Jump to content


Photo

Que Tipo De Endereco é Esse Usado Em Grandes Sites


  • Faça o login para participar
42 replies to this topic

#16 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 04/06/2005, 16:02

O motivo já foi citado. Páginas estáticas exigem muito menos dos servidores.

Imagine a home do UOL, ela recebe milhares visitantes únicos em questão de horas. Se usassemos querystring, cada um deles veria a mesma página mas teríamos de fazer uma requisição ao servidor para construir cada página.
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#17 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 04/06/2005, 16:11

Qual o seu objetivo em esconder a url certa da pagina? segurança? então o site do yahoo nem hotmail, entre outros não são sguros, por que passam varias informações na url...

para mim, isso serve para ganhar performance na hora de visualizar a pagina...

e com FSO, o cara num precisa ficar mudando o lay toda hora... é so ele digitar a noticia q o FSO se encarrega do resto...

onde que diz só 500mb?

e imagina 1000 pessoas acessando um banco de 500mb ao mesmo tempo... ainda acho melhor, só o administrador acessar e criar um .html

Viajou ... :D

Me referi a um banco de dados com tamanho de 500mb acessados por mais de 100 pessoas ao mesmo tempo = Instabilidade, se não houver distribuição de processamento entre os micros da rede (Load Balance). Como citei, se houve-se apenas 1 servidor fazendo todo o trabalho deste site, mas concerteza essa não é a topologia do dos grandes provedores, e sim o Load Balance (vários computadores em rede configurados para distribuição do processamento entre ele) + Cluster (Distribuição dos dados em cópias fiéis para os demais micros da rede) = Computador com alta disponibilidade, onde se um computador da rede trava o outro assume a operação.

Não é por questão de segurança que se usa o mod_rewrite, e sim para diminuir a URL, é a mesma coisa que você pegar um texto de 20 páginas e se for resumir, não der nem meia página, mas nessa meia página já fica toda a informação necessária que você precisa ...

Exemplo:
index.cgi?acao=seila&secao=naosei&pagina=dez&categoria=qualquer&algo=abobrinha
seria a mesma coisa que:
111,000,,3401,530.html

Viu a diferença? Vc ficaria perdendo bastante tempo para digitar o endereço real da página, sendo que com mod_rewrite você apenas digita o resumido para acessar a mesma página

#18 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 16:17

Exemplo:
index.cgi?acao=seila&secao=naosei&pagina=dez&categoria=qualquer&algo=abobrinha
seria a mesma coisa que:
111,000,,3401,530.html

Viu a diferença? Vc ficaria perdendo bastante tempo para digitar o endereço real da página, sendo que com mod_rewrite você apenas digita o resumido para acessar a mesma página


entendi, mas não vi utilidade ... :wacko:
vc acha que alguem digita 111,000,,3401,530.html

se fosse assim, seria
nome_da_noticia.html

vc num acha?
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#19 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 04/06/2005, 16:21

mod_rewrite, permite sim reescrever a URI para que esta se torne mais amigável. Suponhetamos que o Terra usasse o mod_rewrite para permitir o acesso com a URI acima, ainda assim não seria nada interessante, como dito acima.

É mais fácil analisar as URIs deste fórum. Olhe para a URI desta página: http://forum.wmonlin...howtopic=119415 - seria muito melhor que ela fosse:

http://forum.wmonlin...r/topics/119415

Isso é possível com mod_rewrite e torna a aplicação muito mais acessível ao indexadores de Google e Yahoo!, por exemplo.
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#20 SOLDAD0

SOLDAD0

    Get Over Here !

  • Usuários
  • 260 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/06/2005, 19:18

Eu:
"Imagino que seja htmls com nomes randomicos seguindo algum padrao geradas pelo gerenciador de conteuido do site da terra. "

O nome das páginas no UOL não é aleatório. Trabalho no UOL, todas as notícias que um editor cadastra geram uma nova página. Se uma notícia é atualizada, simplesmente o arquivo é regerado com o mesmo nome. Isso é comum em sistemas Web.


Hospedar-se:

"ERRADO

Isso é feito com o mod_rewrite do apache..."





Acho que você foi um pouco grosso, e ainda quebrou a cara.

Existem diversas maneiras de se chegar a um resultado, como a que eu apresentei, a que você apresentou e a que o Luis apresentou.

É de bom tom ao frequentar um forum saber que cada um expressa a sua opiniao, e nao se chega dizendo que uma pessoa está errada só porque ela expressou uma opiniao pessoal dela.

Se vc tiver algo contra mim por favor me procura no msn/email/icq/pm.

#21 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 04/06/2005, 19:28

O nome das páginas no UOL não é aleatório. Trabalho no UOL, todas as notícias que um editor cadastra geram uma nova página. Se uma notícia é atualizada, simplesmente o arquivo é regerado com o mesmo nome. Isso é comum em sistemas Web.


Acho que você foi um pouco grosso, e ainda quebrou a cara.

Existem diversas maneiras de se chegar a um resultado, como a que eu apresentei, a que você apresentou e a que o Luis apresentou.

É de bom tom ao frequentar um forum saber que cada um expressa a sua opiniao, e nao se chega dizendo que uma pessoa está errada só porque ela expressou uma opiniao pessoal dela.

Se vc tiver algo contra mim por favor me procura no msn/email/icq/pm.

<_< Você "quotou" a frase certa?
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#22 SOLDAD0

SOLDAD0

    Get Over Here !

  • Usuários
  • 260 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/06/2005, 19:38

A frase que mostra que eu nao falei uma besteira gigante como ele disse, pq ?

#23 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 19:52

O problema, foi que o hospedar-se falou "ERRADO" e o certo num seria "ERRADO" e sim "OUTRA OPÇÃO"


Mas legal que achamos várias maneiras de se fazer a mesma coisa, e vimos os prós destas maneiras...


eu acho este assunto bem interessante... ainda vou fazer um sistema de noticias assim para o meu site... 1 visita diária... mas num da nada... ehheehe

;) (y)
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#24 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 04/06/2005, 20:25

A frase que mostra que eu nao falei uma besteira gigante como ele disse, pq ?

Achei que o comentário logo abaixo fosse para a minha frase. :D
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#25 SOLDAD0

SOLDAD0

    Get Over Here !

  • Usuários
  • 260 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/06/2005, 20:33

Viu como podemos gerar confusao sem querer

Erro de comunicacao correta

Editei e agora ficou certinho :D

#26 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 05/06/2005, 00:55

Nossa, ... a intenção nem foi essa não ... realmente há vários modos, mas se entendeu de outra forma, então me desculpe, mas não tenho nada contra ninguem do fórum, simplesmente me expressei ...

Sinto muito!

#27 SOLDAD0

SOLDAD0

    Get Over Here !

  • Usuários
  • 260 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/06/2005, 03:07

Sem problemas hospedar-se

Sem ressentimentos (y)

#28 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 05/06/2005, 23:18

Tentar Resumir:

Algumas maneiras de se fazer:

mod_rewrite
mod_redirect
Criação de página por FSO
Criação de página por outros métodos
Cache de dados

Coloquei mais duas opções que podem ser usadas, essas URLs "esquisitas", têm várias fnalidades, como desempenho e otimização, alé de reaproveitamento. Hum???

Sim, imagine que hojee, tem 5 niveis de categoria, uso 11125.html, se quiser colocar 6 é só usar 111252.htm e só preciso mexer onde trata esse endereço (ou onde gera). para que a nova configuração seja válida.

Usando uma ou mais das tecnologias citadas, pode-se atingir os objetivos de desempenho e indexação.

Abraços

#29 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 06/06/2005, 00:47

legal... separar a categoria pelo nome, eu num tinha pensado... hehe, tinha pensado so em separar por pastas... mas legal esta forma de pensar tb...
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#30 leanjo

leanjo

    Doutor

  • Usuários
  • 912 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:...

Posted 06/06/2005, 01:59

to quase entendendo
uhehehehue

vc citou "5 niveis de categoria, uso 11125.html"
seriam 5 tabelas dentro do bd que seriam consultadas?

ele pehga esse 11125 e separa cada numero pra uma categoria pra consulta?

+- isso?




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq