Jump to content


Photo

Que Tipo De Endereco é Esse Usado Em Grandes Sites


  • Faça o login para participar
42 replies to this topic

#1 leanjo

leanjo

    Doutor

  • Usuários
  • 912 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:...

Posted 04/06/2005, 02:15

que tipo de endereco é esse usado em grandes sites...

http://saude.terra.c...-EI1501,00.html

o que significa a , e a ,,
alguem sabe isso?

#2 SOLDAD0

SOLDAD0

    Get Over Here !

  • Usuários
  • 260 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/06/2005, 02:46

Imagino que seja htmls com nomes randomicos seguindo algum padrao geradas pelo gerenciador de conteuido do site da terra.

#3 leanjo

leanjo

    Doutor

  • Usuários
  • 912 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:...

Posted 04/06/2005, 02:51

mas qual finalidade?
seguranca? ou pra deixar os usuarios perdidos?

aproveitando e queria saber de quem tem site com bastante conteudo, o que acham dessa forma "randonica" de gerar as paginas...

[]'s

#4 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 04/06/2005, 09:12

ERRADO

Isso é feito com o mod_rewrite do apache, tudo o que é passado por 0,,OI120109-EI1501,00.html, ele abre algum script php pra fazer isso, com esse módulo, da pra disfarçar bem as páginas, por exemplo, eu tenho uma página em php, ai não quero que ninguem saiba a extensão dela, então posso fazer com que de pra acessar mudando a extensão, pra .html

De uma pesquisada no google por esse modulo.

#5 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 09:52

ERRADO

Isso é feito com o mod_rewrite do apache, tudo o que é passado por 0,,OI120109-EI1501,00.html, ele abre algum script php pra fazer isso, com esse módulo, da pra disfarçar bem as páginas, por exemplo, eu tenho uma página em php, ai não quero que ninguem saiba a extensão dela, então posso fazer com que de pra acessar mudando a extensão, pra .html

De uma pesquisada no google por esse modulo.

Você não ta totalmente certo....


Estas páginas, podem ser criadas no ASP, utilizando FSO, e são criadas, por questões de velocidade, e taxa de transferencia.

Imagina, se vc tem a pagina

detalhes.asp?IdNoticia=50

isso será processado toda vez no servidor, para depois ser mandada uma resposta html para vc no seu navegador,
agora, se na hora que eu cadastrar a noticia, eu gerar um 50.html será bem mais rápido, por que o visitante estará visitando uma página que não terá que ser processada no servidor.
O nome, eu não sei por que que é este padrão...

Lembrando, que para segurança, alguns sites usam pagina.do
no mais, era isso...
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#6 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 04/06/2005, 11:51

creio que não, pq se ficar criando páginas, concerteza apagaria ou daria algum problema se acessar simultaneamente, ainda mais um portal ...

A propósito, veja: http://saude.terra.c...terna/index.cgi só não sei o que ele usou para passar para o mod_rewrite ... também faço isso direto em alguns sites meus

Edição feita por: Hospedar-se .Com, 04/06/2005, 11:54.


#7 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 11:53

creio que não, pq se ficar criando páginas, concerteza apagaria ou daria algum problema se acessar simultaneamente, ainda mais um portal ...

como assim problema? criado simultaneamente? a pagina é criada quando cadastra a noticia...

;) (y)
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#8 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 04/06/2005, 12:05

Não acha que seria inviável e de difícil atualização para um portal se ele fica-se criando várias páginas para cada nova atualização de notícias?

concerteza ele usa algum banco de dados como oracle ou postgres ... isso pelo desempenho, mysql tem um desempenho muito baixo se comparado aos 2, e é limitado a um tamanho para ler um banco de dados.

Por isso os grandes provedores usam esse modulo para apache, veja: http://saude.terra.c...terna/index.cgi eu só não sei o que ele usou para passar para o mod_rewrite ... também faço isso direto em alguns sites meus, é algo como index.cgi?secao=seila&acao=naosei ... seria a mesma coisa que 0,,OI120109-EI1501,00.html ....

De uma procurada no google, sobre esse módulo

#9 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 12:24

Você sabia que o Google e o Yahoo são Mysql? e que o MYSQL quem limita o tamanho do banco é o OS ? ( mas este não é o caso )


Bem, eu não estou falando que naquele caso, foi criado como o exemplo que eu dei, eu falei QUE TEM COMO, criar daquela forma, e fica bem usual.

Vc entende alguma coisa de programação? e principalmente ASP ( que foi meu exemplo ), para saber como funciona? De servidor, parece que vc entende... tanto que vc deu um exemplo de como pode ser feito, mas esta não é a UNICA maneira de fazer...

veja um exemplo de uma noticia do UOL

http://www1.folha.uo...t94u84395.shtml

note que o nome do arquivo é um nome aleatório, e sem ?ID=Algo

e vc sabia que o shtm suporta include, ficando muito facil a atualização...

Bem, só estou explicando as 'N' formas que se tem de como fazer isso, e a sua utilidade...

E não estou discordando de vc hospedar-se... eu falei q num tava totalmente certo, pois poderiamos acrescentar informações.. e esta é a mora do fórum.,..

no mais... por enquanto era isso...

;) (y)
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#10 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 04/06/2005, 14:52

Sim, sou programador, fazem quase 5 anos que trabalho somente com plataforma unix e perl, mas analisei muito antes de chegar numa conclusão, quando não conhecia nada, também já tive a mesma dúvida, até me falarem como isso era feito, tem vários outros métodos de se fazer isso, não sei se para windows com o IIS dá ...

Mas quando falei de criar arquivos a toda atualização, é uma questão de desempenho e economia de espaço, por isso citei banco de dados, e pensei, como é um portal, creio que jamais ficariam perdendo muito tempo para atualizar uma simples página de um canal, se todos os canais forem de dificil atualização, a notícia ja seria velha ...

Sobre Mysql: http://dev.mysql.com...table-size.html aqui ele fala os tamanhos que cada sistema operacional pode ter, mas o desempenho dela é muito ruim quando passa os 500mb de tamanho (1 cpu fazendo o trabalho) ...

#11 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 15:19

Qual o seu objetivo em esconder a url certa da pagina? segurança? então o site do yahoo nem hotmail, entre outros não são sguros, por que passam varias informações na url...

para mim, isso serve para ganhar performance na hora de visualizar a pagina...

e com FSO, o cara num precisa ficar mudando o lay toda hora... é so ele digitar a noticia q o FSO se encarrega do resto...

E o que é melhor para o banco de dados...
Um cara fazer a consulta no banco de dados uma vez, na hora de cadastrar a noticia, e geral um .html, ou toda vez que um usuario visitar a pagina gerar uma consulta no banco...

acho que é bem melhor, eu ter uma consulta no admin, e gerar uma pagina, do que ter mais de 1000 consultas ao mesmo tempo para verem a noticia... afinal isso pode ocasionar que o banco fique demorado...

Sistema Operacional Limite do tamanho do arquivo
Linux-Intel 32 bit -----2G, muito mais usando LFS
Linux-Alpha ----------8T (?)
Solaris 2.5.1 ---------2G (É possível 4GB com patch)
Solaris 2.6 ----------4G (pode ser alterado com parâmetro)
Solaris 2.7 Intel ----------4G
Solaris 2.7 ULTRA-SPARC ------8T (?)

onde que diz só 500mb?

e imagina 1000 pessoas acessando um banco de 500mb ao mesmo tempo... ainda acho melhor, só o administrador acessar e criar um .html

minha opinião né...

;) (y)
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#12 leanjo

leanjo

    Doutor

  • Usuários
  • 912 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:...

Posted 04/06/2005, 15:41

opa
o topico ficou polemico (y) era isso que eu queria...

citaram a passagem de informacoes pela propria url, achei no proprio site do UOL um exemplo

http://carros.uol.co...alhe.jsp?id=135

e esse exemplo que o luis deu:
http://www1.folha.uo...t94u84395.shtml
acho que seja uma criacao de pagina tb, ate mesmo pelo nome do arquivo

mas no caso o adm cria a noticia na tabela, e gera a "ult94u84395", quando ele alterar essa noticia no bd essa pagina como seria atualizada? seria deletada e criada outra?

#13 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 15:47

Como ja teriam link's relacionados aquela noticia, seria editado o .html que ja existe, e não criado outro...


Quando ao Layout, que parece ser a maior preocupação do hospedar-se, vc sabe que o layout pode ser definido por tag's css e de js...

e isso bastaria alterar o .css que o .html automaticamente seria alterado...
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto

#14 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 04/06/2005, 15:48

O nome das páginas no UOL não é aleatório. Trabalho no UOL, todas as notícias que um editor cadastra geram uma nova página. Se uma notícia é atualizada, simplesmente o arquivo é regerado com o mesmo nome. Isso é comum em sistemas Web.

Use o google e procure informações sobre: "paginas cacheadas" ou "cached pages".
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#15 Luis Otávio

Luis Otávio

    Super Veterano

  • Usuários
  • 3113 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre
  • Interesses:- Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem server-side PHP.

    - Desenvolvimento de aplicações Web com linguagem cliente-side JavaScript, conhecedor e utilizador da biblioteca jQUERY e todas suas características.

    - Otimização de Desempenho aplicados a performance de banco de dados Mysql.

    - Otimização de Desempenho para servidores Web utilizando-se como Webserver NGINX em conjunto com Varnish.

    - Sólidos conhecimentos no CMS WordPress para novas implementações, manutenção, criação e otimização de Plugins.

    - Práticas de atendimento, relacionamento e suporte ao cliente. Trabalhando voltado ao público desde o lançamento da empresa iPORTO.COM, criando laços e vínculos com os mais de Mil clientes da empresa e os braços do grupo.

Posted 04/06/2005, 15:59

O nome das páginas no UOL não é aleatório. Trabalho no UOL, todas as notícias que um editor cadastra geram uma nova página. Se uma notícia é atualizada, simplesmente o arquivo é regerado com o mesmo nome. Isso é comum em sistemas Web.

Use o google e procure informações sobre: "paginas cacheadas" ou "cached pages".

foi o q eu disse, é criada uma nova página, e se precisa editar... edita a existente... ( ou cria uma com o mesmo nome, como o tu falou )

Mas vamos la... alguém tem mais informação sobre?


Ja que vc trabalha no UOL Klaus, vc sabe dizer por que é criada uma página nova, e não se utiliza QueryString? na visualização de notícias...

;) (y)
* Otávio Nogueira
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq