Jump to content

Photo

Sugestão!

• This topic is locked This topic is locked
30 replies to this topic

#16 Paulo Freitas

Paulo Freitas

××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

• Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 24/05/2008, 17:31

Concordo com o frajola no assunto de postagens de log. Entra alguém que não conhece o Hijackthis, posta um log. O cara vê um arquivo desconhecido e deleta. Resultado, pau no pc. Quanto a postagens de turoriais, muito bom, 100%, afinal de contas, caso o individuo aprenda, ele mesmo fará suas conclusões, conhecendo todos os softwares instalados em sua maquina, facilitando assim a compreensão do que está fazendo.
Cocnluindo, pode aparecer alguém que não conheça algum software e indique a exclusão de uma linha que "aparentemente" não seja segura, porém, é um programa instalado no computador que foi danificado por algum erro.
Ai fica aquela colocação: "Mas esta analise deve ser feita por quem conhece o Hijackthis", mas isto não é feito, quem tem uma pequena noção do programa tentará ajudar e poderá complicar ainda mais.

O contrário disto fere a liberdade do usuário.

Quem pede ajuda, tem que ter discernimento de que o usuário do outro lado pode saber muito menos que ele (tal como acontece num fórum de programação, por exemplo). Todos podem e devem dar sua opinião. Se algo der de errado na máquina do usuário, a culpa é dele. Afinal, ao executar o que outro usuário disse, ele está consentindo e, com isso, tomando a culpa. É preciso ter bom senso, analisar a veracidade da informação. Se o usuário ignorar, a culpa é dele e ponto final. É aquela velha história: se alguém mandar você se jogar em um poço, você se joga?

Existem sábios ignorantes e ignorantes sábios. É preciso permitir que ambos tenham a liberdade de opinar. ;)

[]’s :DAté mais

#17 beto

beto

Doutor

• Ex-Admins
  • 840 posts

Posted 24/05/2008, 19:12

Existem sábios ignorantes e ignorantes sábios. É preciso permitir que ambos tenham a liberdade de opinar. ;)

nada mais à acrescentar..

(y)
twitter: @robertorcezar

#18 Mr. Xerife

Mr. Xerife

12 Horas

• Usuários
  • 135 posts

Posted 25/05/2008, 00:21

Gente, o caminho e curto e simples.

Apenas moderadores da área analisam "LOG". Porque analise de log é uma coisa muito arriscada, por isso devemos deixar essa responsabilidade toda encima da equipe. Chegue em qualquer Fórum considerado grande, e tente uma analise para você ver o resultado, seu poste será removido e também você receberar uma alerta por MP ;)

Abraços

#19 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 25/05/2008, 01:22

Gente, o caminho e curto e simples.

Apenas moderadores da área analisam "LOG". Porque analise de log é uma coisa muito arriscada, por isso devemos deixar essa responsabilidade toda encima da equipe. Chegue em qualquer Fórum considerado grande, e tente uma analise para você ver o resultado, seu poste será removido e também você receberar uma alerta por MP ;)

Eis a diferença: qualquer fórum grande (?) e o Fórum WMO. Aliás, exemplos: o iMasters é um fórum grande, tem esse mesmo tipo de seção com os mesmos sub-fóruns aqui sugeridos e não por isso priva seus usuários de darem opinião. Um fórum como o Linha Defensiva sim, faz sentido deixar a responsabilidade para uma equipe. Mas lá é um fórum onde segurança é um assunto exclusivo. Aqui não, as coisas são bem diferentes. Em nenhuma seção nós privamos nossos usuários de participar. Nossa filosofia de comunidade é antagônica a este tipo moderação. Moderadores aqui são aqueles que ajudam a manter o fórum em ordem. Tal como monitores e administradores. O nível de participação nos fóruns é exatamente o mesmo para qualquer usuário. Todos podem pedir ajuda, todos podem ajudar e todos podem ser ajudados (espero não ter sido redundante).

Mais arriscado que analisar um log é analisar este errôneamente. Opiniões contraditórias podem ajudar o usuário. Se houver um moderador específico, e este estiver errado, quem irá contestar pela verdade? Sim, pode e deve haver um moderador pra gerenciar a seção. Mas analisar um log é um direito de todos. Se alguém dizer uma inverdade, simples, basta contestá-la. Deste modo, o usuário que pede ajuda ficará melhor informado e mais confiante naquele que argumenta e apresenta provas. Quem pede ajuda para resolver um problema tem que ter, no mínimo, bom senso para discernir quem está certo ou errado. Se ignorar esta etapa, paciência. Quem está se arriscando é ele, o usuário.

[]’s ;-)Até mais

#20 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

Super Veterano

• Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 25/05/2008, 01:49

E mais, Paulo...

Só porque alguém é da equipe não quer dizer que vai analisar o log da maneira certa. O moderador pode errar em alguma análise, por isso é bom ter também os usuários analisando junto com a equipe para que o log seja bem analisado. ;)
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#21 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 25/05/2008, 01:58

E mais, Paulo...

Só porque alguém é da equipe não quer dizer que vai analisar o log da maneira certa. O moderador pode errar em alguma análise, por isso é bom ter também os usuários analisando junto com a equipe para que o log seja bem analisado. ;)

Foi o que eu quis dizer. Eu devo ter dado muita volta... :P

#22 Mr. Xerife

Mr. Xerife

12 Horas

• Usuários
  • 135 posts

Posted 25/05/2008, 02:24

Olá amigo. Blz eu sei mais nem todos usuários analisa perfeitamente "log" do hijackthis uma entrada mal fixada no registro pode ser fatal.

Abraços

#23 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 25/05/2008, 03:00

Olá amigo. Blz eu sei mais nem todos usuários analisa perfeitamente "log" do hijackthis uma entrada mal fixada no registro pode ser fatal.

Abraços

Justamente por isso que todos usuários devem opinar. Se alguém não analisar devidamente, outro vai lá e contesta. E uma ação só é fatal se o usuário consente com ela.

#24 Allex Severino

Allex Severino

Será?!?!?!

• Usuários
  • 793 posts
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 25/05/2008, 04:08

O contrário disto fere a liberdade do usuário.

Quem pede ajuda, tem que ter discernimento de que o usuário do outro lado pode saber muito menos que ele (tal como acontece num fórum de programação, por exemplo). Todos podem e devem dar sua opinião. Se algo der de errado na máquina do usuário, a culpa é dele. Afinal, ao executar o que outro usuário disse, ele está consentindo e, com isso, tomando a culpa. É preciso ter bom senso, analisar a veracidade da informação. Se o usuário ignorar, a culpa é dele e ponto final. É aquela velha história: se alguém mandar você se jogar em um poço, você se joga?

[]’s :D

Bem, acho que não expliquei direito o que gostaria de passar, porém, foi bem explicado pelos forum subsequentes.
No momento em que se posta um log é porque a pessoa não sabe interpreta-lo, desta forma, entende-se que quem o interpretou sabe o que está fazendo.Continuo na mesma, não concordo com postagens de log.

Considero mais na função do forum ensinar o usuario, os tutoriais são muito uteis nesta area. Ensine o usuario a analisar seus logs com tutoriais iguais ao que o Mr. Xerife fez.

Edição feita por: Allex Severino, 25/05/2008, 04:09.

Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#25 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 25/05/2008, 12:42

Bem, acho que não expliquei direito o que gostaria de passar, porém, foi bem explicado pelos forum subsequentes.
No momento em que se posta um log é porque a pessoa não sabe interpreta-lo, desta forma, entende-se que quem o interpretou sabe o que está fazendo.Continuo na mesma, não concordo com postagens de log.

Considero mais na função do forum ensinar o usuario, os tutoriais são muito uteis nesta area. Ensine o usuario a analisar seus logs com tutoriais iguais ao que o Mr. Xerife fez.

Existem usuários e usuários. Assim como num fórum de programação, por mais que você queira ensinar, tem sempre aquele que quer o código pronto. Mesma coisa. Por mais que ensine, tem sempre aquele que não quer aprender (ou até mesmo acha que não será capaz). Análise de log não é nenhum bicho de sete cabeças. Da mesma forma que ocorre num fórum de programação, nem sempre quando alguém sugere alguma coisa esta é o melhor caminho. E é exatamente por isso que sempre aparece alguém explicando algo melhor. Novamente, existem sábios ignorantes e ignorantes sábios. O usuário quando pede uma ajuda deste tipo tem que ter em mente que quem ajuda pode saber menos ainda. Isso é o bom senso. E se alguém dizer algo errado, é claramente provável que outro irá contestar o que foi dito. Essa é a síntese do compartilhamento. Qual o problema em postar um log? Se o usuário fizer algo de errado por crer cegamente no que um outro usuário não muito entendido diz, ele está consentido a ação e tomando a culpa. Eu, por exemplo, quando tenho um problema, ao receber a solução eu procuro saber o que ela representa. Eu não saio digitando rm -R ./home/* no meu terminal só porque ciclano disse que isso iria resolver todos meus problemas. :assobio:

É tudo questão de bom senso. Tutoriais são ótimos, eu também apóio esta idéia. Quanto mais, melhor. Mas análise de logs não representam riscos. ;)

Aliás, dada a popularidade dos programas do gênero, já virou hábito um usuário pedir ajuda e já anexar um log. Quebrar este hábito, pra mim, é recusar a ajuda.

PS: Antes dessa seção existir já existiam análise de logs em H&S e estas, quando respondidas, mostraram-se satisfatórias. Quando um usuário não apresentava a solução correta, outro vinha e mostrava outra. E assim se vai compartilhando informação e resolvendo problemas.

#26 Mr. Xerife

Mr. Xerife

12 Horas

• Usuários
  • 135 posts

Posted 25/05/2008, 14:47

Justamente por isso que todos usuários devem opinar. Se alguém não analisar devidamente, outro vai lá e contesta. E uma ação só é fatal se o usuário consente com ela.

Desculpe, mais vou ter o topete pra discorda desta aqui, bom se um usuário começa a ajudar na analise de um outro usuário seria certo, você chegar e mandando ele fazer isso ali, não ne ?. Porque se o "usuário" manda fazer uma coisa e você outra ai sim podemos ter sérios problemas, por tanto na minha "opinião" quem comecou a analise deve termina-la até o final.

#27 Allex Severino

Allex Severino

Será?!?!?!

• Usuários
  • 793 posts
  • Localidade:São Luís de Montes Belos - GO

Posted 25/05/2008, 16:02

Existem usuários e usuários. Assim como num fórum de programação, por mais que você queira ensinar, tem sempre aquele que quer o código pronto. Por mais que ensine, tem sempre aquele que não quer aprender (ou até mesmo acha que não será capaz). Da mesma forma que ocorre num fórum de programação, nem sempre quando alguém sugere alguma coisa esta é o melhor caminho. E é exatamente por isso que sempre aparece alguém explicando algo melhor. Novamente, existem sábios ignorantes e ignorantes sábios. O usuário quando pede uma ajuda deste tipo tem que ter em mente que quem ajuda pode saber menos ainda. Isso é o bom senso. E se alguém dizer algo errado, é claramente provável que outro irá contestar o que foi dito. Essa é a síntese do compartilhamento. Qual o problema em postar um log? Se o usuário fizer algo de errado por crer cegamente no que um outro usuário não muito entendido diz, ele está consentido a ação e tomando a culpa. Eu, por exemplo, quando tenho um problema, ao receber a solução eu procuro saber o que ela representa. :assobio:

É tudo questão de bom senso. Tutoriais são ótimos, eu também apóio esta idéia. Quanto mais, melhor. ;)

[]’s :D

Obrigado ai Paulo Ricardo.

Olha, pensei melhor neste topico, relaxei, tomei uma para pensar melhor, kkkkkkk

Bem, momento piada acabando.

Estava analisando, forum é sugestão, pois, informática em si são possibilidades.

Ex. Algum posta aqui que o computador não liga. Pode ser muitas coisas, damos sugestões para o que possa ser. Cabe ao individuo que abriu o topico analisar se pode dar certo ou não.

Quanto a exclusão de algumas linhas no log também, afinal de contas, o cara deve conhecer o que está instalado.

Agora, o forum é democrático e todos tem direito de voz (ou palavras, hehe), sendo assim, considero fora da realidade do forum tirar a oportunidade das pessoas opinarem.

Até por isto estamos descutindo aqui neste topico.
Meu post lhe ajudou? Clicar no Posted Image é uma das formas de agradecer.

#28 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 25/05/2008, 18:08

Desculpe, mais vou ter o topete pra discorda desta aqui, bom se um usuário começa a ajudar na analise de um outro usuário seria certo, você chegar e mandando ele fazer isso ali, não ne ?. Porque se o "usuário" manda fazer uma coisa e você outra ai sim podemos ter sérios problemas, por tanto na minha "opinião" quem comecou a analise deve termina-la até o final.

A resposta o próprio Allex deu.

Não tem essa de sérios problemas por duas pessoas apontarem causas diferentes. Basta ter bom senso. Se discordar de uma opinião alheia, basta contestá-la e apresentar evidências de que sua opinião condiz com o problema. Da mesma maneira que acontece em todos os outros assuntos do fórum. Essa "exclusividade" é antagônica ao modelo de compartilhamento de conhecimento entre comunidade.

Olha, pensei melhor neste topico, relaxei, tomei uma para pensar melhor, kkkkkkk

[...]

Estava analisando, forum é sugestão, pois, informática em si são possibilidades.

Ex. Algum posta aqui que o computador não liga. Pode ser muitas coisas, damos sugestões para o que possa ser. Cabe ao individuo que abriu o topico analisar se pode dar certo ou não.

[...]

Agora, o forum é democrático e todos tem direito de voz (ou palavras, hehe), sendo assim, considero fora da realidade do forum tirar a oportunidade das pessoas opinarem.

#29 Mr. Xerife

Mr. Xerife

12 Horas

• Usuários
  • 135 posts

Posted 25/05/2008, 19:37

Acho que esse tópico ja deu o que tinha que dá, acho melhor fecha-lo.

Abraços,

#30 Frajola

Frajola

É bom?

• Ex-Admins
  • 889 posts
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 25/05/2008, 19:39

O trem já não tá funcionando¿ kkk até eu que era contra usei a parada...

é bom senso, o Xerife passou um procedimento, antes de faze-lo eu fui dar uma lida no linha defensiva pra entender como funciona, depois de acreditar que seria um bom processo eu fiz =)

pelo o que entendi existem processos diferentes para diferentes problemas, se o Xerife posta um e o Beto posta outro cabe ao usuário escolher qual seja mais interessante a ele fazer.

0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq