Jump to content

Photo
- - - - -

Design, Escola, Web Design

• Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 Tygra

Tygra

12 Horas

• Banidos
  • PipPipPip
  • 146 posts

Posted 24/10/2003, 20:08

:) gente gostaria muito que lessem a materia principalmente os q se entitulam web designers - ou qaqueles q fazem um cursinhos destes que tem aos montes pelas esquinas e tb se entitulam web designers ao final do curso e por favor se possivel comentassem sobre a materia ok ;)

Design, escola, Web design

discussão sobre o assunto ainda está longe de estar encerrada, mas já está bastante madura e consciente. Falta, quem sabe, alguns pingos nos “i”s, a ordenação das idéias faladas até agora, colocar no papel e dar o próximo passo.

--------------------------------------------------------------------------------

Desde o início de 1997 mantenho on-line, com a ajuda de incontáveis participantes e “agitadores temáticos”, um fórum de listas de dicussão sobre design e a Web, chamado WD Brasil (www.10minutos.com.br/listas). São simples listas de discussão que chegam pelo e-mail, divididas em quatro temas: design, marketing, tecnologia e usabilidade. A principal e mais ativa de todas as listas é a WD Design, com uma média de 700 assinantes. Palco para discussões infindáveis de onde surgem projetos, discutem-se idéias e se amadurecem conceitos.

Tomando partido da privilegiada posição de moderador destas listas, vou tentar retratar neste artigo uma parte da opinião minha e desta comunidade de designers especializados em Web, ou, como queiram, os “Web designers”.

Os tipos de design que já existem
Para discutir o design para a Web e sua formação, é preciso falar da escola de design que já existe em nosso país há mais de 30 anos e a formação que atualmente ela oferece.

No curso de desenho industrial oferecido nas universidades, duas habilitações são possíveis hoje em dia na maioria dos cursos: projeto de produto e comunicação (ou programação) visual. Uma habilita o designer de produto e a outra, o gráfico.

Das duas habilitações, praticamente todas as áreas de trabalho do designer deveriam estar cobertas: do desenho de objetos, sinalização, identidade visual até a capa de CDs. Mas isso não levou em conta o design de interfaces.

O design para a Web

Quase ao mesmo tempo em que era criado o curso de desenho industrial no Brasil, outro tipo de design era demandado com o aparecimento dos computadores: o design de interação do computador-homem, criando a necessidade de um novo tipo de especialidade de design, embora a princípio não tenha sido compreendido desta forma.

O movimento inicial, mais natural, foi o de enxergar esta função como uma extensão daquilo que já faziam e profissionais de áreas afins à ciência da computação que encararam a criação de interfaces como parte de suas tarefas.

Desta forma, praticamente todas as interfaces inicialmente eram desenhadas por engenheiros, analistas e “informatas” em geral. Um movimento que trouxe resultados e funcionou de forma satisfatória, até que o computador e a multimídia, se tornaram ferramentas de uso pessoal, à disposição das “massas”.

O primeiro passo para esta popularização foi a invenção do computador pessoal e as primeiras interfaces gráficas, como a da Apple/Xerox e em seguida o Windows. Um pouco mais adiante, o avanço desta tecnologia e chegada da multimídia aproximava os computadores dos meios de comunicação e formatos de linguagem popular.

Mas a verdadeira revolução se daria com a popularização da Internet por meio do sistema de navegação gráfico chamado World Wide Web. Neste momento, como nunca antes, a interface computador-homem se torna a chave central para a comunicação, os computadores se tornam parte natural do nosso cotidiano e fica claro como nunca antes a necessidade de se profissionalizar o processo de criação destas interfaces e, para tanto, se definir a formação destes profissionais.

A formação do Web designer

Sem grade ou formação específica, de todas as partes e com todos os formatos, “Web designers” apareceram para atender a demanda de um mercado em franca revolução, faminto por qualquer pessoa que se auto declarasse “profissional”. Na seqüência, cursos profissionalizantes começam a surgir por todas as partes oferencendo formação em “Web design”, cada curso com um currículo diferente do outro.

Passada a febre inicial e na medida em que se aumentava a experiência deste mercado, os defeitos e deficiências profissionais começaram a ficar mais evidentes, fazendo crescer o debate sobre a formação e a profissão destes novos “designers”.

Tipos de design que deveriam existir
O que vimos surgir, em resposta à demanda do mercado, foram cursos de “design para a Web” montados das maneiras mais diversas, freqüentemente com forte apelo tecnológico e com pouca fundamentação de design e seus processos. Até porque, normalmente, eram cursos montados por escolas de informática e não de design.

É consenso entre os profissionais do mercado que trabalham com Web que o processo de design para a Web é em essência absolutamente semelhante a qualquer outro processo de design, tão diferente quanto se projetar uma cadeira é diferente de se projetar uma capa de CD ou de um livro.

O design para a Web, assim como para as novas interaces gráficas que estão por vir (e se tornar tão ou mais importantes), é na sua essência um processo de design como outro qualquer e deve, portanto, ser pensado da mesma forma, a partir do mesmo processo.

Do ponto de vista de alguém que foi formado em uma escola de design tradicional, não consigo enxergar de forma diferente, a não ser pensar que a formação do designer de Web (ou de interfaces) deveria naturalmente estar contida dentro do curso de desenho industrial, funcionando como uma terceira habilitação, a habilitação em design de interfaces, que teria uma base comum com o projeto de produto, o design gráfico sendo complementada com matérias específicas para a formação do designer de interfaces, como usabilidade, introdução à programação, vídeo, animação e fundamentos tecnológicos, entre outras.

Essa é uma tentativa de contribuição para enriquecer o debate dentro dos cursos de desenho industrial, procurando que se dê cada vez mais a importância devida a essa que certamente será em muito pouco tempo, a mais importante das habilitações em design e uma área de conhecimento crucial para a boa comunicação do planeta. Designers, a responsabilidade é nossa!

ps.: moderadores nao renovam este topico daqui pq esta sessão é q tem um volume satisfatorio de respostas e de movimentos dos usuarios - (y) brigada

#2 Tygra

Tygra

12 Horas

• Banidos
  • PipPipPip
  • 146 posts

Posted 24/10/2003, 20:33

(y) obrigada moderadores por prestarem atenção no meu pedido (rs) :D :lol:

#3 MaXiMuS

MaXiMuS

o cara que escreve engraçado

• Usuários
  • 785 posts
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 24/10/2003, 22:46

Muito bom o artigo tygra.... vc sempre posta coisas interessantes...

Realmente.. os cursos de Web Design... deveriam ser chamados de curso para aprender a utilizar ferramentas voltadas para o design.. pq vc soh aprende a usa a ferramenta....

Ja tive webdesign no primeiro, ond conheci tda a linha macromedia, to fazendu um curso mais amplo agora.. ond envolve td q eu ja conhecia, seria mais uma atualizacao hehehe... Corel, Ps, Js, Flash, Asp, Dw....
e realmente.. ele só ensina a usar as ferramentas... minha turma tem 12 pessoas.. eu só vejo futuro pra metade da classe.. o resto nao tem a inspiracao necessaria.. eles nao conseguem mentalizar oq eh pra faze.... fazem um barato totalmente porco.. mas blz...

To pensando em fazer um curso de design digital, algo relacionado a multimidia e tals.. na faculdade.... mas eh dificil axar boas opcoes...

Mas vlw pelo artigo =]

#4 Welington

Welington

Ativo

• Usuários
  • 305 posts
  • Localidade:Taubaté - SP
  • Interesses:Sandra Bullock<br>Alias<br>---<br>Webdesign<br>ASP<br>PHP<br>---

Posted 25/10/2003, 02:46

Pra dizer a verdade ninguém é 'profissional' realmente em webdesign, porque mesmo quem manja muito, se ficar uns 2 anos fora desse mundo, tchau tchau profissão...

#5 Tygra

Tygra

12 Horas

• Banidos
  • PipPipPip
  • 146 posts

Posted 25/10/2003, 11:47

Muito bom o artigo tygra.... vc sempre posta coisas interessantes...

Realmente.. os cursos de Web Design... deveriam ser chamados de curso para aprender a utilizar ferramentas voltadas para o design.. pq vc soh aprende a usa a ferramenta....

Ja tive webdesign no primeiro, ond conheci tda a linha macromedia, to fazendu um curso mais amplo agora.. ond envolve td q eu ja conhecia, seria mais uma atualizacao hehehe... Corel, Ps, Js, Flash, Asp, Dw....
e realmente.. ele só ensina a usar as ferramentas... minha turma tem 12 pessoas.. eu só vejo futuro pra metade da classe.. o resto nao tem a inspiracao necessaria.. eles nao conseguem mentalizar oq eh pra faze.... fazem um barato totalmente porco.. mas blz...

To pensando em fazer um curso de design digital, algo relacionado a multimidia e tals.. na faculdade.... mas eh dificil axar boas opcoes...

Mas vlw pelo artigo =]

nao sei se vc é de sampa mas a anhembi morumbi tem otimas referencias de varios cursos bem legais de deign - o senac tb da uma procurarda no sites deles q te garanto sao otimos

#6 MaXiMuS

MaXiMuS

o cara que escreve engraçado

• Usuários
  • 785 posts
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 25/10/2003, 13:04

eu vi....

No senac eu vi o curso de Tecnologia em Design de Multimidia....

Na annhembi morumbi vi o de Design Digital....

E tb vi um de design digital na unibero...

Mas por enqnto nem da pra eu faze esses ... nem é tanto pelo preço.. pois de 700/850 reais.. eu axo um preço normals pra uma coisa desse tipo....

Mas por causa da locomoção.. eheheh como ano q vem inda nao vo pode fika de carro no começo do ano... anda sem carta em guarulhos eh uma coisa, agora anda em sampa sem carta... nem eh....

Vo faze um curso de tecnologia .. De desenvolvimento de aplicacoes pra internet... na unicid.. e dpois eu vejo um curso de graduacao pra faze.... em 4 anos... voltado mais ao meio de multimidia =]

#7 _MX_

_MX_

Conhecimento nunca é demais

• Usuários
  • 563 posts
  • Localidade:Diadema-sp

Posted 28/10/2003, 09:40

bom, ate hj eu só fiz curso de flash (actionscript), não me considero um "web designer" mas acho que tenho muito mais criatividade que muito que fazem faculdade pra isso. Tudo que sei aprendi sozinho, noites a fio estudando e agora já sei muita coisa e nao vale a pena fazer curso pra aprender o que ja sei.
========================================================
Copiar o bom é melhor que inventar o ruim
"O segredo da criatividade é saber esconder suas fontes"
(Einstein)

#8 Tygra

Tygra

12 Horas

• Banidos
  • PipPipPip
  • 146 posts

Posted 28/10/2003, 10:27

ai q ta criatividade nao é tudo conceitos e teorias sao bem vindos pra poder argumentar e refinar sua criatividade - derepente vc acha um trabalho q vc xxxxxx lindo - mas pra um diretor de arte nao é la estas coisas e assim vai

é esta mentalidade q as pessoas tem q mudar tem q fazer facu sim se especializar SEMPRE e estar antenado nas tendencias e novas tecnologias (y)

#9 Marciofbb

Marciofbb

Turista

• Usuários
  • 51 posts

Posted 25/02/2005, 18:15

Taih, pra quem pensa que web sesigner é brincar de colorir no Photoshop e de montar tabela no dreamweaver...

huehuaheuaehue :lol:
Marcio Mota
"As coisas deveriam ser simples e não simpificadas"
Albert Einstein

#10 cond

cond

Normal

• Usuários
  • 75 posts
  • Interesses:CC- UFES

Posted 25/02/2005, 21:53

Concordo, porém criatividade (arma principal de um “Web designers”) não se ensina numa faculdade, ela se desenvolve por uma maneira de ver as coisa, de analizar o mundo de observar os detalhes e explora-los, por isso vemos pessoas que desenvolvem tecnicas de design sozinhas ralando horas, noites e dias de forma brilhantes e melhores que outros tais... é de se discutir .
by cond

#11 kelme

kelme

12 Horas

• Usuários
  • 262 posts

Posted 27/02/2005, 16:53

Olha, como você disse o negócio todo foi realmente errado no começo, com escolinhas de informática passando cursos e pessoas saindo desses "cursos" e se dizendo profissionais para a criação de interfaces, mas o verdadeiro meio acadêmico (faculdades de desenho) não se adaptou a essa necessidade de profissionais para criar interfaces. Mas a necessidade estava lá, e o mercado absorveu o que dava naquele momento, ou seja, esses "profissionais".

Aconteceu que regras não foram criadas, e muitos poucos estudaram a fundo do ponto de vista acadêmico a criação de layouts. O único livro que já li realmente baseado em estudo desse tema foi o:

KRUG, S. Não me faça pensar! Uma abordagem do bom senso à navegabilidade da Web. 1. ed, São Paulo - Market Books, 2001, 188p.

muito bom, recomendo, mas já ficou um tanto incompleto... ultrapassado nunca!

Aconteceu também que, por não existirem regras e por não existirem bons e sérios profissionais falando a mesma língua, abriu um espaço para uma concorrência desleal de moleques de 15 anos.

Exemplo: uma empresa precisa de um site, aí tem um moleque que diz que faz, e realmente acredita que é capaz. A empresa não dá a mínima para esse moleque, e vai atrás de opiniões de profissionais. Só que aí os profissionais discordam sobre inúmeros pontos do projeto, então a empresa volta para o moleque, que apresentou pelo menos um orçamento melhor. E é isso! Já peguei muito trabalho assim, quando eu também era um desses moleques.

Hoje devo estar mais próximo de um profissional, devido a muito estudo auto-didata, mas consistente. Mas o cenário é o mesmo, os profissionais discordam muito entre si. E por um bom tempo ainda será assim.

#12 afz

afz

12 Horas

• Usuários
  • 127 posts
  • Localidade:logo ali
  • Interesses:design, marketing, publicidade

Posted 25/03/2005, 12:51

ai q ta criatividade nao é tudo conceitos e teorias sao bem vindos pra poder argumentar e refinar sua criatividade - derepente vc acha um trabalho q vc xxxxxx lindo - mas pra um diretor de arte nao é la estas coisas e assim vai

é esta mentalidade q as pessoas tem q mudar tem q fazer facu sim se especializar SEMPRE e estar antenado nas tendencias e novas tecnologias (y)

Conceitos e teoria... aaaaa se todos soubessem o bem que isso faz.

Faço faculdade de design a 3 semestres já, e a evolução das minhas criações são muuuuuuuuito grandes.

A criatividade é uma das últimas partes do processo, que ela fica mto fácil se tendo todo um mapeamento e estudo de necessidade, consumnidor, como é consumido, fatores determinantes e etc.

Tendo uma metodologia, técnicas e conceitos, fica muitas vezes mais fácil de se criar algo que vai funcionar do que sair "a moda loco" criando.

Mexer em programas e fazer coisas "legais" qualquer escolinha de ensina, mas voce conviver com profissionais experientes e sábios, onde eles te ensinam o que sabem, como passar impressoes corretas de produtos, como driblar e previnir problemas.. isto não tem tempo que tire de você ou faça alguem se igualar a voce.

"No design 90% é transpiração e 10% inspiração"
Alex Zanolla

#13 primo

primo

Turista

• Usuários
  • 40 posts
  • Localidade:Telêmaco Borba - PR

Posted 26/03/2005, 00:22

Galera.. há algum meio de se tornar um webdesigner sem nunca frequentar um curso?
Vocês crêem em autodidatas?
É possível entender e dominar as técnicas de webdesign somente "fuçando" os programas da Macromedia, e enfiando a cara nas centenas de tutoriais que povoam os sites relacionados? Posted Image

#14 afz

afz

12 Horas

• Usuários
  • 127 posts
  • Localidade:logo ali
  • Interesses:design, marketing, publicidade

Posted 26/03/2005, 02:14

você nao vai absorver informacao, teoria e conceitos futricando em programas.

eles servem apenas como uma ferramenta de transicao, da nossa cabeça, do papel , para a tela. só isso.

quanto ao autodidatas conheço alguns casos legais, os caras leem livros e mais livros de autores conceituados, acho que somente assim para voce absorver o que realmente interessa, informacao, técnica e conceitos.

programas a cada ano tem um novo galera.. a sabedoria de um designer é única.
Alex Zanolla

#15 geroandrade

geroandrade

Novato no fórum

• Usuários
  • 6 posts

Posted 17/04/2005, 19:48

Oi! Eu termino em junho o meu curso de publicidade e pretendia fazer pós em desing gráfico mais você me desencorajou, está feliz agora?
Acho que vou fazer Marketing administrativo agora o acha?

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq