Jump to content

Photo

Alguém Tem?

• Faça o login para participar
32 replies to this topic

#16 LeviataN

LeviataN

Veterano

• Usuários
  • 1017 posts
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 14/07/2005, 20:01

o problema, levi, é q ao invés de perguntarem como se resolve um problema já pedem um pacote para fazer o serviço todo.

esse lance de pedir tutorial aumentou demais nos últimos tempos.

se a pessoa segue um tutorial, nem vai ter como pintar uma dúvida sobre unsharp mask, por exemplo... pois ela seguiu uma receita.

acho que devemos aprender a fazer isso q vc chamou de "traçar estratégias"... só assim vamos conseguir "crescer" no ambiente photoshop.

abraços.

PAX!

ESSA LIBERTADORES JÁ TEM DONO!!! SPFC!!!

É verdade... não se vê muitas pessoas perguntando se a PEN TOOL faz vetor?
tipo, perguntas concentuais...somente receitas de bolo...acho que isso é resultado (em parte) do imediatismo que internet traz hoje...as pessoas acham que com um dia podem aprender a mexer com PhotoShop, FireWorks e DreamWeaver...e na outra semana já tem um site pronto...hehehe ne assim não nenem... tem que ralar muito...

putz...isso vai dar pano pra manga...

Que vença o melhor!!! ;)

#17 Frajola

Frajola

É bom?

• Ex-Admins
  • 889 posts
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 14/07/2005, 20:28

bom acho que isso que foi dito pelo alx tem seu fundo de razão....mas os tutoriais ajudam muito a mostrar o que cada ferramenta faz....se cada um presta atenção na modificação de cada passo do tutorial...isso é pessoal.....

mas sem tutoriais....como vou saber pra que serve tal ferramenta??? na raça??? fuçando????? ah....acho que os tutoriais fazem isso de forma organizada.....

acho que depois que vc mexer com tutoriais....quando precisar fazer algo semelhante ao do tutorial....não vai precisar recorrer a ele...pois já tem uma idéia.....

mas isso pra quem se interessa na estratégia....e não apenas no resultado......

de um lado vc pode decorar......do outro vc pode raciocinar....cada um ve o que acha....

abs

cara eu mexo com ps a 2 anos, quando comecei tinha internet aki não aprendi na raça, fuçando, compreendo o q ela fazia, depois comecei a ter net, eu descobri o forum tirava minhas duvidas i tudo +, + tarde conheci os tutos, sem brincadeira eu uso tutoriais so quando tenho algo em mente, nunca repito nunca seguio um passo a passo pra uma arte minha pego 3, 4 tutos sobre o assunto e vejo o q me é util pra criar a minha. . . como sempre é dito aki no forum, ps num é nada sem sua criatividade ^^

#18 Léo_C

Léo_C

Expert

• Usuários
  • 585 posts
  • Localidade:No fim do mundo!!!
  • Interesses:Html, Flash, PhotoShop, Corel Draw, Dw, java script<br />E tudo mais que poder aprender

Posted 19/07/2005, 18:18

Cara o tem muita coisa escrita e não vou ler tudo...
Sei que estava meio sumido, mas era por razões profissionais...
Certo!, entromentendo-me neste debate que está acontecendo, eu acho que se usar para aprender algumas coisas como ferramentas e correção é bom, mas se fizer como o aLx falou usar como "receita pronta", puts! nunca vai chegar ao nível profissional, pois para mim o profissional é aquele que não tem tudo nas mão, mas procura uma forma de fazer o que ele quer, usa a criatividade e o que conhece do programa, caramba quando aprendi o ps, eu me virava do geito que vinha, não tinha net e tinha que aprender muita coisa quebrando a cabeça e passando horas e horas em frente ao monitor tentando chegar o resultado que queria, e hoje os novatos na área tem tudo nas mão por isto não aprendem, mas pensam que achei ruim isto, não foi assim que aprendi, hj em dia criam plug-ins para isto, para aquilo, não faz nada e remove uma pessoa de lugar, isto é vc que faz? não!, e sim o programa que faz isto, cara tem que ter visão do que é necessário para fazer, e não pegar tudo pronto, o bom é ver o que fez e dizer isto! e dizer eu quem fiz, mas infelizmente não está acontecendo isto. É pena, o bom é batalhar, suar e ver um belo resultado, isto é ser profissional.
Mas uma vez desculpe me entrometer, mas é minha opinião.
Abraço a todos.

Léo_C (de volta na área)
Cada um tem o seu estilo de criar, crie e não copie.
As vezes a fonte de inspiração pode vim de uma coisa que nem percebemos.

------------------------------
Posted Image

#19 claum12

claum12

Turista

• Usuários
  • 43 posts
  • Localidade:Curitiba
  • Interesses:Pintura, escultura, ilustração e arte digital.

Posted 20/07/2005, 14:42

...o problema, levi, é q ao invés de perguntarem como se resolve um problema já pedem um pacote para fazer o serviço todo...

Eu discordo, pois eu tinha uma duvida sobre um dos passos de um tutorial, era uma duvida legitima, queria entender porque o passo "tal" nao funcionava e o que eu poderia fazer. Postei neste forum duas vezes e nao tive nenhuma resposta.

E claro que as vezes as pessoas simplesmente nao sabem as respostas, e provavelmente, foi o que aconteceu.
Mas eu realmente queria entender o processo de transformaçao, saber porque nao funcionou. Tentei algumas variantes, mas nao tenho conhecimento suficiente para conseguir um resultado semelhante ou uma soluçao (por conta propria) do meu problema.

Cheguei aqui para aprender e ja me ajudaram muito, todos que me responderam foram muito atenciosos e pacientes. E quando temos duvidas e incertezas tudo o que precisamos e de gente que sabe fazer e ensinar (com muita paciencia). ;)

Beijoes,

Clau.

#20 Léo_C

Léo_C

Expert

• Usuários
  • 585 posts
  • Localidade:No fim do mundo!!!
  • Interesses:Html, Flash, PhotoShop, Corel Draw, Dw, java script<br />E tudo mais que poder aprender

Posted 20/07/2005, 14:47

Tem razão, mas creio que a galera que frequenta o forum aqui tem muita paciência, não quero dizer que os tutoriais são ruins, mas tem pessoas que não tentam fazer nada sozinho e somente pegar o pronto que encontra, isto é o que reprovo, tem que batalhar para aprender e somente pegar o feito não se aprende. Tudo tem o lado bom e ruim basta vc escolher o correto.
Abraços
Cada um tem o seu estilo de criar, crie e não copie.
As vezes a fonte de inspiração pode vim de uma coisa que nem percebemos.

------------------------------
Posted Image

#21 jack esqueleto

jack esqueleto

Mestre

• Usuários
  • 671 posts
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 22/07/2005, 14:50

Olá pessoal. Eis aqui uma forma de desenhar televisão que você pode se basear na hora de desenhar a sua.

1 ~ Primeiro de tudo temos que criar um rascunho rápido do desenho. Esse rascunho vai definir uma coisa muito importante: o ângulo que a televisão vai ser desenhado. Fazendo esse rascunho no Paint, eu escolhi esse seguinte ângulo:
» http://img14.imgspot...5/202/12/01.jpg

2 ~ Agora podemos jogar o rascunho para dentro do Photoshop e começar a jogar algumas cores neles. Eu escolhi que a minha televisão terá cor preta, e pintei tudo a região que seria preto. Com a borracha fui retocando para ela não sair da linha do rascunho, e coloquei uma cor diferente na parte da frente da televisão para ela ficar com uma divisão melhor e também me ajudar na hora de fazer as linhas finais. Falando em linhas, isso é um detalhe muito importante: quando eu começo a desenhar algo, tenho que escolher se será um desenho realista ou um desenho mais estilo cartoon. Você notará no final que eu optei por um estilo mais cartoon. Veja como está saindo a minha televisão:
» http://img14.imgspot...05/202/12/2.jpg

3 ~ Usando o brush mais uma vez, eu vou colocar algum brilho na parte de trás para não deixar o desenho tão chapado e tal um tom um pouco realista. Se você tiver fazendo um desenho mais realista, é nesse hora que você tem que abusar dos brilhos e das sombras. Mas, como não quero fazer algo tão real, apenas apliquei esse brilho. Note também que fiz um botão na parte maior da frente da televisão. Ela parece uma daquelas TV meio antiga não é? Heheheh! Veja como está ficando o processo:
» http://img14.imgspot...05/202/12/3.jpg

4 ~ Criando um layer novo eu joguei alguma imagem na tela da televisão. Isso vai facilitar para eu dar um reflexo da tela, por que é mais fácil você colocar alguma imagem na tela do que deixar sem, mas isso é opção sua:
» http://img14.imgspot...05/202/12/4.jpg

5 ~ Lembra quando disse que no final você iria ver que a minha TV tem cara de cartoon? Pois bem, agora chegou a hora! Usando o brush mais uma vez, eu fui contornando a minha TV com retas (usando o Shift e definindo dois pontos) e também fui dando um retoque com a borracha. Creio que se você quer fazer um desenho mais realistico, essa linha de contorno tem que ser a menor possivel. Veja como ficou o resultado:
» http://img14.imgspot...05/202/12/5.jpg

6 ~ Para finalizar, dei alguns retoques com a borracha e com o brush, apliquei um pouco de borracha na imagem da tela para criar esse efeito de reflexo e apliquei esssa sombra embaixo dela. Espero que gostem e que dê uma luz para a usuária Andrea Gobi:
» http://img14.imgspot...05/202/12/6.jpg

Sobre o que o Alx disse, concordo plenamente com ele: tutorial só é bom quando ele ensina algo para você e exeplica por que você está fazendo isso. Não como manual de alguma coisa eletronica que dita o que você tem que fazer.
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#22 PenDragon

PenDragon

Super Veterano

• Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 22/07/2005, 16:59

Parabéns Manoel, até q ficou legal sua TV!

Só a perspectiva é q ficou trocada (onde é PERTO tem q ser MAIOR, onde é LONGE é MENOR) não se esqueça dessa regra, na próxima!

Mas o q realmente vale é a intenção!

(y)

#23 jack esqueleto

jack esqueleto

Mestre

• Usuários
  • 671 posts
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 22/07/2005, 19:42

Parabéns Manoel, até q ficou legal sua TV!

Só a perspectiva é q ficou trocada (onde é PERTO tem q ser MAIOR, onde é LONGE é MENOR) não se esqueça dessa regra, na próxima!

Mas o q realmente vale é a intenção!

(y)

Ha ha ha! É verdade! Valeu pelo toque! Legal você ter gostado =] !
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#24 No Rain

No Rain

Coisificando

• Usuários
  • 592 posts
  • Interesses:Challenge everything

Posted 23/07/2005, 06:51

Concordo muito com os comentários do ALX.

Só existe uma coisa q me incomoda a respeito de tutoriais.

O problema não está no tutorial em sí, mas na pessoa q o faz. E a maioria faz o q? NÃO FAZ NADA!! só faz o que é pedido no tutorial (seja lá o que for, seja lá q efeito for, seja lá a ferramenta q tiver q usar).

Só vou dar um exemplo rápido. Tem um tutorial de um artista digital de como fazer pinturas digitais. Neste tutorial o cara utiliza basicamente pincel, burn tool e dodge tool.

Sabia q com este tutorial vc pode fazer uma tv?

Lógico! No tutorial explica sobre perspectiva, explica como produzir sombras, efeitos de reflexo e muito mais.

O q quero dizer é o seguinte: Vc não tem q aprender a fazer uma tv, ou a fazer um texto pegando fogo (de lei! eheh), nem a aprender a dar um brilho numa foto.

Vc precisa entender o que foi utilizado pra chegar no resultado final. Se no final tua imagem ficou uma pocilga, não se preocupe, vc já sabe o que é preciso utilizar e COMO utilizar.

Lembre-se, um palito de dente serve para tirar a sujeira das tuas unhas ( :wacko: ) e serve tb para abrir teu drive de CD com o pc desligado....além de outras 1001 utilidades...
Nã Na Ni No Rain
--------------------------------
R.A.P.M - www.temfestas.com.br

Criativando

#25 digdun

digdun

Turista

• Usuários
  • 56 posts
  • Localidade:porto alegre
  • Interesses:photoshop

Posted 27/07/2005, 03:07

Acho que nossas idéias não estão batendo AXL. Você citou como exemplo de esclarecimento que hoje em dia é de muita utilidade, seja lá qual for o resultado obtido, se você já conseguiu alcançar toda essa experiência, isso é mérito seu, que bom que tu chegou onde esta, mas tem pessoas como eu que estou longe de chegar às pés de muitas pessoas que aqui circulam esse fórum.

A maioria de nós compreendeu que as nossas experiências arrastava-nos para um submundo superior, mas a adicção é um inimigo tão manhoso que perdemos o poder para fazer fosse o que fosse.

Descordo do seu ponto de vista quando cita esse trecho: (mas pra mim vocês perdem muito tempo correndo atrás de tutoriais. ou seja, aprendem muito pouco de verdade... ficam cegados pelo caminho descrito e não tem capacidade analítica de imaginar as ferramentas que devem usar para atingir determinados resultados.}

Antes de chegarmos aqui nesse fórum, não tínhamos domínio sobre as nossas próprias habilidades ou não, é por isso que o procuramos. Tínhamos de ter algo diferente e achávamos que havíamos encontrado seja isso nos tuto ou em qualquer tipo de esclarecimento que se procura.

Dia após dias estou tentando buscar essa perfeição, mas o resultado é árduo e lento, quando você pensa que já sabe tudo do PS, você não sabe nada, isso aqui é infinito.

Abraços a todos....

Estou de olho....

#26 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 27/07/2005, 09:21

de fato, acredito que se possa aprender algo com tutoriais DESDE QUE o usuário saiba como aproveitar as informações descritas nos tutoriais.

acontece que são poucos os que conseguem perceber isso!

abaços.

PAX!

aLx.

#27 Frajola

Frajola

É bom?

• Ex-Admins
  • 889 posts
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 27/07/2005, 23:51

de fato, acredito que se possa aprender algo com tutoriais DESDE QUE o usuário saiba como aproveitar as informações descritas nos tutoriais.

acontece que são poucos os que conseguem perceber isso!

abaços.

PAX!

aLx.

da pilha não Alx. . . Cada um segue o caminho q kizer. . . se ele axa q aprende assim dexa ^^ bom q ele num roba meu emprego

#28 digdun

digdun

Turista

• Usuários
  • 56 posts
  • Localidade:porto alegre
  • Interesses:photoshop

Posted 28/07/2005, 00:04

da pilha não Alx. . . Cada um segue o caminho q kizer. . . se ele axa q aprende assim dexa ^^ bom q ele num roba meu emprego

"O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde."

(y)

#29 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 28/07/2005, 08:47

Frajola,

eu acho q seu emprego deve ser "merecido" todo santo-dia... vou repetir: acho que uma pequeníssima porcentagem de usuários que ficam correndo atrás de tutoriais levam, de fato, o uso do photoshop a sério.

as pessoas acham que é um programa para fazer montagens para blogs, zuação com amigos, essas coisas... galera, photoshop é um programa de uso profissional e, em determinadas situações, se pode ganhar razoávelmente bem com ele.

por que não vejo pessoas perguntando como ajustar corretamente as cores de uma imagem? ou como resolver problemas de decalque?

não, ficam perguntando: tem tutorial pra isso? tem tutorial praquilo? precisamos discutir as ferramentas.. e aqui no fórum mesmo.

antigamente, coisa de há uns 2 anos todas as perguntas eram respondidas aqui mesmo, hoje, tudo termina num link para um tutorial.

precisamos aprender a resolver nossos problemas... sou totalmente contra moderadores responderem com tutoriais... acho que o ideal seria que eles postassem suas idéias de soluções... se não, por que os moderadores deveriam conhecer os programas? qq um serviria, certo?

dá pra aprender algo com tutoriais? (ainda mais essas porcarias que vejo rolando por aí!) DÁ, mais ou menos 2% do photoshop.

e aí, tá satisfeito? vai chegar a trabalhar na Burti desse jeito?

galera, vamos levar a sério, por favor!

PAX!

aLx.

#30 Helene

Helene

Turista

• Usuários
  • 41 posts

Posted 28/07/2005, 13:39

Também concordo com você Alx... Sem generalizar, tem muita gente que só consegue fazer coisas seguindo tutorial.
Acho que falta perspectiva, imaginação.
Eu comecei a mexer no PS, a uns 3 anos, pra fazer meus avatares em um fórum, não tinha idéia do quanto o software é ótimo, só fazia coisas toscas..rs. Ainda não trabalho profissionalmente com o PS, porque eu sei que tenho que melhorar muito, conhecer novas técnicas, etc.
Acho que tutorial ajuda no comodismo das pessoas, que acabam por não exercitar a imaginação, não se preocupam em inovar, pois qualquer serviço, qualquer coisa que aparece, já pensa onde encontrar o tutorial pra fazer tal coisa.
Acho que é melhor uma pessoa responder a dúvida, dizer as ferramentas que podem ser utilizadas, pra que a outra vá testando, até chegar no resultado. Acho que estimula mais.

É isso..

Bjinhos

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq