Jump to content


Photo

Melhorar Fotos


  • Faça o login para participar
45 replies to this topic

#16 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 01/10/2003, 20:59

AlexB Postado em 30 Sep 2003, 17:05 
  Vc pode Tentar na seguinte ordem:

1) Auto Level
2) Auto Contrast

3) Auto Color
4) Curves
5) Hue Saturation
7) Unsharp Mask


Alexb, quando vc fala em usar Auto level e auto contraste: isso é para imagens em RGB ou CMYK ???
Antigamente o pessoal Certificado da Adobe não falava sobre AUTO level e contrast, pelo fato de estragar as imagens se nao for usado adequadamente, fora que a visão no monitor para este tipo de recurso é diferente para cada usuário. Já que depende de vários fatores para que isso de certo.
Aproveitando o tópico: Auto level, quais os valores que vc recomenda para as áreas máxima, meio tom e areas mínimas? ou deixa a padrão do photoshop?
abraços,

Outra coisa, nunca se deve tratar uma Imagem sem fazer o foco antes.. intão esta ordem está errada, não ???. 7) Unsharp Mask tem que ser a 1.... se vc fizer isso no final, dependendo da foto irá alterar as cores das mesma.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#17 Visitante_XLogan

Visitante_XLogan
  • Visitantes

Posted 01/10/2003, 21:04

Sei lá, eu costumo fazer o seguinte:

1 - Criar uma nova camada.
2 - Filtros/Desfoque/Desfoque Gaussiano.
3 - Ajusta pra mais ou menos 2,9.
4 - Vai lá nas opções de camadas e escolhe algum.
5 - Eu sempre coloco Luz direta, Luz Suave ou então Sobrepor.

Ou melhor:

Vá em imagem/ajustar/curvas...

Falows! B)

#18 Guest

Guest
  • Visitantes

Posted 02/10/2003, 00:02

Oi Kreativ, tb?

Neste exemplo acima eu usei mesmo o Auto Level, Auto Contrast e Autop Color, e ao contr'ario d q a gente possa pensar, eles ajudam mesmo, em pelo menos 90% dos casos. O q eles acabam fazendo e acertar o bruto das cores, deixando para o usuario apenas "aparar as arestas" do ajuste tonal final. Pode usar q se a foto nau tiver "estragada" ele ajuda.

Um abra'co

#19 Guest

Guest
  • Visitantes

Posted 02/10/2003, 00:08

ah desculpe a falta do restante da resposta.

1) Eu pelo menos sempre aplico o Sharpen no final, a mudan'ca de cores q ele faz 'e sempre nos limites das cores.
2) as minimas do Photoshop vem para o padrao de impressao americano, naum para o brasileiro.
vc pode usar: c90m85 y85 k70 para maximas e c5 m3 y3 k0 para minimas q 'e o q eu uso
3) O retoque (mesmo para CMYK) deve ser feito antes na img em RGB (maior alcance tonal) e apenas aprimorado em CMYK. Um bom RGB resulta em um 'Otimo CMYK.
4) Em rela'cao ao monitor: clibracao, calibracao e mais calibracao (e uma marca boa ajuda).

PS.: desculpem a falta de acento, teclado desconfigurado.

#20 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 02/10/2003, 00:56

Tudo bem fera,

1) Eu pelo menos sempre aplico o Sharpen no final, a mudan'ca de cores q ele faz 'e sempre nos limites das cores.

é, mas quando vc tem um cliente de agencia de publicidade exigente.. Isso atrapalha. Uma outra coisa, isso na teoria funciona, ná pratica quando se pega cromos de diversos tipos onde alguns são granulados outros fora de foco, na prática muda as cores. Já tive cliente que reclamou do sharpen, só pq mudou as cores um pouco.
i só falei isso pq no treinamento que tive com Alexandre da Destop Publish (expert photoshp) ele ensina diferente .. e nosso amigo Mestre em ps russell brown também... achei estranho mudarem de uma hora pra outra. (mas como sei q isso tem variação de pessoa pra pessoa) bola pra frente.

Mas tudo isso já sabia: moral da história... tudo isso foi apenas para mostrar o seguinte, cuidado com as respostas incompletas. Temos muitos usuários novatos, principalmente na área de processos gráficos. Isso pode gerar erros.

ps: vcs podem achar q to pegando no pé, mas nao tó nao hehehe todas as perguntas ajudam as pessoas do fórum. E obrigado por frequentarem o fórum, SEJAM BEM VINDOS, selo Expert da Adobe nao é pra qualquer um não, exige dedicação e um bom treinamento. Faz é tempo q quero fazer, só falta tempo pra estudar e me atualizar e cair de cara nas provas.
abraços,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#21 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 02/10/2003, 01:29

aee Adms.. fiz um novo post pq o outro estava grande hehehe..

c90m85 y85 k70 para maximas e c5 m3 y3 k0 para minimas q 'e o q eu uso

Poisé, como vc controla isso?? sabendo que existe várias saídas diferente? exemplo: minima com 5 3 3 pra rotativa é demais.. fica com aspecto de sujo.
e meio tom ? deixa igual está ou usam outra numeracao?

Aproveitando: Antigamente não usavamos Auto pra nada, mas vc disse q isso mudou, pergunto: Ainda se trata imagens, batendo ponto branco (minimas), ponto neutro(meio tom) ponto preto(maximas) usando as curvas. Depois faz ajuste tonal em color balance ? claro tudo em RGB.

Outra pergunta envolvendo tratamento de imagens: Se eu trato ela em rgb? qual perfil devo usar pra conversão em CMYK ? ainda se usa converter em LAB 1º antes de converter pra CMYK? qual configuração separação black ink limited 90, total ink limited 310? dot again de quanto 9% 10% ?
Qual melhor perfil RGB, usado atualmente?

abraços,

ps: heheh bora ver C sao feras mesmo heheh to zuando
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#22 Rodrigo A. Grola

Rodrigo A. Grola

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo

Posted 02/10/2003, 08:39

Sobre o Auto Levels e Auto Contrast: tanto faz em RGB ou CMYK os dois comandos funcionam nos dois modos. So é extremamente importante que a foto seja retocada em RGB, um dos ultimos passos de um retoque para artes gráficas é o mapeamento de Gamut, seguido da correção de espaços de cor e conversão para CMYK. Isso só é alterado quando o scanner consegue fazer captura em CMYK, mas no geral todo o retoque é feito em RGB (não esqueça que o monitor é uma fonte luminosa, portanto seu espaço principal é RGB, o CMYK exibido é apenas uma simulação, e não se faz retoque de imagem baseado em simulação de cor).

Quanto ao sharpen, dependendo do tipo de retoque que vc fizer, se vc utilizar o sharpen no começo, no final ele ja vai estar morto, o último passo para um retoque é o sharpen de saída, e é so dar uma olhada na mecânica de funcionamento do filtro Unsharp Mask e vc verá que ele só manipula tons de cores das áreas de contraste, é so pegar leve que ele não causa distorções nenhuma.

Quanto as máximas e minímas, a única diferença ao que o Guest mandou é que tanto eu quanto o Alex usamos um limete de preto um pouco mais elevado (90,85,85,80), mas neste caso a principio nem vai causar tanta diferença.

Outra coisa, quanto aos ajustes automáticos, a ideia é que eles sejam um chute inicial no retoque, eles devem economizar tempo e não resolver o problema de vez. Em muitas imagens aplicar um auto-levels, ou auto contrast, não resolve a situação e em outros até piora, mas é sempre interessante aplica-los inicialmente para ver em que caso eles se encaixam.
Rodrigo A. Grola
rgrola@woc.com.br

Adobe Certified Expert (ACE) - Photoshop 7
Adobe Certified Trainer - Photoshop 7
WOC - Adobe Certified Training Provider

www.woc.com.br

#23 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 02/10/2003, 12:47

Em muitas imagens aplicar um auto-levels, ou auto contrast, não resolve a situação e em outros até piora, mas é sempre interessante aplica-los inicialmente para ver em que caso eles se encaixam


ummmm agora sim vc falou a minha lingua, neste caso concordo plenamente com vc com vc. Sempre é bom tentar, não significa que seja uma sequencia padrão que sempre dá ótimos resultados.
Pelo menos uma sequencia padrao que conheço recomendado pelos profissionais da adobe na qual tenho acesso. São os que citei acima.. sobre bater ponto branco, ponto preto etc.. por ai vai.

e fico no aguardo das respostas da pergunta dos post acima... se alguem puder responder :) é sempre bom ver várias fórmulas diferentes.
abraços, (y)
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#24 mad_mouse

mad_mouse

    Brasil-il-il-il

  • Usuários
  • 727 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 02/10/2003, 16:42

Vc pode Tentar na seguinte ordem:

1) Auto Level
2) Auto Contrast
3) Auto Color
4) ...

Esses auto aí eu num confio naum, prefiro os
  • Level
  • Contrast
  • Color
tudo no manual mesmo, assim posso controlar o QUANTO eu quero de cada coisa!
Por mais automatizado q seja, sempre vale o toque pessoal, falei! (y)
mad_mouse

#25 alx

alx
  • Visitantes

Posted 03/10/2003, 01:38

tb corro dos 'autos'... acho q eles priorizam demais os contrastes e não se ligam de forma alguma em ajustar as cores.

#26 AlexB

AlexB

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 12 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/10/2003, 08:58

Senta Kreativ, q la vem historia

1) Podem confiar em Auto Level e Auto qualquer coisa pois tudo q esta em Photoshop esta la para ser Usado. (tipo o mito: magic wand naum faz recorte profissional, mesmo ela estando la desde o photoshop 2)
2) Naum e o q eu acho ou ouvi dizer, esta la para isso, adiantar o bruto do retoque.
3) Naum e porque e rapido q e mal-feito, naum e por q e demorado q e bem-feito.
4) Acerto de cores naum e uma ciencia mistica (q so poucos sabem o segredo), mas o olho e criterio vem de casa.
5) Ja q vc citou o Russel Brown, senta q la vai.
A) O primeiro auto level esta no PS4 enquanto ele ainda era da equipe de desenvolvimento direto.
B) Se vc ja leu o "Imaging Essentials" (q tenho sorte de ser um feliz proprietario) da Adobe Press, e que por coincidencia, O Russel e um dos autores, ira lembrar q ele e explicito em afirmar as vantagens do pre-retoque em RGB antes do CMYK.
C) As minimas e as maximas q eu citei estao la e na realidade sao as min e max passadas adivinha por quem? Russsel Brown.
6) Eu aprendi a retocar em 1993, com um amigo meu q retoca fotos na Playboy ha 15 anos (bem pouco tempo) e sharpen aplicado depois é o q eles fazem. O que e logico pois se eu aplicar sharpen antes e retocando eu alterar as cores, posso alterar o sharpen, né mermo? Por isso ele e aplicado depois
7) Quer tirar certificado, vai uma de graca pra vc saber se manja:

Em qual modo de cor pode-se alterar a matiz sem alterar o tom?

8) Por favor se alguém for citar alguém, faça a citaçãoo completa tipo: li em tal livro de tal autor, se naum, fica muito vago.
9) Q ilusao usar um meio RGB (tipo monitor) para ver cores CMYK e achar q o q vc esta vendo e o q vai sair... Monitor simula CMYK e reproduz RGB. (por isso as fotos devem ser retocadas em RGB). Maiores informacoes: Sir Isaac Newton - A Teoria das Cores.
10) Maquina rotativa suja, suja qualquer coisa mesmo (minimas, maximas, roupa... etc)
11) Concordando ou nao eu gasto menos tempo e faco ficar tao bom quanto.
12) Quem quiser mostrar o toque pessoal, basta pegar a foto ai de cima e fazer um retoque legal e a gente julga, vamos ver quem se habilita.
13) Quem prefere fazer level e curva manual, color balance e hue saturation tudo junto deveria se informar para saber q todos estarao fazendo a mesma coisa.
14) e Finalmente os "autos" estao recomendados nos manuais e guias autorizados da PROPRIA ADOBE.
15) e logico q existem minimas e maximas diferentes, e naum e so pela saida e mais pelo papel e sistema de impressao. Naum da pra escrever um livro com todas as possibilidades de min e max possiveis. Quem for novato q use Europe Prepress.
16) Em relacao ao perfil e conversao, basta mudar para o Europe prepresss acima e vc ja tera uma boa conversao CMYK do RGB.
17) O Lab (Lightness + Channel a + Channel B) nada mais e do q as cores RGB+CMYK. Naum ha a necessidade de converter antes para Lab. Ele ja esta presente no mapeamento de Cores do RGB para CMYK.
18) Para ensinar justamente os novatos e melhor q eles usem os "autos" pois eles sozinhos naum farao melhor. Entao, cuidado com os "balance color" e "cuspide". Pois eles naum existem no software deste topico do forum.
19) E melhor um novato ver uma foto com as cores acertadas pelos autos do q ficar imaginando a morte da bezerra das minimas e maximas.
20) Quem vai retocar foto e precisa entrar em um forum para aprender isso tem q repensar sua vida... Nao q nao se possa tentar ensinar bem e corretamente... Mas onde esta a faculdade de design grafico dessa pessoa? virou cerveja? Ou do dia pra noite a pessoa resolveu q iria ser artista? Agumas coisas sao resultado ou consequencia de outras e em Artes Graficas, quem tem experiencia sabe disso, o retoque (nao o tapa na foto, pois isso qualquer um faz) e um dos estagios finais da formacao do profissional.

e finalmente, toda essa mast.. mental (nao corte o mast... q nao e palavrao) ta no dicionario. Comecou porque eu fiz o retoque (q modestia a parte ficou bom) da foto que o Andwise enviou e recomendei os autos, todo mundo respondeu q "auto" e isso, "auto" e aquilo e ninguem ate agora fez melhor, entao antes de alguem falar qualquer coisa sobre o q acha q é ensinar errado, pelo menos ensine alguma coisa concreta e nao fique vagando perdido sobre o assunto.

Andwise: pode usar q vai ficar bom.

autolevel
auto contrat
auto color
hue saturation: -20 em S
unsharp mask: 150,1,5

Quem quiser q se habilite...

hehe
Naum so falei como fui...
cia later.

Edição feita por: AlexB, 03/10/2003, 09:07.

Alexandre B
alexbp@bol.com.br

Adobe Certified Expert - Photoshop 7
Adobe Certified Expert - Photoshop 6
Adobe Certified Trainer - Photoshop 7
Adobe Certified Trainer - Photoshop 6
WOC Adobe Certified Training Provider
www.woc.com.br

#27 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 03/10/2003, 10:01

AlexB, tudo bem?

sinceramente,

não achei q o tratamento de imagem da garota q vc fez ficou satisfatório...

Faltou contraste e as cores morreram um pouco, não acha?

#28 AlexB

AlexB

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 12 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 03/10/2003, 10:06

cade o seu? ou e so teoria?
Alexandre B
alexbp@bol.com.br

Adobe Certified Expert - Photoshop 7
Adobe Certified Expert - Photoshop 6
Adobe Certified Trainer - Photoshop 7
Adobe Certified Trainer - Photoshop 6
WOC Adobe Certified Training Provider
www.woc.com.br

#29 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 03/10/2003, 10:09

Não tenho q provar nada pra vc, só disse q achei,

te machucou? :D

Vc não sabe nada de mim, e não vem ao caso...

esfria a moringa ae... hehee

#30 kavoo

kavoo

    Se o kavoo fosse da adobe, esse seria o logo =]

  • Ex-Admins
  • 1847 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Monte Dourado-PA

Posted 03/10/2003, 10:20

cade o seu? ou e so teoria?

Opa peraí maninho!
Ele só deu uma opinião! Pega leve!


Mas eu gostei sim. Acho q melhorou a foto. Ficou menos saturada.
:: Heider Torres - www.heidertorres.com.br
My flickr - Nikon D90 | Nikon D50 | Sigma 10-20 | Nikkor 18-70 | Nikkor AF 50mm 1.8 D | Sigma 70-300 APO Macro | SB600 | 2 SB800 | Alhva Macaco

Kavoo veste: bermudão e chinelo.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq