicados em sua primeira vez, existem vantagens substanciais no registro do copyright. E, apesar dos extensos direitos de distribuição garantidos pela GPL, os distribuidores em geral não podem fazer cumprir o copyright: somente o detentor do copyright ou alguém que tenha recebido deste os direitos pode fazer cumprir a licença. Se há múltiplos autores em um trabalho regido pelo copyright, a obediência à licença depende da cooperação de todos os autores.

De modo que todos os nossos copyrights possam atender aos requerimentos de documentação e outros requerimentos necessários para o registro, e de modo que sejamos capazes de fazer cumprir os termos da GPL da maneira mais efetiva, a FSF requer que cada autor de código incorporado a projetos da FSF cedam os direitos de copyright e, sempre que apropriado, também uma declaração de isenção de direitos do empregador do programador. Deste modo nós podemos ter certeza de que todo o código em projetos da FSF é código livre, cuja liberdade nós podemos proteger de maneira efetiva, e na qual outros desenvolvedores possam confiar plenamente.


P) Porque não é uma ONG internacional?

P) Porque detém o total do copyright para uma só nação?

Inicio do trecho novo (y)

Lembrei que o título do tópico é:

Discussão Sobre Scripts, há um dono ou prevalece o uso comum?

Que pergunta:
há um dono ou prevalece o uso comum?

Resposta:
Sim, os donos do copyright

a FSF requer que cada autor de código incorporado a projetos da FSF cedam os direitos de copyright e, sempre que apropriado, também uma declaração de isenção de direitos do empregador do programador. Deste modo nós podemos ter certeza de que todo o código em projetos da FSF é código livre, cuja liberdade nós podemos proteger de maneira efetiva, e na qual outros desenvolvedores possam confiar plenamente.

Oche!

Deste modo nós podemos ter certeza de que todo o código em projetos da FSF é código livre

Até quando desejarem ou o governo deles desejar!

P) E se amanhã uma gigante quebrar devido ao software gratis?

P) Eles vão ter de cobrar e você fica de fora, Você cedeu para sempre!

p) Se alguem ou uma companhia for acusada de plagio e perder nos tribunais para quem vai as indenizações?

P) Como o software não mas lhe pertence, você fica apenas de vigia?

Para evitar que outros fiquem donos do que é seu você libera de uma vez!
Registrando primeiro no INPI e comunica em seguida que todos podem colaborar, usar ou modificar, desde que seu nome permaneça no programa!
Se o preço do registro no INPI for caro e você pretende receber um dinheirinho é só pedir doações!

Assim é bem melhor que doar de graça, digo, dando prejuizo a nação!

Edição feita por: jaraujo, 02/12/2004, 10:45.


#35 dokkalfr

dokkalfr

    Ich bin der Geist der stets verneint

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Svartheim
  • Interesses:Programação e sexo

Posted 02/12/2004, 12:43

Que pergunta:
há um dono ou prevalece o uso comum?

Resposta:
Sim, os donos do copyright

Não existe Copyright e sim COPYLEFT o autor abre mão dos direitos sobre o software!!!!! (Alguém leu os links que eu postei???!?!?)

código em projetos da FSF

Nem todo software livre é software do projeto GNU ou da FSF ... isso é uma indicação para projetos que desejam ter o "status" de projetos da FSF, que por sua vez abre mão dos direitos sobre seus softwares (Afinal de contas eles são LIVRES!!! e não tem como um SOFTWARE LIVRE ser registrado nem como alguém deter direitos sobre um SOFTWARE LIVRE ... isso vai contra a GPL ou mesmo a LGPL)

P) E se amanhã uma gigante quebrar devido ao software gratis?

Tu ta te mostrando mais preocupado com isso que as próprias gigantes!! A IBM apóia SL, a Sun apois SL, a M$ não apoia mas mantém uma plataforma de desenvolvimento (WebMatrix) e um porte do .net (Mono) que são LIVRES

P) Eles vão ter de cobrar e você fica de fora, Você cedeu para sempre!

Eles não tem que cobrar. Teu ponto de vista é completamente mercadológico, o que não é a base da filosofia de SL!!

p) Se alguem ou uma companhia for acusada de plagio e perder nos tribunais para quem vai as indenizações?

Tenho certeza que como a maior parte das coisas em direito a resposta é: "Para quem tiver o pior advogado!!"

P) Como o software não mas lhe pertence, você fica apenas de vigia?

A base de todo o raciocínio é exatamente esse!! Tu és o mantedor do software, mas ele não te pertence! Ele pertence à COMUNIDADE!!!! (Mas não é a mesma coisa que ser de domínio público

Registrando primeiro no INPI e comunica em seguida que todos podem colaborar, usar ou modificar, desde que seu nome permaneça no programa!

Por favor, le os posts anteriores antes de postar!!!! Software Livre não pode ser registrado!!!!! É uma preocupação infantil essa de que copiem o que tu fizeste!! Ninguém é DONO do CONHECIMENTO!!

Assim é bem melhor que doar de graça, digo, dando prejuizo a nação!

Não vejo onde está o prejuízo à nação!! Vejo prejuízo à nação quando se gasta milhões de R$ em licença pra M$ ... Vejo prejuízo não só a nação mas também ao desenvolvimento quando se tem que pagar por compiladores, ambientes de programação,etc ... Vejo prejuízo ao usuário final quando ele necessita apelar para a ilegalidade (pirataria) para ter um bom editor de textos no seu computador!!!

O grande mercado são as empresas, e o SL é negócio para elas, já que como detém o fonte do software que compraram, podem modificá-lo a suas necessidades, sem ter que esperar que o proprietário do software resolva lançar uma nova versão que talves tenha o que ele precisa.
Ainda com dúvida? Os melhores programadores PHP estão aqui
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Blog PHPClube
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Bookmarks

#36 jaraujo

jaraujo

    12 Horas

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 162 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/12/2004, 12:55

dokkalfr (y)

1) Observe:

O que acho porem é que os nossos Softwares Livres ficassem em um orgão nacional, no Brasil!

E não sendo no total transferidos para outra nação só porque é rotulado de SL.

p) Qual a solução?

2) dokkalfr comenta:

A base de todo o raciocínio é exatamente esse!! Tu és o mantedor do software, mas ele não te pertence! Ele pertence à COMUNIDADE!!!! (Mas não é a mesma coisa que ser de domínio público

p) A COMUNIDADE dos Estados Unidos?

As regras de soberania das nações ainda não mudaram! Cada uma tem uma Constituição e outros códigos, civil, comercial, etc! Um Mundo bonzinho e unido infelizmente ainda não existe e nem tão cedo vai existir! As nações que não detiverem tecnologia e armas poderão sumir.

Edição feita por: jaraujo, 02/12/2004, 13:18.


#37 dokkalfr

dokkalfr

    Ich bin der Geist der stets verneint

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Svartheim
  • Interesses:Programação e sexo

Posted 02/12/2004, 13:58

Boa discussão (y)

1) Observe:
QUOTE
O que acho porem é que os nossos Softwares Livres ficassem em um orgão nacional, no Brasil!

E não sendo no total transferidos para outra nação só porque é rotulado de SL.

p) Qual a solução?

Como já tinha indicado anteriormente: http://www.softwarelivre.org

p) A COMUNIDADE dos Estados Unidos?

Não!! A COMUNIDADE é uma entidade abstrata que elgloba todos que possam se beneficiar do uso, modificação e/ou distribuição do software em questão!! Eu posso utilizar, modificar e distribuir um SL mantidos por programadores de vários países diferentes!! Isso possibilita, por exemplo, que a PROCERGS traduza o OpenOffice para o português e distribua-o sem ter que pagar para a Sun. Se não fosse assim dependeriamos da boa vontade da Sun para produzir uma versão traduzida! Nesse caso, a COMUNIDADE são os usuários do OpenOffice.

As nações que não detiverem tecnologia e armas poderão sumir.

Teu pensamento me faz lembrar da Guerra Fria!! :unsure:
Gosto muito mais do sentimento de cooperação mundial.

Edição feita por: dokkalfr, 02/12/2004, 14:04.

Ainda com dúvida? Os melhores programadores PHP estão aqui
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Blog PHPClube
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Bookmarks

#38 fly2k

fly2k

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2262 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/12/2004, 13:59

jaraujo.... como estamos falando em informática, não temos fronteiras..... Vejo que em seus últimos post há uma visão ANTI-AMERICANA o que não importa.

Quem forma a comunidade são seus integrantes. A pátir do momento que a comunidade aceita integrantes de qualquer parte do mundo, ela é internacional. Não interessa quem foi os fundadores. e Sim a idéia que ela traz!
Quer aprender PHP? -> www.manjaphp.com.br
Tutoriais, código colaborativo (pastebin), curso de PHP, artigos e etc.

#39 Rustin

Rustin

    Parradise

  • Usuários
  • 578 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/12/2004, 14:12

Em termos legais, entretanto, há fronteiras, infelizmente, como foi dito nas primeiras respostas ao tópico :(
"O fracasso não é o contrário do sucesso, mas sua fonte de inspiração". Thomas Edison

#40 jaraujo

jaraujo

    12 Horas

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 162 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/12/2004, 14:59

fly2k (y)

jaraujo.... como estamos falando em informática, não temos fronteiras..... Vejo que em seus últimos post há uma visão ANTI-AMERICANA o que não importa.

Acho que me faltou melhor explicar.
Não tenho uma visão ANTI-AMERICANA, nação que admiro, o que digo ou tentei expressar aqui foi sobre a questão juridica da propriedade tecnologica, seja lá ou na Alemanha, França, Japão, etc!

Quem forma a comunidade são seus integrantes. A pátir do momento que a comunidade aceita integrantes de qualquer parte do mundo, ela é internacional. Não interessa quem foi os fundadores. e Sim a idéia que ela traz!

Nenhuma nação é assim!
Quando você visita ou se naturaliza cidadão de determinada nação você se submete a sua Constituição. O que aqui estamos a discutir é a propriedade dos bens do conhecimento, da tecnologia.

Discussão Sobre Scripts, há um dono ou prevalece o uso comum?

Eu conheço o site:
http://www.softwarel...rg/whatisit.php
É muito bonito, mas não explica o que é direito internacional!
Tudo indica que é carente de uma analise severa por parte do Congresso Nacional e do Itamarati!
Doar nosso conhecimento tecnologico em troca de besteiras?

Onde é que existe uma organização legal que não esteja submetida a legislação do pais que se encontra?

E cadê a coisa brasileira?
Digo qual o orgão no Brasil que detem o direito de Copyright, ou melhor de Cópia para softwares do tipo SOFTWARE LIVRE brasileiro?
É ou não é por enquanto o INPI?

No mais o melhor é aproveitar e usar os softwares gratis até quando deixarem :D

Não é possivél que todos acreditem que fora do religioso caridade é para sempre!

Edição feita por: jaraujo, 02/12/2004, 15:15.


#41 dokkalfr

dokkalfr

    Ich bin der Geist der stets verneint

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Svartheim
  • Interesses:Programação e sexo

Posted 02/12/2004, 15:14

Em termos legais, entretanto, há fronteiras, infelizmente, como foi dito nas primeiras respostas ao tópico

A questão legal já foi mais que respondida!! A coisa é contraditória, não existe legislação específica para SL no brasil mas a que existe da margens a interpretações diversas!!

Nenhuma nação é assim!

Não se trata de NAÇÃO e sim de COMUNIDADE

O que aqui estamos a discutir é a propriedade dos bens do conhecimento, da tecnologia.

É isso que a filosofia SL combate: a propriedade do conhecimento!

E cadê a coisa brasileira?

pela 3ª vez http://www.softwarelivre.org

Digo qual o orgão no Brasil que detem o direito de Copyright, ou melhor de Cópia para softwares do tipo SOFTWARE LIVRE brasileiro?
É ou não é por enquanto o INPI?

Não é!! E isso também já foi amplamente explicado nos posts anteriores.

No mais o melhor é aproveitar e usar os softwares gratis até quando deixarem

Existe uma grande diferença entre SL e FREEWARE!!!!!

Não é possivél que todos acreditem que fora do religioso caridade é para sempre!

Não é caridade mas sim uma filosofia de programação e distribuição de softwares.
Ainda com dúvida? Os melhores programadores PHP estão aqui
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Blog PHPClube
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Bookmarks

#42 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 02/12/2004, 15:30

Se não fosse a filosofia do software livre, não haveria um Linux, por exemplo, ou vocês acham que uma pessoa poderia criar um SO deste porte, sem uma empresa por traz, se não fosse por esta filosofia?

O Free da FSF não quer dizer gratis, mas sim livre, além do mais não vi nenhum lugar dizendo que deva ser feito a transferência do copyright, só vi que você deve ceder o mesmo (não para eles, mas sim diexar de ser seu, passa a ser de ninguém).

Abraços.

#43 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 02/12/2004, 15:37

"Sexo, Drogas, Rock'n Roll e Software Livre"

Todos prezam pelos seus direitos de ir e vir nas ruas, a tal liberdade... mas poucos são aqueles que se dão conta da liberdade no mundo digital.
------
Mero mortal!

#44 nandotrade

nandotrade

    12 Horas

  • Usuários
  • 124 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/12/2004, 16:32

Bem, só agora voltei ao meu escritório e vejo que a coisa já rolou bastante.

Eu prefiro ver a coisa toda por diversos ângulos, portanto vou retornar a pergunta que inicou a discussão:

Em função da pergunta inicial, posso afirmar com convicção que o problema não reside em esconder algumas linhas de código JavaScript ou PHP ou seja lá o que for, a questão é, se a idéia do projeto é boa e pode ser transformada em produto, o caminho é "REGISTRO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL".

Vamos imaginar um exemplo besta: Digamos que eu vá fazer um projeto de BSC (Balance Score Card) para vender e ser acesso pela WEB. Imagine que eu já tenha feito todo o design do sistema e tenha todas as suas especificações e funcionalidades. Agora vou escolher as ferramentas para desenvolver isso. Por minha vontade e para baratear a solução resolvo que irei usar PHP, APACHE, LINUX, MYSQL.

Afirmo à todos: Os códigos de programação deste produto São Meus e por essa razão irei PROTEGÊ-LOS da forma que é feita em nosso país-INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Imaginem uma segunda alternativa do mesmo exemplo acima!

Dentre as funcionalidades daquele sistema de BSC, e como resolvi que iria usar LINUX, digamos que eu precisasse incorporar Funções adicionais de Gerenciamento e Administração para a dita distribuição LINUX que escolhi, e que serão chamadas pelo meu aplicativo.

Resumindo...

Continuarei a registrar a propriedade do meu aplicativo com todas aquelas características...

Se eu quiser, poderei inclusive comercializar o meu LINUX adaptado, pois bem disse alguém anteriormente, NÃO É PROÍBIDO COMERCIALIZAR.

Agora, aquilo que eu criei de novidade naquele LINUX deve obedecer as regras gerais do Licenciamento.

#45 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 02/12/2004, 16:39

Esta tudo correto... vc pode comercializar a solução, a unica restrição de tudo isto é que, onde tem software livre, deve continuar a ser livre. Seu sistema pode ser comercializado junto com a solução e o mesmo pode ser registrado.

Sei que você usou um exemplo, mas apenas a nível de informação...
Para usar o MySQL com softwares comerciais, é necessário ter a licença comercial do mesmo.
------
Mero mortal!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq