Opa Lu, eu acho que posso dar uma mãozinha nessa parte (e com muito prazer pq vc é alguém que me ajuda muito)
Pelo oq eu entendi, vc quer fazer desenhos a lápis. Eu curto pentel mas acho que estão faltando uns grafites mais finos (como o 0.3 e o 0.5) e também durezas diferentes.
Lápis mais duros são os da série H (H 2H 3H... 9H, quanto maior mais duro)
Lápis duros são destinados a um desenho mais preciso, traços finos. Entretanto são traços claros.
temos também a série B (o B, 2B... 6B, quanto maior, a numeração, mais escuro e macio)
Vc também precisará de uma borracha... recomendo 2 tipos de borracha:
Limpa tipos: Uma borracha Moldável: vc pode apagar um ponto com certa precisão
e a borracha branca: (Eu curto aquela borracha-caneta da paper-Mate)
Giz de cera acho uma má idéia: possui uma má aderência no papel e o resultado não é satisfatório. Seria melhor o Pastel mesmo.
Papel: Bem: prefira blocos pequenos pra início. Eu normalmente desenho com blocos grandes A3 em Papel branco.
Carvão vegetal: É excelente pra dar um efeito esfumaçado no trabalho...
Dicas de outros materiais:
Lápis aquarelável: é um lápis que após passado, ele permite que, com um pouco de água dê um efeito levemente aquarelado no desenho. É usado com aerógrafo. O melhor é (na minha opinião) o Prismacolor.
Gabarito, Régua e Compasso: Claro!!! Nem sempre um desenho é feito apenas a mão livre. Muitas vezes necessitamos de elementos levemente geométricos. Isso nós conseguimos com gabaritos (que são moldes vazados em formato de círculos, elipses) e com uma régua. Régua recomendo 2: uma de 20 cm da Desetek (trident) e uma de 30 cm da mesma empresa (nacional, e excepcional)
Compasso, recomendo o Trident modelo 9001 ou 9000. Excepcionais e precisos...
Outra coisa importantíssima: Como apontar o lápis: Esqueça apontador: Use um estilete e remova a madeira. Feito isso desgaste a ponta com uma lixa de unhas até que o grafite fique afiado. ao perder a ponta, basta novamente limar o grafite (procure comprar um adaptador pra lápis tanto o roliço como o hexagonal, pois a medida que vc vai cortando o lápis vai ficando menor)
Um desenho que eu fiz em lápis e dei uma colorida com Photoshop (ainda não terminei de colorir pq tou sem tempo)
Este daquiQuaisquer dúvidas ou perguntas sobre Óleo, Pastel, Lápis, Acrílica, (aerógrafo não... comecei ontem praticamente) posta aí....
Sucesso amiga!!!!