O negócio é dicas para o XP, dai descolei mais algumas!!!
- Backup da ativação
O arquivo WPA.DBL é o local onde o WinXP armazena as informações sobre o hardware instalado no seu computador. Ele é um arquivo criptografado, consultado a cada boot do WinXP, para que este verifique se houve uma alguma alteração de hardware.
Quando o WinXP não está ativado, o WPA.DBL tem cerca de 2kb. Após a ativação seu tamanho é de cerca de 13kb.
Se você tiver o WinXP já ativado e funcionando corretamente em um computador e precisar reinstala-lo “do zero” nesta mesma máquina, você precisará reativa-lo novamente para que funcione corretamente. Mas existe uma forma de contornar essa nova ativação: se você fizer um backup em disquete de um arquivo WPA e depois de reinstalar o WinXP copiar este arquivo para o WinXP, ele estará automaticamente ativado.
Para fazer backup, basta copiar o arquivo WPA.DBL, que está no diretório \Windows\System32. Após a reinstalação do WinXP, você deve restaura-lo na mesma pasta.
No Boot seguinte, o WinXP já estará ativado.
- Boot mais rápido
Um dos objetivos do Windows XP é acelerar o processo de boot, de forma que a máquina esteja pronta em cerca de 20 segundos (afff).
Porém, como vc já deve ter percebido, não é bem isso que acontece. Na prática, um equipamento com processador Pentium III inicia o WinXP em cerca de 30 segundos, enquanto um Pentium II leva 40 segundos. Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu um utilitário que otimiza o boot do sistema operacional e ainda oferece dezenas de benchmarks que possibilitam uma análise completa da inicialização.
Confira aqui como baixar e utilizar este programa:
1 – Entre no site da Microsoft e baixe a ferramente BootVis. O endereço é http://www.microsoft...mance/fastboot/ . Em seguida, descompacte-o para o seu desktop e dê um clique duplo em BootVis.exe.
2 – Na janela aberta, observe que a lista do lado esquerdo da tela mostra os itens que serão monitorados na próxima vez que o sistema for reiniciado. Isto é necessário para que o programa possa fazer uma análise do seu computador e, desta forma, identicicar os itens que precisam ser otimizados. Sendo assim, marque todas as opções, clique em TRACE e escolha NEXT BOOT + DRIVER DELAYS. Seu computador será reiniciado.
3 – Depois que a máuqina iniciar, o BootVis será iniciado automaticamente e mostrará um relatório sobre o tempo que cada um dos itens levou para ser carregado no boot. Repare também que o arquivo TRACE_BOOT+DRIVERS_1_1.BIN será criado na sua área de trabalho. É ele que contém o relatório da inicialização.
4 – Na interface do BootVis, clique em TRACE e escolha OPTIMIZE SYSTEM. Sua máquina será reiniciada de novo e, após o boot, o programa irá começar o processo de otimização. Dependendo do computador, este processo pode levar alguns minutos.
- Adicionar/Remover Componentes do Windows
O Windows XP trouxe um novo conceito: tudo deve ser facilitado, informando ao usuário o mínimo possível de dados técnicos. Mas, ao mesmo tempo em que isto é bom para os iniciantes, é péssimo para os usuários mais avançados. Um dos exemplos desta novidade é a lista do Adicionar/Remover Componentes do Windows, que está bem mais simplificada que nas versões anteriores. Para que ela apresente mais opções, faça o seguinte:
1 Abra o Bloco de Notas, vá até a pasta C:\Windows\Inf e carregue o arquivo sysoc.inf. É nele que estão localizadas todas as informações referentes à lista do Adicionar/Remover Componentes do Windows. Lembre-se de fazer um backup deste arquivo, para poder “voltar atrás”.
2 As estradas que contêm o texto hide não estão sendo exibidas no menu Iniciar. Desta forma, você só precisa remover este comando de todas as linhas.
[ Para facilitar vá na opção substituir do bloco de notas e troque “hide” por “,” (virgula)]
- Para testar a segurança do Windows
Use o http://www.microsoft.../mpsa/start.asp (nunca testei)
- TweakUI
Uma grande ferramenta para alterar mais profundamente o XP é o clássico TweakUI, que já existia nas versões anteriores do Windows. Este software, também da Microsoft, vem no pacote PowerToys. Com ele é possível definir, entre outras coisas, o número mínimo necessário de janelas de um programa para que elas se agrupem na barra de ferramentas (uma das boas novidades do XP, que ajuda a organizar melhor a Área de Trabalho). Também dá para definir como o sistema deve reagir quando um CD for inserido no drive: se deve abri-lo automaticamente, executar o SlideShow, caso sejam imagens, ou não fazer nada. O TWEAKUI é uma ferramente de sintonia fina muito útil no Windows que pode ser encontrado em: http://www.microsoft...s/powertoys.asp.
- O kit de ferramentas
O Windows XP Professional é um sistema operacional voltado a estações de trabalho, algumas tarefas ainda rodam no prompt de comando.
O Windows possui um pacote de ferramentas que podem ser usadas em prompt e que costumam ser muito eficientes. Este pacote está disponível no CD de instalação do WinXP.
Basta inserir o CD-ROM de instalação do Windows XP na unidade e entrar no diretório \SUPPORT\TOOLS e dar um clique duplo sobre o arquivo SUPTOOLS.MSI. Após a instalação, um novo grupo chamado Windows Support Tools aparecerá no menu Iniciar e permitirá que você rode diversos comandos no Prompt de comando. Veja alguns:
WHOAMI: mostra os usuários que estão conectados no momento.
SHOWPERF: abre uma janela com o PERFORMANCE DATA BLOCK DUMP UTILITY, uma ferramenta que permite monitorar os medidores de performance da máquina (seria como um tipo de monitor do PerfMon).
FILEVER: exibe a versão de um arquivo .EXE que estiver disponível na sua máquina.
Além destas ferramentas, há outras 40 disponíveis neste kit da Microsoft.
Olá,
Estou com um problema muito difícil de resolver e gostaria de um apoio.
Configuração:
A8V-DELUXE
AMD64 3500+ BOX
VGA FX5500 EVGA 256MB
HD SATA SEAGATE DE 80GB
2 PENTES KINGSTON VALUE 512MB CADA
CDROM LG 52X
FONTE VCOM REAL AP-450X FAN 12CM
O micro possue 1 ano 3 meses de muito pouco uso
O Problema é o seguinte: o monitor fica dando umas piscadas.
O que eu já fiz:
- testei outro monitor
- atualizei a Bios da mobo
- Formatei o micro (winXP Sp2 com tudo atualizado)
- alterei todas as configuração de AGP possíveis
- troquei a VGA por uma TNT32 AGP
- Espetei uma VGA PCI GeForce 4 de 64mb
- Troquei os drivers Nvidia
- testei uma fonte nominal de 450w
- desliguei o cool&quiet
- torturei o micro via "Pime95" e VGA com o programa "rthdribl_1_2"(no caso a VGA FX5500)
- desabilitei a Rede onboard e espetei outra Rede PCI, pois o problema ocorre mais na internet e em sites que contém flash pesados.
O micro não trava, mas as vezes fica dando umas piscadas no monitor, ou seja, a tela fica preta rapidamente e volta tudo normal. Gostaria de dispor de uma mobo socket 939 com Slop AGP para testar essa "bagaça", mas infelizmente não possuo.
Obs: Quando acesso sites que contenham flash, a tela pisca várias vezes...
grato,