Jump to content

Photo

Nomeclatura De Variáveis

• Faça o login para participar
28 replies to this topic

#16 savior

savior

Campanha [codebox], use ou morra :D

• Usuários
  • 1229 posts
  • Localidade:Curitiba, PR - Brasil
  • Interesses:Na vida ;P

Posted 08/06/2007, 16:15

Eu costumo colocar letras.
Geralmente, nas querys, eu costumo colocar $sql

$sql = mysql_query...
$c = mysql_fetch_array($sql);

Na minha opinião fica mais fácil.

Até mais ^_^

Mais fácil sim (pra tu), contudo, menos intendível (pra nós). O nome de uma variável deve, primeiramente, expressar sua finalidade. Temos que levar em consideração que um dia teremos (ou alguém terá) de mexer no código... Já pensou no tempo gasto pra decodificá-las? :P

[]’s :D

Por isto que eu procuro sempre usar nomes em português ainda para as variáveis xD
Exemplo
$arrNoticia  ==> quem vê (em minha opinião) se toca que é uma array com noticias dentro :X

[lastfm] [blog]

Campanha codebox: use-a ou morra!
bfmaster_duran[at]yahoo.com.br

#17 Dudu

Dudu

Viva la vida

• Usuários
  • 1437 posts
  • Localidade:Uberlândia - MG
  • Interesses:PHP

Posted 08/06/2007, 16:16

Eu costumo colocar letras.
Geralmente, nas querys, eu costumo colocar $sql

$sql = mysql_query...
$c = mysql_fetch_array($sql);

Na minha opinião fica mais fácil.

Até mais ^_^

Mais fácil sim (pra tu), contudo, menos intendível (pra nós). O nome de uma variável deve, primeiramente, expressar sua finalidade. Temos que levar em consideração que um dia teremos (ou alguém terá) de mexer no código... Já pensou no tempo gasto pra decodificá-las? :P

Mais Paulo, em meus códigos, eu faço assim, pelo simples motivo que eu sei de onde elas vêem, e sua finalidade.
Mas em códigos públicos que desenvolvo, procuro ser o mais específico possível.

Até mais ^_^

Fórum WMO - Equipe de Desenvolvimento / Banco de Dados - Moderador

Twitter: HostCheap

#18 Paulo Freitas

Paulo Freitas

××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

• Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 08/06/2007, 16:40

Por isto que eu procuro sempre usar nomes em português ainda para as variáveis xD
Exemplo

$arrNoticia  ==> quem vê (em minha opinião) se toca que é uma array com noticias dentro :X

Mas e a l18n, como fica? :assobio:

Mais Paulo, em meus códigos, eu faço assim, pelo simples motivo que eu sei de onde elas vêem, e sua finalidade.

Sim, mas neste caso tu vira dois programadores... :notme:

[]’s :DAté mais

#19 Dudu

Dudu

Viva la vida

• Usuários
  • 1437 posts
  • Localidade:Uberlândia - MG
  • Interesses:PHP

Posted 08/06/2007, 16:44

Exemplo

Sim, mas neste caso tu vira dois programadores... :notme:

Nâo não..
Para mim tanto faz, não é um sacrifícil mudar a forma das variáveis.

Eu pareço um pouco também com o hostdesign.
Depende um pouco do estado emocional.
Se eu tiver com preguiça de programar, mas ter que fazer o código, procuro usar variáveis menores.

Na ralidade, para mim tanto faz.

Até mais ^_^

Fórum WMO - Equipe de Desenvolvimento / Banco de Dados - Moderador

Twitter: HostCheap

#20 hostdesigner

hostdesigner

Super Veterano

• Usuários
  • 2910 posts
  • Localidade:Quirinópolis-GO
  • Interesses:Programação, Mulheres, Diversão, Mulheres, Música, Mulheres, Meu Carro, Mais mulheres, Internet, Outras Mulheres, Quase por último PAZ e por ultimo Outras Váááárias Mulheres...

Posted 08/06/2007, 16:49

Penso que não é obrigatório utilizar um padrão para programar ou justificar o por que de se programar de tal forma, porém, na minha opinião deve se ter um bom senso e tentar utilizar um padrao para programar, pois, assim como alguns de nos viviam (e vivem) reclamando dos navegadores renderizar de forma diferente alguns itens, nós também podemos um dia reclamar de algum script que não segue um padrão para o seu desenvolvimento.

No fim, pode ser que alguma empresa tenha como principal quesito, a forma de programação, já que os projetos são baseados em equipe.

Por fim, não iremos adotar um padrão da noite pro dia, mas, devagar acabaremos adotando um até mesmo sem perceber.

Falopa!

#21 savior

savior

• Usuários
  • 1229 posts

Posted 08/06/2007, 17:05

l18n ... problema de quem for traduzir o soft (6)
sou anti-inglês, só tomo guaraná e uso produto nacional (mentira xD)

Depende muito do escopo do projeto, tá certo que se holandeses invatarem de traduzir meu código eles vão me xingar até a 10ª geração porque minhas variáveis vão estar em PT.

Mas se as variáveis tem que seguir nomeclatura em inglês, logo os comentários tambem tinham que estar <_<'

Penso que não é obrigatório utilizar um padrão para programar ou justificar o por que de se programar de tal forma, porém, na minha opinião deve se ter um bom senso e tentar utilizar um padrao para programar, pois, assim como alguns de nos viviam (e vivem) reclamando dos navegadores renderizar de forma diferente alguns itens, nós também podemos um dia reclamar de algum script que não segue um padrão para o seu desenvolvimento.

No fim, pode ser que alguma empresa tenha como principal quesito, a forma de programação, já que os projetos são baseados em equipe.

Por fim, não iremos adotar um padrão da noite pro dia, mas, devagar acabaremos adotando um até mesmo sem perceber.

Falopa!

Eu sou a favor de que se crie um padrão genérico, que todo programador tenha sabe?

Tipo $i para um interador aos invés de $c ou num, este tido de coisa.

Assim facilitaria na hora de ler um código, eu não precisaria ler o manual do zend para entender a nomeclatura do cara >.<

[lastfm] [blog]

#22 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 08/06/2007, 17:38

l18n ... problema de quem for traduzir o soft (6)

E se o trabalho for em equipe? Tá, não é, mas poderia ser. Adotar mais de um método além de inviável se torna confuso, acaba misturando conceitos... Coding Standards na programação é como os Web Standards na marcação, algo que deve ser seguido. Garante uma maior legibilidade e profissionalismo ao código, não é mesmo? A página sobre POG na Desciclopédia é um ótimo exemplo do que não se deve ser seguido. :assobio:

Depende muito do escopo do projeto, tá certo que se holandeses invatarem de traduzir meu código eles vão me xingar até a 10ª geração porque minhas variáveis vão estar em PT.

Mas se as variáveis tem que seguir nomeclatura em inglês, logo os comentários tambem tinham que estar <_<'

Depende do escopo? Não necessariamente. Você pode muito bem codificar da mesma forma que codificaria se estivesse trabalhando em equipe, só depende de tu. Trabalho a mais não terá, pelo contrário, a menos, na hora do debug... :assobio:

Eu sou a favor de que se crie um padrão genérico, que todo programador tenha sabe?

Tipo $i para um interador aos invés de $c ou num, este tido de coisa.

Assim facilitaria na hora de ler um código, eu não precisaria ler o manual do zend para entender a nomeclatura do cara >.<

Aí não seria bem um padrão... Deve haver semântica no nome de uma variável, isto é, ela deve representar o que realmente é. Se eu utilizar $i num iterador primário, que nome darei à um iterador secundário dentro do primário, $j? Perde o sentido. :rolleyes:

Um código que segue algum padrão dificilmente terá de se traduzir para interpretar... Códigos padronizados são semânticos (leia-se interpretáveis) do início ao fim. :rolleyes:

Olha só que maravilha de código: http://cvs.php.net/v...D...ain&view=co (exemplo simples)

Qualquer programador em qualquer lugar do planeta irá interpretá-lo da mesma maneira. Vejam que legibilidade absurda que um padrão proporciona. =)

Comentários em inglês? Sim, porque não? :rolleyes:

Semantic development. Seja bem-vindo ao futuro. B)

#23 hostdesigner

hostdesigner

Super Veterano

• Usuários
  • 2910 posts
  • Interesses:Programação, Mulheres, Diversão, Mulheres, Música, Mulheres, Meu Carro, Mais mulheres, Internet, Outras Mulheres, Quase por último PAZ e por ultimo Outras Váááárias Mulheres...

Posted 08/06/2007, 17:46

Caraca, dá pra entender tudo de cara, fica até mais fácil de interpretar o que faz e como faz sem precisar rodar o script, mas, o que significa isso

&$opened_path)

eu nunca vi isso em lugar nenhum...

Falopa!

Edição feita por: hostdesigner, 08/06/2007, 17:56.

#24 Paulo Freitas

Paulo Freitas

• Ex-Admins
  • 5612 posts

Posted 08/06/2007, 17:52

Capítulo 21 :rolleyes:

#25 savior

savior

• Usuários
  • 1229 posts

Posted 08/06/2007, 23:01

isto daria um ótimo artigo >.<

tem mtos paradoxos envolvidos ... escopo do projeto é sim um deles ;]

eu sempre programo para que outro pegue e entenda, mas uso misto de ingl e pt.

Mas partir para um aproach em Semantic development teria q ser rompido muitas barreiras, desde da parte do profissional até na parte pessoal. O pessoal de java sabe bem como é >.<.

Onde você trabalha PR, vcs usam Semantic development? Ou só você, ou criaram uma política de padronização?

referência de variáveis são malvadas :unsure:

Edição feita por: savior, 08/06/2007, 23:01.

[lastfm] [blog]

#26 Goku Jr

Goku Jr

Nilson

• Usuários
  • 3757 posts

Posted 09/06/2007, 00:32

sempre coloco o nome das variaveis que crio de acordo com o VALOR que irei usar.
se for trabalhar em equipe, e so vc trocar uma idéia antes com a GALERA pra deixar as variaveis com o nome parecido com o do VALOR

mas em empresa de GRANDE PORTE, já contém uma padronização...

tipo empresa X usa antes de cada nome de variavel a SIGLA do nome da empresa (num sei porque, mas isso tem de montão)

outras definão que sempre que iniciar um nome de uma variavel tem que ser com letras em maiusculo e o resto em minusculo.

e assim vai...

bom mas de qualquer forma, deixar suas variaveis com um nome LOGICO do valor a receber, já ajuda e muito outros programadores que irão "ler" seu código futuramente!

^^' espero que entendam esse monte de asneira que disse acima, deve ter erros de português de montão também :P

T+
-----------------------------------------------------------------------
PALMEIRAS - Primeiro campeão do mundo em 1951

#27 hostdesigner

hostdesigner

Super Veterano

• Usuários
  • 2910 posts

Posted 09/06/2007, 08:59

No caso dos comentários, para quem não consegue fazer em Inglês os erros de português também deveriam ser abolidos :P

Falopa!

#28 Inu

Inu

Veterano

• Usuários
  • 1138 posts
  • Localidade:Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

Posted 09/06/2007, 11:03

sempre coloco o nome das variaveis que crio de acordo com o VALOR que irei usar.
se for trabalhar em equipe, e so vc trocar uma idéia antes com a GALERA pra deixar as variaveis com o nome parecido com o do VALOR

mas em empresa de GRANDE PORTE, já contém uma padronização...

tipo empresa X usa antes de cada nome de variavel a SIGLA do nome da empresa (num sei porque, mas isso tem de montão)

outras definão que sempre que iniciar um nome de uma variavel tem que ser com letras em maiusculo e o resto em minusculo.

e assim vai...

bom mas de qualquer forma, deixar suas variaveis com um nome LOGICO do valor a receber, já ajuda e muito outros programadores que irão "ler" seu código futuramente!

^^' espero que entendam esse monte de asneira que disse acima, deve ter erros de português de montão também :P

T+

Seria bom existir um padrão global. Não esses que vocês estão mostrando, mas um que todos os programadores entendam.. Que nem os cientistas, eles usam nomes científicos em latim, tipo: amazona brasiliensis, homo sapiens...

No caso dos comentários, para quem não consegue fazer em Inglês os erros de português também deveriam ser abolidos :P

Falopa!

Ah, concordo. Quantas vezes tu vais ler um comentário e tem aquelas porcarias de "var de conesao", "vc = $x...", enfim... É uma dor de cabeça danada tentar entender dialetos de ignorantes, da Língua Portuguesa. Escrevam em português normal, mesmo com aqueles erros de letras e etc. Mas não usem essas mil e uma siglas. E ah, existe dicionário para quê?

#29 hostdesigner

hostdesigner

Super Veterano

• Usuários
  • 2910 posts

Posted 09/06/2007, 11:18

INU
Também não é por ai (vou mudar o contexto do tópico somente desta vez ;) ) se formos analisar a fundo, o português brasileiro ou qualquer outro idioma sempre teremos diversas formas de escrever. Temos gírias, sinônimos, antônimos e sabe-se lá o que mais (não sou muito bom nesta matéria) de qualquer forma, o fato da pessoa escrever abreviadamente ou corretamente não a torna uma anta quadrada, um ignorante ou um super inteligente, na realidade a comunicação independente da linguagem é VÁLIDA qualquer forma de escrita, desde que, o EMISSOR (pessoa que emite, digita ou envia a mensagem) consiga enviar a mensagem para o RECEPTOR (pessoa que recebe, lê a mensagem) e fazê-lo entender a dita mensagem.

Contudo, escrever "Vc", "conesao" e afins apesar de ser errado, é correto :mellow: :huh: e está no dicionário como comunicação coloquial.

Vivendo e aprendendo.

Falopa!

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq