aeó negócio é assim as antes existiam apenas as CtP's enormes e que custam milhares de dóllares que só uma grande Gráfica Off-Set poderia comprar, mais hoje em dia invetaram uma tecnologia (fui num congresso a umas 2 semanas sobre isso) que vc pode ter um CtP caseiro em sua gráfica, como???? só é preciso uma impressora laser com um formato de boca um pouco maior (230mm) e uma chapa de CtP especial que criaram para isso (num sei se pode falar, mais foi a Agfa que criou esta tecnologia), bom como a chapa é de poliéster ela não pode dilatar, e o que isso significa???? as impressoras a laser de hoje em dia (a HP está incluída, tenho uma 1200 aqui e ela esquenta que é uma beleza) tem uma chapa que esquenta e quando o filme (laser, vegetal ou CtP) passa por ela ele dilata (ou "abre" na linguagem técnica) ocasionando que o registro de cores não sai perfeito, tendo que tirar vários e vários filmes (filme laser ou vegetal) para conseguir um encaixe perfeito.
Filme Laser ou Vegetal??? é hoje está comum gráficas pequenas se utilizarem de folhas de "papel" Laser ou Vegetal para baratear o custo do impresso, mais o que é isso???? é como se fosse o filme de fotolito, mais a folha é um pouco mais opaca e é impressa numa impressora laser comum, não necessitando de uma impressora de fotolito enorme e cara

aahhhh esqueci de dizer aquele CtP caseiro só serve pra impressões de pequenas quantidades 10.000 no máximo se não me engano a uma resolução de 600 dpi.
e sobre os preço depende muito da gráfica onde vai ser impresso, mais se for algo comum (um papel couché, impressão em policromia (quadricromia), 1000 unidades) vc vai pagar uns 250 reais, pois a quantidade é pequena em relação a "qualidade" requerida, para compensar fazer um cartão em quadricromia seriam no mínimo uns 5000 cartões, mais hoje já existem gráficas especializadas em cartão (o famoso cartão fotográfico) que inventaram uma maneira de baratear o custo e vendem cartões fotográficos pela média de preço de 60 reais. (depois explico como é a forma que eles criaram para baratear)
eu tinha mais algumas coisas pra falar mais esqueci o que era, uhauahauahau e achei que o texto ficou um pouco confuso, desculpem qualquer dúvida sobre essa salada que postei aí, é só falar que respondo, e mais tarde falo como os caras barateiam o custo do cartão, por enquanto vao pensando (isto é um desafio, alguém sabe??? hehehheeh)
[]'s
Old_Pardal
ps.: os custos são baseados nos preços aqui de curitiba