- Fórum WMO
- → Viewing Profile: Posts: spyke
Community Stats
- Group Usuários
- Active Posts 4
- Profile Views 426
- Member Title Novato no fórum
- Age Age Unknown
- Birthday Birthday Unknown
-
Sexo
Não informado
User Tools
Friends
spyke hasn't added any friends yet.
Latest Visitors
Posts I've Made
In Topic: Ajudinhas Em Delphi
04/06/2007, 16:51
In Topic: Dúvida Com Componentes Em Runtime
04/06/2007, 16:47
olá a todos
estou com probleminha, tem uma parte no meu programa q qndo executa a função ele cria componentes em runtime, mas eu preciso atribuir esse componente criado a um q ja existia.
Ex: clica no botão e o programa cria um datasource, agora eu quero atribuir este datasource a um DbGrid ja existente...
no código é algo parecido :with datamodule6 do with Tdbf.create(self) do begin name := 'Dbf_'+ inttostr(num2); end; with Tdatasource.create(self) do begin name := 'DataSource_'+ inttostr(num2); dataset := dbf_1; end;end;
é fácil, e seu código está errado...
var DBF: TDBF; DataS: TDataSource;beginWith TDataSource.create(DataModule6) do begin //crie na varialvel para poder fazer a refêrência com o componente... dbf:=Tdbf.create(DataModule6); With dbf do begin //ATENÇÃO, VOCÊ TEM QUE CRIAR PELA CLASSE E NÃO PELO NOME DE UM COMPONENTE JÁ EXISTENTE!!! //códigos aqui... end; DataS:=Tdatasource.create(self); with DataS do begin name := 'DataSource_'+ inttostr(num2); dataset := dbf; end; DBGrid1.Dataset:=DataS; end;
Bingo... se precisar pede denovo
In Topic: Imagens Em Dll
04/06/2007, 16:32
Olá, estou tentado inserir imagens em Dll para puxar pelo Delphi, mas os códigos que achei na net são iguais e pra mim não funcionaram...
![]()
Olhem o código que achei:
Colocar os bitmaps na dll
Por vezes, quando iniciamos um projecto, temos uma preocupação: fazer
uma
aplicação pequena. Bem, a solução pode passar por colocar todos os
bitmaps
que vamos utilizar numa dll. Então vamos lá começar:
Deve usar o Image Editor, criar uma nova Resource File (.res), neste
ficheiro vamos colocar os bitmaps e icons (ambos funcionam da mesma
forma)
que queremos na nossa aplicação, clique com a tecla direita do rato na
nova
resource file e crie um novo bitmap, depois desenhe ou cole do
clipboard um
bitmap, finalmente guarde o ficheiro com o nome images.res. Depois
disto
estar feito vá ao IDE do Delphi e no File menu clique New... e escolha
DLL
depois cole o código abaixo, não se esqueça de adicionar uma unit vazia
ao
projecto. Guarde o projecta da dll no mesmo directório do ficheiro
image.res, finalmente faça o build da dll (não se esqueça, que não se
pode
correr (executar) uma dll!)
Código da Dll:
library ImageRes; {nome da dll}
uses DummyUnit; {DummyUnit é uma unit vazia, que é necessária}
{$R images.res} {nome da resource file, que deve estar no mesmo caminho
da
dll}
begin
end.
Código da DummyUnit:
unit DummyUnit;
interface
implementation
end.
Usar os bitmaps que estão na dll:
Estão aqui alguns exemplos como extrair os bitmaps da dll:
procedure TForm1.SpeedButton1Click(Sender:TObject);
var
MyHandle :THandle;
Bmp : TBitmap;
begin
MyHandle := LoadLibrary('ImageRes.DLL'); {nome da dll construida
acima}
Bmp := TBitmap.Create;
Bmp.Handle := LoadBitmap(MyHandle, 'BITMAP1'); {Bitmap1 é o nome do
bitmap criado no ficheiro image.res}
SpeedButton1.Glyph.Handle := LoadBitmap(MyHandle,'BITMAP1');
{Carrega o
Bitmap1 para o glyph do SpeedButton1}
Canvas.Draw(0,0,Bmp); {Desenha o bitmap no canvas da form}
Image1.picture.bitmap:=Bmp; {Carrega o bitmap para o componente
Timage}
Bmp.Free;
end;
![]()
Em fim isso não funciona, será que alguem pode me apontar algum erro no código ou me passar outro...
Obrigado!
olha... pelo que eu penso... para que você consiga acessar uma função/ procedimento de uma DLL você precisa faze-lo e declarar o mesmo...
senão o delphi não acha na memória da dll..
um abraço
- Fórum WMO
- → Viewing Profile: Posts: spyke
- Privacy Policy
- Regras ·