Jump to content


jreus

Member Since 28/10/2010
Offline Last Active 28/10/2010, 22:17
-----

Posts I've Made

In Topic: Câmeras Profissionais E Fotógrafos Banais

28/10/2010, 22:00


Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais
Ivan de Almeida

Mensagem-resposta em um fórum onde um iniciante queria saber qual "câmera profissional" deveria comprar.
------------------------------------------------

Uma das coisas que mais me espanta é a quantidade de gente que quer comprar uma "câmera profissional".

Vou falar a verdade: NÃO EXISTEM CÂMERAS PROFISSIONAIS, havendo, no máximo, câmeras projetadas para uso profissional.

Mas a fotografia feita por elas é EXATAMENTE igual à fotografia feita por outra cãmera não projetada para uso profissional, desde que equipada com as mesmas lentes e com a mesma regulagem.

Acho extremamente engraçado isso da pessoa dizer que nada sabe de regulagens de câmeras e quer comprar uma "câmera profissional".

Fico pensando também em toda a fotografia de excelente qualidade feita no mundo com câmeras que os fotógrafos de hoje reputam insuficientes.

Uma câmera fotográfica tem apenas 4 verdadeiras regulagens possíveis:

Abertura
Velocidade
Foco

Isto é o básico.

Quando usam lente variáveis têm também a regulagem da distância focal (zoom).

Só.

Isso é o interessante da fotografia... Só isso, e no entanto ser tão cheia de mistérios.

O resto... Prioridades, automatismos, centenas de disparos por segundo, etc, isso é apenas perfumaria, e quanto mais atenção a pessoa prestar nessas perfumarias mais se afastará da essência, e é na essência que está de fato a diferença.

Os fotógrafos hoje são flash-dependentes. A luz do ambiente, não sabem aproveitar, e iluminam tudo com flash. Por outro lado, os flahs são TTLs, "pensam" pelo fotógrafo.

Outro dia eu fui numa loja de fotografia e estava o vendedor conversando com um fotógrafo maluco sobre isso: que os fotógrafos hoje usam flashs que se comunicam com a câmera, se autoregulam, e se acham os reis da cocada preta quando quem faz tudo é a câmera e as fotos ficam todas com a mesma cara (afinal, o verdadeiro fotógrafo é o engenheiro da Canon ou Nikon).

A Nikon é pior ainda, pois tem a tal fotometria Matrix que seus proprietários adoram louvar. Gente, fotometria é das mais fundamentais opções da fotografia! Como é que alguém pode gostar de um sistema que pensa isso para você? Isso é loucura! É o mesmo que o cara achar que gosta de vinho e tomar suco de uva.

É preciso ter certa coragem para dizer: a fotografia atual é incrivelemente padronizada, pois os fotógrafos (evidentemente não todos) perderam a ligação com a essência da fotografia mesma e usam suas máquinas no P ou no AP ou SP e acham que estão fotografando mesmo. Soma-se isso a um equipamento digital regulado de fábirca para desempenhos médios e fica tudo muito parecido. O cara fotografa com Provia e diz "lindos tons frios!". Não são tons naturais, são frios e interessantes e ele louva isso. O cara fotografa com digital e diz: "bem, as cores estão naturais!" e essa é sua qualidade.

O que é isso? É o abandono da idéia de ser a expressão algo que necessariamente foge ao normal. Há uma idéia de normalidade irritante e banalizadora que perpassa tudo. Tudo tem de ser anódino, sem ruído, sem cores falsas, iluminado por flash, sem sombras profundas. Se tem uma sombrinha lê-se comentários de "você deveria ter feito um fill-flash"". Caramba. Isso é chato prá caramba, isso é desinteressante, isso é sem graça, isso é quase uma fotografia robótica. Aliás, é robótica.

Antes não se concebia fotografia sem expressão. Hoje qualquer coisa fotografada sem graça é "incrível!". Não é incrível coisa nenhuma!

Confesso que estou cansado. Cansado de ver banalidades e louvações às banalidades. Cansado e desanimado, pois as louvações às banalidades reforçam essa atitude e ela se repete e vira modelo para os que começam, e tudo fica igual, parecido, sem variação.

Todos querem uma "câmera profissional". Como se no balcão de uma loja se comprasse saber fotografar. É claro que é mais rápido comprar que aprender. É mais caro aprender que comprar, pois aprender se paga na única moeda verdadeira que há: tempo de vida e experiência. Comprar se paga em moeda podre chamada dinheiro.

Bem, já dei motivos para muitos brigarem comigo. Desculpem-me, mas ler pela undécima vez alguém querendo uma câmera profissinal esgotou-me a paciência.


Li este tópico num post em um fórum de fotografia e achei interessante trazer a discussão para o nosso fórum.

O que vocês acham? O cara tem razão? Com a moderna tecnologia a fotografia está perdendo sua essencia?

Eu acho que toda tecnologia é válida quando o assunto é otimizar produção. Mas artísticamente eu concordo com ele, pricipalmente quando ele fala sobre uso de flash.

Bom, por enquanto é isso.

Aí, falow!


Buenas pessoal,

Eu estava dando uma bisbilhotada nos comentários do Ivan
e de alguns internautas e resolvi também postar um comentário.
Pois bem, em primeiro lugar eu gostaria de deixar claro que sou
umapaixonado por fotografia, aquelas bem amadoras, de preferência
fotos de natureza e animais, inclusive costumo de vez em quando sair
por aí (sacando, tirando, batendo)sei lá como seria o termo técnico usado
nesta situação, mas isso também não importa, o que eu gostaria de deixar
registrado é que realmente eu concordo com o que o Ivan falou... eu acho que
a beleza da foto está exatamente no natural, naquilo que agente (nós)podemos
capturar exatamente no momento único, e aí vale o tato, a visão do fotografo
e principalmente o que a cena está nos oferecendo no momento, mas também entendo
que profissionais de áreas de eventos, jornalismo, esporte etc.precisão
dispor de uma tecnologia que os ajudem nos momentos necessários...

IPB Skin By Virteq