bom, vamos lá.
Pessoal do fórun, ainda não entendi uma coisa: se vcs recomendam passar uma imagem para 300dpis antes da impressão em qualquer programa menos o Corel pq senão perde qualidade, como fazer isso no PS por exemplo?? já sei q vou em canvas size, etc. mas...não sei se tem a ver a opção constrain proportions mas a imagem aumenta de tamanho (isto irrita) e no Corel tu converte pra 300dpis ela fica do mesmo tamanha e ainda ganha um anti-aliasing
Não se deve subir dpi's para 300. Isso se chama interpolar a imagem ou como você mesmo disse "pixels inventados"

pegar uma imagem de 72, 100, 150 dpis e subir pra 300 dpis irá interpolar e isso nao deixará a imagem com qualidade.
DIca: Para maioria dos papeis pode se usar até 225 dpis, tirando serviços de alta qualidade (arte/fotografia) com papel de alta qualidade Quanto melhor o papel mais DPIS, quanto pior a qualidade do papel, menos dpis.
o calculo de lineaturaX2 já é meio que ultrapassado.
hoje se usa lineatura X 1,5 ou X1,7
papeis de altíssima qualidade com saida de filme em altíssima resolução se usa em 350 dpis.
maioria dos papeis de média qualidade saem com fotolito a
150linhas x 1,5 = 225dpis alta qualidade 175/linhas x 3 = 350dpis
altíssima qualidade 350/380dpis - apenas=off-set
você acha que a imagem ficou maior, mas se olhar em
image size, verá que ela tem o mesmo tamanho. O que mudou foi a forma de ver o preview. 100% é para monitor/web e 50% é a média pra gráfica. mude a visualização pra 50%
O corel é falho neste ponto, pois o zoom dele não muda e sim você que dá zoom, de um zoom bem pertinho e verá a mesma coisa.
de todos os programas o photoshop é o que tem melhor interpolação. O corel não interpola tão bem quando o photoshop. E anti-aliasing o photoshop também tem.
no corel tende a ficar meio pixalizado enquanto no photoshop meio q embassado.
Por favor, é como eu pegar uma imagem na web q não tem como pegar ou arranjar outra de outro lugar sendo q quero aumentar a resolução dela. Sem aumentar ela, subsequentemente, sem perder qualidade.
Não existe milagres, se aumentar a imagem interpolando. A mesma perderá qualidade. o certo é pegar uma imagem grande na net tipo 2400x2000 pixels que dará uma imagem de qualidade na gráfica de até 21x15cm, 23x16cm aproximadamente, varia dos pixels. Segredo: pegar imagens grannndes da net.
E outra: se for scanear em 300dpis vcs sabem q ficam "pixels inventados" pelo scanner devido à interpolação...como vcs tiram isso (se é q dá pra tirar) no PS??
hoje em dia, não se faz scanner com menos de 600 dpis óticos.... média é 1200dpisx600dpis óticos. conceito errado isso de dpis pra scaner. mas isso é uma longa história.
Exemplo:Se eu preciso de 300dpis para se ter qualidade, então resume-se que um scaner com 600dpis só pode ampliar uma imagem a 200% ou seja o dobro e por ai vai. divide o máximo de dpis óticos do scanner por 300 dpis e se chega a quantidade de ampliação. Fora disso é interpolação.
DPI de scaner é fator ampliação e não qualidade. Fator qualidade é densidade óptica.Meu scaner tem 5.000 x 5.000 dpis ópticos mas a densidade óptica é de 4.0 (o melhor que tem), existem alguns de 4.2 4.4 mas isso nao passa de ilusão, pois o olho humano só enxerga até 4.0 D se não me engano.
Ele custa media 60 mil dolares.... e tá cheio de scaner ai que diz fazer 11.000 dpis a menos de mil reais.
Densidade óptica é a capacidade de captar o máximo de áreas escuras e áreas claras da foto/cromo.
nem vou revisar o texto, to a mais de 48 horas workando... se tiver algo errado arrumo depois... fuiiiiiiiiiii o resto a turma ajuda aee.
Edição feita por: _kreativ_, 21/09/2004, 17:22.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.
Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)