Jump to content


lencini

Member Since 06/01/2004
Offline Last Active 02/02/2004, 18:09
-----

Posts I've Made

In Topic: Cobrança De Sites!

08/01/2004, 18:59

É galera, to vendo que o post tá bem quente. E interessante também!
Cada um colocou sua idéia..
Não minha opinião, muitas coisas que todos citaram estão certas.
Porque, tipo a web hoje se tornou muito competitiva e muitas vezes aquele profissional que estudou muito tempo, seja em cursos ou em casa, acaba ficando sem serviço, enquanto o tão famoso sobrinho de sei lá quem, faz um sitezinho "pobre" e tira o trabalho de pessoas que perderão várias noites de sono pra tentar aprender ao máximo sobre o assunto.
É logico que não temos o Direito de fazer cartel e tal, porque acho que cada um tem seu preço, cada um sabe o que gasta, o que sabe e o tempo que perde.. Que na verdade, O tempo se converte em dinheiro.. aí vem os problemas..
Sei que várias pessoas daqui fizeram cursos, como eu fiz. Pagando caro e tudo mais. E veêm a net, saturada de "sobrinhos", d´aum baita de um Desgosto!
Mas em relação à cursos, creio que não tem muito a ver. É lógico, que tem toda um contexto e tal, mas acontece que várias pessoas aprendem mais fuçando em casa, do que no curso. Como no meu caso...
Então, de maneira alguma, devemos tirar méritos e diminuir pessoas que não possuem cursos e tal, porque o que mais vale é o conheçimento e visão da pessoa..

E nunca podemos esquecer, que um fórum como esse é o MELHOR professor que podemos ter.


E quanto aos sobrinhos de nbum sei das quantas, devemos lamentar e se acostumar. Porque a tendência disso, é só aumentar.
Então devemos saber lhe dar com isso e sobresair entre eles..
Só assim, podemos resolver de uma vez por todas essas barreiras que nossa profissão nos oferece.

Concordo com o colega. Vou me dar como exemplo. Sempre me considerei um "profissional" da área de informática. Trabalhei sempre prestando suporte, montando servidores, redes, auditando segurança em empresas. Mas a vida muda, nossa cabeça também, e, nesse meio tempo, fiz vários trabalhos que envolveram design. Sempre me considerei um "hobbista", mas não um amador. Porém, também não um profissional. Só que há pouco tempo atrás, através de uma empresa (portanto meu nome não apareceu), eu executei um trabalho grande para uma certa agência de publicidade da Av. Cidade Jardim, uma das dez maiores do ramo. O trabalho foi muito bem recebido. E isso me fez pensar. Depois, um designer de mão cheia, formado em desenho industrial e outras coisas, viu trabalhos meus. então ele me disse que eu deveria "largar" a informática e me dedicar ao design, pq já estava mais do que no ponto. Querem saber? Não larguei totalmente a informártica ainda, mas estou buscando isso. Quanto mais eu conseguir clientes para design, mais foco darei em minha empresa para isso. Falei tudo isso só para ilustrar que, o mlehor reconhecimento de todos não é o diploma, e sim, o reconhecimento e o apoio dos nossos iguais!
Um abraço fraterno a todos.

In Topic: Cobrança De Sites!

08/01/2004, 18:48

O filho da vizinha não pode porque não tem diploma (mas sabe, pouco mas sabe)
Aquele do bairro que pegou um computador estudou e testou scripts e quem sabe fez os seus próprios não pode porque não tem faculdade e não estudou anos.

Quem seria o mais inteligente e mais versátil?

Aquele estudou anos para aprender aquilo que publicam em livros e que se copia da internet?

É hora para repensar as coisas e deixar espaço para todos, e aquele que tiver mais competência e conseguir tirar o diplomado do seu pedestal que o faça, mas nada de cartel, isso é coisa de quem não é compentente.

Agora vou fazer um desafio:

Todos que postaram aqui que coloquem as escolas em que se formaram, e o regstro do seu diploma, eu acredito que no máximo 3 o farão, sabem porque?

Porque todos eles começaram igualzinho a mim e ao moderador que assim citou.

Falam em tanta coisa, mas todos só pensam em si mesmos, é claro, farinha pouca, meu pirão tem que ser primeiro.

Estou começando a entender. Não peguei ainda o post que parece dizer que o profissional da áre DEVE ter formação acadêmica. Hoje, em janeiro de 2004, sou contra isso como uma exigência para a classe. Porém, sou menos contra do que era em 1986, quando comecei a trabalhar na área. E serei mais contra quando chegarmos em 2010. O que quero dizer, é que tudo é uma questão de evolução. Um dos maiores "médicos" de toda a história, chamava-se Paracelso. Auto-didáta (como eu , como vários de nós), salvou milhares de vidas. Hoje, ele seria considerado um carniceiro, entendem? é tudo uma questão de evolução... calma, ninguém vai ser preso por fazer um site. Pelo menos eu espero senão, vou pegar perpétua... Abraços!

In Topic: Cobrança De Sites!

08/01/2004, 18:41

Isso é formação de cartel, cada qual tem que se destacar pelo que faz e ter argumentos para que o concorrente não coloque os trabalhos na rede, é como o spam, os provedores adotaram um paradigma de não fazer mudanças, agora webmasters também querem formar outra cartel, quem sabe não se juntam aos políticos brasileiros e aí estará a farofa feita.

Imagine uma cidade com uma única bica dágua, e um dono apenas, ele coloca o valor que desejar por litro, você sabe quanto paga de telefone? Quanto mais operadoras na sua região, mais barato.

A energia elétrica é estatal, é única, ninguém baixa o valor e não existe onde recorrer.

Vocês não compram no supermercado mais barato?
Mesmo que ele seja feinho, e na periferia?

Atualmente, 90% dos chamados webmasters são semi-analfabetos, é só olhar os sites por aí, e quem mais grita é o que tem mais medo de perder seu posto.

A competência de cada um e os argumento é que vão fazer com que ele possa cobrar e cobre realmente um determinado valor por isso ou por aquilo, agora fazer igual a camelô não da'.

Pensem nisso.

Acho que este raciocínio não está de todo errado, mas discordo completamente da questão de formação de cartel. Afinal não estamos falando de empresas e sim de uma classe de trabalho. Só isso já afasta a questão. Afinal, a OAB é um cartel? Você daria um caso a um bacharel que não fizesse parte da OAB. Aceitaria ser atendido ou operado por um médico sem CRM? E por aí vai... Por favor, não leve à mal.

In Topic: Cobrança De Sites!

08/01/2004, 17:52

um toque para todo mundo:

estava numa livraria dum shopping aqui de brasília, e vi um livro que falava sobre as bases do design.

achei interessante e peguei-o para ler. olha que MARAVILHA que eu DESCOBRI:

uma empresa fixa no mercado, famosa, cobra + ou - ISSO em seus trabalhos com relação ao design ( óbvio que os preços não estão certos, pois não decorei os mesmos ):

- para fazer logomarcas:

os preços variavam de $ 70,000 (isso mesmo, setenta mil DÓLARES) até $150,000 + ou -

- Sites :

variavam de $ 5,000 ao peso de $ 50,000

tirem por aí suas conclusões... e não estou enganado, eram nessa faixa mesmo os preços !!

sinistro não ?
mas contanto que estas empresas são as melhores do mercado mundial.

como nós, apesar dos esforços somos ainda "amadores", a valorização tem que ser feita não importa a hipótese. (claro que devidamente sabendo dos conceitos e tal )

eu fiquei boquiaberto quando li isso.
achei um ótimo estímulo a todos nós que fazemos parte dessa comunidade.

e outra:

EM BREVE, contarei a vocês um ótimo projeto que estou bolando com relação a isso. sei que meu nível ainda não está onde eu QUERO que esteja, mas me esforço todo santo dia.

fiquem ligados que quando eu voltar de viajem organizarei e vou expor para vocês minha idéia, que tem muitas chances de dar certo ! fiquem atentos !


eu AMO essa comunidade ! :lol:

Sua última frase, onde você diz amar esta comunidade, me impulsionou a fazer este comentário. Tenho 32 anos (tiozinho nos padrões aí da galera, hehe), trabalho com informática há 18 anos e com design há 7 anos. Nunca participei de nenhum tipo de grupo que juntasse profissionais, curiosos, simpatizantes (rsrsrs) ou coisa que o valha. Fora os amigos que conheci em cada projeto de trabalho, sempre vi a minha profissão como um tarefa solitária. só que o mercado esteve péssimo em 2003 e eu praticamente fali. Resolvi então aumentar as possibilidades de negócio (fazer o famoso networking de negócios, como dizem em RH) e nesse caminho, esbarrei neste site para nós. Após somente alguns dias, o sentimento que tenho dentro de mim, é de não estar mais tão sozinho. Fora questões de grana, está sendo importante descobrir que afinal "não estamos sós". Salve o webfórum !!! (y)

In Topic: Cobrança De Sites!

08/01/2004, 17:40

Olá colegas. Fico feliz em encontrar esta discussão aqui. Não quero "chover no molhado", sendo assim, farei minhas as palavras dos companheiros que abordaram as questões sobre profissionalização da função, sobre estudar, valorizar o trabalho etc. Tudo isso está corretíssimo. Mas acho também que a questão vai mais além. Se queremos tudo o que merecemos (e merecemos mesmo), teremos que abrir mão de alguns privilégios e lutar para conquistar direitos. Quanto aos direitos, me refiro aos direitos enquanto uma classe trabalhadora específica, como são os bancários, os publicitários, os metalúrgicos etc. E quando falo sobre privilégios, me refiro a trabalhar em casa, a ~prestar serviços muitas vezes sem pagar impostos, a não possuir formação acadêmica, nem vínculo a um conselho regional de classe, para poder exercer a profissão. Outra peculiaridade que possuímos, é o fato de nossa função se perder num mar de possíveis classificações profissionais. Ou seja, há aqueles que defendam que webdesigners devem ser ser uma classe exclusiva, dedicada somente à Internet; há também aqueles que acreditam que nossas atribuições seriam uma extensão do design gráfico ou da área de publicidade. Isso tudo, é bom e mal. Bom, porque permite que possamos ganhar o "pão de cada dia" honestamente, "navegando" por diversas áreas. Porém é mal, porque acabamos sofrendo preconceito de clientes e de outros profissionais mais facilmente classificados (publicitários, programadores etc), que acabam nos vendo como uma sub-classe destes. E ainda por cima, somos uma classe desunida (espero poder morder minha língua sobre isso). Bom, várias atitudes devem ser tomadas para que tudo isso melhore. Sindicatos, associações de classe e finalmente, conselhos regionais deveriam regulementar a função. Antes disso, deveríamos criar uma classificação para nós mesmos, pois como todos poderão perceber nos comentários postados, há vários conceitos do que é um "site profissional", o que mostra que a diferença de formação técnica entre nós, influencia também nas próprias opniões políticas sobre o assunto (e não adianta fazer um "URGH!" para essa palavra, pq se quisermos conseguir algo, teremos que aceitar as implicações polítias e jurídicas envolvidas). Bom, só quis tentar colocar outras questões sobre tema em questão, peço desculpas a todos os colegas por ter me alongado no assunto. Mas gostei da iniciativa, e, ajudarei no que puder. Grande abraço a todos. KEEP FIGHTING !!!

IPB Skin By Virteq