Jump to content


Elektra naty's Content

There have been 357 items by Elektra naty (Search limited from 29/04/2023)



Ordernar por                Order  

#149815 Como Formatar HD ?

Posted by Elektra naty on 20/07/2003, 15:57 in Hardware

orra... valew ae pela explicacao.. mando bem :D deu pra pega direitinho...
e tipo.. depois q eu formato... desligo td tals.. ai depios para instalar o win.. é so colocar o cd no drive de cd e ligar?? ai eh so instalar? :rolleyes:

Coloca o CD no drive, e no setup (pressionando del) escolha qual dispositivo IDE vai dar o boot... no caso o CD-ROM



#145137 Como Formatar HD ?

Posted by Elektra naty on 14/07/2003, 14:35 in Hardware

boa... uma explicação decente sobre formatação...

eu iria fazer isso e só agradeço. Obrigada!



#109398 Podem Ver Se Novo?

Posted by Elektra naty on 31/05/2003, 19:37 in Editores Vetoriais

Pessoal, enviei outro arquivo do cartão que eu fiz pra mim imprimir na grafica
tá lá como teste.cdr, poderiam dar uma olhada ??

tá no site

www.usoprateste.hpg.com.br

Bem... não está como deveria ser...

Há vários problemas...

1- O layout está "jogado" numa grande folha...

2- Vc esqueceu de converter em curvas as fontes... Não é toda gráfica que vai ter Monotype Corsiva e Avant Garde. Nesse caso seria melhor converter o texto em curvas (seleciona com a ferramenta seleção CTRL +Q)

3- A imagem tá desagrupada... entre outros problemas.. Não chequei, mas vc salvou esse arquivo em qual versão do Corel? Pra facilitar, salve no no formato CorelDRAW 9 .



#109780 Podem Ver Se Novo?

Posted by Elektra naty on 01/06/2003, 02:32 in Editores Vetoriais

valeu Elektra, vou mudar aqui, e posso te passar no e mail para vc dar uma olhada ?
quando converto o texto em curva parece que ele fica pior...
eu preferia fazer os efeitos em texto usando o PS, mas qdo exporto para o corel a qualidade fica horrível.
outra, o fundo do cartão, o desenho da placa, eu clareei no PS, e quando fui exportar, apareceu num tamanho totalmente irreal, e quando ajusto ao tamanho do cartao, ele distorce demais...

Err... no e-mail não.. deixa aqui mesmo. O Objetivo do fórum é servir a comunidade... e tirar dúvidas que possam servir à comunidade.

O corelDRAW 9.0 tem um pequeno Bug na visualização: Textos convertidos em curvas perdem qualidades apenas na tela.. Mas quando vc imprime sai direitinho... QUer uma prova? Exporta pra BMP pra ver como o traço das letras não perde definição...
Em todo caso, se isso incomoda muito, leve à gráfica as fontes.. e não converta em curvas... mas digo que esse procedimento é desnecessário. Basta apenas que converta em curvas.
QUal o Fim do cartão?
Cartões tem que ser em geral discretos. Efeitos em logotipos soam meio "amadores"no ramo publicitário.
Outra coisa Com relação ao fundo... note que apesar de vc tê-lo deixado como marca d'água, ele comprometeu um pouco a leitura do seu cartão. Seu cartão perdeu um pouco da "força" sabe?


O tamanho irreal se deve a resolução padrão de documentos no CorelDRAW: 300 DPI. Vc deve ter usado uma imagem com resolução pequena o que certamente causou essa distorção.



#110164 Podem Ver Se Novo?

Posted by Elektra naty on 01/06/2003, 16:45 in Editores Vetoriais

Então, achei que ficaria legal o cartão c/ este fundo pq combina.
Mexo mais c/ suporte técnico, e não c/ PS ou corel, to querendo fazer um cartão para mim mesmo, pessoal....

Mas c/ este fundo compromete a leitura né ?
E também o topo preto que coloquei está meio desalinhado né ?
Não entendo...

Mas no PS, eu exporto em 300DPI, e qdo importo no corel, fica horripilante !!

Compromete um pouco da leitura... Mas claro, é apenas uma opinião minha.

Se vc quiser um topo preto mais alinhado, tente usar as linhas guia (fique a vontade para usá-las) vc usou poucos elementos de alinhamento.


Bem... se vc exporta a 300 DPI e a imagem possui originalmente uma resolução baixa, ela tenderá a ficar horripilante mesmo.
Se bem que eu não achei a qualidade da imagem tão ruim assim omo vc fala.



#109606 Podem Ver Se Novo?

Posted by Elektra naty on 31/05/2003, 23:01 in Editores Vetoriais

Elektra

valeu Elektra, c/ relação a folha, é melhor eu antes de começar a fazer o cartão, configurar como etiqueta no formato do cartão ?
Eu salvei na versão 9, a imagem está desagrupada, com faço ?
Tá tudo desalinhado né ?

Olha... cada um tem um método...

eu acho melhor vc converter em curvas (dando CTRL+Q) pra não ter problemas com fontes QUE é o principal problema no seu cartão.


Outra coisa, por experiência própria: Como o destino é uma gráfica, Deixa eles definirem tamanho do cartão de forma a otimizar o uso do tamanho do papel.



#135139 Como Fizeram Isso Com Essa Img

Posted by Elektra naty on 03/07/2003, 15:39 in Teoria da arte e tipologia

http://forum.wmonlin...l=criptografada



#183141 Tutorial 3: Os Principais comandos do Corel

Posted by Elektra naty on 07/09/2003, 14:04 in Tutoriais Editores Vetoriais

Na seção curso de corelcoloquei todos os atalhos de teclado para dar um conferida... Vale a pena...



#84143 Sugestões Para O Photoshop

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 15:40 in Editores Bitmap

Falhas no Photoshop: (ou pura ignorância minha com o programa)

Os pincéis: sempre aquela pontinha redonda... Deveria vir com uma ponta quadrada como o Corel PHotoPaint (ok, até dá pra fazer, mas acho que deveria vir de fábrica)

Como já foi dito aí: Texto sem preview, isso é um saco.

Ferramenta Crop: Não diz o tamanho em pixels da seleção. Às vezes isso é importante né? (OK... vc pode definir o tamanho inicial do crop, mas na hora de aumentar o tamanho da seleção ele não diz o tamanho)

A Elipse: Minha bronca é que a elipse no Photoshop não tem alças de seleção, não consigo configurar tamanho da borda, é sempre uma elipse cheia. E se isso oq eu estou falando possui uma solução alternativa eu digo: Pq a elipse não é como o paint? (Elipse com preenchimento, elipse com borda, elipse com cor sólida). A elipse não é didática.


Degradê: Acho a Interface não muito intuitiva. Durante o degradê precisaria de um preview. Aliás: Preview é algo que se fosse implementado de maneira melhor, seria uma boa no Pohtoshop.

Importação de arquivos vetoriais: Puxa. Vc importa um EPS e o PHOTOSHOP faz aquela linhazinha tosca, bem tênue...

Mudança nos Filtros: Há pouco desenvolvimento nos filtros no desenvolvimento de uma nova versão. Pouca coisa muda.

Ausência de um Wizard: Se fossem instalados wizards no Photoshop, creio que isso facilitaria muito para a útilização de processos comuns.

Ferramenta borracha no modo bloco: Dá pra aumentar a ponta???



#83754 Melhor Versão Do Corel Draw?

Posted by Elektra naty on 23/04/2003, 23:47 in Editores Vetoriais

Ixi... entrei pra discordar... :o

Eu não acho a versão 11 a melhor... acho que algumas ferramentas ficaram Muito "escondidas" sabe? O 9 tinha isso bem claro.

O anti-aliasing no zoom ficou impecável. Mas ainda acho que o maior defeito de TODO COREL DRAW é o alinhamento...

matematicamente falando, o corel tem uma falha bem grave: Imagina que vc faz um pentágono. o corel entende que o centro do pentágono é o centro do retângulo que o contém, mas na verdade, é o centro do círculo que o contém. Daí, na minha função é impossível trabalhar com precisão em desenho vetorial sem o auxílio do autoCAD.
Vcs não acham?



#140301 Melhor Versão Do Corel Draw?

Posted by Elektra naty on 09/07/2003, 01:45 in Editores Vetoriais

nossa instalei o 11 aqui vixe bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm melhor - meu q ferramenta de anti-aliasing - kd ? pra q? onde me ensina alguem ai - pq necessito disso - infelizmente no meu trampo eu faço diagramação no coco do corel - nao tem papo é só la pq o fresco do meu gerente nao mexe em outro e se ele quer fazer algumas alteração nao sabe entao tenho q empacar no corel

enfim me ensina esta ferramenta ai please ;)

anti aliasing não é uma ferramenta é um efeito... uma aparência...
anti-aliasing é fazer com que as imagens apareçam sem serrilhado NA TELA (coisa que só começou a existir a partir da vcersão 10)


M<as vc tá tendo problemas com serrilhado? Bem... exporte a imagem em alta resolução... (isso é válido pra qualquer editor gráfico, não apenas pq é corel) uns 300 DPI e pronto... se precisar reduzir não vai ter problema algum...



#83801 Melhor Versão Do Corel Draw?

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 02:07 in Editores Vetoriais

Oi elektra, blz?

Interssante seu ponto de vista...

Mas eu não acho não...

Pois o o centro do círculo q vc fala é o mesmo do pentágono...
pois tá na proporção...(saca o q é mancha gráfica, nas artes gráficas? por ae...)

Faça o teste:
Faça um hexágono por ex.(6 lados, enfim, qtos forem) com fio em vermelho(para diferenciar)
agora faça uma elipse regular (círculo) (com control)(com fio preto mesmo)
Seleciona os dois(com a tecla schift)
seu corel é port ou ingl?
Enfim...Vai em arrange(arranjar)>align & distribute(alinhar e distribuir)>centralizar pela página(center of the page) ou só tecle P(CVom os dois selecionados.)
O q acontece? os dois objetos vao ao centro da pagina!
Veja o centro de cada objeto selecionado, é o mesmo! ;)
Entendeu? então, por isso acho que não tem fundamento o q vc disse(matematicamente falando) hehehehe

vejo assim essa questão...

Aproveitando a ocasião... Bem vinda! Prazer é todo meu!

Falow...

Obrigada... O Prazer é nosso :P

OLha, vou te provar de centenas de maneiras essa falha do CorelDRAW.
Meu corel é o 11 em português, mas TODOS tem essa falha matemática, oq torna o Corel inexato pra certas aplicações matemáticas:

Primeiro:Se clicar em alinhar pelo objeto e usar a ferramenta bézier, trace dois segmentos um que passe pelo "centro" do Pentágono até o meio de um dos lados. Matematicamente, esse segmento se chama apótema.
Se o encontro dos apótemas é realmente centro do Pentágono, os dois segmentos traçados devem ter mesmo comprimento certo? Não é oq ocorre. Olhe as duas figuras abaixo:

Posted Image

Gire levemente a cabeça... o erro é tão grosseiro que você notará que o centro não é eqüidistante dos lados. Logo, não é o centro real do pentágono. Na verdade é o centro do Quadrado que o contém, oq é matematicamente errado.


Agore olhe uma figura similar feita com o AutoCAD, ou seja, outro pentágono regular.

Posted Image

Os apótemas possuem o mesmo tamanho. Compare visualmente. E se quiser, usando o comando _dist (que mostra a distância no autoCAD) vc terá certeza plena, pois o cad mostra o tamanho dos segmentos.. Note como o centro do Pentágono agora está posicionado de maneira correta (um pouco mais para baixo em relação a figura anterior)

Meu objetivo não é denegrir, nem arrumar uma briga. Quero compartilhar conhecimentos e experiências e não terei vergonha alguma se eu por acaso estiver errada. Adoro o CorelDRAW para o desenho vetorial. Mas acho que esse problema é oq não o torna um editor impecável. Ou seja: Meu trabalho de precisão é usar AutoCAD pro início, exportar pro corel e dar o acabamento. O dia em que misturarem conceitos de desenho técnico (o prompt do cad, o sistema eficiente de coordenadas e conceitos matemáticos corretamente usados) no corel, Não tem pra ninguém!!!
Lá pela versão 20 eu acho que eles corrigem isso :P



#84119 Melhor Versão Do Corel Draw?

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 14:56 in Editores Vetoriais

Ola,

Elektra, concordo com vc na parte do alinhamento do pentagono, e da estrela, q ocorre amesma coisa, mas se formos analizar bem o corel naum eh um editor pra dezenhos ezatos, tanto eh q na parte de colocar medida dele, naum foi bem resolvida! O draw foi desenvolvido principalmente para se fazer arte final, mas para kem precisa fazer projetos exatos por mais q o corel possa chegar perto, eh necessário o auto cad, mesmo pq com o autocad e outros softeares(naum conheço pq naum trabalho na area) vc pode rendenizar o projeto em 3d!!

Olá pedrokike!

É oq eu mais lamento no corel. Essa falha. Se eles corrigissem isso, seriam de longe o melhor editor de ilustração vetorial do mercado.
Alguém sabe dizer se essa falha tb existe no Illustrator?
Se bem que pra renderizar mesmo, o CAD é ruinzinho... nós necessitaríamos de outro programa como Maya ou 3dSMAX que são impecáveis nessa parte da renderização do desenho.

Desenho 2D é o seguinte (pra mim) começar no CAD, e arte final no Corel. Dá pra fazer tudo no Corel? Dá sim, e o pessoal faz isso. O problema é que se tem que trabalhar com fator de zoom alto pra ir ajustando na raça. Mas se consegue resultados muito bons assim...

:************



#115554 Layers

Posted by Elektra naty on 09/06/2003, 05:40 in Tutoriais e Artigos de FrontPage

Concordo Plenamente.... O uso de tabelas é um saco... eu só uso layers no meu site...



#87993 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 29/04/2003, 22:29 in Editores Vetoriais

não consegui baixar a apostila

Clica com o botão direito, salvar destino como no link acima...

Senão vc não consegue baixar...

Com o GetRight Fechado...



#86524 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 27/04/2003, 17:03 in Editores Vetoriais

eu achei bem legal a ideia, mas eu acho que a ediçao deveria ser um pouco diferente, por ex, alguem leu, e acha que falta algo, essa pessoa manda um formulario que estaria no mesmo site q a apostila, indicando onde começa a ediçao, o formulario seria enviado ao e-mail do administrador (no caso vc) que iria ler, editar se necessario e encaixar no arquivo.doc e colocar para download, assim nao ficaria apenas um grupo editando, mas sim TODOS e nao iria perder a organizaçao, e caso fique sobrecarregado para voce, vc poderia chamar um grupo para te ajudar, dividindo o trabalho como cada semana um é responsavel pela manutençao da apostila, ou cada dia, dependendo do volume de contribuiçoes.

Bem... o problema é que como vc concluiu: Fica muito carregado, pra depois haver um reagrupamento das idéias (eu tenho uma porrada de projetos pra tocar e todos ao mesmo tempo) Eu não teria tempo pra isso atualmente.

Todos Editando aconteceria o seguinte problema: Alguém poderia editar duas vezes a mesma parte. Seria ineficiente quando as duas poderiam trabalhar em áreas distintas do mesmo projeto, não acha?



#85272 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 26/04/2003, 04:38 in Editores Vetoriais

E como não poderia deixar de ser, o link da apostila:

Antes de baixar um aviso: A apostila está hospedada no Terra, então não adianta mandar pro getright ou flashget. Feche o seu gerenciador de downloads e faça como indicado abaixo: Salvar destino como. A apostila tem pouco mais de 2 megas (zipada)

clique aqui com o botão direito e escolha salvar destino como



Vamos nos organizar para melhorar o conteúdo. Conto com a opinião e o upgrade de vocês para tornar essa apostila mais abrangente do que já é. Se esse projeto for bem sucedido, eu encabeçarei outros projetos de apostilas free (Dreamweaver, Photoshop, Flash). Caso o projeto não corresponda às expectativas, outros projetos não serão iniciados (pelo menos não por mim). Vamos lá!!! Tornar o ideal Open Source será se depender de nós uma realidade nas apostilas em português também!!!



#85252 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 26/04/2003, 02:39 in Editores Vetoriais

Bem, alguns comentários:

1- A apostila tem vários capítulos. Não é imprescindível que todos editem todas as partes. Mas podemos então esperar que um membro revise e acrescente outros elementos. Mas tudo bem.

2- Disponibilizo a versão 1.0. Daí alguém faz as modificações e a renomeia pra 1.1 ou 1.2 dependendo da modificação e acrescenta seus créditos ao final (que pode incluir seu site, contatos etc.) seria assim que procederemos?

3- Caso o passo 2 citado acima seja o que nós vamos seguir, uma vez disponibilizada a apostila, quem começaria? Como limitar (segundo sugerido por ALX) o número de pessoas que fariam essa edição? Apenas por uma mensagem " olha, estou fazendo". Não seria ruim um comprometimento e não haveria uma certa "cobrança" pelo andamento do trabalho?


Comentários: ^^PenDragon^^ não é tão trabalhoso pq a estrutura está pronta. Apenas seria um processo de refinamento e não de construção.

Temos que concordar que as nossas idéias precisam ser melhoradas para evitar a confusão. Chegando num consenso e acertados os devidos passos, disponibilizo a versão 1.0 da apostila com 80 páginas em formato DOC (do word, facilmente editável)



#87301 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 28/04/2003, 21:37 in Editores Vetoriais

Respondendo alguns comentários feitos:

1- Sim... a apostila não tem TUDO do CorelDRAW. A Bíblia tem 1500 páginas. Por isso é uma apostila

2- A apostila DEVE ter sim todos os comandos básicos. Galera: Não vamos pensar no EU mas sim no NÓS e principalmente no ELES. A apostila não pode ter apenas uma seção de elementos mais avançados. Deve possuir os elementos básicos, intermediários e avançados para agradar e ensinar os mais diversos tipos de pessoas. Hoje vc acha uma linha guia algo ridículo. No início, não é...

3- Claro que pode (e deve!) possuir os comandos avançados, tutoriais de elementos não-convencionais... Um algo a mais. Mas a apostila não pode ser apenas um "livro de receitas" de resultados. Temos que pensar que nem todo mundo tem a intimidade com o programa que nós que mexemos há 4 anos ou mais, temos... Senão será algo muito egoísta :-)



#88627 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 01/05/2003, 00:03 in Editores Vetoriais

Bem... aguardando contatos, iniciativas...

err... temos que fazer o projeto dar certo...



#87990 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 29/04/2003, 22:24 in Editores Vetoriais

Ola,

Bom, acabei de dar uma olhada por cima, na apostila (to no meu trampo), mas parece ser muito boa! :)

Mas acho q para melhorar alem de ler atentamente, o certo seria utilizala na pratica, pq pra kem ja tem uma noção fica td muito facil, mas quem naum tem pode estar muito complicada! Mas como usar na pratica? Se alguem aki da aula, conhece alguem q de aula, ou tenha um colega afim de aprender o CorelDraw, entregue pra essa pessoa(ou alunos) para q sera o publico alvo avaliem, assim caso naum entenda alguma coisa ira tirar duvida com vc (professor/amigo/cara q manja!heheh), daí baseada nas informações q vc teve q passar pro seu aluno, vc atualiza a apostila!!

Pq isso segue o q ocorreu comigo, qdo pequeno fiz curso de CorelDraw, mas soh fui realmente aprender qdo precisei, qdo entrei pra uma gráfica!

Abraços,

Eu dou aula de Corel...

:)

Tenho os tempos da apostila e uso ela no meu curso...
Então tá funcional... Projetada pra 2 meses de aula...


Mas gostaria de deixá-la com uma qualidade melhor... assim todo mundo ganha...



#87494 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 29/04/2003, 09:01 in Editores Vetoriais

muito bom moça dos raios

eu não manjo nada de corel, mas em compensação de freehand a coisa já muda um pouco

mas de qualquer forma to baixando a apostila e fico no aguardo de novas atualizações


uma dica: usem um sistema de blog; talvez seja mais fácil de centralizar as alterações

Obrigada pelo apoio. (Moça dos Raios?!) :ph34r:


Seguinte galera... Gostaria de saber. Alguém baixou? Alguém leu?
Oq acharam? Impressões Iniciais?
Lembrem-se. Se tudo der certo este é o primeiro de muitas apostilas Open Source.
Então, aguardo suas sinceras opiniões :*****

Meu ICQ tá na signature (31826700) Qualquer coisa, uma sugestão mais detalhada, ou mesmo envio de parte do material editado para eu redisponibilizar (estamos aqui)



#87303 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 28/04/2003, 21:45 in Editores Vetoriais

ae gostei da idéia e gostaria de ajudar, mais a minha opinião é a seguinte, tá cheio de apostila de corel e mais um monte de coisa pra aprender a mexer no programa.

AS apostilas disponibilizadas em português e gratuitamente na net são muito ruins...
Por isso que eu to com esse projeto... se vc baixar vai ver que essa apostila tem 80 páginas.



#84623 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 25/04/2003, 12:04 in Editores Vetoriais

É o seguinte pessoal.

Coloquei isso num outro tópico, mas eu tive uma idéia de longa data que eu quero por em prática.
Há um bom tempo atrás, tive que comprar um livro de CorelDRAW, pelo simples motivo que não se acha um tutorial decente na nossa lingua na Internet.
Então eu to com um projeto OPEN SOURCE pro caso do corelDRAW (quase como o Linux):

É assim:

Eu disponibilizo pra vocês baixarem a apostila de CorelDRAW do curso que eu montei (pro CorelDRAW). Essa apostila me deu MUITO trampo montar. tem 80 páginas, (aliás um pouco mais) Só que, na época que eu montei direcionei pra versão do curso onde dou aula (Versão 9,0 ) Mas é plenamente compatível com as versões posteriores (10 e 11)

No projeto, você baixa a apostila (que está em formato DOC) e a EDITA (muda, acrescenta aquilo que está faltando ou eventualmente oq está errado). Esse processo não é obrigatório. Mas se puder faça. A apostila será da comunidade.

Todo esse processo é gratuito e a nossa comunidade vai ganhando cada vez uma apostila, um ponto de referência cada vez mais completo que nada vai deixar a desejar às apostilas/ livros no mercado.

Deixem os meus créditos no final e acrescentem os seus. A apostila virá com um número (versão 1.0) e a partir do instante de revisão vc coloca outro número (1.1 ou se vc fizer grandes alterações 2.0, etc.. assim por diante).

É quase como se fosse o Linux sabe? Só que numa apostila.


Observações:

1-Eu preciso acertar como isso vai ser feito e ver aqui mais sugestões a respeito disso.

2- Haverá muitas cópias é verdade e esse é o objetivo. Não duvido que alguém disponibilize comercialmente, não encaro isso como um problema.

3- A apostila está em formato DOC do word. Não acrescentem MACROS ou VÏRUS, por favor e nem convertam pra outro formato, como PDF (dificulta a edição)

4- Esse é o primeiro projeto que eu lanço: Apostila CorelDRAW. Se esse projeto tiver realmente empenho, desenvolvimento do pessoal e as apostilas forem evoluindo, maravilha: Eu começo o projeto Photoshop, projeto dreamweaver. Caso contrário, se eu perceber que a galera só pega e não melhora a qualidade, esse será o meu primeiro e último projeto.
Então precisamos decidir aqui alguns detalhes antes de eu colocar o link pra apostila.

5- Temos que combinar (ou achar soluções) para evitar que existam 2 versões com mesmo numero só que com conteúdos diferentes. Isso eu tb preciso combinar com vcs.

6- Quando tivermos acertado todos os detalhes com vocês, eu coloco o link aqui pro pessoal baixar.

Sugestões, opiniões, por favor, postem aqui. Já pagamos um absurdo pelos programas, não vamos pagar pelos livros!!!


E como não poderia deixar de ser, o link da apostila:

Antes de baixar um aviso: A apostila está hospedada no Terra, então não adianta mandar pro getright ou flashget. Feche o seu gerenciador de downloads e faça como indicado abaixo: Salvar destino como. A apostila tem pouco mais de 2 megas (zipada)


clique aqui com o botão direito e escolha salvar destino como



#122156 Para Quem Esta Iniciando!

Posted by Elektra naty on 17/06/2003, 13:03 in Teoria da arte e tipologia

Legal LU , desenhar é tão prazeroso...(desenho todos os dias na escola pras crianças... na mão mesmo em provas, apostilas...)

a Naty já deu altas dicas sobre os materiais (aquela régua com elipses e curvas é chamada de Curva Francesa também)

Lápis de cera já usei en trabalhos grandes e traços soltos e rápidos (bem intuitivo), em vários tipos de papel
(no meu site tem numa foto minha, na parede um desenho grande em cera ...)(icone sobre mim)

nanquim é bom demais pra desenho a traço, com pincel ou bico de pena (canetas johan faber, staedler...)
no meu site tbem tem uns desenho assim (icone portfólio)

Pastel seco foi muito interessante usar, pra fazer degradês... (raspa-se o giz e deixa o pó cair no papel e com um paninho vai-se dissipando a cor) (icone portfólio)

a variação de técnicas alimenta muito agente pela diversidade e abre os horizontes do olhar

mas o grafite tá sempre na mão (0.9 pra lapizeira) ou 2B pra cima! ;)

O gabarito é um molde vazado com elipses, círculos


a curva francesa é uma régua cheia de curvas irregulares...


Sào diferentes..


mas tem razão... Curva FRancesa é indispensável.




IPB Skin By Virteq