Jump to content

Photo

2 Dúvidas Sobre Vetor

• Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 Matchbox

Matchbox

Turista

• Usuários
  • 33 posts

Posted 09/07/2009, 16:59

Olá pessoal, estou com duas dúvidas que podem ser bem simples na verdade, mas comecei a usar o Illustrator agora e não achei algum tutorial que fale sobre isso, enfim:

1) Se eu estou criando um logo em vetor, quando estiver pronto, como faço para transforma-lo em um "shape" para que depois eu possa aumentar e diminuir a resolução dele sem perder qualidade?

2) Qual é o melhor jeitor de vetorizar uma fonte?

Se alguém tiver links pra tutoriais que possam me ajudar com isso eu agradeço :)

Edição feita por: Matchbox, 09/07/2009, 17:07.

#2 helioth

helioth

Projeção A

• Usuários
  • 683 posts
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 10/07/2009, 01:04

Não tenho certeza, pois ainda não peguei o AI para se aprofundar...

Quando crio algo em Illustrator salvo normalmente em AI, e ao jogar para outro programa, por se tratar de um vetor, ele não cria deformidades, pelo menos ainda não tive esse problema.

Para vetorizar uma fonte, selecione a cor e estilo da fonte normalmente, ao terminar botão direito nela, e create outlines.

Bons ventos! (ok2)
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#3 Matchbox

Matchbox

Turista

• Usuários
  • 33 posts

Posted 10/07/2009, 01:32

Bom, acho que se eu salvar em AI não estarei correndo risco hehe, se alguém souber outras formas de mantar o arquivo intacto posta ai :)

e ah muito obrigado mais uma vez :D

#4 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

O Defenestrador!

• Usuários
  • 794 posts
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 10/07/2009, 07:54

Respostas em vermelho abaixo.

Olá pessoal, estou com duas dúvidas que podem ser bem simples na verdade, mas comecei a usar o Illustrator agora e não achei algum tutorial que fale sobre isso, enfim:

1) Se eu estou criando um logo em vetor, quando estiver pronto, como faço para transforma-lo em um "shape" para que depois eu possa aumentar e diminuir a resolução dele sem perder qualidade?
Tudo o que você desenha no AI já é shape, pois ele é um soft vetorial. A não ser que você importe um bitmap. Salvando no formato padrão do AI está perfeito. Caso você queira importar/abrir o desenho no Corel, exporte em formato EPS ou mesmo PDF que o Corel abre na boa.

Fontes já são arquivos em vetor, mas se não me engano, no AI tem uma opção para rasterizar. Mas eu não sei se essa prática é muito útil, já que a melhor forma de fechar um arquivo no AI é em PDF e ai você terá as opções de incorporar as fontes ou rasterizar.

Se alguém tiver links pra tutoriais que possam me ajudar com isso eu agradeço :)
=>Neste site tem bastante material legal sobre illustrator.

Aí, falow!

Edição feita por: [=]Montanha[=], 10/07/2009, 07:55.

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!

#5 -SORRISO-

-SORRISO-

Moderador Sumido

• Usuários
  • 354 posts
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 12/07/2009, 06:15

realmente, como o montanha disse, é sempre bom manter a font como ela é na hora de fazer um uso, como um PDF. é mais seguro

todavia as vezes você quer fazer alguma coisa com as letras ou ocorre algum problema com as fonts. meu illustator voltou a ter um bug horrivel e eu tenho que rastrizar todos os textos que escrevo. horrivel.
enfiml
quando vocÊ estiver com o seu texto pronto, pegue a select tool (A) ou Move tool (V). selecione o objeto de texto. clique com o botão direito e selecione Convert to outlines.
você vai criar um grupo com todas as letras dentro. uma por uma. o que eu recomento é usar o pathfinder (windows>pathfinder) para poder juntar letras ou frases inteiras em um só path. aí você consegue carregar o grupo inteiro pra lá e pra cá sem muita complicação, e fica mais facil de organizar as layers ;)

#6 Matchbox

Matchbox

Turista

• Usuários
  • 33 posts

Posted 22/07/2009, 15:50

Salvar em formato AI não deu muito certo. Fui testar as duas duvidas e formatei o C de uma fonte qualquer e dei uma mudada, salvei em AI e mandei pro Photoshop, quando fui aumentar ele deu uma embassada como se etivesse rasterizado :S

O primeiro anexo é como ficou quando eu aumentei no PS, depois o original no Illustrator e depois ele aberto no PS

Attached Files

Edição feita por: Matchbox, 22/07/2009, 15:53.

#7 CswargameS

CswargameS

Eu não acredito!

• Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Localidade:Franca/SP

Posted 22/07/2009, 21:00

Vejamos como voce salvou pro PS né ?

O jeito certo de salvar um arquivo do Illustrator para o Photoshop é pelo exportar e escolhendo a opção PSD...

Assim o Ai irá salvar tudo em vetor, e os vetores que tiverem efeitos como degrades terão a aparencia (expandida... "Expand Apearance").. ou seja ... continuará sendo vetor, porem não será possivel editar o degrade da mesma forma que ele é editavel Ilustrator sem ter a aparencia expandida.

O Photoshop também abre arquivos Ai, quando aberto o Photoshop irá perguntar se voce deseja abrir em camadas ou em uma imagem "chapada".

Existe também um "bug" de tela do Photoshop que engana muita gente...

Fatores de zoom, "mostrados na barra de titulo ou na aba (versão cs4) do arquivo aberto", diferentes de 12,5%, 25%, 50% ou 100% ficam com um serrilhado que na verdade é um bug de tela do Photoshop .... (que não incomoda ninguem pois existe desde o inicio e ta aí até hoje ehehe.. )
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#8 -SORRISO-

-SORRISO-

Moderador Sumido

• Usuários
  • 354 posts

Posted 22/07/2009, 21:10

outro bug muito chato que ocorre comigo quando exporto de AI pra psd.

se eu faço meu projeto no illustrator e mando exportar pra PSD, ele chapa a imagem, mesmo que eu mande ele criar todas as layers em forma de vetor.
um jeito que eu arranjo para contornar isso (é trabalhoso), é juntar todos os paths que você tem um um compound path.
sleecione somente as linhas que você quer trabalhar, vá na janelinha do pathfinder e mande unir todas elas. delete todas as outras coisas que você não quer. não clique no "expand" na janela do pathfinder. =]
tire o stroke dessa layer e a pinte de preto. aí pode exportar em psd =]

sei que é complicado, mas aqui é o unico jeito que funciona cas dê problema ;)

#9 Matchbox

Matchbox

Turista

• Usuários
  • 33 posts

Posted 22/07/2009, 21:44

Ae CswargameS,
Exportei o arquivo em PSD agora, abri no Photoshop e quando fui aumentar aconteceu a mesma coisa, ficou embassado como se o objeto tivesse rasterizado... Queria "transformar" em um shape, pois um logo é usado sempre em diferentes escalas e nunca se sabe em qual tamanho vai precisar né...

*Quando fui exportar dexei a opção "Wrte Layers" selecionada

Será que o meu tem o mesmo bug então? :>.<:

se eu faço meu projeto no illustrator e mando exportar pra PSD, ele chapa a imagem, mesmo que eu mande ele criar todas as layers em forma de vetor.
um jeito que eu arranjo para contornar isso (é trabalhoso), é juntar todos os paths que você tem um um compound path.
sleecione somente as linhas que você quer trabalhar, vá na janelinha do pathfinder e mande unir todas elas. delete todas as outras coisas que você não quer. não clique no "expand" na janela do pathfinder. =]

Fiz isso também e continua a mesma coisa :/

#10 CswargameS

CswargameS

Eu não acredito!

• Ex-Admins
  • 1490 posts

Posted 22/07/2009, 22:56

Isso acontece somente quando voce "trava" as layers ou objetos nas layers (Passa o cadeado)
Nunca aconteceu de outra forma aqui.

Matchbox .. me explique do inicio ao fim este seu processo de vetorizar este objeto... deixe "estupidamente" bem explicado aqui como voce faz, desde ligar o computador a trabalhar com a imagem ehehe..
Regras
Posted Image

#11 Matchbox

Matchbox

Turista

• Usuários
  • 33 posts

Posted 22/07/2009, 23:08

Bom vou fazer tudo de novo e esrecever aqui:
1)Abro o Illustrator e escolho "Print Document..."
2)Digito a letra C com uma fonte qualquer
3)Seleciono-a, clico com o botao direito e clico em Create Outlines
4)Seleciono a ferramenta Direct Selection Tool e faço umas modificações
5)Vou em Export e salvo em PSD, resolution: high, options: write layers
6)Abro no PS, vou em Transform, Scale, aumento a escala e fica como se tivesse rasterizada :S

#12 -SORRISO-

-SORRISO-

Moderador Sumido

• Usuários
  • 354 posts

Posted 22/07/2009, 23:42

Isso acontece somente quando voce "trava" as layers ou objetos nas layers (Passa o cadeado)
Nunca aconteceu de outra forma aqui.

sério? nunca associei os cadeados ao raster. vou testar pra ver se funciona mesmo hehe

#13 CswargameS

CswargameS

Eu não acredito!

• Ex-Admins
  • 1490 posts

Posted 23/07/2009, 00:26

Bom vou fazer tudo de novo e esrecever aqui:
1)Abro o Illustrator e escolho "Print Document..."
2)Digito a letra C com uma fonte qualquer
3)Seleciono-a, clico com o botao direito e clico em Create Outlines (Ao invez, vá em Object > Expand - Eu acho que é menos trabalhoso, mas outlines funciona)
4)Seleciono a ferramenta Direct Selection Tool e faço umas modificações
5)Vou em Export e salvo em PSD, resolution: high, options: write layers
6)Abro no PS, vou em Transform, Scale, aumento a escala e fica como se tivesse rasterizada :S

Me desculpe pela informação que lhe passei, ela fez voce errar no passo 6º... (Nem pra tu me corrigir SORRISO ? ahahhaha... vou botar tu pra estagiar heim! aha)
O export rasteriza os objetos. (Paths) ... não rasteriza fontes criando layers de texto completamente editaveis.

Eu nunca havia feito a escala para maior, talvez foi por isso que não percebi que ele rasteriza os objetos e não envia em smart objetc..

Faça o seguinte..

Selecione o objeto, copie e cole no Photoshop... escolha a opção Smart Object...
O Objeto irá ser um vetor dentro do Photoshop.

Se for mais de um objeto, os mesmos irão se transformar em um só Smart Object, que serão editaveis no Illustrator.. Para editar os objetos basta dar duplo clique na camada do Smart Object colado no Photoshop, automaticamente abrirá o Illustrator e voce poderá editar o objeto.

Agora... voltando ao seu processo.

Por que voce está enviando o vetor para o Photoshop?
Qual é a sua necessidade?
Regras
Posted Image

#14 Matchbox

Matchbox

Turista

• Usuários
  • 33 posts

Posted 23/07/2009, 11:13

Ae CswargameS, agora funcionou mesmo, fazendo o esquema do Smart Object!
Então, eu ainda não tenho necessidade, mas estou criando meu primeiro logo no Illustrator e por ser um logo nunca da pra saber onde a empresa vai querer usa-lo, pode ser desde um cartão de visita até uma propaganda em revista né, então antes de começar a fazer o logo quero ter a segurança de que vou poder usa-lo em qualquer escala para depois não ter que refaze-lo, entendeu? Acho que fazendo assim e salvando em AI estou seguro né?

#15 CswargameS

CswargameS

Eu não acredito!

• Ex-Admins
  • 1490 posts

Posted 23/07/2009, 11:51

Então o "correto" é o seguinte...

Você cria a arte em vetor, (tudo que puder ser feito em vetor, faça em vetor)...

Aí o cliente quer fazer um folder, e neste folder irá ter alguns efeitos possíveis até hoje apenas em bitmap:
Você faz o folder, "tudo que for possivel de fazer no folder em vetor", depois da parte em vetor pronta e restar apenas os efeitos, aí que você manda pro Photoshop já no tamanho correto com os Dpi's, sangria margem de segurança ... etc. . Isso lhe assegura uma maior editabilidade do projeto.

Eu trabalho ao contrario do que você está fazendo, eu faço tudo no Illustrator, deixo espaço pras imagens e só depois, quando preciso eu coloco no Illustrator as imagens (pelo File > Place) ..

Descubra seu "workflow", cada um tem um jeito de trabalhar (ok2)
Regras
Posted Image

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq