Jump to content


Photo

Linux


  • Faça o login para participar
26 replies to this topic

#1 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 28/02/2008, 08:41

E aí, uma ajuda !!! :D

Bom, não sei nada de Linuxgostaria de saber por onde começar, o que pretendo;

Em breve estarei comprando mais um HD para o meu PC, onde deixarei um para Windows e outro para Linux.

Assim... :(

Qual de devo instalar e quais são os aplicativos mais comuns e onde encontro ?


Valeu...


AN :D

#2 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 28/02/2008, 09:16

Você fez uma pergunta curta e simples, porém, de resposta complexa.

Tu disseste que pretende usar Linux, mas não disse até onde pretende chegar..
Você deseja apenas se tornar um usuário de Linux ou ir um pouco mais além, entender como as coisas realmente funcionam, instalar e configurar servidores como web servers, name servers, proxy servers?

Quanto as aplicações, em sua grande maioria elas são disponibilizadas em código fonte, ou seja, você teria que baixar, compilar a aplicação e instalar. Em alguns casos, esta tarefa se torna extremamente trabalhosa. As Distribuições então mantém repositórios de softwares já compilados para suas versões de distribuições, que distribuições são essas mesmo? Fedora, Ubuntu, CentOS, Debian, Slackware, Mint, dentre tantas outras.

Em casos como as distribuições baseadas em Debian, como o Ubuntu, é utilizada uma ferramenta chamada apt-get, se eu quiser instalar uma ferramenta qualquer, automaticamente ele identifica os pacotes de dependência e inclui na lista para instalação, por exemplo:

// para verificar a disponibilidade de um determinado software
# apt-cache search thunderbird
// vai retornar uma lista bem grande, mas os pacotes que interessariam neste caso seriam:
// thunderbird - responsável por instalar o software propriamente dito
// thunderbird-locale-pt-br - responsável por instalar o suporte ao português do Brasil
// para instalar
# apt-get install thunderbird thunderbird-locale-pt-br
// pronto,,, a partir deste ponto a ferramenta vai fazer download dos pacotes necessários e instalar
// este procedimento também pode ser feito usando a interface gráfica do Linux


Uma das melhores fontes de estudo:
http://focalinux.cipsga.org.br/
------
Mero mortal!

#3 Joabes Carlos

Joabes Carlos

    12 Horas

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 28/02/2008, 09:18

Se você fizer dessa forma, tera que ficar trocando o flat para que funcione um ou outro.

O que é mais viavel instalar os sistemas no mesmo Hd.

Atenciosamente
Joabes
Fws Net Soluções Inteligentes
Hospedagem Web / Revenda / Dedicados / Vps / Soluções Linux / Desenvolvimento de Softwares e Web Sites.
http://www.fwsnet.com.br

#4 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 28/02/2008, 09:34

Se você fizer dessa forma, tera que ficar trocando o flat para que funcione um ou outro.

O que é mais viavel instalar os sistemas no mesmo Hd.


Esta informação não confere.

Isto pode até acontecer, mas no caso de sistemas antigos e onde o usuários não tivesse a opção de fazer uma configuração detalhada na BIOS. Neste caso o usuário desconecta o HD que esta com o Windows instalado e faz a instalação do Linux no outro HD, logicamente o Linux, ao ser instalado, vai fazer a instalação conforme a realidade que ele tem do sistema, ao término da instalação o usuário conecta novamente o outro HD como primário, ou seja, para usar um ou outro disco vai ser uma bagunça.

O Linux, ao término de sua instalação, instala e configura um gerenciador de boot, o qual serve para selecionar o sistema ou o kernel a ser inicializado, independente da quantidade de HDs existente no sistema.
------
Mero mortal!

#5 Joabes Carlos

Joabes Carlos

    12 Horas

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 28/02/2008, 09:49

Isso que você ressaltou realmente confere.

Não ressaltei a parte de configuração da BIOS, isso vai muita da máquina do usuário, se for uma que não tenha um recurso mais avançado, com certeza vai apresentar problemas.

Sem mais
Joabes
Fws Net Soluções Inteligentes
Hospedagem Web / Revenda / Dedicados / Vps / Soluções Linux / Desenvolvimento de Softwares e Web Sites.
http://www.fwsnet.com.br

#6 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 28/02/2008, 10:26

Obrigado pelas considerações... (y)

Eita, vamos mastigar o assunto; :(

Você deseja apenas se tornar um usuário de Linux ou ir um pouco mais além, entender como as coisas realmente funcionam ?


Prog de ínicio ser um usuário comum mesmo, depois talvez comece a me aprofundar mais, no entanto esse não será o foco, quero me familiarizar com o sistema pois tenho a certeza de seu crescimento.

Se você fizer dessa forma, tera que ficar trocando o flat para que funcione um ou outro.


Esta informação não confere.
Isto pode até acontecer, mas...


Quanto essa questão, como fica ?

Por que a minha idéia é ter dois HDs, não seria melhor um para cada sistema ?
Qual seria a melhor solução na inicialização ?

Sobre o que instalar, tive a sugestão do Mandriva, essa informação confere ?


AN :)

#7 Joabes Carlos

Joabes Carlos

    12 Horas

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 28/02/2008, 10:31

Caro, veja só.

Não tenho nada contra nenhum distribuição, porém se amanhã ou depois quer se aprofundar, eu aconselharia o Slackware, trabalho com ele a muitos anos, e posso dizer que tem me atendido muito bem, mais cada um se adapta a uma.

Em relação a instalação, se você por os dois sistemas no mesmo HD, na inicialização você pode escolher em qual sistema entrar, já na questão de instalação em HD´s diferentes terá que alterar na BIOS por qual HD inicializar.

Porém talvez até tenha no linux algum modulo que identifique HD´s com sistema diferentes, selecionando os mesmos na inicialização, pra ser sincero nem testei por que sempre trabalho com aplicação servidores, onde é HD com sistema mais HDS de backups, então não posso dizer se funcionaria assim.

Atenciosamente
Joabes
Fws Net Soluções Inteligentes
Hospedagem Web / Revenda / Dedicados / Vps / Soluções Linux / Desenvolvimento de Softwares e Web Sites.
http://www.fwsnet.com.br

#8 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 28/02/2008, 10:46

Na verdade, tenho certeza que todos as distribuições Linux indentificam vários HDs... Digo isto por já ter instalado Debian e derivados N vezes e em nenhuma ocasião tive problemas, da mesma forma a instalação do gerenciador de boot ocorre sem problemas, como eu já disse, independente da quantidade de discos que existe no sistema.

Para iniciar, sem muito trabalho:
- Mandriva, Ubuntu, Fedora, OpenSUSE...

Aqui você pode ver o depoimento de um usuário sobre as 4 distribuições:
http://ubuntuforum-b....msg174554.html
------
Mero mortal!

#9 Joabes Carlos

Joabes Carlos

    12 Horas

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 28/02/2008, 10:52

Caro Prog, bom dia.

Eu não disse que não identifica, estou abordando a questão a funcionalidade da seleção do sistema.

Identificar eu sei que identifica pois possuo servidores com 16 HD´S, como salientei não posso afirmar a questão de estar com sistemas diferentes instalados em hds diferentes e o sistema identificar, apenas isso isso que não quiz dar certeza pois nunca fiz desse forma.

Atenciosamente
Joabes
Fws Net Soluções Inteligentes
Hospedagem Web / Revenda / Dedicados / Vps / Soluções Linux / Desenvolvimento de Softwares e Web Sites.
http://www.fwsnet.com.br

#10 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 28/02/2008, 11:17

Prog imprimi aqui o comparativo e estarei lendo com calma.

Joabes Carlos tenho que ver essa questão da inicialização, para que seja a mais simples.
Como ficaria um computador com dois HDs, quando ele inicializa, ele coloca as duas opções para que eu possa acessar (Windows ou Linux).


Existe a questão dos aplicativos;

• Browser
• O equivalente ao office
• O equivalente ao msn
• etc...

AN

#11 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 28/02/2008, 11:34

Prog imprimi aqui o comparativo e estarei lendo com calma.


Lembre-se apenas que este "comparativo" é uma opinião pessoal do usuário. O ideal seria que você mesmo testasse, essas e outras, para conhecer um pouco mais de cada uma, lembrando que existem distribuições que podem ser executadas diretamente do CD, sem a necessidade de instalar para testar.

Como ficaria um computador com dois HDs, quando ele inicializa, ele coloca as duas opções para que eu possa acessar (Windows ou Linux).


Pode ter os 2 HD sem problemas, o sistema identificará os sistemas operacionais instalados e criará as opções no gerenciador de boot.

Existe a questão dos aplicativos;

• Browser - hoje em dia, basicamente, utiliza-se Firefox (que já vai instalado), existem outras opções mas não muito utilizadas;
• O equivalente ao office - OpenOffice, na maioria das distribuições já vem instalado.
• O equivalente ao msn - Pidgin (ou GAIM), Kopete, aMSN... acredito que sejam os mais utilizados... na maioria dos casos, o sistema já acompanha o Pidgin ou o Kopete;
• etc...


Alguns sites com listas de softwares comparando-se aos equivalente para Windows, dada as devidas qualidades:
http://www.linuxalt.com/
http://www.linuxappf...om/alternatives
http://twiki.softwar...lAZeroPontoDois
------
Mero mortal!

#12 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 28/02/2008, 12:01

Lembre-se apenas que este "comparativo" é uma opinião pessoal do usuário. O ideal seria que você mesmo testasse,

Sim Prog, li e entendi o ponto de vista dele, gostei como ele fez o comparativo, me ajudou a abrir um pouco a mente, os links que você postou também vão ser de grande ajuda.

Assim como aquele usuário fez aquele comparativo, teria como você me dizer uma de sua opinião sobre a distribuição que mais lhe agrada, é claro se for possivel...

Acho que outros companheiros aqui do fórum irão postar outras informações, desde já agradeço. (y)

E desculpa a ignorância quanto ao assunto, é que estou completamente verde em Linux.

Ahhh... quando montar esse computador estou pensando nesta configuração:

• Processador Intel Quad Core
• Placa mãe Intel
• 4 a 8 gigas de memória DDR 2
• 02 HDs SATA2 500 Gigas cada
• E outras peças que estarei definindo

Esse computador será para os jobs de casa.


AN :)

#13 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 28/02/2008, 12:44

Eu tenho usado Ubuntu no notebook e no trabalho já a bastante tempo (desde 2004) e em servidores custumo utilizar FreeBSD (que não é Linux, mas é bem parecido), Debian e Ubuntu Server.
Não tenho nada a favor ou contra uma determinada distribuição, iniciei em Linux também pelo Red Hat, mas sempre me dei melhor com distribuições baseadas em Debian, isto inclui: Ubuntu (também seus primos Kubuntu e Xubuntu), Mint, Freespire, MEPIS, KNOPPIX, Kurumin, ...

Uma linha histórica de distribuições pode ser vista neste gráfico:
http://upload.wikime...s/8/8c/Gldt.svg

Obs.: Este gráfico não esta completo, então, como você pode ver, são inumeros os "sabores", além daquelas que nem existem mais, apenas em registros históricos.
------
Mero mortal!

#14 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 29/02/2008, 11:12

Prog, muito obrigado pelas dicas !!! (y)

Estava pensando em Linux um pouco mais a frente, no entanto gostei tanto das informações que colhi que estarei comprando um HD hoje mesmo e nos próximos dias instalando Linux estou pensando em Ubuntu (mas farei expereiencias como vc aconselhou e tirando minhas conclusões).

De modo que, (uma pergunta):

No meu PC ficará o atual Windows XP SP2 e outro HD para o Linux, como será na inicialização ?
Alguma sugestão ?


AN :)

#15 DarkSign

DarkSign

    Doutor

  • Usuários
  • 868 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Tecnologias na área WEB em geral e desenvolvimento.

Posted 29/02/2008, 11:20

se você usará o Ubuntu, é só instalá-lo normalmente que ele reconhecerá os 2 HDs e configurará o GRUB (que é o gerenciador de inicialização dele) automaticamente pra você. Eu sou usuário de Ubuntu, e o axo mais parecido com Windows para quem está começando. Contudo, consigo fazer meus trabalhos de Webmaster nele e assistir vídeos numa boa.
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq