Concordo com o colega. Vou me dar como exemplo. Sempre me considerei um "profissional" da área de informática. Trabalhei sempre prestando suporte, montando servidores, redes, auditando segurança em empresas. Mas a vida muda, nossa cabeça também, e, nesse meio tempo, fiz vários trabalhos que envolveram design. Sempre me considerei um "hobbista", mas não um amador. Porém, também não um profissional. Só que há pouco tempo atrás, através de uma empresa (portanto meu nome não apareceu), eu executei um trabalho grande para uma certa agência de publicidade da Av. Cidade Jardim, uma das dez maiores do ramo. O trabalho foi muito bem recebido. E isso me fez pensar. Depois, um designer de mão cheia, formado em desenho industrial e outras coisas, viu trabalhos meus. então ele me disse que eu deveria "largar" a informática e me dedicar ao design, pq já estava mais do que no ponto. Querem saber? Não larguei totalmente a informártica ainda, mas estou buscando isso. Quanto mais eu conseguir clientes para design, mais foco darei em minha empresa para isso. Falei tudo isso só para ilustrar que, o mlehor reconhecimento de todos não é o diploma, e sim, o reconhecimento e o apoio dos nossos iguais!É galera, to vendo que o post tá bem quente. E interessante também!
Cada um colocou sua idéia..
Não minha opinião, muitas coisas que todos citaram estão certas.
Porque, tipo a web hoje se tornou muito competitiva e muitas vezes aquele profissional que estudou muito tempo, seja em cursos ou em casa, acaba ficando sem serviço, enquanto o tão famoso sobrinho de sei lá quem, faz um sitezinho "pobre" e tira o trabalho de pessoas que perderão várias noites de sono pra tentar aprender ao máximo sobre o assunto.
É logico que não temos o Direito de fazer cartel e tal, porque acho que cada um tem seu preço, cada um sabe o que gasta, o que sabe e o tempo que perde.. Que na verdade, O tempo se converte em dinheiro.. aí vem os problemas..
Sei que várias pessoas daqui fizeram cursos, como eu fiz. Pagando caro e tudo mais. E veêm a net, saturada de "sobrinhos", d´aum baita de um Desgosto!
Mas em relação à cursos, creio que não tem muito a ver. É lógico, que tem toda um contexto e tal, mas acontece que várias pessoas aprendem mais fuçando em casa, do que no curso. Como no meu caso...
Então, de maneira alguma, devemos tirar méritos e diminuir pessoas que não possuem cursos e tal, porque o que mais vale é o conheçimento e visão da pessoa..
E nunca podemos esquecer, que um fórum como esse é o MELHOR professor que podemos ter.
E quanto aos sobrinhos de nbum sei das quantas, devemos lamentar e se acostumar. Porque a tendência disso, é só aumentar.
Então devemos saber lhe dar com isso e sobresair entre eles..
Só assim, podemos resolver de uma vez por todas essas barreiras que nossa profissão nos oferece.
Um abraço fraterno a todos.