Jump to content


Elektra naty's Content

There have been 357 items by Elektra naty (Search limited from 28/04/2023)



Ordernar por                Order  

#83745 Fontes! Mais Usadas!

Posted by Elektra naty on 23/04/2003, 23:35 in Editores Bitmap

O jeito é fazer como a tia Naty... ter uma coleção de 60 mil fontes e ir usando elas aos pouquinhos, na medida em que for precisando...

Onde eu baixei? Usei programas de mirroring de sites...
vc confere em
www.superdownloads.com.br

< aproveitando a deixa da dica de download, lembro a todos q links pra downloads apenas de versões trial e freeware. pirataria é proibida no wmo, ok! >



#83754 Melhor Versão Do Corel Draw?

Posted by Elektra naty on 23/04/2003, 23:47 in Editores Vetoriais

Ixi... entrei pra discordar... :o

Eu não acho a versão 11 a melhor... acho que algumas ferramentas ficaram Muito "escondidas" sabe? O 9 tinha isso bem claro.

O anti-aliasing no zoom ficou impecável. Mas ainda acho que o maior defeito de TODO COREL DRAW é o alinhamento...

matematicamente falando, o corel tem uma falha bem grave: Imagina que vc faz um pentágono. o corel entende que o centro do pentágono é o centro do retângulo que o contém, mas na verdade, é o centro do círculo que o contém. Daí, na minha função é impossível trabalhar com precisão em desenho vetorial sem o auxílio do autoCAD.
Vcs não acham?



#83762 Coreldraw X Animes

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 00:05 in Editores Vetoriais

Oi pessoal..

É o seguinte: eu tenho visto vários tutoriais sobre a colorização de animes. E eu adoro ANIMES. Por isso fiz esse mini tuto pra vocês.

Bem, oq eu noto é que a colorização de Animes fica MUITO restrita ao Photoshop. Minha opinião: O processo inicial (principalmente contornos) fica mais atenuado se os contornos forem definidos através do corelDRAW.

A imagem abaixo exemplifica isso:

1-escaneamento da imagem

2- Transformação da Imagem em Bitmap do Windows (formato nativo do Paint) Pra não haver perdas

3- Definição de contornos com as ferramentas Bézier e Mão Livre do CorelDRAW (eu prefiro pra fazer um trampo mais suave... tem galera que monta no Photoshop. pra início como eu disse, prefiro Corel)

4- Daí sim passar o trabalho já definido pro Photoshop. Daí é ajuste Fino. Uso o aerógrafo, borracha, zoom a 500% e Gradient Map (pra gerar uns tons de degradê irados). Depois disso é dar um brilho e setar a qualidade de algumas imagens pra branco...


A imagem final:

Posted Image



#83774 Coreldraw X Animes

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 00:28 in Editores Vetoriais

é um estilo diferente, naty, eu por exemplo, se fosse desenhar anime em vetor preferiria o Illustrator, por ter mais opções de brushs e resultados mais parecidos com lápis e tal.


ehhehehe não consigo me dar bem com o Illustrator. A imagem original é um desenho feito a lápis. Apenas defini os contornos com Corel.
Mas o corel só definiu neste desenho os contornos e os degradês. Pequenas falhas do escaneamento foram removidas com photoshop.



#83801 Melhor Versão Do Corel Draw?

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 02:07 in Editores Vetoriais

Oi elektra, blz?

Interssante seu ponto de vista...

Mas eu não acho não...

Pois o o centro do círculo q vc fala é o mesmo do pentágono...
pois tá na proporção...(saca o q é mancha gráfica, nas artes gráficas? por ae...)

Faça o teste:
Faça um hexágono por ex.(6 lados, enfim, qtos forem) com fio em vermelho(para diferenciar)
agora faça uma elipse regular (círculo) (com control)(com fio preto mesmo)
Seleciona os dois(com a tecla schift)
seu corel é port ou ingl?
Enfim...Vai em arrange(arranjar)>align & distribute(alinhar e distribuir)>centralizar pela página(center of the page) ou só tecle P(CVom os dois selecionados.)
O q acontece? os dois objetos vao ao centro da pagina!
Veja o centro de cada objeto selecionado, é o mesmo! ;)
Entendeu? então, por isso acho que não tem fundamento o q vc disse(matematicamente falando) hehehehe

vejo assim essa questão...

Aproveitando a ocasião... Bem vinda! Prazer é todo meu!

Falow...

Obrigada... O Prazer é nosso :P

OLha, vou te provar de centenas de maneiras essa falha do CorelDRAW.
Meu corel é o 11 em português, mas TODOS tem essa falha matemática, oq torna o Corel inexato pra certas aplicações matemáticas:

Primeiro:Se clicar em alinhar pelo objeto e usar a ferramenta bézier, trace dois segmentos um que passe pelo "centro" do Pentágono até o meio de um dos lados. Matematicamente, esse segmento se chama apótema.
Se o encontro dos apótemas é realmente centro do Pentágono, os dois segmentos traçados devem ter mesmo comprimento certo? Não é oq ocorre. Olhe as duas figuras abaixo:

Posted Image

Gire levemente a cabeça... o erro é tão grosseiro que você notará que o centro não é eqüidistante dos lados. Logo, não é o centro real do pentágono. Na verdade é o centro do Quadrado que o contém, oq é matematicamente errado.


Agore olhe uma figura similar feita com o AutoCAD, ou seja, outro pentágono regular.

Posted Image

Os apótemas possuem o mesmo tamanho. Compare visualmente. E se quiser, usando o comando _dist (que mostra a distância no autoCAD) vc terá certeza plena, pois o cad mostra o tamanho dos segmentos.. Note como o centro do Pentágono agora está posicionado de maneira correta (um pouco mais para baixo em relação a figura anterior)

Meu objetivo não é denegrir, nem arrumar uma briga. Quero compartilhar conhecimentos e experiências e não terei vergonha alguma se eu por acaso estiver errada. Adoro o CorelDRAW para o desenho vetorial. Mas acho que esse problema é oq não o torna um editor impecável. Ou seja: Meu trabalho de precisão é usar AutoCAD pro início, exportar pro corel e dar o acabamento. O dia em que misturarem conceitos de desenho técnico (o prompt do cad, o sistema eficiente de coordenadas e conceitos matemáticos corretamente usados) no corel, Não tem pra ninguém!!!
Lá pela versão 20 eu acho que eles corrigem isso :P



#83807 Coreldraw X Animes

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 02:37 in Editores Vetoriais

muito boa combinação, não sou muito fã de anime não...(apesar de ser fã de Lobo Solitário, conhece?hehe não sei se é do seu tempo, hehehe, enfim, Gostei muito de sua imagem, e tá de parabéns Naty!

Falow

Obrigada!!!

:************

Sim, conheço lobo solitário... Li acho que todos os quadrinhos dele... quando ele vai pro Inferno e o pessoal o expulsa de lá... O cara que adora golfinhos espaciais... rlz...



#83808 Plugin

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 02:39 in Editores Bitmap

XENOFEX
EYE CANDY
Corel Knockout 2.0



#83814 Photoshop E Anime

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 03:18 in Editores Bitmap

Oi pessoal. Nesse tempo de garimpadas procurando por links que me auxiliassem no design das minhas imagens com Photoshop (no estilo anime)

Achei alguns links interessantes:

Bakaneko
Excelente!!! Dicas muito boas envolvendo nosso programa preferido - Photoshop!!!

Paleta Básica
Recomendações Básicas sobre a Paleta de cores a ser usada em Anime. Eu discordo em alguns pontos

Indeciso sobre que cores usar? Este é o Site
Site com excelentes combinações de cores a serem usadas em Photoshop pra quem está começando na arte dos animes :D

e agora vem de quilo pra vcs outras dicas:



http://www.yoyodyne.net/loomis/ (the ultimate!)

http://polykarbon.co...rials/index.htm ( drawing & CG tut., lineart for CG )

http://www.larrydempsey.com/inking/ (inking)

http://myth.sandwich.net/tutorial/ ( draw. tut. )

http://artcorner.org...als/index.shtml ( draw. tut., lineart for CG, art dict.)

http://members.tripo...e/tutorial.html ( anime & mecha tut. )

http://www.merekatcreations.com/ ( CG tut. )

http://www.genesoul....n-tutorials.htm (CG & opencanvas wpe's)

http://pirotess.rydia.net/tute/ (anime & CG)

http://www.members.s...cs/artists.html (comics)

http://www.freetoon....ntro/frame.html ( animation )

http://www.cs.nott.ac.uk/~dgf/ ( CG tut. )

http://kawaiicarrot....t/tutorial.html ( anime & CG tut. )

http://www.phong.com/tutorials/ (photoshop tricks)

http://www.eyeball-d....com/page09.htm (photoshop tricks)

http://misery.subnet...tuto/index.html (photoshop tricks)


UFA!!! Alguém tem mais algum site decente que envolva Photoshop e ANIMES?
:P



#84119 Melhor Versão Do Corel Draw?

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 14:56 in Editores Vetoriais

Ola,

Elektra, concordo com vc na parte do alinhamento do pentagono, e da estrela, q ocorre amesma coisa, mas se formos analizar bem o corel naum eh um editor pra dezenhos ezatos, tanto eh q na parte de colocar medida dele, naum foi bem resolvida! O draw foi desenvolvido principalmente para se fazer arte final, mas para kem precisa fazer projetos exatos por mais q o corel possa chegar perto, eh necessário o auto cad, mesmo pq com o autocad e outros softeares(naum conheço pq naum trabalho na area) vc pode rendenizar o projeto em 3d!!

Olá pedrokike!

É oq eu mais lamento no corel. Essa falha. Se eles corrigissem isso, seriam de longe o melhor editor de ilustração vetorial do mercado.
Alguém sabe dizer se essa falha tb existe no Illustrator?
Se bem que pra renderizar mesmo, o CAD é ruinzinho... nós necessitaríamos de outro programa como Maya ou 3dSMAX que são impecáveis nessa parte da renderização do desenho.

Desenho 2D é o seguinte (pra mim) começar no CAD, e arte final no Corel. Dá pra fazer tudo no Corel? Dá sim, e o pessoal faz isso. O problema é que se tem que trabalhar com fator de zoom alto pra ir ajustando na raça. Mas se consegue resultados muito bons assim...

:************



#84122 Coreldraw X Animes

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 14:59 in Editores Vetoriais

Caramba! Ficou doidêra sua imagem!!
Se eu fosse desenhar, tb faria como vc fez, mas ainda naum tenho toda essa habilidade pra desenhar no PS.
Parabéns!

Brigada, mas friso: o desenho original foi feito em papel com um lápis HB (lapiseira convencional pentel)
Depois exportei pro corel. Fazer do zero no Corel não que seja impossível, mas eu pelo menos não teria capacidade pra isso, exigiria muita firmeza da mão, etc...
Obrigada



#84125 Photoshop E Anime

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 15:02 in Editores Bitmap

elektra e seus links...

Ah, galera, a Elektra é a mãe da super lista q esta pendurada nesta sessão... foi ela q postou no freemind a lista original q fui acrescentando outros links posteriormente.

elektra, se vc quiser, pode postar os links na sequencia do tópico pendurado nesta sessão, ok!

Valeu! Ainda preciso ver essa superlista...

E Sephiroth: Agora são 60 mil as fontes ehehehehe

Preciso achar essa listinha (juro que nem vi ehehehe)


:************



#84143 Sugestões Para O Photoshop

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 15:40 in Editores Bitmap

Falhas no Photoshop: (ou pura ignorância minha com o programa)

Os pincéis: sempre aquela pontinha redonda... Deveria vir com uma ponta quadrada como o Corel PHotoPaint (ok, até dá pra fazer, mas acho que deveria vir de fábrica)

Como já foi dito aí: Texto sem preview, isso é um saco.

Ferramenta Crop: Não diz o tamanho em pixels da seleção. Às vezes isso é importante né? (OK... vc pode definir o tamanho inicial do crop, mas na hora de aumentar o tamanho da seleção ele não diz o tamanho)

A Elipse: Minha bronca é que a elipse no Photoshop não tem alças de seleção, não consigo configurar tamanho da borda, é sempre uma elipse cheia. E se isso oq eu estou falando possui uma solução alternativa eu digo: Pq a elipse não é como o paint? (Elipse com preenchimento, elipse com borda, elipse com cor sólida). A elipse não é didática.


Degradê: Acho a Interface não muito intuitiva. Durante o degradê precisaria de um preview. Aliás: Preview é algo que se fosse implementado de maneira melhor, seria uma boa no Pohtoshop.

Importação de arquivos vetoriais: Puxa. Vc importa um EPS e o PHOTOSHOP faz aquela linhazinha tosca, bem tênue...

Mudança nos Filtros: Há pouco desenvolvimento nos filtros no desenvolvimento de uma nova versão. Pouca coisa muda.

Ausência de um Wizard: Se fossem instalados wizards no Photoshop, creio que isso facilitaria muito para a útilização de processos comuns.

Ferramenta borracha no modo bloco: Dá pra aumentar a ponta???



#84411 Onde acho apostilas do Corel?

Posted by Elektra naty on 24/04/2003, 23:48 in Editores Vetoriais

Eu mesma, insatisfeita com isso, montei uma apostila do CorelDRAW gratuita em português. ela possui cerca de 80 páginas. Baseada nas minhas experiências pessoais, em páginas da web, etc... tá totalmente em português.
E to afim de fazer um projeto OPEN SOURCE ou seja, eu disponibilizo a apostila, vcs olham, avaliam, e ACRESCENTAM mais coisas.

Eu to afim de acabar com essa palhaçada de comprar livros caríssimos. Mas oq eu faço não é pirataria uma vez que eu sou a autora do compêndio e fiz modificações próprias e autorizo as modificações. Mas é o seguinte: O projeto tem que ser OPEN SOURCE. Nada de Converter pra PDF, e de preferência não vender.

Se eu perceber grande interesse nesse projeto, vou fazer isso com o:
Photoshop
Dreamweaver
e
outros progs...
Dependendo da boa vontade e Interesse da galera, nesse meu projeto, divulgo a apostila que eu montei. Mas tem que ser como eu falei: Não visar os lucros e procurar melhorar o conteúdo, blz?



#84606 Onde acho apostilas do Corel?

Posted by Elektra naty on 25/04/2003, 11:37 in Editores Vetoriais

Eu mesma, insatisfeita com isso, montei uma apostila do CorelDRAW gratuita em português. ela possui cerca de 80 páginas.  Baseada nas minhas experiências pessoais, em páginas da web, etc... tá totalmente em português.
E to afim de fazer um projeto OPEN SOURCE ou seja, eu disponibilizo a apostila, vcs olham, avaliam, e ACRESCENTAM mais coisas.

Eu to afim de acabar com essa palhaçada de comprar livros caríssimos. Mas oq eu faço não é pirataria uma vez que eu sou a autora  do compêndio e fiz modificações próprias e autorizo as modificações. Mas é o seguinte: O projeto tem que ser OPEN SOURCE. Nada de Converter pra PDF, e de preferência não vender.

Se eu perceber  grande interesse nesse projeto, vou fazer isso com o:
Photoshop
Dreamweaver
e
outros progs...
Dependendo da boa vontade e Interesse da galera, nesse meu projeto, divulgo a apostila que eu montei. Mas tem que ser como eu falei: Não visar os lucros e procurar melhorar o conteúdo, blz?

Ola Naty,

Eu tenho um pouco de conhecimento na área de Corel Draw, trabalhei com isso uns 2 anos (grafica), agora to usando + por hobby :unsure: !!!

Mas posso ajudar no q eu puder ;) !!

abraços,

Vou abrir um tópico sobre isso, acho que fica mais claro pra galera.



#84623 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 25/04/2003, 12:04 in Editores Vetoriais

É o seguinte pessoal.

Coloquei isso num outro tópico, mas eu tive uma idéia de longa data que eu quero por em prática.
Há um bom tempo atrás, tive que comprar um livro de CorelDRAW, pelo simples motivo que não se acha um tutorial decente na nossa lingua na Internet.
Então eu to com um projeto OPEN SOURCE pro caso do corelDRAW (quase como o Linux):

É assim:

Eu disponibilizo pra vocês baixarem a apostila de CorelDRAW do curso que eu montei (pro CorelDRAW). Essa apostila me deu MUITO trampo montar. tem 80 páginas, (aliás um pouco mais) Só que, na época que eu montei direcionei pra versão do curso onde dou aula (Versão 9,0 ) Mas é plenamente compatível com as versões posteriores (10 e 11)

No projeto, você baixa a apostila (que está em formato DOC) e a EDITA (muda, acrescenta aquilo que está faltando ou eventualmente oq está errado). Esse processo não é obrigatório. Mas se puder faça. A apostila será da comunidade.

Todo esse processo é gratuito e a nossa comunidade vai ganhando cada vez uma apostila, um ponto de referência cada vez mais completo que nada vai deixar a desejar às apostilas/ livros no mercado.

Deixem os meus créditos no final e acrescentem os seus. A apostila virá com um número (versão 1.0) e a partir do instante de revisão vc coloca outro número (1.1 ou se vc fizer grandes alterações 2.0, etc.. assim por diante).

É quase como se fosse o Linux sabe? Só que numa apostila.


Observações:

1-Eu preciso acertar como isso vai ser feito e ver aqui mais sugestões a respeito disso.

2- Haverá muitas cópias é verdade e esse é o objetivo. Não duvido que alguém disponibilize comercialmente, não encaro isso como um problema.

3- A apostila está em formato DOC do word. Não acrescentem MACROS ou VÏRUS, por favor e nem convertam pra outro formato, como PDF (dificulta a edição)

4- Esse é o primeiro projeto que eu lanço: Apostila CorelDRAW. Se esse projeto tiver realmente empenho, desenvolvimento do pessoal e as apostilas forem evoluindo, maravilha: Eu começo o projeto Photoshop, projeto dreamweaver. Caso contrário, se eu perceber que a galera só pega e não melhora a qualidade, esse será o meu primeiro e último projeto.
Então precisamos decidir aqui alguns detalhes antes de eu colocar o link pra apostila.

5- Temos que combinar (ou achar soluções) para evitar que existam 2 versões com mesmo numero só que com conteúdos diferentes. Isso eu tb preciso combinar com vcs.

6- Quando tivermos acertado todos os detalhes com vocês, eu coloco o link aqui pro pessoal baixar.

Sugestões, opiniões, por favor, postem aqui. Já pagamos um absurdo pelos programas, não vamos pagar pelos livros!!!


E como não poderia deixar de ser, o link da apostila:

Antes de baixar um aviso: A apostila está hospedada no Terra, então não adianta mandar pro getright ou flashget. Feche o seu gerenciador de downloads e faça como indicado abaixo: Salvar destino como. A apostila tem pouco mais de 2 megas (zipada)


clique aqui com o botão direito e escolha salvar destino como



#84688 Psp

Posted by Elektra naty on 25/04/2003, 13:15 in Editores Bitmap

É, como o Sephiroth falou, um arquivo nativo do Paint Shop Pro.
Para visualizá-lo e apenas visualizá-lo sem as possibilidades de edição (máscaras, etc do Paint Shop Pro), use um visualizador como o IRFANVIEW

Para pegá-lo,clique aqui é um freeware...

:*****



#85252 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 26/04/2003, 02:39 in Editores Vetoriais

Bem, alguns comentários:

1- A apostila tem vários capítulos. Não é imprescindível que todos editem todas as partes. Mas podemos então esperar que um membro revise e acrescente outros elementos. Mas tudo bem.

2- Disponibilizo a versão 1.0. Daí alguém faz as modificações e a renomeia pra 1.1 ou 1.2 dependendo da modificação e acrescenta seus créditos ao final (que pode incluir seu site, contatos etc.) seria assim que procederemos?

3- Caso o passo 2 citado acima seja o que nós vamos seguir, uma vez disponibilizada a apostila, quem começaria? Como limitar (segundo sugerido por ALX) o número de pessoas que fariam essa edição? Apenas por uma mensagem " olha, estou fazendo". Não seria ruim um comprometimento e não haveria uma certa "cobrança" pelo andamento do trabalho?


Comentários: ^^PenDragon^^ não é tão trabalhoso pq a estrutura está pronta. Apenas seria um processo de refinamento e não de construção.

Temos que concordar que as nossas idéias precisam ser melhoradas para evitar a confusão. Chegando num consenso e acertados os devidos passos, disponibilizo a versão 1.0 da apostila com 80 páginas em formato DOC (do word, facilmente editável)



#85268 Efeito Cromado

Posted by Elektra naty on 26/04/2003, 03:53 in Editores Bitmap

ola a todos, gostaria de saber se alguem sabe como fazer, ou alguem tem algum tutorial de como fazer uma cor que fique igual a cromado, eu gostaria de fazer alguns retangulos na cor cromada, eu achei no site "psworld.kit" algo parecido, mas com letras e nao ficou tao bom, mas eu queria algo do tipo assim

:ph34r: http://baixaki.ig.co...53.htm?ctx=3142 :ph34r:

ou esta aqui:

:ph34r: http://baixaki.ig.co...56.htm?ctx=3142 :ph34r:

se alguem souber com fazer, ou onde eu acho um tuto pra aprender a fazer um retangulo, ou qualquer coisa do tipo com essa cor, por favor, me avisem!!

muito obrigado

abraço a todos

viper0!!!

Photoshop não é muito a minha área, mas ao meu ver:

Imagem 1: É um gradient Map
Clique em Images >> Adjustment >> Gradient Map
Daí é só setar as cores certas.


Imagem 2: A caveirinha é uma imagem 3D. O ideal seria criar a estrutura em wireframe Num programa 3D, como Maya, 3DSMAX. Criada essa estrutura e a iluminação, apenas renderizar a imagem com a textura correta. Mas vc quer fazer isso no Photoshop, então.. ehehehe
Fazer isso no Photoshop, seria BEM trabalhoso. Vc precisaria dar diferentes tons de iluminação contraste provavelmente usando a ferramenta superexposição e subexposição localizadas no menu flutuante no Photoshop.



#85272 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 26/04/2003, 04:38 in Editores Vetoriais

E como não poderia deixar de ser, o link da apostila:

Antes de baixar um aviso: A apostila está hospedada no Terra, então não adianta mandar pro getright ou flashget. Feche o seu gerenciador de downloads e faça como indicado abaixo: Salvar destino como. A apostila tem pouco mais de 2 megas (zipada)

clique aqui com o botão direito e escolha salvar destino como



Vamos nos organizar para melhorar o conteúdo. Conto com a opinião e o upgrade de vocês para tornar essa apostila mais abrangente do que já é. Se esse projeto for bem sucedido, eu encabeçarei outros projetos de apostilas free (Dreamweaver, Photoshop, Flash). Caso o projeto não corresponda às expectativas, outros projetos não serão iniciados (pelo menos não por mim). Vamos lá!!! Tornar o ideal Open Source será se depender de nós uma realidade nas apostilas em português também!!!



#86517 Dúvida...

Posted by Elektra naty on 27/04/2003, 16:58 in Editores Vetoriais

E ae pessoal tudo blz?
Bem eu sou iniciante no Corel, e estou com uma dúvida q eu não achei na Busca, é bem simples eu acho, trata-se simplesmente como trabalhar em uma imagem em determinado tamanho, sem ser a página inteira?
Por exemplo, eu estou usando um método bem arcaico para fazer isso eu faço a imagem, ou logo do jeito que eu quero, depois tiro um Print Screen e colo no Photoshop aí redimensiono e faço o resto :( ou então salvo ela e abro no Photoshop, por exemplo como eu poderia trabalhar em uma imagem de 300px x 300px sem precisar do PS pq na empresa que eu trabalho não tem Photoshop, e tbm eu não quero ficar dependendo dele.
Valeu por ajudarem desde já!

T+!!!



Hmmm o trabalho se destina à Impressão ou exibição na tela (creio que exibição pois vc citou pixels e não cm como normalmente a gente usaria na impressão)

Vc está trabalhando num quadrado certo? (seja de 300 X 300 ou 500 X 500, não importa a medida)

Clica em Exportar, salva no formato que você quiser e lá vc define não só o formato como o tamanho da imagem, além da resolução da mesma.

Vale lembrar também que, se sua empresa tem o CorelDRAW, ela deve ter o Corel PhotoPaint Instalado, ou não? Pois se tiver, pra "edições externas" O PhotoPaint é muito bom. (ok, ok.. não é um Photohop, mas faz MUITA coisa).

Outra coisa: Se possível trabalhe com o formato vetorial do Corel. Trabalhar com bitmaps implica em uma "perda" da liberdade de edição. Em bitmaps vc trabalha com "Manchas de Pixels" em vetores vc pode facilmente redimensionar, posicionar as curvas, fazer um trabalho mais rápido.



#86524 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 27/04/2003, 17:03 in Editores Vetoriais

eu achei bem legal a ideia, mas eu acho que a ediçao deveria ser um pouco diferente, por ex, alguem leu, e acha que falta algo, essa pessoa manda um formulario que estaria no mesmo site q a apostila, indicando onde começa a ediçao, o formulario seria enviado ao e-mail do administrador (no caso vc) que iria ler, editar se necessario e encaixar no arquivo.doc e colocar para download, assim nao ficaria apenas um grupo editando, mas sim TODOS e nao iria perder a organizaçao, e caso fique sobrecarregado para voce, vc poderia chamar um grupo para te ajudar, dividindo o trabalho como cada semana um é responsavel pela manutençao da apostila, ou cada dia, dependendo do volume de contribuiçoes.

Bem... o problema é que como vc concluiu: Fica muito carregado, pra depois haver um reagrupamento das idéias (eu tenho uma porrada de projetos pra tocar e todos ao mesmo tempo) Eu não teria tempo pra isso atualmente.

Todos Editando aconteceria o seguinte problema: Alguém poderia editar duas vezes a mesma parte. Seria ineficiente quando as duas poderiam trabalhar em áreas distintas do mesmo projeto, não acha?



#87109 Para os maniacs

Posted by Elektra naty on 28/04/2003, 14:36 in Editores HTML Proprietários

Hmmm na minha opinião, o melhor editor não-visual é bloco de notas (quando vc clica em Exibir>>Código Fonte)

Mais rápido impossível. Só por curiosidade:

Alguém edita pelo Prompt do DOS?
:D



#87123 Fontes...¬¬

Posted by Elektra naty on 28/04/2003, 15:01 in Teoria da arte e tipologia

Eu adoro Fontes.

Vou dar algumas dicas para quem mexe muito com fontes e tentar usar minha experiência própria (tenho 60 mil e aumentando, então acho que posso dar minha visão pessoal sobre isso)

1- Faça um catálogo das suas fontes e salve num CD. Como Fazer o catálogo? Há vários programas. Se não me engano o Irfanview faz isso. Uma lista de catalogadores de fontes pode ser facilmente encontrada em
www.superdownloads.com.br. Prefira os catalogadores que transformam as fontes em imagens com thumbnails (miniaturas) e permitem preview em html. Assim, numa página HTML vc pode comparar 100 fontes distintas/página

2- Para saber melhor o comportamento da fonte em todos os caracteres use a seguinte frase que tem todos os caracteres vigentes:

THE QUICK BROWN FOX JUMPS OVER THE LAZY DOG (em maiúsculas)

the quick brown fox jumps over the lazy dog (em minúsculas)

Os catalogadores de fontes vem com essas frases por padrão. Os métodos de catálogo que eu uso são os seguintes:

a- Preview em página HTML (salve os previews em um CD para consulta futura. Eu faço isso)

b- Impressão das fontes por ordem alfabética ( Fontes de símbolos deixe num lugar à parte) e armazenamento das mesmas num fichário. Eu faço isso!

O pessoal costuma dizer: Muitas das suas fontes são semelhantes. É verdade. Em 60 mil fontes, há muitas que se repetem, só que isso garante um trabalho mais preciso na elaboração de um projeto.

Sempre é bom falar: NUNCA instale TODAS as fontes, pois isso sobrecarrega o sistema operacional. (Eheheh experimente abrir seu Adobe Photoshop com 500 fontes... ou melhor, não experimente, é suicídio)
Vá instalando/desinstalando conforme a necessidade.

Quanto à Padrões para se escolher isso é muito subjetivo, mas posso tentar dar uma ajuda:
Praticamente todo JOGO/Filme/Anime/Marca de Carro/Produto possui um fã. Não é difícil usar uma fonte da Coca-Cola, de Half-Life, de Quake e fontes com temas antigos, normalmente com nomes de quadros ou estilos: Gothic (gótico), Monet, etc... Assim, dependendo do que você quer, busque uma fonte pelo nome do filme, jogo, marca, etc... Ajuda MUITO!

Fontes para convites cartões e DELIRANTES normalmente são feitas pela CAC
CAC Champagne, CAC Valiant, etc.. É obrigação de um webdesigner possuir umas fontes da CAC :P


Outra coisa importantíssima: Se possível, salve a fonte usada num disquete. Eu SEMPRE faço isso, quando tenho que levar a um bureau. Eles não se recusam jamais a instalar uma fonte minha e não me cobram nada a mais. Ficar convertendo em Curvas (no corelDRAW) ou transformar a fonte num bitmap são péssimas idéias. E se precisar de uma edição de última hora? Percebe? É claro: No mesmo disquete/CD tenho a devida imagem com a fonte já convertida em curvas. Seguro morreu de velho. Não custa nada, não sei pq não fazer.

Bem, espero ter ajudado...



#87301 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 28/04/2003, 21:37 in Editores Vetoriais

Respondendo alguns comentários feitos:

1- Sim... a apostila não tem TUDO do CorelDRAW. A Bíblia tem 1500 páginas. Por isso é uma apostila

2- A apostila DEVE ter sim todos os comandos básicos. Galera: Não vamos pensar no EU mas sim no NÓS e principalmente no ELES. A apostila não pode ter apenas uma seção de elementos mais avançados. Deve possuir os elementos básicos, intermediários e avançados para agradar e ensinar os mais diversos tipos de pessoas. Hoje vc acha uma linha guia algo ridículo. No início, não é...

3- Claro que pode (e deve!) possuir os comandos avançados, tutoriais de elementos não-convencionais... Um algo a mais. Mas a apostila não pode ser apenas um "livro de receitas" de resultados. Temos que pensar que nem todo mundo tem a intimidade com o programa que nós que mexemos há 4 anos ou mais, temos... Senão será algo muito egoísta :-)



#87303 Projeto - Apostila Coreldraw

Posted by Elektra naty on 28/04/2003, 21:45 in Editores Vetoriais

ae gostei da idéia e gostaria de ajudar, mais a minha opinião é a seguinte, tá cheio de apostila de corel e mais um monte de coisa pra aprender a mexer no programa.

AS apostilas disponibilizadas em português e gratuitamente na net são muito ruins...
Por isso que eu to com esse projeto... se vc baixar vai ver que essa apostila tem 80 páginas.




IPB Skin By Virteq