Jump to content


Photo

Tutorial Js


  • Faça o login para participar
2 replies to this topic

#1 E-magine

E-magine

    Turista

  • Usuários
  • 53 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Belém-PA

Posted 26/02/2004, 16:23

Olá galera peguei um documento impresso(um amigo me forneceu) em inglês que é bacana pra zerado em JS como eu... vou traduzindo e resumindo e botando aqui pra outros iniciantes como eu...(o documento original tem 2177 páginas !!!) :D

Caso alguem se sinta ofendido, seja proprietário do texto e quer ver o texto retirado do site, entre em contato com o administrador do fórum justificando a retirada. Todo conteúdo postado aqui apenas tem o intuito de difusão do conhecimento e não ferir direitos de copyrigth.


Como inserir os códigos na página HTML

O meio mais simples e compativel com as maioria dos browsers de inserir os codigos JS(Java Script) em um documento HTML é utilizando as tags <script> . . . </script>. Você especifica a linguagem a ser utilizada através do atributo LANGUAGE.

Atenção: Não coloque qualquer tag HTML entre o conjunto das tags acima, a não ser que ela seja parte de um parametro para document.write()

Cada conjunto de tag <script> . . . </script> pode ter o atributo LANGUAGE. Isso pq as tags <script> . . . </script> são genericamente usadas pelo browser entender que isso é um script e utilizar o interpretador adequado e nao um comando HTML a ser renderizado.

Tanto do Navigator (a partir da versao 2) e o IE(a partir da versao 3) reconhecem o atributo LANGUAGE="JavaScript". Mas versões mais atuais reconhecem outras versões de JS e ate mesmo outras linguagens como é o caso do IE que reconhece VBScript.

Para versões certifique-se de inserir a versão sem os espaços. Lembre-se que somente a partir da versão 3 do Navigator e 4 do IE que a versao JS 1.2 passou a ser reconhecida pelo interpretador embutido nesses browsers.

<script LANGUAGE=”JavaScript1.1”>...</SCRIPT>

<script LANGUAGE=”JavaScript1.2”>...</SCRIPT>


Obs.:A utilização da versão é de bom uso, pois certifica a utilização daquela versão JS garantindo a compatibilidade com navegadores mais antigos. Caso utilize apenas LANGUAGE="JavaScript", será entendido para utilizar a versão que vem embutida no browser (p.e.: No NN6(Netscape Navigator) ele entende que é a versão 1.5 a ser utilizada, pois ela é a padrao.

Se adequando a nova era: A Especificação 4.0 do HTML recomenda a utilização do atributo TYPE em vez de LANGUAGE. Mas lembre-se que somente a partir do IE5 e NN6 que essa especificação entrou na prática.

TYPE="text/javascript"(IE5 tb aceita o parametro "text/ecmascript", que é a versão original do javascript)

(y) Para atender tanto a especificação HTML 4 e manter compatibilidade com versões anteriores utilize tanto o atributo Language quanto o atributo TYPE.

Posted Image O IE (a partir da versao 4) tem alguns parametros extras que podem dar mais funcionalidade aos seus scripts. Ele suporta os atributos FOR e EVENT Utilize-os para ativar um scrípt a um determinado objeto quando um determinado evento ocorrer. Para entender melhor:

<script FOR=”myParagraph” EVENT=”onmousedown” LANGUAGE=”JavaScript” TYPE=”text/javascript”>
...
</SCRIPT>

Isso fara que o script manipule o objeto "myParagraph" quando o evento "onmousedown" acontecer. :D

Alguns cuidados:
* Isso pode causar erros em versoes antigas (ao 4.0) do IE e outros browsers.
* Esta não é uma boa técnica caso os eventos seja utilizados para ativar multiplos objetos.

Algumas outras dicas: As vezes precisamos desenvolver página certificando que elas sejam exibidas corretamente em browsers antigos ou sem recursos de script (normalmente quando pra palms). Acontece que nesse navegadores o comando <script> não é reconhecido, e na maioria das vezes ignorado, fazendo obviamente que a tag </SCRIPT> tb seja ignorada. Isso pode fazer com que o codigo JS seja exibido na página cagando (desculpa pelo termo, mas tamos em amizade :lol: )tudo. Para evitar isso utlize tags de comentário HTML antes de iniciar o codigo:

<script LANGUAGE=”JavaScript”>
<!--
digite o script aqui
//-->
</SCRIPT>"

Acontece que o interpretador tb nao lida bem com os codigos HTML no meio do caminho. Entao antes de fechar a tag de comentario HTML utilize a tag de comentario de script //

Outra forma também bem utilizada, é inserir os códigos em um arquivo externo ao arquivo HTML. Os servidores normalmente são configurados para entender arquivos com extensões .js como arquivos que contenham codigos JavaScript. Algumas pessoas tendem a pensar que isso irá proteger seu código, e isso é um ledo engano, pois uma simples consulta ao código html revela o caminho HTTP:// para o código que será exibido perfeitamente pelo IE caso seja inserido esse caminho. A grande vantagem de utilizar esse recurso é diminuir o tamanho do arquivo HTML e consequentemente o tempo de download total da páginas, principalmente quando o código é muito reutilizado. Para utilizar um codigo contigo em um arquivo externo basta utilizar o atributo SCR da tag <script>.

<script LANGUAGE=”JavaScript” SRC=”arquivoex.js”></SCRIPT>


[b]Obs.: Mesmo que nao tenha nada entre as tags <script> lembre-se que vc tem que fecha-la !

:wacko:(BUGs)

* O NN3 tem um bug que retorna um erro quando é referenciado um código em um arquivo externo e se for especificado a utilização do JavaScript 1.2. Para resolver isso utilize um código de condição (isso fará que os códigos executem na pagina caso o navegador seja NN3):

if (parseInt(navigator.appVersion) > 3) {
Os comandos ficam aqui
}


* A versão NN3 e as vezes a 4 demoram muito para carregar os codigos JS caso estejam em um arquivo externo (Principalmente para vários JS ou JS muito complexos). Para resolver isso coloque os codigos como funções e chame as funções no arquivo principal, em vez de apenas usar o atributo SCR.

Pra finzaliar essa introdução vou falar sobre a tag <NOSCRIPT>. Ela é um codigo HTML que diz ao browser para exibir uma determinada mensagem(utilizando codigo HTML) para informar ao usuário que o interpretador java está desligado e sendo assim o usuário não verá a pagina corretamente até que ele ative o java script. Veja o exemplo para entender melhor:

<HTML>
<HEAD>
<TITLE>O Script está ligado ?</TITLE>
<script LANGUAGE=”JavaScript”>
// Comandos JS . . .
</SCRIPT>
<NOSCRIPT>
<B>Seu navegador está configurado para não executar códigos JavaScript</B><BR>
Sua visita será mais proveitosa neste site se você ativar o JavaScript.
<HR>
</NOSCRIPT>
</HEAD>
<BODY>
<H2>The body of your document.</H2>
</BODY>
</HTML>

Já sabemos agora como inserir os códigos e resolver alguns dos possiveis problemas de exibição que possam ocorrer.

Bem com base no documento que tenho vou tentando entender a logica JS com base nos exemplos postados no forum...

Ate +...

Edição feita por: E-magine, 27/02/2004, 10:17.


#2 Without a Nick

Without a Nick

    Sem culpa no cartório

  • Usuários
  • 2378 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos

Posted 26/02/2004, 16:33

Caro,

Fico feliz que tenha a bondade de colocar algumas coisas sobre Javascript para ajudar outras pessoas, mas vou mover este tópico para Tutoriais de Desenvolvimento/DHTML/HTML/XHTML, pois lá é onde ficam os tutoriais, ok? ;)

#3 E-magine

E-magine

    Turista

  • Usuários
  • 53 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Belém-PA

Posted 27/02/2004, 08:43

Blz.... nem tinha visto essa seção...

falow...




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq