Jump to content


gutesgute

Member Since 03/01/2007
Offline Last Active 18/01/2007, 15:25
-----

Posts I've Made

In Topic: Explicação De Logotipos

04/01/2007, 09:59

' date='03/06/2004, 20:08' post='378376']
só esclarecendo

LOGOTIPO = logo feito só de tipologia ex: coca-cola
LOGOMARCA = logo que utiliza simbologia associada à tipologia ex: mcdonald's

bom, osbre a forma do logo da TIM, eu acho que ela tb sugere a forma de um celular, um pouco mais esticada.

eu li um livro com análise de Logotipos, vou dar uma procurada.


"Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou à marca (enquanto combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil. No entanto, Tecnicamente o termo é considerado inadequado por não possuir a necessária precisão.

Em seu livro "O Efeito Multiplicador do Design", a designer Ana Luísa Escorel discute os problemas do termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. Portanto, logomarca significaria “palavra-marca” o que não faz sentido.

Em design gráfico, símbolo e logotipo pertencem à mesma categoria e cumprem a mesma função através de possibilidades diferentes. O símbolo, através de estruturas abstratas, pictogramas, ideogramas ou fonogramas e o que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos. O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando o correto seria dizer o logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes Benz, quando a designação correta seria símbolo, já que o primeiro é um fonograma e o segundo um símbolo abstrato.
E logomarca? LOGOMARCA QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADA! É possível que seu inventor estivesse querendo dar conta daquelas situações na qual um símbolo e um logotipo se combinam na veiculação de uma imagem. O fato é que, se por acaso foi essa a origem do termo no Brasil, todo sinal gráfico que pretenda identificar uma empresa ou um produto, é chamado de logomarca, independente de ser símbolo, logotipo ou sinal misto. Lógos, em grego,quer dizer conhecimento e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão, tudo bem. Agora, palavra-marca ou conhecimento marca quer dizer o quê? Coisa nenhuma! E é espantosa a desenvoltura com que cerca de dois terços da população ligada à comunicação gráfica, no as seguintes expressões: logotipo, logograma, signo, sinal, sigla, pictograma, icon, isotipo, tipograma, símbolo, emblema - cada uma com um significado próprio. E cuidado para não pisar na bola! Se até a Federação das indústrias começa a usar indiscriminadamente o termo logormarca, não se deixe influenciar para continuar difundindo aleatoriamente esse termo estritamente tupiniquim! Curioso que áreas tão habituadas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo! Nelas, as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa. "LOGOMARK" , JAMAIS!"

Guto Peron
Designer Gráfico
Universidade Federal de Santa Catarina - 031

IPB Skin By Virteq