Vetor é vetor. Se jogou blur deixou de ser vetor =P
Exemplo de nuvem de vetorTudo varia de acordo com o trabalho que você deseja. Por exemplo você quer uma nuvem que seja desenhada, mas que não seja chapada, que ela tenha volume:
Exemplo de nuvem desenhadaÉ tudo questão de jogo de sombras pra dar a sensação de volume, e repara que tem uma neblina no fundo, ela sim é blur pra dar a sensação de esfumaçada, que nada mais é que jogo de sobreposições de blur e opacidades.
O lance de pintura que eu comentei contigo é assim:
exemplo de nuvem semi-realisticaesse exemplo é bom porque mistura várias técnicas. Vamos do fundo para a frente.
Repare que o fundo dele não é composto apenas por um gradiente, tem o esfumaçado pra dar a sensação de dispersão da nuvem.
As nuvens não tem traçado vetorial, é apenas pintura. O lance da aquarela é a mistura de cores, a ferramente smudge faz muito bem esse efeito de misturar cores, diferente do outro exemplo não é opacidade é pressão do pincel de cor azul que você varia em cima do branco e não o contrário.
Essa noção te ajuda na hora de tentar reproduzir de outras formas que não pintura, uma nuvem mais realistica.
Tutorial em inglês para photoshop de nuvemeu não sou usuário de Fireworks então com relação a tutoriais e ferramentas indicadas eu vou ficar devendo. Mas qualquer coisa estamos aí
edit: encontrei uns tutoriais que você vai se interessar:
Tutorial de nuvem em vexel para PhotoshopTutorial de cenário para IllustratorMesh tool do Illustrator para criar nuvens realisticas
Edição feita por: Frajola, 14/09/2009, 20:48.