Oi,
Achei muito interessante este tópico... Quando decidi começar a fazer sites, fiz apenas para mim. Eram sites pessoais e nada mais que isso, até que decidi fazer disso uma fonte de renda. Não sou profissional do ramo, no sentido de ter diploma ou algum tipo de formação. Aprendi tudo o que sei sozinho, experimentando. Isto tem desvantagens, pois quanto maior a complexidade do site maior serão as minhas dificuldades de implementação do mesmo, e vantagens, já que em termos criativos estou livre de qualquer tipo de formatação teorica ou ideológica de como um site deve ser.
O maior problema com que me confrontei no início foi exatamente saber quanto cobrar por um site. Não fazia a miníma ideia do valor que as empresas do ramo cobravam. Então a única forma que encontrei, foi colocar-me no lugar do cliente e saber quando eu estaria disposto a pagar por um site. Cheguei a um valor de 450 pela concepção do site, mais 25 por cada página que este tenha.
No entanto, tendo eu um pé no mercado Português também, cobro valores completamente diferentes, pois as realidades de cada pais são diferentes. Enquanto que no Brasil um salário mínimo é de 300 reais em Portugal é de 3x mais. E assim sendo os valores que cobro por um site de um cliente que venha de Portugal são também 3x mais que os daqui.
Cumprimentos,
Pedro