Jump to content


Photo

Linux


  • Faça o login para participar
26 replies to this topic

#16 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 29/02/2008, 11:44

No meu PC ficará o atual Windows XP SP2 e outro HD para o Linux, como será na inicialização ?
Alguma sugestão ?


O DarkSign já disse tudo... As distribuições atuais identificam os discos e instalar o gerenciador de boot no HD primário, ao ser inicializado o sistema você cai automaticamente no menu, no qual você pode selecionar para inicializar o Windows ou o Linux. As opções de ordem desta inicialização pode ser alterada
------
Mero mortal!

#17 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 04/03/2008, 12:03

Oupaaa... !!!

Estou aqui com um maçarico, um pé de cabra, uma pá e um martelo... estou formatando o computador. :lol:

Surgiu uma dúvida.

Estou com dois HDs:

120 Gigas Ubuntu = Instalado (y)
160 Gigas Windows XP SP2 Professional = a dúvida é aqui... :wacko: (n)

Em minha tela surge a mensagem:

Para instalar o Windows XP na partição selecionada, a instalação deve gravar alguns arquivos de inicialização no seguinte disco:
Disco 0 de 114471 MB em Id 0 no barramento 0 em atapi (MBR)

Contudo, este disco não contém uma partição compatível com o Windows XP.

Para continuar a instalação do Windows XP, volte à tela de seleção da partição e crie uma partição compatível com o Windows XP no disco acima.


O que faço, para onde vou ??? :o


AN :)

Edição feita por: AN Web Designer, 04/03/2008, 12:05.


#18 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 04/03/2008, 12:44

Antes de mais nada... o melhor procedimento é fazer a instalação do Windows primeiro e em seguida instalar o Linux.

Isto se deve ao fato do Windows sobreescrever o que existe na MBR (Master Boot Record), que é onde o Linux grava o gerenciador de boot, ou seja, se você instala o Linux, ele instala o gerenciador de boot, depois quando você instala o Windows, ele apaga o gerenciador de boot. É possível recuperar, mas é um trabalho um pouco avançado para marinheiros de primeira viagem, então, faça assim:
Instale o Windows, selecionando o disco e a partição que você deseja utilizar e depois instale o Ubuntu, desta forma, ao termino da instalação, ele vai instalar o gerenciador de boot e já vai identificar que existe um Windows instalado, adicionando-o ao menu do gerenciador.
------
Mero mortal!

#19 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 04/03/2008, 16:09

Hummm, entendi!!!

Por isso que estou quebrando a cabeça... :o

Então Prog fiz o seguinte:

Exclui a partição no HD onde estava o Linux instalado e com isso consegui iniciar o processo de formatação e
instalação no HD de 160 gigas. (está certo ?)

Depois disso, caso dê certo instalarei o Linux no outro HD que é o de 120 gigas.

Está em processamento (formatação)


AN :D

#20 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 04/03/2008, 16:29

Exclui a partição no HD onde estava o Linux instalado e com isso consegui iniciar o processo de formatação e
instalação no HD de 160 gigas. (está certo ?)


Isso aí.
------
Mero mortal!

#21 DarkSign

DarkSign

    Doutor

  • Usuários
  • 868 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Tecnologias na área WEB em geral e desenvolvimento.

Posted 04/03/2008, 17:16

mais uma dica pra facilitar ainda mais AN:

como o linux tem o sistema diferente de c:, etc. o HD principal será o /hda1

Bem, pra ficar mais fácil, instale seu Windows no HD principal, para ele ser a primeira partição. O Linux vai no segundo HD, pra ser a partição secundária. Só estou dando a dica, pq meu note tah com o Linux na partição primária, e já me causou vários problemas, até pra restaurar o gerenciador de boot, que eu tive q procurar como fazer quando o linux tah na partição primária, visto que a maioria dos tutos, o Windows tá na partição primária.

Então, resumindo é isso: Windows no C: e Ubuntu no outro HD

/*DarkSign*/
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?

#22 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 04/03/2008, 18:07

Consegui...

PC formatado e com cheiro de novo. rsrsrs :P

No caso do Ubuntu quando ele inicia aparece algumas opções (umas cinco, três do ubuntu e uma sobre o XP) isso é normal mesmo ?


AN

#23 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 04/03/2008, 18:28

Sim... normal...

A primeira é a inicialização padrão, referente ao kernel que esta instalado.
A segunda opção diz respeito ao mesmo kernel, porém, em "modo seguro" (usado para manutenção do sistema caso seja necessário).
O terceiro, se não me engano, é o memtest... que é um teste de memória muito comum em distribuições Linux.

Quando você fizer a atualização do sistema, quase que certamente o fará, dentre todas as atualizações será instalada uma nova versão de kernel, com isto, 2 novos item serão adcionados nesta lista do gerenciador de boot, que farão referência a inicialização do Ubuntu com o novo kernel, em modo normal e em "modo seguro".

Isto ocorre por que, caso ocorra algum problema com o novo kernel, o antigo continua a funcionar sem problema, basta que selecione a outra entrada no menu do gerenciador de boot e caso o novo kernel funcione adequadamente, o kernel antigo poderá ser removido pelo gerenciador de pacotes, desta forma, as entradas do antigo kernel no menu do gerenciador de boot serão removidas.

O menu do gerenciador de boot pode ser editado, o arquivo responsável por esta configuração esta em: /boot/grub/menu.lst (para editá-lo você deve estar usando permissão de root)
Exemplo do comando para iniciar o editor, com permissão de root, a partir de um terminal:
$ sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Obs: Muito cuidado com a alteração dos parametros deste arquivo, uma linha no lugar errado e seu gerenciador de boot pode ficar louco... se isto acontecer você pode não conseguir mais acessar nenhum sistema deste computador de maneira automática (como ocorre atualmente). Seria necessário uma configuração manual ou restauração do arquivo de configuração do gerenciador de boot... no pior das hipoteses... reinstalar tudo. :)
------
Mero mortal!

#24 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 05/03/2008, 10:35

Obs: Muito cuidado com a alteração dos parametros deste arquivo,...

Deixarei como está.

O mais importante é que consegui resolver aquela questão da formatação e agora estão os dois sistemas instalados.

Obrigado pela ajuda Prog e também aos demais que postaram dicas. (y)

Conforme por estudando o Ubuntu, irei postando as dúvidas.


AN :)

#25 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 05/03/2008, 10:52

Conforme por estudando o Ubuntu, irei postando as dúvidas.


Manda vê! :boxing:
------
Mero mortal!

#26 .EC

.EC

    Ativo

  • Usuários
  • 362 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC

Posted 05/03/2008, 23:04

AN Web Designer,
Se tiver dúvidas sobre editar o menu do GRUB, pode postar também, todas as entradas seguem um padrão, então é simples de se fazer a remoção de uma entrada.
Eduardo Coelho
Desenvolvimento web

» REGRAS
» BUSCA

#27 DarkSign

DarkSign

    Doutor

  • Usuários
  • 868 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Tecnologias na área WEB em geral e desenvolvimento.

Posted 06/03/2008, 00:56

complementando, é simples também adicionar a entrada pro Windows se este falhar na inicialização.

/*DarkSign*/
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq