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duca-pereira

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Offline Last Active 21/01/2009, 13:47
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Separação De Cores No Indesign

22/02/2006, 02:56

Olá amgos!

Sou novo aqui e estou com problemas.

Faço serviços de free lancer em uma pequena gráfica da minha cidade (que tb é pequena...rsrs).

Na gráfica quando tem quando o trabalho tem foto (cromia ou não) nós mandamos para um birô para fazer fotolito, mas para reduzir custos, quando é só vetor imprimimos em poliestes na própria gráfica, usando uma HP Laser Jet 5000.

Até o final do ano passado tava td blz....eu usava o Corel mandava imprimir com separação de cores normalmente a 150lpi e no setup da prt botava 1200dpi e funfava blz...

Só que esse ano eu resolvi tentar o InDesign (pq se fosse pra eu não evoluir eu teria nascido pedra, e não humano...rsrsrs), só que fui fazer uns testes de impressão para ver se dava certo antes que o volume de serviços aperte e deu o seguinte:

1 - Criei um arquivo que só tinha vetores e algumas imagens que poderiam ser impressas em baixa resolução (tipo marca d'água e background).

2 - Tudo que foi feito (inclusive as imagens) estava apenas nos canais Cyan e Black e as imagens estavam em PSD que eu importei pro InDesign.

3 - Nas opções de impressão marquei como separação de cores cmyk, desabilitei a impressão dos canais M e Y, coloquei 110 lpi (justamente por ser teste eu queria os pontos bem aparentes) e mandei imprimir.

4 - Realmente foram impressas duas folhas, uma com o ciano e outra com o preto, mas eles saíram meio chapados....tipo impressão sem retícula....e assim não funfa né....e outra, não consegui fazer sobreposição de preto....


Se alguém puder me dar uma luz aki vou ficar realmente muito grato.


Aproveitando, vou postar outra dúvida junto....

No meio e no final do ano nós temos muito serviço de convites de formatura de faculdade. O que acontece é que muita gente que as fotos dos formandos em pb, mas com efeito de envelhecido com uma leve camada de dourado...

Nós fazemos assim:

Fazemos um duotona da imagem e regulamos os nível até ter o resultado desejado...o problema é que há uma certa "convenção" na gráfica em fazer o duotone com preto e ciano pq é meio que um padrão da gráfica quando tem duas cores o que não é preto coloca no canal ciano.

Como ajustamos os níveis "no olho", é muito difícil (pelo menos pra mim) ver e ajustar em preto e ciano o que vai ser impresso em preto e dourado.

Minha pergunta é: Só pra efeito de visualização na tela, eu posso no lugar do ciano botar uma cor PANTONE (bem próxima à minha tonalidade de dourado)? Sei que na separação de cores vai sair uma chapa de preto e outra da pantone, mas a principal dúvida é se a diferença da angulação da retícula vai comprometer o resultado final no off-set? O dono da gráfica acha que vai e eu acho que não, mas na verdade nunca testamos.

Bem, desculpem pelo tamanho do post e desde já agradeço aos que poderem ajudar.

Abraços a todos,
Duca Pereira

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