Jump to content


Cibulski

Member Since 30/05/2007
Offline Last Active 17/07/2007, 07:48
-----

Posts I've Made

In Topic: Quanto Cobrar Por Um Site Simples?

17/07/2007, 07:48

30 páginas HTML com manipulação de arquivos de música e fotos dá um certo trabalho. Realmente 5 horas me parece pouco para entregar um projeto assim. Sem saber de mais detalhes, eu calcularia que tudo iria tomar umas 25 horas, no mínimo (são cerca de 3 dias, com vc trabalhando só neste projeto). Cobro 65,00 a hora, o que nos levaria a 1.625,00, mas parece ser um site simples - apesar do tempo gasto, temos baixa complexidade. Creio que um valor entre 1.000 e 1.200 é aceitável.

Permita-me um comentário: você diz que voltou a programar há pouco tempo e que vai fazer tudo em HTML. Isso me dá a impressão de que você tem pouca experiência e/ou conhecimentos básicos. Ser um iniciante talvez influencie no seu preço - pode ser que seu cliente queira pagar algo entre 600 - 800, já que procurou um programador e não uma empresa.

Enfim... tÔ complicando tudo, né? Faz assim... pensa num preço que te deixa feliz. Aí multiplica por 2 e vai negociar. Para fechar, tire uns 15% e pronto! ;-)

In Topic: Quanto Vocês Cobrariam Um Site Desse?

31/05/2007, 14:14

Se vc tá vendendo como empresa, o valor é mais alto. Se tá vendendo como freela, o preço cai um pouco. Tbém depende de quem paga (uma empresa, um grupo de pessoas ou um adolescente maluco por anime). O site tá caprichado, bem feito. Eu até chegaria nos 2.000, mas tentaria fechar por 5.000 ou algo próximo a isso. Na dúvida, eu atiraria no meio do caminho, lá nos 3.500. Site bem feito tem que ter preço que recompense a dedicação de quem o desenvolveu.

In Topic: Onde Investir Meu Dinheiro?

31/05/2007, 13:56

Magneto, 5.000 não é muita grana para se fazer uma revolução na internet. Se você optar por montar um host decente, pode comprar um server dedicado e correr atrás de hospedagens, mas não indico isso para quem não tem uma carteira de clientes formada, apesar de o negócio de host ser promissor quando se trabalha com seriedade.

Outro caminho seria investir em um projeto de web, um site próprio qualquer. Em primeiro lugar, não caia nessa de fazer alguma coisa gratuita (é lindo tornar a web útil para um monte de gente e tudo mais, mas qq projeto tem custos de criação e manutenção... e se o seu projeto der certo, os custos vão ficar muito mais altos do que vc gostaria). Fuja do sonho romântico de criar algo gratuito. Acho que seu objetivo é INVESTIR sua grana e não fazer uma DOAÇÃO.

Penso que você deve analisar a possibilidade de fazer um site que atende a algum segmento meio abandonado, mas com potencial de consumo. Tenho um site de cavalos que vai completar 3 anos no ar. No começo a barra foi pesada, mas o projeto é lucrativo há muito tempo e tem muito potencial de crescimento. Alguns amigos tem um site de guia para o ABC (SP) e estão conseguindo ter lucro. Outro pessoal criou um site voltado para a área química, onde é possível fazer cotações dos mais absurdos produtos - a coisa têm mais de 3 anos e tá muito bem.

UMA COISA IMPORTANTE: Nenhum destes projetos deu certo só pq foi feito um investimento de alguns milhares de reais. Todos eles envolvem grande dedicação na captação de clientes e manutenção da carteira, das informações e dos sistemas utilizados.

Você diz que gosta de tudo sobre internet, mas a internet é apenas um meio. Se você criar um projeto que use a net como plataforma, vai acabar se envolvendo muito mais com atendimento, captação de clientes e tudo mais, do que com tecnologia ou web em si. Pense nisso.

Se você fizer, por exemplo, um site para noivas, mas não tiver saco/estrutura/dedicação para gerar conteúdo para o site, encontrar clientes, divulgar seu projeto em igrejas, templos e feiras/eventos do segmento, provavelmente vai ficar um tempo no ar e cair no esquecimento até chegar o dia em que você decidir desligar o servidor.

Bem, cara, não sei se ajudei. Trabalho com net há 7 anos e já quebrei a cara com projetos algumas vezes. Também cansei de ver clientes que me procuravam com planos mirabolantes falirem logo após o início do negócio. Em termos superficiais, a Web não tem nada de diferente de um negócio do mundo real.

Guarde os seus 5.000 reais por mais um tempo, curta as subidas do Ibovespa e quebre a cabeça até descobrir um segmento que te chame a atenção e tenha potencial. Depois disso, crie cenários realistas, considerando as nuances do negócio e também a sua disponibilidade e interesse.

Espero ter colaborado. ABS!

In Topic: O Que Falar Quando O Cliente Pergunta...?

31/05/2007, 13:41

É bem por aí mesmo! Trabalho com net há 7 anos e perdi a conta de qtas vezes vivi este primeiro contato com o cliente! Mas como diz o comentário acima, não tem outro caminho. Fazer briefing do site é fundamental para dar o preço certo e muitas vezes para vc cativar o cliente e vender uma coisa maior do que ele esperava comprar (não digo "enrolar" o cliente, mas sim mostrar que existem muitas possiblidades para ele ter um site).

In Topic: Escolhendo A Hospedagem Certa

31/05/2007, 13:33

Tenho um servidor dedicado hoje, estou no IDC da Locaweb. Já tive prblms com eles, mas tudo foi resolvido a contento. Antes disso, comecei como revenda há 7 anos. Já passei por uns 5 ou 6 provedores. Todos tinham telefone, suporte via mail e IMs e TODOS me deram prblms de instabilidade no site, no MySQL e, principalmente, em e-mails. Minha opinião sobre servidor/provedor bom é que existem coisas em que não é aconselhável economizar.

Tem gente querendo server gratuito. Outro dia vi uma empresa vendendo host a 4,50 por mês. Caramba: pensem em tudo que é necessário para fazer um negócio desses funcionar, incluindo conexão boa, suporte, manuntenção etc. Servidor gratuito ou barato demais é lixo sempre! Não precisa ser Locaweb não (infelizemente não ganho comissão para fazer propaganda deles), mas é necessário ter bom senso e escolher gente séria nesse mercado.

IPB Skin By Virteq