Jump to content

Photo

E Agora?

• Faça o login para participar
9 replies to this topic

#1 bolibio

bolibio

Turista

• Usuários
  • 35 posts

Posted 09/12/2005, 15:29

:huh:
Não sei se estou postando no lugar certo.

Mas como não achei o lugar adequado.....hi....

o q acontece eh q eu preciso fazer uma área restrita e quem hospeda nao aceita essas coisinhas:

ASP.net

Banco de dados Mysql

PHP4

SQL Server

.....

me restando isso: MS Access ODBC

e agora como eu posso fazer essa area restrita....eu n entendo muito bem e pretendia fazer com o SQL server e pans...estava pesquisando como fazer e tals....aí acinteceu isso...alguém tem alguma sugestão para me ajudar...

Obrigada;;..... Karol Bolibio

#2 Programador

Programador

Se correr o bicho pega...

• Usuários
  • 233 posts
  • Localidade:São Paulo - BR
  • Interesses:Não sou interesseiro

Posted 09/12/2005, 16:13

Tem suporte a ASP?

Se tiver, vc pode pegar alguns scripts prontos aqui mesmo no WMonline e adaptar.

Se não tiver, aí não tem jeito

obs
Procure colocar um título bem claro, facilitará para alguém responde-la ;)

Edição feita por: Programador, 09/12/2005, 16:14.

Programador

ASP ...............llllllllllllllllllllllllllllllllll
ASP.net...........llllllllllllllllllllllllllllllllll
SQL server..... llllllllllllllllllllllllllllllllll
MySQL............llllllllllllllllllllllllllllllllll

#3 bolibio

bolibio

Turista

• Usuários
  • 35 posts

Posted 09/12/2005, 16:24

entaumm...eu estou aprendendo agora...

se asp.net não for igual a asp entaum tem suporte pra asp sim...

mas o meu problema eh: ...como q eu ligo o codigo no access....se eu fizer em php e usar o codigos pra ligar como se fosse no mysql vai dar certo?

obrigada Karol....

#4 Thales Medeiros

Thales Medeiros

24 Horas

• Usuários
  • 426 posts
  • Localidade:Juiz de Fora/MG
  • Interesses:Programação em geral. Programo em PHP, ASP, PERL, VB, Delphi, C/C++, Java e com banco d dados<br><br>Gosto tb d ajudar. Se precisar d mim, basta postar uma msg no Forum! Se eu souber, te responderei...

Posted 14/12/2005, 22:52

Oi, Karol! Tudo bem?

Olha... Se o servidor só dá suporte a ASP, então não vai adiantar nada usar o PHP. Não adiantaria criar um código em PHP, pois somente código em ASP será suportado.

Vc precisará criar um banco de dados em Access para funcionar seu "sisteminha". Se não tiver instalado na sua máquina o Microsoft Access, procure a instalação do Microsoft Office, pois o Access é parte deste pacote.

Entre no Access e siga estes passos:

Crie um novo banco de dados, dê o nome do arquivo do banco de dados, salvando-o num lugar onde vc se lembre depois. Depois crie uma tabela no modo estrutura. Coloque dois campos nesta tabela: "usuario" e "senha", ambos do tipo "texto". Depois salve e dê dois cliques na tabela criada, para entrar no modo de folha de dados. Adicione usuários e senha para testar e salve a tabela. Pronto!

Agora é o passo da criação dos sistemas em ASP para acessar o banco de dados e fazer a validação. Vou te mostrar um exemplo simples de script que pesquisa no banco de dados na tabela "usuarios" criada pelo usuário e senha que já existem em duas variáveis:

<%
usuario="karol"
senha="senha"

Set con=Server.CreateObject("ADODB.Connection")
con.Open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ=" & Server.MapPath("bd1.mdb")
Set busca=con.Execute("SELECT COUNT(*) FROM usuarios WHERE usuario='" & usuario & "' AND senha='" & senha & '")

if busca(0)="1" then
    Response.Write("Você tem acesso ao sistema!")
else: Response.Write("Acesso negado!")
end if
%>

Aqui eu conecto a um banco de dados que está na mesma pasta deste script cujo arquivo tem o nome "bd1.mdb". No entanto, aqui pesquisamos por um usuário e uma senha fixos, sempre procurará por eles.

Para que este script possa ser mais útil para você, você deve criar uma página com um formulário e as variáveis vindas do formulário serão assim:

<%
usuario=Request.Form("campousuario")
senha=Request.Form("camposenha")
...

Daqui pra frente, mocinha, é com você! Lembre-se que estaremos sempre que precisar.

A propósito.. Se tiver dúvidas sobre isto, o melhor será pesquisar no forum sobre ASP. Ok?

Espero ter te ajudado de alguma forma...

Um abraço,
Thales Medeiros.
Sucesso é ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça.

#5 bolibio

bolibio

Turista

• Usuários
  • 35 posts

Posted 15/12/2005, 09:05

Oi Thales....entaum...

eu fiz o q vc disse e fui testar ...porem...eu naum consegui ...qdo logo o explorer mostra akele "a pagina naum pode ser exibida"... pra testar de verdade so publicando? tem como fazer isso no meu micro?

Se bem q deve ter algo errado pq foi mto facil...eu criei o banco de dados...ah...acho q descobri...o meu banco de dados chama-se restrito.mdb, eu devo substituir entaum "bd1.mdb" por "restrito.mdb":

con.Open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ=" & Server.MapPath("bd1.mdb")

eh isso?

Obrigada..Karol

#6 Thales Medeiros

Thales Medeiros

24 Horas

• Usuários
  • 426 posts
  • Interesses:Programação em geral. Programo em PHP, ASP, PERL, VB, Delphi, C/C++, Java e com banco d dados&lt;br&gt;&lt;br&gt;Gosto tb d ajudar. Se precisar d mim, basta postar uma msg no Forum! Se eu souber, te responderei...

Posted 15/12/2005, 09:41

Oi, karol!

É exatamente isto! Substitua bd1.mdb por restrito.mdb. E dá para testar em sua máquina, sim! Agora q me lembrei q vc chegou a instalar o IIS. Ontem eu não sugeri q testasse em sua máquina, pois lembrava q eu tinha falado pra vc sobre o Apache, e achei q vc tivesse instalado o Apache, não o IIS. E somente o IIS processa arquivos em ASP.

Portanto, basta colocar seu teste de script aí no C:\Inetpub\wwwroot e mandar rodar. Lembre-se de colocar o arquivo de banco de dados na mesma pasta do script, ok?

Um abraço,
Thales Medeiros.

#7 bolibio

bolibio

Turista

• Usuários
  • 35 posts

Posted 15/12/2005, 09:55

Ahhhf!!! Fala Serio...nunka foi taum facil e rapido...

Muuuuuuuito obrigada...muuuuuito mesmo...

Pode so tirar uma duvida:

Os meus arquivos sao os seguintes:

- "modelo.dwt" ->eh o meu modelo e lah contem o formulário

- "restrito.html" ->eh a pagina q tb tem o formulario do sistema de login

- "restrito.asp" ->o script q vc me mandou.

- "principal.htm" ->eh a pagina q ira aparecer apos o usuario efetuar login.

eu liguei o meu formulario da seguinte forma:

<form action="restrito.asp" method="post" name="cadastro" id="cadastro">

acho q meu problema esta aki naum...o "metohd" naum eh "post" neh?!
ou a linha inteira esta errada?

e mais uma pergunta Thales... aonde eu coloco o comando q apos login direciona o usuario para a pagina "principal.htm"?

Isso pq era UMA duvida hein...
hehe...

Obrigada...
Karol Bolibio :D

#8 Thales Medeiros

Thales Medeiros

24 Horas

• Usuários
  • 426 posts
  • Interesses:Programação em geral. Programo em PHP, ASP, PERL, VB, Delphi, C/C++, Java e com banco d dados&lt;br&gt;&lt;br&gt;Gosto tb d ajudar. Se precisar d mim, basta postar uma msg no Forum! Se eu souber, te responderei...

Posted 15/12/2005, 13:43

Olá, Karol! Cá estamos novamente...

Olha só... Vou te ensinar a fazer de um jeito que vai dar certo, vai servir para o q vc quer. Mas não é seguro, ok? Depois te falo o pq...

Em primeiro lugar... No ASP e no PHP, variáveis postadas por formulários usando diferentes métodos são recebidas de forma diferente. O bom é q são só dois métodos: GET e POST.

Naquele código gigante que te mostrei ali em cima, ensinando como fazer seu restrito.asp, estávamos buscando variáveis vindas pelo método GET. Portanto, se vc colocar no seu formulário "method=GET", irá funcionar, mas já sei q depois de vc testar, vc vai me falar q a senha está aparecendo na barra de endereços, e vc não quer isto. Portanto, vamos logo ensinando a fazer também pelo método POST.

Qdo o método de envio de dados utilizado num formulário for o POST, para resgatar as variáveis no script de destino, basta fazer assim:

request.form("campo")

Ou seja... Para o nosso exemplo, basta ir lá no restrito.asp e trocar:

Usuario=request.querystring("usuario")
Senha=request.querystring("senha")

Por:

Usuario=Request.Form("usuario")
Senha=Request.Form("senha")

Pronto! Isto deve funcionar.

Próxima dúvida: como redirecionar o usuário para a página desejada depois? Para redirecionar o usuário vc usa a função Response.Redirect(). Experimente colocar seu restrito.asp deste jeito:

<%

Set busca=con.Execute("SELECT COUNT(*) FROM usuarios WHERE usuario='" & usuario & "' AND senha='" & senha & '")

if busca(0)="1" then
   Response.Redirect("principal.htm")
else: Response.Redirect("restrito.html")
end if
%>

Se quiser, pode criar uma outra página com uma mensagem de que a senha foi digitada incorretamente e redirecionar para ela no "else: " do código acima. Ou então, vc pode renomear sua página restrito.html para login.asp, para poder usar scripts em ASP. Vou te mostrar pq isto pode ser interessante...

Faça o seguinte... Deixe o código da página restrito.html como está! Só renomeie o arquivo para login.asp. Agora abra o código e procure no código depois do formulário, em uma posição onde poderia aparecer uma mensagem, inserindo o seguinte:

<%if Request.QueryString("erro")<>"" then Response.Write("Usuário e/ou senha não conferem.")%>

Agora troque o código da restrito.asp para o seguinte:

<%

if busca(0)="1" then
   Response.Redirect("principal.htm")
else: Response.Redirect("login.asp?erro=1")
end if
%>

Faça o teste! Neste caso, quando no script restrito.asp se verificar que o usuário e a senha não estão cadastrados no banco, será redirecionado para a página login.asp enviando a variável erro=1 pelo método GET para a mesma. Lembre-se que recuperar variável vinda pelo método GET é chamando a função Request.QueryString(), por isto usei ela na página login.asp.

Bom... Muita informação para uma só resposta. Brinque bastante com os códigos que aqui postei, aprenda bastante coisa e volte no caso de mais dúvidas, ok?

A propósito... Fiquei de lhe falar pq este código não é seguro, certo?

É simples! Depois de feito todo este trabalho, basta vc digitar no seu navegador o endereço direto para a página principal.htm. Vc verá q vc entrará sem precisar de digitar senha!

Primeiro vc aprende bastante isto q te falei aqui. Depois vc procura informações sobre "sessão", e como ela pode te ajudar neste problema. Lembre-se.. Estaremos aqui, caso precise de ajuda!

Um abraço,
Thales Medeiros.

#9 bolibio

bolibio

Turista

• Usuários
  • 35 posts

Posted 15/12/2005, 14:47

all key!!!
entendi...
Obrigada Thales...

soh naum...gostei...tipo a minha area restrita entaum naum vai ser restrita....

uf!!!! tstststststs...

Vou fazer os testes...vlw..

Bjinhos...
Karol

ahuahauhauahuaah.....acho q deu certo...mas aconteceu uma coisa curiosa...mas eu acho q eu consigo resolver

Edição feita por: bolibio, 15/12/2005, 15:32.

#10 Thales Medeiros

Thales Medeiros

24 Horas

• Usuários
  • 426 posts

Posted 20/12/2005, 08:04

E aí, Karol...

A "coisa curiosa" já se resolveu? Tá tudo funfando direitinho?

Um abraço,
Thales Medeiros.

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq