Jump to content

Photo

Me Ajudem!

• Faça o login para participar
5 replies to this topic

#1 Renan P

Renan P

Turista

• Usuários
  • 28 posts

Posted 01/10/2004, 10:21

Eu como estou comessando em ASP, consegui fazer um sistema de login usando o comando IF, mas eu queria que quando alguem entrasse na pagina principal antes de fazer o login, altomaticamente a pessoa que entrou seja redirecionada para a pagina do login... Como faço unsando IF, tem geito?

#2 lcpyes

lcpyes

Novato no fórum

• Usuários
  • 19 posts
  • Localidade:Governador Valadares - MG
  • Interesses:Estou ai pra ajudar e ser ajudado, se alguém precisar é so perguntar.

Posted 01/10/2004, 10:30

Eu como estou comessando em ASP, consegui fazer um sistema de login usando o comando IF, mas eu queria que quando alguem entrasse na pagina principal antes de fazer o login, altomaticamente a pessoa que entrou seja redirecionada para a pagina do login... Como faço unsando IF, tem geito?

não entendi, antes da pessoa ver a pág. principal vc quer lança-lo para a pagina de longin... é isso? Por que se for vc coloca a pag principal ja de longin e ela chama a que seria pag principal... fiquei meio confuso com a sua duvida...
Luciano C. Pettersen
WebMaster

#3 davidmg

davidmg

Novato no fórum

• Usuários
  • 24 posts

Posted 01/10/2004, 10:32

Tb acho, a melhor opção nesse caso é fazer a pág inicial ser a de login, depois que logado, vc joga ele pra página principal......

#4 Tx.NET

Tx.NET

|| ||||||| ||| ||||||||

• Banidos
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 619 posts

Posted 01/10/2004, 13:35

olá amigo.. bem... pra tela de login, vc pode usar o seguinte raciocínio (c naum entender, avisa)...

[página login.ASP]
nesta página, vc fará um formulário q irá consultar no banco os valores informados como nome de usuário e senha, é nela também q estárá o X da questão, pois se os dados estiverem corretos, é ela q irá abrir uma sessão informando as demais páginas q este usuário está logado....

[arquivo verificando.ASP]
este arquivo será utilizado como include em TODAS AS PÁGINAS Q NECESSITAM DE AUTENTICAÇÃO... nele, vc simplesmente verificará se a sessão existe.. caso exista, tudo bem, caso não, vc redireciona o usuário para a página de log-on....

Como iniciar uma sessão?
Para gravar uma variável em uma sessão, vc deve apenas atribui-la da seguinte maneira...

<%
Session("nomedasessao") = variavel
%>

ou..
<%
Session("nomedasessao") = "valor"
%>

Criando uma sessão, estes valores (que foram gravados) estão disponíveis a todas as páginas da sua aplicação, sem necessidade de repassar valores por QueryString ou Form....

Como fazer um INCLUDE?
Simples, apenas crie um arquivo com uma extenção qualquer e coloque seu código ASP dentro dele... por exemplo:

Crie um arquivo chamado verifica.FELIPE e coloque uma verificação de sessão nele, tipo isso...

<%
if Session("logado") = "" then
response.write("<script>location.href='logar.asp'</script>")
end if
%>

aí, em toda página q vc quizer q estas informações sejam verificadas, você coloca:
<!-- #include file="verifica.FELIPE" -->

uma observação necessária é a seguinte.. os usuários podem ver seus includes e até mesmo fazer o download/exibi-los, portanto, se o conteúdo da include tiver q ser "escondido" como os processamentos de acesso a BD, grave sempre seu include como .ASP....

flws... (y)

Edição feita por: Tx.NET, 01/10/2004, 13:49.

> ls -la
-rwxr-xr-- 1 fmaynnard user 9666 nov 28 00:00 hell

> shutdown -h now

#5 Tx.NET

Tx.NET

|| ||||||| ||| ||||||||

• Banidos
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 619 posts

Posted 01/10/2004, 13:53

Tb acho, a melhor opção nesse caso é fazer a pág inicial ser a de login, depois que logado, vc joga ele pra página principal......

só este procedimento não é o suficiente.

flws... (y)
> ls -la
-rwxr-xr-- 1 fmaynnard user 9666 nov 28 00:00 hell

> shutdown -h now

#6 Renan P

Renan P

Turista

• Usuários
  • 28 posts

Posted 02/10/2004, 18:25

olá amigo.. bem... pra tela de login, vc pode usar o seguinte raciocínio (c naum entender, avisa)...

[página login.ASP]
nesta página, vc fará um formulário q irá consultar no banco os valores informados como nome de usuário e senha, é nela também q estárá o X da questão, pois se os dados estiverem corretos, é ela q irá abrir uma sessão informando as demais páginas q este usuário está logado....

[arquivo verificando.ASP]
este arquivo será utilizado como include em TODAS AS PÁGINAS Q NECESSITAM DE AUTENTICAÇÃO... nele, vc simplesmente verificará se a sessão existe.. caso exista, tudo bem, caso não, vc redireciona o usuário para a página de log-on....

Como iniciar uma sessão?
Para gravar uma variável em uma sessão, vc deve apenas atribui-la da seguinte maneira...

<%
Session("nomedasessao") = variavel
%>

ou..
<%
Session("nomedasessao") = "valor"
%>

Criando uma sessão, estes valores (que foram gravados) estão disponíveis a todas as páginas da sua aplicação, sem necessidade de repassar valores por QueryString ou Form....

Como fazer um INCLUDE?
Simples, apenas crie um arquivo com uma extenção qualquer e coloque seu código ASP dentro dele... por exemplo:

Crie um arquivo chamado verifica.FELIPE e coloque uma verificação de sessão nele, tipo isso...

<%
if Session("logado") = "" then
response.write("<script>location.href='logar.asp'</script>")
end if
%>

aí, em toda página q vc quizer q estas informações sejam verificadas, você coloca:
<!-- #include file="verifica.FELIPE" -->

uma observação necessária é a seguinte.. os usuários podem ver seus includes e até mesmo fazer o download/exibi-los, portanto, se o conteúdo da include tiver q ser "escondido" como os processamentos de acesso a BD, grave sempre seu include como .ASP....

flws... (y)

Obrigado pela ajuda, é isso o que eu queria, eu ja tinha uma pg de login, mas eu queria que se algum tentasse acessar a pg principal antes d fazer ela foce redirecionada para a pg do login!

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq