heheh eu vou ficar pelo Windows mesmo...
No futuro, quando eu tiver "bala", eu pego um Mac, aí mudo para OsX. Funciona tudo lá, ou muito perto de tudo.
[...]
Essa idéia de que "Linux é uma comunidade que está disposta a te ajudar" é pura jogada de marketing. Apesar do Linux não ser pago, tem uma série de produtos/serviços que podem ser utilizados em função da visibilidade de uma distro. Sendo assim, existe jogada de marketing sim. Até porque já vi vários usuários falando (e em sites) que no Linux "ninguém tá nem aí pra ti. Eles quem é que funcione para eles". Essa segunda frase tá mais a realidade do Linux.
A "série de produtos/serviços que podem ser utilizados em funçãoda visibilidade de uma distro" é irrelevante. A questão é ideológica e, a realidade, é esta:
Linux != Windows 
Mas é uma comunidade
sim e, é inegável:
tem muitas pessoas dispostas a te ajudar. Existem sim os usuários fanáticos que pouco estão se lixando contigo, mas estes são minoria e nem convém citá-los. Eu mesmo, que tenho uma certa habilidade em ir atrás das coisas, de vez em outra peço ajuda. No meu caso eu recorro ao IRC, questão de costume... Quando eu acerto na pergunta eu sempre obtenho a resposta. E lá no IRC não tem essa de responder
Google não, he he he, ontem mesmo eu vi um cara ser banido do canal
#ubuntu
por isso. Por lá quem não ajuda não atrapalha...

E pra tu ver como cada experiência é uma experiência diferente, meu sistema funciona redondo. Trava? De vez em quando sim, mas porquê? Culpa minha, da aplicação ou do sistema? Por aqui, ou a culpa é minha ou a culpa é da aplicação (também, usar Firefox versão
alpha dá nisso...

). Congela? A única vez que congelou aqui foi quando minha placa-mãe queimou! Sério, he he he, o sistema congelou, eu reiniciei e... Não reiniciou. Deixei a máquina quase um mês ligada e a coitada foi pro beleléu...
Nada funciona 100%? Depende. Por aqui, as coisas que não funcionam adequadamente são aquelas em que eu fiz alguma modificação. Mas eu sempre descubro o problema e a situação volta ao normal. Oras, minha instalação tem mais de um ano, eu atualizei ela pelo
apt-get
quando o Ubuntu 8.04 estava em estágio beta e até hoje a estabilidade continua a mesma. Já instalei diversos pacotes, já removi outros tantos e, ainda assim, continua a mesma coisa. Olha o choque cultural nas entrelinhas...
Eu usei Windows por 7 anos (o fim do 98 e a vida inteira do XP, bem dizendo). No início eu era um pamonha nato, aqueles que nem mouse sabe usar direito (alguém nunca foi assim?

). Os anos se passavam e eu, cada vez esta mais habituado ao sistema e cada vez mais interessado em aprendê-lo. No início (98 > XP), muitas instalações eram perdidas (dá-lhe manuten$ões - tá, eu sei que é com cê-cedilha...). A experiência veio com o tempo. Nos tempos finais, eu não sabia mais o que era formatar ou usar um anti-vírus. Eu já domava o sistema... E os problemas, o sistema resolvia sozinho, dando
Next,
Next e
Finnish? Óbviamente que não, quem resolvia era eu, ou na raça ou na falta dela. Era 8 ou 80. De lá pra cá e de cá pra lá, de minha parte, nada mudou. Eu continuo tendo problemas e continuo resolvendo eles. Como num
loop infinito...
É impressão minha ou tudo que eu disse nesse parágrafo se resume a determinação?! Seria usuários "Linux" usuários determinados, dispostos ao que der e vier? Seria... Quem usa "Linux" por
opção está preparado pra tudo. Deu problema, corre atrás... Seriam eles masoquistas? Não... Quem se preocupa com os problemas ou é novato ou ainda não está culturalmente preparado - e isso vale pra qualquer sistema. Aí não tem jeito... Mas porque usam "Linux"? Oras, cada um tem seu motivo... E motivos é o que não faltam - aqui não estou comparando com nenhum outro sistema, que fique claro. Eis o choque cultural...
Já fui atrás de novas experiências (porque gosto), de outras distros (Fedora, openSUSE, Mandriva...), de outros sistemas (PC-BSD, OpenSolaris, Mac OS X...)... Em alguns, sofri o choque cultural (codinome KDE, ha ha ha), em outros, me "senti em casa". Sentir-se em casa, eis o ponto... Sentir que o sistema está em suas mãos, que você está preparado para zelá-lo e aturá-lo. Eis o diferencial de cada um. Certamente o "Linux" realmente não foi feito pra ti. Aí não tem jeito mesmo... E nesse ponto, você tem razão em não usá-lo. Quem sabe um outro sistema, se ainda estiver querendo mudança... Mas aí, é preciso questionar-se a si próprio:
Porque estou saindo do sistema X? ,
Necessito mesmo dessa mudança?, e por aí vai...
Muito vi migrarem por modinha. Aí é choque cultural na certa. E pior: mais um
fanboy a falar mal do sistema. Que fique claro que não estou te qualificando neste grupo, desconheço seus motivos e a razão de suas opiniões...

É que eu realmente vejo isto pela Web afora, e olha que não são poucos!
Mas enfim...
Go back.
Go ahead. Aí é contigo.

[]s

Até mais