A primeira coisa a se fazer quando vamos retocar uma imagem é analisar o que tem que ser feito, e fazer-se um plano.
Na imagem que vamos trabalhar, é impossível o uso da ferramenta “healing brush tool” (Band-Aid), pois não existe área para se pegar uma amostra.
Então o que faremos é uma “nova pele” para este rosto.
Esta nova pele será criada em uma nova camada, para não danificar a imagem original.
Crie uma nova camada.
Agora vamos à paleta Chanels (canais).
Para se criar a pele artificial é necessário observar os canais da imagem.
Veja os canais red green e blue. (para isto clique em cima dos nomes de cada um)
Encontre o canal em que mais se tem contraste, (como se fosse fazer um recorte profissional).
O canal que mais se destaca aqui é o canal blue.



Iremos trabalhar em todos os canais, mas somente visualizando o canal blue, para isto, clique no canal RGB, e em seguida de um clique no (olho) que se encontra ao lado dos canais RED e GREEN.
Ficando assim:

Agora voltemos para a paleta camadas. (layers).
Sua paleta layers deve estar desta seguinte forma:

Agora começaremos a criar a pele artificial.
Para isto, usaremos a ferramenta Clone Stamp Tool (carimbo): (na paleta de opções ative a opção “sample” “all layers”).
Configure-a com uma opacidade (Opacity) menor que 15%, quanto menor o valor maior a perfeição do resultado, entretanto mais cliques serão necessários.
• (prepare alguns analgésicos, e coloque um som, pois essa parte é intediante).
• (lembre-se de piscar os olhos bastante e se sentar em posição correta “não vá sentar-se nas costas”).
Selecione uma amostra da pele da nossa modelo com a ferramenta clone stamp tool: na própria camada a receber a pele.
Agora iremos proceder da seguinte maneira:
De cliques com a ferramenta clone stamp tool até a pele do rosto da modelo ficar em um tom de cinza continuo. (não se importe de ficar borrado).
(pra quem tem tablet é uma boa usar)
Ficando assim:

Já estamos quase finalizando o trabalho.
Agora volte à paleta chanels para voltar a visualizar todos os canais, e logo em seguida volte à paleta layers.
Agora o que vemos é uma pele borrada e sem poros.
Para remover o borrado, usaremos o filtro “blur surface blur” (se o seu photoshop não tem, use o Gaussian).
Nessa imagem foi usado: radius = 43 , threshold = 132.

A diferença entre surface blur e gaussian blur é simples, o texture blur espalha menos.
Agora que já removemos o borrado da pele, podemos então dar poros na pele.
Para dar poros na pele usaremos o filtro Noise add noise.
(na imagem foi usado 3,48 com a opção Gaussian)

Agora temos que remover o que se excede da pele que criamos, podem notar que tem um pouco da pele artificial nas sobrancelhas nos olhos e na boca, e também no cabelo, para remover isso não iremos apagar, pois em tratamento profissional não se apaga, esconde-se, então usaremos mascara.
Crie uma mascara para a camada e pinte de preto aonde não se deseja que a pele exista.
Agora se repararmos bem, retiramos um pouco dos efeitos de volume da modelo, parece que o rosto dela está plano, sem relevo e tal, para isto remova um pouco da opacidade da camada de pele artificial que criamos.
(na imagem foi reduzido para 62%)

Chegando aqui digo que finalizamos, mas não por completo, ainda podemos dar alguns efeitos aí muito interessantes.
Vamos fazer uma maquiagem na nossa modelo.
Para isto crie uma nova camada.
Vá a Edit Fill:

Agora na paleta layers em opções de mesclagem mude o modo para overlay também.
Exato, não acontece nada, pois o 50% cinza em modo overlay fica neutro, o preto iria escurecer e o branco iria clarear.
Agora se você deseja escurecer uma área, pegue o pincel com uma pressão bem pequena, menor do que cinco e pinte de preto a camada onde se deseja escurecer, faz-se o processo inverso onde se deseja clarear.
Pode se também usar cores, como exemplo deixar a bochecha um pouco rosada.
E por aí vai.
Espero que gostem.
Por: Ivan Silva (progvis@gmail.com)