
Vídeo Aula - Sistema De Tags
#1
Posted 20/03/2007, 23:58
Com aproximadamente 20 minutos mostro a maneira que achei para se criar as tags de uma maneira simples incluindo um título de uma notícia e as tags para classificar essa notícia.
Depois mostro como listar as notícias de acordo com as tags de classificação.
Veja o vídeo agora [Play>>]
Veja em funcionamento.
Conheça meu blog para Aprender Laravel (Framework PHP)
#2
Posted 21/03/2007, 08:30
ou eu q vi errado :S
bem.. se quiseres... implementa no seu codigo, minha explicação
http://ajaxbox.com.b...ags-em-php.html
* Administração e Configuração de Servidores;
* Combinação Perfeita: NGINX + PHP + VARNISH + HAPROXY
* otavio*iporto.com ~ Tel: +55 51 3366 0177 | +55 51 4063 7343 |
* @iporto
#3
Posted 22/03/2007, 20:11
Mas... as duas formas acabam fazendo algo que na minha opinião não é muito vantajoso, as etiquetas (tags) são adicionadas manualmente, vamos analisar desta forma, nem sempre a pessoa que irá publicar uma noticia (por exemplo) não tem muita noção de como funciona então ela vai fazer "o que der na telha" se brincar ainda adicionar uma etiqueta "mulher nua" numa noticia que fala sobre informática (e não é sobre sites eróticos

Então, voltemos ao conceito básico da finalidade de um sistema, ele precisa ter funcionalidades que permitam a manipulação de ações automatizadas sem que haja a necessidade de grandes conhecimentos na aérea em questão.
Sendo assim, um sistema de etiquetas deveria ser automático. como? ora simples, a pessoa precisa digitar um título e o conteúdo da noticia correto?
Então, por que não fazer um cálculo verificando a quantidade de palavras repetidas no título e no conteúdo?
Criemos algumas regras básicas para etiqueta...
1º Toda palavra candidata a etiqueta precisa ser repetida no texto (titulo e conteudo da noticia) pelo menos 3 vezes.
2º Toda palavra candidata a etiqueta precisa ter no máximo 30 letras e no mínimo 5 letras, assim já excluímos sílabas (de, do, como entre outras)
3º Toda palavra candidata a etiqueta precisa estar no singular (então retiramos terminações ões, es, as, os e trocamos por ão, er, a, o) Isso não vai funcionar pra todas as palavras eu estou imaginando aqui caminhões, mulheres, melancias, medicamentos.
4º Por questões de padronização (na minha opinião) todas as etiquetas precisam ser gravadas em minúsculo. No momento em que for exibida (como o Luis Otavio publicou) poderia-se formatar em primeira letra palavras com pouca utilização, formatar com caixa alta palavras com alta utilização.
Bom, por fim tomando os cuidados de 1º ao 2º o sistema de etiquetagem ficaria automatizado e seria melhor utilizado pois o usuário não precisa propriamente digitar as palavras que ele julgar relacionadas e com isso economiza o tempo que ele iria perder pensando nas palavras.
Resumo: automatizando o sistema teríamos melhor desempenho para palavras relevantes, já que estas se baseiam no conteúdo a ser exibido (lembrando do AdSense). Maior agilidade para o tempo de etiquetagem. Enfim usabilidade!
Falopa!
#4
Posted 28/03/2007, 12:05
Acho que tags o pessoal já sabe usar veja no del.icio.us, youtube, entre outros.
O lance de ver a quantidade de palavras repetidas seria legal sim e pode ser implementada não como padrão mais como sugestão de tags.
O lance de ver o tamanho da palavra é simples de se fazer só verificar a quantidade e criar um regra pra tamanho de fonte. Somente não adicionei o tamanho da fonte mais do lado mostra aquantidade de vezes que aquela tag foi usada.
Só queria deixar claro que o vídeo tutoriais são aulas mais de conceito e não de como criar um sistema completo, se não as aulas iriam ficar com 40 horas hahahahahaha.
Conheça meu blog para Aprender Laravel (Framework PHP)
#5
Posted 28/03/2007, 12:20
Ja pelos comentários acima, acho que eles nao leram direito, que você postou uma vídeo aula do princípio sobre como fazer tags, o resto é implementação.
Se você vai fazer indexar um artigo sobre fusca, a tag seria qual? Mulher nua ?
Quem que não sabe criar uma tag?
Não entendi a viagem dos caras acima não....
Que nem diz o sábio chinês Chung Ling Fum, em 1850 A.C. : "Dar pitaco é izi, quero ver fazer."
^^
#6
Posted 28/03/2007, 15:13
Bom, não quero levar isso pro lado pessoal (nem preciso) mas como já havia dito...Valeu pela aula, Rodrigo.
Ja pelos comentários acima, acho que eles nao leram direito, que você postou uma vídeo aula do princípio sobre como fazer tags, o resto é implementação.
Se você vai fazer indexar um artigo sobre fusca, a tag seria qual? Mulher nua ?
Quem que não sabe criar uma tag?
Não entendi a viagem dos caras acima não....
Que nem diz o sábio chinês Chung Ling Fum, em 1850 A.C. : "Dar pitaco é izi, quero ver fazer."
^^
Sobre o comentário do fusca...Pra falar a verdade a forma como o RedStyle publicou o título deu muito a entender que era completo mas no conteúdo deixou a desejar pois na minha opinião faltou exatamente o que o Luis Otavio publicou...
Provavelmente mulher nua não seriam tags apropriadas, mas vamos inverter o caso, suponhamos que o artigo é sobre mulher nua então uma tag apropriada seria "fusca" ou "capo de fusca"Se você vai fazer indexar um artigo sobre fusca, a tag seria qual? Mulher nua ?

Por fim, eu apenas expus algumas implementações que podem facilitar para um USUÁRIO LEIGO, tudo bem que seja fácil criar tags, mas, se eu estou criando um artigo e este artigo possui diversas palavras que podem "indica-lo", por que não usa-los?
Uma frase legal pra incrementar este seria:
"Não pense em crise, crie!"
Pra que criticar e dizer que não vale a pena? estamos aqui pra dividir conhecimento e aprimorar o que já se conhece.
Falopa!
#7
Posted 29/03/2007, 10:19
São pessoas como você que fazem desse fórum um forum de alto nível.
Desculpe se exagerei no meu post, mas mesmo assim, você foi educado e perspicaz na sua resposta.
Achei o forum que precisava.
É isso aí!
#8
Posted 29/03/2007, 10:29
Para colocar o esquema de sugestão de tags farei o que o hostdesigner disse contarei o número de vezes que uma palavra aparece só que antes irei tirar todo o tipo de acentuação, artigos (coisas como de, para o, etc). Acho que deveria ter um array para ir adicionando novas palavras que não deveria entrar conforme a necessidade.
Mas como disse irei colocar como sugestão de tags já com o campo preenchido mas com a possibilidade do usuário mudar.
Tenho que resolver um probleminha do espaço. Acho que um trim() rtrim() qualquer_coisa_trim() já resolve.
Com os upgrades que o host falou a coisa ficou mais divertida e desafiadora. Assim que gosto haha.
Final de semana será divertido

Edição feita por: redstyle, 29/03/2007, 10:30.
Conheça meu blog para Aprender Laravel (Framework PHP)
#9
Posted 29/03/2007, 14:34
2º Toda palavra candidata a etiqueta precisa ter no máximo 30 letras e no mínimo 5 letras, assim já excluímos sílabas (de, do, como entre outras)
Para palavras maiores realmente seria necessário um array nele você adiciona as palavras que aparecem comumente em textos, evitando que toda publicação crie uma mesma etiqueta.
Isso pode ser resolvido apenas fazendo assim
// TEXTO DA PUBLICAÇÃO OU NOTÍCIA $palavraQuebrada = explode(" ", "Eu movara em uma casa grande numa praia distante, tudo era lindo..."); // PALAVRAS PROIBIDAS $palavraProibida = array("comum", "coisas", "grande", "morava"); // LAÇO PARA INFORMAR PALAVRAS UMA A UMA for($i=0;count($palavraQuebrada) >= $i; $i++){ // CONDICIONAL PARA VERIFICAR PALAVRAS PERMITIDAS if((!in_array($palavraQuebrada[$i], $palavraProibida)) && (strlen($palavraQuebrada[$i]) > 5)){ // IMPRIME A PALAVRA PERMITIDA SERIA O INSERT NO BANCO DE DADOS echo $palavraQuebrada[$i] ."<BR>\r"; }// FECHA O CONDICIONAL }// FECHA O FOR
Falopa!
Edição feita por: hostdesigner, 29/03/2007, 14:45.
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)