Jump to content


Photo
- - - - -

Reforma Ortográfica


  • Faça o login para participar
44 replies to this topic

#1 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 03/01/2009, 04:49

Então, começou a vigorar a reforma ortográfica (isso ainda tem acento???? :P ) Primeiro que ainda nem sei direito o que vai mudar. Depois... Ô preguiça pra catar todos os textos e consertar na base do olhômetro.

E vocês, já começaram a corrigir os sites????
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#2 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 03/01/2009, 19:54

Eu não vou corrigir nada, a menos que os clientes me enviem os textos e me paguem para alterar. :P

Vai demorar para essa reforma pegar, só na próxima geração. Daqui 15 anos eu vou começar a escrever corretamente... :lol:
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#3 deko

deko

    [www.theprodigy.com.br]

  • Administradores
  • 1078 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá - ABC - SP
  • Interesses:$

Posted 03/01/2009, 21:22

Concordo com o Sem.ponto, vai demorar para isso realmente pegar de vez, eu por enquanto não vou me preocupar em consertar o que foi feito, quem sabe nos projetos futuros eu venha implantar a reforma ortográfica.. :D
[--Posted Image--]

#4 Allex Severino

Allex Severino

    Será?!?!?!

  • Usuários
  • 793 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 04/01/2009, 09:19

Aff, tanta coisa importante para se mudar neste país (acho que esta palavra terá assento, e terá (tera)?!?!?! :wacko:

Esta coisa de 15 anos sem. faz muitissimo sentido. Quem está na maneira "antiga" vai demorar muito para se atualizar, os livros didáticos das escolas nestas áreas também. Então, os professores escrevem à mão neles corrigindo ou terá de enviar livros novos a todas as escolas brasileiras. Se olhar por estes detalhes percebemos que não é tão fácil assim mudar tudo ^_^ . Assim, vai demorar um pouquinho para que as pessoas preocupadas com sua ortografia comecem a escrever certinho.

:lol:
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#5 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 04/01/2009, 09:58

Pra quem é da área de TI é melhor. Acabou PT-BR, agora é só PT! :)

Nós teremos dois anos pra nos adaptar, nesse período as duas formas de escrita serão corretas.

Edição feita por: Cristiano Galdino, 04/01/2009, 09:58.

Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#6 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 05/01/2009, 11:08

O Cristiano tá certo, são 2 anos para que todos se adaptem. Não tem os 15 anos que o SemPonto quer.
E, os livros escolares que chegam neste ano já começam a seguir a reforma. O que sobrar deve seguir em 2010. Não passa disso.
----------
Agora, no meu caso, péssimo em gramática e que aprendi mais na prática que na teoria.... vai ser Freud pra pegar as manhas.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#7 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 05/01/2009, 12:29

O mais chato é que quem aprendeu de uma forma, irá reaprender as coisas tudo novamente, isso é complicado pois estava conversando com uma professora de crianças e ela me falou que terá que fazer uma reciclagem urgente para ensinar corretamente. Imagina como você vai falar para uma criança que não se usa mais o chapeuzinho do vovô, é complicado.

Em sites também acredito que a mudança irá ser bem lenta, pois só aqueles clientes porretas vão exigir mudanças...
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#8 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 05/01/2009, 15:28

Acho que o que o usuário procura é o que o conteudo passa, se aquele texto conseguir passar a mensagem ortograficamente(novo modo) correto ou não(velho modo)... o usuario não vai dar muita bola de inicio... Eu acho que ainda vai sim os 15 anos que o sem.ponto disse, pois até a geração que está aprendendo o portugues "novo" sem ter conhecido o antigo (conhecer vai. .. onde ainda existir ele)... eles sim vão ser menos tolerantes e a este tipo de ortografia..

Mas da pra ir mudando com o tempo..

Tenho uma amiga que faz legenda de programas de muitos canais de tv da tv paga... ela já tem que fazer os textos seguindo a reforma
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#9 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 05/01/2009, 16:38

O fato é que mudou e todo mundo tem que escrever correto, correto? :-P Como irei prestar alguns concursos esse ano, preciso me atualizar pois os dois modos de escrita são corretos e eles podem abusar das pegadinhas nas provas.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#10 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 05/01/2009, 19:22

Vamos manter o foco no que a sala é destinada.. (Assuntos diversos ligados à Tecnologia em geral, Mídia, e outros relacionados.) (ok2)


E os sites do governo? :lol:
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#11 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 06/01/2009, 09:46

são 3 anos de adaptação! concursos publicos, vestibulares, provas, etc etc etc tem que aceitar as 2 grafias até 2012. O Brasil já passou por 2 reformas antes dessa, em 1943 e 71. ná época deu uma certa confusão mas estamos aí.

eu tô sussegado quanto a reforma. são pouquissimas palavras que mudaram e muitas delas que a gente nem usa no cotidiano.
Tô montando meu portfolio e já penei pra achar palavras erradas, mas consegui. =] caso tenha alguma errada, paciência. tamo todo mundo no mesmo barco hehe. até lá a gente vai errando, afinal, é errando que se aprende.

quem quiser uma ajudinha com a reforma, esse PDF tem todas as novas regras bem explicadas ;)



#12 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 07/01/2009, 02:27

Valeu pelo link, Sorriso. Eu ia mesmo procurar as regras na web. Foi uma boa ideia ;)
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#13 Inu

Inu

    Veterano

  • Usuários
  • 1138 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

Posted 07/01/2009, 08:27

Sinceramente... Eu prefiro o português antigo. Eu levei todo esse tempo para aprender tudo e agora vou ter que mudar? #$#$$%#%#$. Fugindo um pouco do assunto :B como vou explicar pro meu filho que ideia nao rima com meia e cadeia e sim com plateia e colmeia se as palavras não tem acento? Em geral, uma rima é verificada pela terminação da frase. Complicou um pouco eim? Outra coisa, normalmente se sabe como se fala pela acentuação, trema, enfim. O que tiraram... Para saber como falar agora, só vendo alguém falando. Mais uma coisa... Pêlo e pelo... Enfim, não sei para que deixam acentos diferenciais em umas e tiram de outras, é melhor tirar de tudo :P agora para saber qual é a palavra, só lendo o texto... Mas o pior é o hífen mesmo... Prefiro contra-regra, guarda-roupa, enfim do que contrarregra, guardarroupa... Cruz-credo! Fo.da mesmo é que esse ano é vestibular para mim... =X

Enfim, voltando ao foco web... Quando passa a valer esse negócio de PT nos sites? Tanto faz usar PT ou PT-BR? (isso é na codificação né?)

Edição feita por: Inu, 07/01/2009, 08:31.


#14 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 07/01/2009, 10:05

então, uma das coisas que discutiram na reforma é que a grafia das palavras é igual, mas a semântica n muda. c tem que ler a frase toda pra saber o contexto da palavra. você não precisa de acento em "seus pelos são longos" pra saber que é "pêlo" substantivo e não algum outro.
mas tem umas que eu não concordo, tipo "para" e "pára", q dá pra gerar umas confusões as vezes.


agora nos sites acho que não tem um 'quando passa a valer'. não tem ninguem pra fiscalizar muito menos pra "punir" quem não atualizou sites :P claro, quem fizer um com as novas regras vai uns pontinhos extras, mas não é nenhum crime ficar com o português antigo ;)



#15 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 07/01/2009, 14:10

Quando foi que a web só teve gênios em português? :P

Tem milhares de sites que se pegarmos, iremos encontrar muitos erros com português antigo. A maioria dos sites não tem ninguém para revisar os textos, só os grandes... creio que não vai mudar tão cedo na web, com excessão de sites importantes, o povo já escreve errado com o português antigo, com o português novo o povo vai escrever mais errado ainda.

Bom, o negócio é acabar com o orkut, quem sabe os erros de português não diminuem na web? :D
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq