Jump to content


PenDragon's Content

There have been 160 items by PenDragon (Search limited from 26/05/2023)



Ordernar por                Order  

#953602 Reforma Ortográfica

Posted by PenDragon on 15/01/2009, 10:54 in Debates

A gente não pode fazer nada não galera... querendo ou não a reforma taí!

Somos gado rejeitando a nova ração intelectual, hehe
Ê ê ê... vida de gado, povo marcado... povo feliz! (Zé Ramalho) :D

Aproximando ou não os países de língua portuguesa, a reforma taí e vai vingar (e vai aproximar mais mesmo, a longo prazo , mas vai), uns podem até relutar, ignorar, mas vai ser engolido pelas novas regras...
e vai chegar uma hora que neguim (e branquim) vai ter que se adaptar de uma vez só (o que vai ser mais difícil pro cara, na verdade vai ser um saco), caso não tiver se adaptando antes e aos poucos.

E quem atualizar os textos (leia-se palavras que mudaram) nos sites com as novas regras vai estar na frente, já vai mostrar antecipação, atividade, se mostra mais atual, dinâmico, querendo ou não isso é (vai ser) notado pelo usuário.

Claro que no msn, scraps no orkut, com amigos íntimos (ou não) não vai parar a abreviação. Como sorriso disse: a gente escreve rápido, é mais dinâmico, e informal... e a mensagem é passada numa boa, normal.
Diferentemente de um texto mais específico, formal e tal.

Sei que, qto antes se adaptar, melhor.



#967747 Furukawa

Posted by PenDragon on 20/05/2009, 09:26 in Galeria de Exposição

Parabéns furukawa, muito bom seus trabalhos!



#954768 Furukawa

Posted by PenDragon on 23/01/2009, 09:01 in Galeria de Exposição

Posta seu trabalho nesse mesmo tópico.

(y)



#979926 Reestruturação

Posted by PenDragon on 14/09/2009, 09:34 in Reestruturação dos Desafios

Concordo com a idéia de fazer um só desafio com um só tema, independente de qual software.

O user vai escolher o programa pra fazer sua arte, na postagem coloca o programa usado.
Assim todos participam sempre.

'' sem.Ponto Postado 09/06/2009, 20:21
E aí gente,

Demorei um pouco para responder o tópico, mas vamos lá!

Eu penso que nem o kavoo, se a gente está com poucos usuários para participar dos desafios, fica complicado separar os poucos que tem em 5 desafios.

União faz a força...

Eu vejo assim: 10 usuários em apenas 1 desafio vai animar muito mais a galera do que 2 usuários em cada um dos 5 desafios. A disputa fica mais quente dessa forma.

E também nossos olhos se fecharão para o mesmo lugar. Teremos usuários e membros da equipe mais atentos, e com certeza poderemos criar idéias criativas para aplicar nesse único desafio.

Bom, são vocês que mandam! Bora continuar essa discussão...


(y)



#967631 Freelance, Pode?

Posted by PenDragon on 19/05/2009, 11:51 in Debates

Patrícia, entendo seu ponto de vista, e respeito sua opinião.

Mas eu duvido que um contratado vai se dedicar 100% a uma empresa (dentro dela sim, tem que vestir a camisa mesmo), mas fora da empresa, deixar de trabalhar em casa como freelance, quando aparece uma oportunidade, isto é, deixar de pegar um trabalho, só pq trabalha numa empresa, pra mim, não tem sentido.



#967624 Freelance, Pode?

Posted by PenDragon on 19/05/2009, 10:59 in Debates

Ahhh Bomba... Ou então eu entendi errado...
pensei que fizesse seu freelance (trabalhinho por fora, hehe), na empresa que vc trabalha e no horário de expediente. Aí é muita cara-de-pau!

Aí nesse seu caso não... fora da empresa ninguém tem nada com o que vc faz ou deixa de fazer!

Por exemplo, eu tenho dois empregos, na mesma área (comunicação visual) e ainda faço freelance, numa boa.

Ninguém tem que achar ruim não, temos contas a pagar, se eu não fizer por mim, ninguém faz. né não?



#967690 Freelance, Pode?

Posted by PenDragon on 19/05/2009, 17:53 in Debates

Dependendo da relação que vc tem com a empresa, é até uma boa vc trazer a conta (cliente) pra empresa
(aí pode até aumentar um pouco a comissão... hehe)



#967812 Freelance, Pode?

Posted by PenDragon on 20/05/2009, 16:26 in Debates

Então, se você faz freelancer na mesma área que a sua empresa é concorrência sim. Agora, se isso é errado/anti-ético ou não para você, é outra coisa. Para MIM, é. Se eu fosse sua chefe e soubesse que você faz freelancer na mesma área que a empresa eu te demitiria por justa causa...

E se acha que está ganhando pouco, tem tempo para fazer outros freelas e clientes diria para você investir seu tempo nisso. E se prefere ganhar por comissão, procure uma empresa que se encaixe nesse perfil e mande o curriculo para lá.


Isso tudo é muito relativo, depende muito da políticas de cada empresa, tem gente que ganha fixo, outros por comissão, errado ou não são outros 500..!

De uma coisa tenho certeza, acho um absurdo se uma pessoa, por ex., não "puder" ilustrar um livro infantil por fora (como freelance), só por trabalhar numa empresa onde é ilustrador...
é concorrente? pode até ser (dependendo do ponto de vista) a empresa vai perder cliente? a empresa vai fechar por isso?
Pra muitos mercado taí, pra outros não, existem muitos clientes, muito trabalho pra todo mundo (para bons profissionais), até pro sobrinho da vizinha que "mexe" com computador... mas, tem qualidade? tem base? é profissional?

A posição de um chefe que manda embora um funcionário (às vezes o melhor), por ele fazer freelance, é no mínimo de uma pessoa egoísta, quer o mercado só pra si, não deixa ou não dá oportunidades para os outros, não confia no seu trabalho, se confiasse não se preocuparia com os outros, e sim se preocuparia em fazer o seu trabalho da melhor forma possível. nada pessoal, Patrícia.

Imagina a situação: vem um possível cliente e pede pra vc fazer um site básico, paga bem, te adianta 50% e mais 50% qdo entregar o trabalho, o trabalho é fácil pra vc, vc faz em um curto espaço de tempo, com a melhor qualidade e tals...
Mas vc diz que não pode fazer pq trabalha numa empresa que "proíbe" de vc fazer como freelance... como diria o padre Quevedo: "Isso non ecsiste!!!!

Se eu trabalhasse numa empresa que não deixaria eu fazer meus freelances (tem gente que faz escondido? nunca vi isso!), eu mesmo faria questão de pedir demissão, e com certeza acharia outra empresa que não tem essa "ditadura profissional". tô fora.
A mentalidade do mercado atual não tá nesse tipo de pensamento, os tempos são outros.

Eu vejo assim, pois estou há mais de 20 anos no mercado de comunicação visual, como desenhista e designer gráfico.

Patrícia, não é nada pessoal, respeito sua opinião mas tenho o direito de discordar (e não te acho egoísta ;) ), espero que me entenda, não me leve a mal ok?



#967617 Freelance, Pode?

Posted by PenDragon on 19/05/2009, 09:43 in Debates

Trabalhinho por fora é feelance!

Se vc está trabalhando na empresa, usando o espaço físico, material da empresa, etc, e a empresa não ganha com isso... é natural uma represália por parte deles.

Imagina se vc monta uma empresa, tem empregados e eles trabalham (usam o tempo que vc paga a eles) pra fazerem trabalhinhos por fora.... como vc se sentiria?

é antiético! Só não pode deixar te pegarem... hehe



#968027 Freelance, Pode?

Posted by PenDragon on 22/05/2009, 08:34 in Debates

Ao contrário do Pen que iria pedir demissão, eu esperaria a empresa me demitir, na mesma hora eu procuraria um advogado...


Iria pedir demissão mesmo, isso se ela "proibisse" de eu fazer meus freelas.

Quem sabe até valeria entrar na justiça, ia depender muito da situação, mas sei não... não ia brigar por pouca coisa... como disse depende muito da situação.



#954412 Qual Melhor Software Para Esse Tipo De Trabalho?

Posted by PenDragon on 21/01/2009, 11:20 in Teoria da arte e tipologia

Pen Dragon:
Ja tentei apresentar um desses modelos mais simples com linhas e tals, mais os diretores acharam muito simples,
tem q ser algo mais complexo, para mim seria tipo se tivesse uma imagem feita de linhas como marca d'agua e tals...


Não sei se vc entendeu Luana, mas é como a imagem mostra abaixo que eu quis dizer

exemplo1.jpg

Sucesso aí!



#954175 Qual Melhor Software Para Esse Tipo De Trabalho?

Posted by PenDragon on 19/01/2009, 18:48 in Teoria da arte e tipologia

Esse post me lembrou o dinheirinho da Festa junina que faço todo o ano pra escola onde trabalho... hehe

Fiz essa marca d'água com linhas...

Fazia uma linha irregular fechada, tipo um 8, duplicava-a (arrastando-a e soltando com o botão direito) bem pertinho uma da outra e saía dando control+D, dá um efeito legal, as linhas eram cinza claro e bem finas... grupava cortava-as usando o recurso de fazer um retângulo e juntava com as linhas no shift e ia lá nos botões pra cortar (esqueci o nome deles agora...)

Tenta!

Sucesso aí!



#954218 [=]montanha[=]

Posted by PenDragon on 20/01/2009, 08:11 in Galeria de Exposição

Muito bom Montanha!

Curto seu estilo, seja o mais comportado (inocente) ao mais punk (revoltado), se é que se pode dizer assim...

Continue mandando ver aí

(y)



#989757 Logo By Leviatan

Posted by PenDragon on 11/12/2009, 09:11 in Galeria de Exposição

Levi, também gostei da terceira (das velas).
Sugestões:
- Diminuiria um pouco as velas, sem alinhar com o nome, ficaria mais limpo, pra marca "respirar".
- Mantenha as cores das velas (RGB), que é a paleta pra mídia eletrônica, mas elas (as cores) poderiam estar mais vivas.
- No slogan, não precisa o "Descobrindo", parece que está aprendendo (por mais que esteja), vai logo no " Um jeito novo de fazer televisão", fica mais curto e mais direto.



#957342 Sugestões Para O 12º Desafio Bitmaps

Posted by PenDragon on 10/02/2009, 13:21 in Bitmaps

Seguinte, a sobreposição de imagens esta bem interessante, mas acho que tem que ter uma imagem base, o que acham?


é interessante mesmo, nunca fizemos assim num desafio

imagem base acho que não... cada um escolhe a imagem que quer fazer..., fica mais livre a escolha... na minha opinião fica mais diversificado os trabalhos tbém.

(y)



#956504 Sugestões Para O 12º Desafio Bitmaps

Posted by PenDragon on 03/02/2009, 08:21 in Bitmaps

Ae galera, vamos dar palpites para o próximo desafio blz?

Minha sugestão é fazer várias fotos (umas em cima das outras) formando uma só, ou seja, uma foto só formada por várias :huh: :lol:

bóraí!



#956819 Sugestões Para O 12º Desafio Bitmaps

Posted by PenDragon on 05/02/2009, 16:02 in Bitmaps

Além da sugesta das fotos, sou mais fazer uma lata de refrigerante de melancia... que tal? :assobio: :lol:

Lembrando que o prazo para as sugestões é até o dia 10/02/09 (terça)



#955353 Como Começar A Fazer Impressos?

Posted by PenDragon on 26/01/2009, 11:13 in Teoria da arte e tipologia

Se a pessoa quisesse colocar uma imagem JPG, por exemplo uma foto, na impressão... JPG trabalha em pixels, não é vetor, então quando se fosse imprimir sairia tudo borrado, certo?


Não é por aí não Carlos...,

Se a imagem estiver com 300 dpi (no original e importado no Corel ou lllustrator (place)) e estiver em escala CMYK, aí não tem problemas.

Mas cuidado com imagens importadas no Corel vindo do PS... muitas vezes existem conflito de paleta, e o resultado não é como o esperado (a tendência é escurescer a imagem).

Photoshop e Illustrator, por serem da Adobe tem a compatibilidade de paletas acertadas.

O ideal é sempre pedir uma "Prova" à gráfica do arquivo que vc enviou para se certificar das cores, revisão do texto (mas deve ser feito no decorrer do trabalho), etc. antes de rodar os 5.000 impressos, hehe
Já pensou se não pede a prova e sai tudo errado? Mó prejú, preste atenção nisso.

Sucesso aí!



#955997 Votação 11º Desafio De Vetores - Tecnologia

Posted by PenDragon on 30/01/2009, 09:39 in Vetores

Karolzinha sua sapequinha! (de novo) hehe :lol:

Infelizmente seu voto não pode ser computado:

Tem uma regrinha ali emcima:

5.4- O usuário deverá ter mais de 15 posts para que seja validado seu voto.


Mesmo assim agradecemos seu voto ;)

Mas nada impede que vc dê opiniões e participe dos desafios blz?
Depois abriremos um tópico com sugestões para o próximo desafio, como de costume...

Some não hein?

bjo



#986389 Que Tipos De Arquivo Enviar Para O Cliente.

Posted by PenDragon on 17/11/2009, 10:58 in Teoria da arte e tipologia

Gostaria de saber do pessoal que já atua na area de design gráfico, em qual formato vocês costumam enviar a arte final para o cliente. Geralmente vocês mandam o arquivo aberto ou apenas fechado.

Para aprovação do cliente mando no formato .PDF fechado, pra não acontecer nenhum "acidente".

Dia desses desenvolvi uma apresentação para um cliente, enviei o arquivo final para ele e, alguns dias depois, o mesmo solicitou o arquivo aberto (Illustrator), nesse caso vocês enviariam?

Eu questionaria o porquê dele querer aberto, pois o mesmo não deve mexer no arquivo (layout), isso compete ao designer.

No caso do desenvolvimento de um logotipo, geralmente é mandado apenas um modelo para o cliente ou são feitos mais modelos para o cliente escolher? Em quais formatos disponibilizar a arte final para o cliente? Em qual resolução é indicado fazer o logotipo?

Depende do que foi conversado com o cliente, se já existir uma linha de criação, ou seja, combinado os elementos e cores, etc. mando somente um, englobando o que foi combinado.
Mas é bom enviar no máximo 3, variando na mesma linguagem (ou não, isso depende), pra que ele tenha mais opções de escolha.
Deve-se disponibilizar ao cliente a arte-final pronta pra gráfica (aí vai depender da gráfica, boas gráficas aceitam o arquivo em .PDF fechado, configurado para impressão). Pois se ele aprovou o layout, não tem que mexer em mais nada. o logotipo deve ter a resolução para impressão na gráfica, ou seja 300 dpi, configurado para paleta de cores CMYK.

Na hora do Briefing (transmissão do cliente do que ele quer/precisa) é essencial captar todo o tipo de informação do produto ou serviço que ele oferece, como público, por ex.
Pra gráfica mando sempre fechado pra que não tenha nenhuma alteração do que o cliente aprovou.
E é garantia de bom trabalho, pedir uma "prova" pra gráfica, pra conferir cores, evitar de ter algum erro. Ainda assim deve-se pedir aprovação do cliente na prova, e depois mandar rodar na gráfica.

Qualquer dúvida relativa ao assunto é só postar, ok?

Sucesso aí!



#956075 Votação 11º Desafio De Vetores - Tecnologia

Posted by PenDragon on 30/01/2009, 15:19 in Vetores

Oie Pen sapequinho hauhauahua

Pq sapequinha? e de novo? rs*


Sapequinha pq vc parece ter o jeito sapeca! (alegre e bricalhona, menina que nao para quieta) hehe

de novo pq já te chamei de sapeca noutro tópico...

Acho que agora estão valendo seus votos! ;)

bjo



#956517 Votação 11º Desafio De Vetores - Tecnologia

Posted by PenDragon on 03/02/2009, 08:53 in Vetores

Mais uma votação chega ao fim, e bem disputado, diga-se de passagem, com ótimos trabalhos!!!

Bóralá ao resultado:

1º - helioth - 25 pontos

2º - PenDragon - 23 pontos

3º - JCamilo - 19 pontos


4º - net_man - 5 pontos

Parabéns a todos! Mndaram bem pacaramba!!!

deem sugestões para o próximo desafio Vetores



#962544 Como Obter O Uso De Cores Por Desenho

Posted by PenDragon on 01/04/2009, 09:54 in Editores Bitmap

Fala seuboi, quer dizer muge!
hehehe triste essa hein..!

Bom, seguinte:
Pra saber a porcentagem da composição das cores na arte faça o seguinte:

Ative a paleta Info (Informações) no menu Janela (Window)>Info (ou tecle F8 para ativá-la)

Na caixa de ferramentas, ative a ferramenta conta-gotas e ponha-o sobre a cor que deseja saber a informação,
é só olhar na paleta info as porcentagens em CMYK.

Outra maneira é ir em Visualizar (view)>Configurações de prova (o primeiro)>Chapa de Ciano Ativo (ativar), o programa transforma o desenho só na cor que é composta por Ciano, por exemplo.

Espero ter contribuído pra tirar sua dúvida.

Sucesso aí!



#956669 Votação 11º Desafio De Bitmaps - Ciborgue

Posted by PenDragon on 04/02/2009, 09:32 in Bitmaps

Calcula os pontos direitos cara.

Leone Fernandes - 24 pontos.

CS - 21 pontos.


Tá certo Leone! Pulei uma contagem ali...Vou editar lá no resultado, o do helioth tbém tava errado.

Valeu e Parabéns aê!



#962608 Como Obter O Uso De Cores Por Desenho

Posted by PenDragon on 01/04/2009, 16:36 in Editores Bitmap

Aah... bom

Bem q eu vi que a pergunta (como entendi) tava meio pra newbie pro seuboi... hehehe

E vi que já tinha a separação de cores no post... ê cabeça a minha... voei nessa...heheheh

como descobrir a porcentagem de cores espalhadas pela midia? [2]

Dei uma caçada por aí, até num fórum de produção gráfica e não achei nada, mesmo buscando com as palavras-chave...

Fico devendo essa...




IPB Skin By Virteq