Jump to content


Photo

Como Começar A Fazer Impressos?


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 carlosware

carlosware

    12 Horas

  • Usuários
  • 263 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/01/2009, 17:24

Até hoje eu só trabalhei como webdesigner, mas recentemente me pediram para fazer um impresso para uma gráfica. Como eu nunca mexi com isso, queria saber se vocês poderiam me dar alguns toques...

1 Quais tamanhos de impressos existem?
2 Qual o DPI para trabalhar?
3 Qual o melhor programa? Eu sei que pode ser usado Photoshop, só usar vetores, certo?

Dúvida em design eu não tenho, eu sei montar, mas queria saber das minhas dúvidas acima.
Quinta Categoria - Visite meu blog! http://www.quintacategoria.com.br

www.CarlosHenriqueWD.net - Serviços de webdesign para blogs e sites. Construção de temas personalizados para Wordpress. Além de sites dinâmicos e básicos.
Fórum WMO - Equipe de Diversos - Moderador

#2 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 25/01/2009, 22:58

olha, eu já mexi um pouco com impressões. nada demais max o mínimo :P

tamanho de impresso creio que qualquer um você pode usar. depende do que você quer. mas tem os padrões tipo A0, A1, A2.. B0, B1, C0, C1... vai ao gosto do freguês.

DPI que eu saiba pra impressão boa, uns 300 tá bom, mas não é toda impressora que chega nesse nivel de detalhe =] ( lembrando que 72dpi é o mínimodo mínimo a ser trabalhado)

graficas também tem mania de usar Corel Draw pra fazer os trabalhos (eu particularmente não gosto de corel :P) eu uso o adobe illustrator pra fazer vetores. ja usei corel e illustrator e acho que o ele tem um poder de criação muito superior ao do corel. mas independente de onde você faça, as gráficas também pedem arquivos no formato PDF fechadinho, que daí é só elas imprimirem do jeito que você quer, no tamanho que você quer. Procure não entregar imagens rasterizadas (jpg, gif...) pois quando impressas perdem qualidade. Uma vez conversei com o dono de uma gráfica e ele reclamava muito que as pessoas davam arquivos rasterizados para imprimir. linhas muito finas (hairline) por exemplo ficam horriveis quando em formatos raster. quando em vetor, na hora da impressão, o computador sabe que tem uma linha alí e não pixels pretos enfileirados. enfim, é bom trabalhar com vetores.

o photoshop tem a pen tool mas não serve muito no caso. o photoshop é um programa de imagens raster e a pen tool dele acaba só senod um auxiliador pra bitmaps. o Ps acho que também exporta em PDF, mas nunca exportei nesse formato pelo PS, então não sei como fica o resultado.

é importante trabalhar também no formato CMYK e não RGB, como em webdesign, pra que na hora da impressão você tenha uma maior fidelidade de cores =]

Edição feita por: -SORRISO-, 25/01/2009, 23:00.



#3 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 26/01/2009, 07:31

Bom, vamos lá...
Vou discordar do Sorriso quando ele disse que 72DPI é o mínimo do mínimo... 300DPI para uma imagem a ser impressa em off-set é o ideal, não precisa mais e menos vai prejudicar a qualidade do impresso. 72DPI é resolução para Web.

Trabalhe sempre com padrão de cores CYMK, pois em geral as máquinas off-set trabalham com 4 cores, Cian(Ciano), Yellow(Amarelo), Magenta(Magenta) e Black(Preto). Caso seja necessário acrescentar uma cor Pantone além dessas pode ser que seu impresso fique com mais de 4 cores, isto implicará depois no valor do trabalho. Quanto mais cores, mais caro. Se houverem corem em RGB no arquivo, você pode ter uma surpresa muito desagradável no final.

Com relação ao formato, (**)existem os que o Sorriso falou, mas você não precisa ficar amarrado a eles, pois você tem opção de trabalhar com formatos especiais para incrementar seu Job.. Mas procure se informar com a gráfica sobre aproveitamento de papel, pois isso também influencia no valor final do trabalho.

Mande sempre o arquivo aberto para a gráfica com apenas as fontes convertidas em curva. Existem fontes que dão pau ao serem convertidas em curva, neste caso mande as fontes para a gráfica junto com o arquivo.

Aqui no fórum existe um tópico sobre marcas de corte, sangria e margem de segurança. Dê uma olhada, isto é fundamental.

Bom, por enquanto é isso. Mais dúvidas poste aí que nós veremos o que podemos fazer.

Abraço.

Aí, falow!

Obs.:
(**) Aqui havia uma informação errada!

Edição feita por: [=]Montanha[=], 26/01/2009, 12:10.

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#4 carlosware

carlosware

    12 Horas

  • Usuários
  • 263 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/01/2009, 10:13

Vlw pessoal, vi que o melhor mesmo é usar Illustrator ou Corel, né?
Sinceramente, eu nunca me dei bem com o corel, fico meio perdido com as ferramentas dele...

Mas uma dúvida...
Se a pessoa quisesse colocar uma imagem JPG, por exemplo uma foto, na impressão... JPG trabalha em pixels, não é vetor, então quando se fosse imprimir sairia tudo borrado, certo?
Quinta Categoria - Visite meu blog! http://www.quintacategoria.com.br

www.CarlosHenriqueWD.net - Serviços de webdesign para blogs e sites. Construção de temas personalizados para Wordpress. Além de sites dinâmicos e básicos.
Fórum WMO - Equipe de Diversos - Moderador

#5 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 26/01/2009, 11:13

Se a pessoa quisesse colocar uma imagem JPG, por exemplo uma foto, na impressão... JPG trabalha em pixels, não é vetor, então quando se fosse imprimir sairia tudo borrado, certo?


Não é por aí não Carlos...,

Se a imagem estiver com 300 dpi (no original e importado no Corel ou lllustrator (place)) e estiver em escala CMYK, aí não tem problemas.

Mas cuidado com imagens importadas no Corel vindo do PS... muitas vezes existem conflito de paleta, e o resultado não é como o esperado (a tendência é escurescer a imagem).

Photoshop e Illustrator, por serem da Adobe tem a compatibilidade de paletas acertadas.

O ideal é sempre pedir uma "Prova" à gráfica do arquivo que vc enviou para se certificar das cores, revisão do texto (mas deve ser feito no decorrer do trabalho), etc. antes de rodar os 5.000 impressos, hehe
Já pensou se não pede a prova e sai tudo errado? Mó prejú, preste atenção nisso.

Sucesso aí!

#6 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 26/01/2009, 12:15

Sinceramente, eu nunca me dei bem com o corel, fico meio perdido com as ferramentas dele...


Para quem trabalha com impressos é de suma importância dominar um soft vetorial, Corel ou Illustrator, tanto faz, mas tem que dominar um! Se for fazer impressos com mais de uma página, aconselho a usar o InDesign também, já que o illustrator só trabalha com uma página e o Corel não é muito bom para trabalhar com várias páginas.

Aí, falow!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#7 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 26/01/2009, 20:27

No design é sempre bom dominar praticamente todas as ferramentas graficas.... quem domina corel e illustrator tem mais ferramentas para fazer trabalhos melhores..

Sobre as fotos no impresso... é muito comum usar fotos/imagens nos impressos, não esquecendo as dicas do pessoal acima...

Usar programas vetoriais e raster/bitmap no design grafico é comum também .. desde que siga com a escala cmyk e 300dpi



As graficas tem uma tabela de cores e também uma tabela com medidas de impressos para melhor aproveitamento de papel...
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#8 carlosware

carlosware

    12 Horas

  • Usuários
  • 263 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/01/2009, 23:32

Tenho vontade de aprender Illustrator, mas tá difícil encontrar tutoriais recentes deste programa! A maioria dos sites de design foca mais em tutoriais para corel =/
Quinta Categoria - Visite meu blog! http://www.quintacategoria.com.br

www.CarlosHenriqueWD.net - Serviços de webdesign para blogs e sites. Construção de temas personalizados para Wordpress. Além de sites dinâmicos e básicos.
Fórum WMO - Equipe de Diversos - Moderador

#9 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 26/01/2009, 23:49

Ta faltando duvidas na sala de Illustrator, posta lá ^_^
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#10 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 27/01/2009, 08:02

olha. você já disse que domina o Photoshop. isso ja é um grande passo pois os programas da adobe são um tanto padronizados. A parte de aprender o que são layers você já sabe n então o resto é moleza =]

esse site aqui, N-Design Studio tem uns tutoriais interessantes. De começo é complicado mexer no illustrator mas depois que você saca como ele funciona é mole ;) o único jeito é enfiar a cara nele, tntat copiar vetores que alguém fez, até mesmo se for do corel!

Edição feita por: -SORRISO-, 27/01/2009, 08:03.



#11 carlosware

carlosware

    12 Horas

  • Usuários
  • 263 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/01/2009, 21:03

hehehe, já podem até mover este tópico pra illustrator né?
rs

Bom, encontrei um ótimo site com ótimas vídeo aulas de illustrator, é este aqui -> http://www.mxmasters....br/illustrator

Gente, eu estou me adaptando bem ao programa. Em uma única video aula já aprendi bastante coisa que no Corel levaria bem mais...
Mas tem um porém...

Fiquei grilado com esse lance da maioria das pessoas usarem corel. Seria legal se ao fazer o trabalho no illustrator, desse para salvar o arquivo em formato corel também. Assim eu poderia desenvolver tranquilamente no Illustrator que mesmo se a gráfica só tivesse corel, poderia abrir o arquivo normalmente. Isso existe?

Vou dar uma checada no Google, qualquer coisa posto aqui novamente.
Quinta Categoria - Visite meu blog! http://www.quintacategoria.com.br

www.CarlosHenriqueWD.net - Serviços de webdesign para blogs e sites. Construção de temas personalizados para Wordpress. Além de sites dinâmicos e básicos.
Fórum WMO - Equipe de Diversos - Moderador

#12 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 28/01/2009, 07:22

Fiquei grilado com esse lance da maioria das pessoas usarem corel. Seria legal se ao fazer o trabalho no illustrator, desse para salvar o arquivo em formato corel também. Assim eu poderia desenvolver tranquilamente no Illustrator que mesmo se a gráfica só tivesse corel, poderia abrir o arquivo normalmente. Isso existe?


Olha, gráfica que é gráfica tem que abrir o arquivo que você mandar nem que seja em PPS! hehehehe!! Mas não fique grilado, não, pois o Illustrator salva arquivos em formato EPS que poder ser aberto/importado no Corel facilmente. É simples e indolor! ehehehe!! Outra coisa legal, o corel abre/importa arquivos em PDF, pode ser uma outra alternativa.

Bom, é isso!

Aí, falow!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#13 Cau Lago

Cau Lago

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Santos
  • Interesses:Conhecimento, infromação, amizades.

Posted 28/01/2009, 12:59

Até hoje eu só trabalhei como webdesigner, mas recentemente me pediram para fazer um impresso para uma gráfica. Como eu nunca mexi com isso, queria saber se vocês poderiam me dar alguns toques...

1 Quais tamanhos de impressos existem?
2 Qual o DPI para trabalhar?
3 Qual o melhor programa? Eu sei que pode ser usado Photoshop, só usar vetores, certo?

Dúvida em design eu não tenho, eu sei montar, mas queria saber das minhas dúvidas acima.


Carlos, trabalho como designer gráfico e estou fazendo um site, tbm estou com alguns problemas tecnicos como o seu, apesar das areas serem parecidas da um trabalhão..rs...
Bom, que tipo de impresso vc precisa fazer? Folder, cartaz, com dobra sem???pois dependendo do impresso existem milhares de tamanhos diferentes e acabamentos.
Na verdade eu recomendo a utilização do Corel Draw e se necessario converter antes de enviar pra gráfica seria em jpg com 400 dpi, mas a maioria das graficas aceita em cdr. :D

Bom, vamos lá...
Vou discordar do Sorriso quando ele disse que 72DPI é o mínimo do mínimo... 300DPI para uma imagem a ser impressa em off-set é o ideal, não precisa mais e menos vai prejudicar a qualidade do impresso. 72DPI é resolução para Web.

Trabalhe sempre com padrão de cores CYMK, pois em geral as máquinas off-set trabalham com 4 cores, Cian(Ciano), Yellow(Amarelo), Magenta(Magenta) e Black(Preto). Caso seja necessário acrescentar uma cor Pantone além dessas pode ser que seu impresso fique com mais de 4 cores, isto implicará depois no valor do trabalho. Quanto mais cores, mais caro. Se houverem corem em RGB no arquivo, você pode ter uma surpresa muito desagradável no final.

Com relação ao formato, (**)existem os que o Sorriso falou, mas você não precisa ficar amarrado a eles, pois você tem opção de trabalhar com formatos especiais para incrementar seu Job.. Mas procure se informar com a gráfica sobre aproveitamento de papel, pois isso também influencia no valor final do trabalho.

Mande sempre o arquivo aberto para a gráfica com apenas as fontes convertidas em curva. Existem fontes que dão pau ao serem convertidas em curva, neste caso mande as fontes para a gráfica junto com o arquivo.

Aqui no fórum existe um tópico sobre marcas de corte, sangria e margem de segurança. Dê uma olhada, isto é fundamental.

Bom, por enquanto é isso. Mais dúvidas poste aí que nós veremos o que podemos fazer.

Abraço.

Aí, falow!

Obs.:
(**) Aqui havia uma informação errada!




Geralmente a margem é de 0,5 cm, por dobra e lado B)
Bom lembrar do CMYK , se for feito em RGB vai dar diferença de cores qdo impresso... e vc pode ter surpresas bem desagradaveis qdo o produto chegar.

Fiquei grilado com esse lance da maioria das pessoas usarem corel. Seria legal se ao fazer o trabalho no illustrator, desse para salvar o arquivo em formato corel também. Assim eu poderia desenvolver tranquilamente no Illustrator que mesmo se a gráfica só tivesse corel, poderia abrir o arquivo normalmente. Isso existe?


Olha, gráfica que é gráfica tem que abrir o arquivo que você mandar nem que seja em PPS! hehehehe!! Mas não fique grilado, não, pois o Illustrator salva arquivos em formato EPS que poder ser aberto/importado no Corel facilmente. É simples e indolor! ehehehe!! Outra coisa legal, o corel abre/importa arquivos em PDF, pode ser uma outra alternativa.

Bom, é isso!

Aí, falow!



vc pode salvar em psd e depois importar pro corel.
as graficas ficariam mais felizes de receber, apesar de eu concordar com vc, eu tbm trabalho com outros programas alem do corel, mas virou padrao o corel...fazer oq né!!!!
:o
Cláudia Lago
MSN cau_lago@hotmail.com

#14 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

    O Defenestrador!

  • Usuários
  • 794 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 28/01/2009, 13:46

Carlos, trabalho como designer gráfico e estou fazendo um site, tbm estou com alguns problemas tecnicos como o seu, apesar das areas serem parecidas da um trabalhão..rs...
Bom, que tipo de impresso vc precisa fazer? Folder, cartaz, com dobra sem???pois dependendo do impresso existem milhares de tamanhos diferentes e acabamentos.
Na verdade eu recomendo a utilização do Corel Draw e se necessario converter antes de enviar pra gráfica seria em jpg com 400 dpi, mas a maioria das graficas aceita em cdr. :D

Olha, tudo bem recomendar o Corel para elaborar as artes, mas é besteira converter em JPG ou qualquer outro formato bitmap. Todo o que puder ser mandado em vetor para a gráfica, fica com uma qualidade de impressão muito melhor, os textos ficam bem mais definidos, as cores mais fiéis. Enfim, evite fechar o arquivo em formato bitmap! E se for fazê-lo, não há necessidade de mais de 300DPI. Procure no Google um artigo chamado "Peste Bitmap" e você vai entender o que eu estou falando.


Bom lembrar do CMYK , se for feito em RGB vai dar diferença de cores qdo impresso... e vc pode ter surpresas bem desagradaveis qdo o produto chegar.

Não só diferenças de cores, mas se o pessoal que for fechar o arquivo não estiver atento, uma figura em RGB pode sair como um borrão branco no seu impresso. Mas hoje em dia isso é muito difícil de ocorrer. Mesmo assim, cuidado com o RGB.


vc pode salvar em psd e depois importar pro corel.
as graficas ficariam mais felizes de receber, apesar de eu concordar com vc, eu tbm trabalho com outros programas alem do corel, mas virou padrao o corel...fazer oq né!!!!
:o

Importar um PSD no Corel só para enviar para a gráfica? Sinceramente o cara gráfica vai dar risada(e ainda te xingar de burro) se ele abrir o arquivo em corel e nele estiver apenas um arquivo Bitmap. Se não tiver elemento vetorial na arte, manda em JPG, CYMK a 300DPI e boa!!

Meu amigo ALX uma vez disse uma coisa certa, antigamente os impressos eram mais bonitos, pois havia mais cuidado no processo que começa em nós designer e termina no "corte e vinco" da gráfica. Hoje é tudo bitmap... Aff...
Bom, é isso o que eu tenho para falar.

Aí, falow

Em tempo:
Dêem uma olhada neste tópico aqui! Tem muita coisa interessante sobre processo gráfico, bitmaps e afins!

Edição feita por: [=]Montanha[=], 28/01/2009, 14:22.

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!


#15 carlosware

carlosware

    12 Horas

  • Usuários
  • 263 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/02/2009, 11:45

Vle pelas preciosas dicas pessoal!
Então, os impressos que me pediram pra fazer são no mesmo estilo deste cara => http://www.vini.com....olio.php?Cat=34

Vi que ele coloca imagens bitmap nos layout do impresso, certo? OK. Então eu deveria usar o Illustrator/corel nisso? Ou seja, aí estaria trabalhando com bitmap e vetor juntos, não?

[ps: Por favor, movam o tópico pra illustrator...]

Edição feita por: carlosware, 01/02/2009, 13:47.

Quinta Categoria - Visite meu blog! http://www.quintacategoria.com.br

www.CarlosHenriqueWD.net - Serviços de webdesign para blogs e sites. Construção de temas personalizados para Wordpress. Além de sites dinâmicos e básicos.
Fórum WMO - Equipe de Diversos - Moderador




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq