Jump to content


Photo

Qual Linux Devo Instalar?


  • Faça o login para participar
35 replies to this topic

#1 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 31/08/2004, 09:57

opa galera... blz??

Eu trabalho com programação/desenvolvimento e quero conhecer um pouco mais sobre ambientes linux's sendo que não sei qual linux devo instalar no meu pc.

Eu acho que seria algo mais voltado para servidor e tal... ouvi falar em um RadHat (acho que é isso!), mas sei que existem uns outros tipos também, tipo Kurumin, o Conectiva Linux 10, o Debian...

Não sei se é isso mesmo, se são tipos diferentes de linux, mas como eu estou entrando agora nessa parte, se alguem quisesse explicar melhor...!!!

mas qual "tipo", ou versão vocês me indicariam a instalar aqui?

Ah, e se possível dizer se eu encontro disponível pra download e aonde também!!!

valeu ae...
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#2 boari

boari

    24 Horas

  • Usuários
  • 411 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São joão Del Rei - Minas Gerais
  • Interesses:PHP, MySQL, SQL Server

Posted 31/08/2004, 11:25

Que blz de post... Vai me ajudar bastante

Vou aproveitar e fazer uma pergunta tb.

Pessoal, tb gostaria de começar a fuçar no linux mas ando com alguns problemas. Instalei o kurumin no meu pentium III 550 MHz com 64 de ram e o computador não aguentou iniciar. Até o windows xp eu instalei nesse computador e deu certo mas o kurumin ficou extremamente pesado.

Gostaria de saber, assim como o Celão, qual o melhor linux e qual eu devo instalar aqui no meu computador. Não precisa ter interface gráfica violenta não. Só queria um que eu pudesse aprender usando e que não desse tanto probema em reconhecer os meus componentes...


Valeu...no aguardo...


Otavio Boari

#3 S4ur0N

S4ur0N

    Ainda Normal

  • Usuários
  • 274 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Blumenau - SC

Posted 31/08/2004, 11:49

O kurumin é uma das melhores distros para iniciantes (e para usuarios velhos também). E não é tão pesado assim boari, você deve ter feito algo errado. Tenta instalar de novo pra ver.

Mas é esse aí que eu recomendo. Se quiser baixar, vai no site do Clube do Hardware. Ele tem mais ou menos 200Mb para download.
Kurumin v3.2
©2009 - Todos os direitos reservados.

#4 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 31/08/2004, 12:13

valeu ae S4ur0N!!!!

mas dá pra eu instalar o Apache nele??
E qual a diferença do kurumin pra o Conectiva??


valeu...

Edição feita por: Celão, 31/08/2004, 12:16.

Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#5 JeDaH

JeDaH

    Rammstein!

  • Usuários
  • 490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP - ZN

Posted 31/08/2004, 15:11

O kurumin é baseado no Debian e o Conectiva no Red Hat :P

Uma distro que gostei como servidor foi o Red Hat / Fedora Core 2, bastante estáveis e simples a instalação se você souber instalar tudo certinho não fica pesado inclusive no meu caso é fica bem mais leve que o Ruindows XP no meu micro

Celão dá pra instalar o Apache, PHP, MySQL, PostgreSQL.. ou seja dá pra instalar tudo :P

Quem quiser baixar ISOs de distros do linux entre neste site:

http://www.linuxiso.org/finddistro.php
Ein Schrei wird zum Himmel fahren
schneidet sich durch Engelscharen
Vom Wolkendach fällt Federfleisch
auf meine Kindheit mit Gekreisch

Rammstein - Mein Teil

#6 x-games

x-games

    Upgrade

  • Usuários
  • 1228 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Informática, internet, games, musicas, filmes, esportes, sexo

Posted 31/08/2004, 16:23

Bom eu gostei do Kurumin e do Kalango ambos rodam direto do CD sem precisar instalar.
Sou iniciante e acabei gostando.

abraço,

x
A vida é dura pra quem é mole

#7 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 31/08/2004, 18:12

po... esse Kurumin eu rodo do CD?

eu posso instalá-lo normalmente no meu pc né?

mas é o seguinte... eu quero instalar em uma outra partição diferente da do windows (D:) pra se precisar qualquer coisa depois eu formato a partição específica!

Eu preciso fazer alguma configuração a mais ou durante a instalação ele me pergunta aonde eu desejo instalá-lo?
E isso fica sendo um dual boot?
antes de iniciar o windows ele pergunta qual OS eu desejo abrir?

valeu...
foi mal ae galera, mas é a primeira vez q eu experimento fazer essas coisas!!!
abração...
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#8 JeDaH

JeDaH

    Rammstein!

  • Usuários
  • 490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP - ZN

Posted 31/08/2004, 20:04

O Kurumin vc pode rodar ele diretamente do CD só que é preciso ter pelo menos 256 de ram pois ele aloca tudo na memória.

pode instalar no HD sim primeiro rode ele pelo cd vá no menu "Iniciar" que tem a opção de instalar no HD.

você terá que particionar o hd para a instalação do Kurumin e nesse espaço que deixar para o kurumin terá que criar 3 partições sendo elas "swap" - "/boot" - "/"

A partição swap vai ficar apenas para trocar de arquivos como se fosse a memória virtual do windows que é utilizada para transferência de dados.

A partição /boot é onde ficara todas as informações de boot do linux.

A partição / "raiz" é onde ficará todos os arquivos do kurumin instalados tais como programas.

Assim que terminar a instalação do Kurumin ele automaticamente abrirá o arquivo lilo.conf que é onde fica as informações de "dual boot" e é onde vc deverá descomentar a linha onde tem as informações de boot do windows.

Antes de iniciar qualquer um dos OS ele abrirá uma tela perguntando qual opção você quer geralmente o Kurumin é opção padrão, você pode alterar isso no lilo.conf tb

caso tenha dúvidas consulte o manual do kurumin:
http://www.guiadohar...livros/kurumin/
Ein Schrei wird zum Himmel fahren
schneidet sich durch Engelscharen
Vom Wolkendach fällt Federfleisch
auf meine Kindheit mit Gekreisch

Rammstein - Mein Teil

#9 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 31/08/2004, 22:55

blz... mas e se eu optar pelo red hat??

são 3 cds né?

É muito dificil manuseá-lo? Eu tenho boa experiência com windows, isso ajudaria (imagino que não, mas...!)

o que é necessário pra instalar o red hat??
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#10 JeDaH

JeDaH

    Rammstein!

  • Usuários
  • 490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP - ZN

Posted 31/08/2004, 23:54

O Red Hat é simples a instalação tb o processo de particionamento é o mesmo. Exato são 3 cds.
Ein Schrei wird zum Himmel fahren
schneidet sich durch Engelscharen
Vom Wolkendach fällt Federfleisch
auf meine Kindheit mit Gekreisch

Rammstein - Mein Teil

#11 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 01/09/2004, 09:40

ahh, então eu a que vou colocar o red ht mesmo!
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#12 xleandro

xleandro

    Saber eh poder

  • Usuários
  • 359 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:ES
  • Interesses:Linguagens de programaçao, SO`s, hardwares e softwares.

Posted 01/09/2004, 10:08

Pessoal, tb gostaria de começar a fuçar no linux mas ando com alguns problemas. Instalei o kurumin no meu pentium III 550 MHz com 64 de ram e o computador não aguentou iniciar. Até o windows xp eu instalei nesse computador e deu certo mas o kurumin ficou extremamente pesado.

O problema não eh o kurumim q eh pesado não, mas vc deve ter colocado o kde como seu ambriente grafico de defalt. Te aconselho a usar o blackbox q eh mto rapido, leve, eficiente e da pra deixar ele mto leve tb, ou o proprio windowmaker q tb seria uma boa escolha.
E em relação ah melhor distribuição, na minha opnião eh sem duvidas o Debian... Agora, para vc aprender a mecher com o Linux, eu aconselho o connectiva, mandrake ou o kurumim.


[]`s
Nesta guerra jah conquistamos grandes e pequenas batalhas, desde as mais faceis ateh akelas que para qualquer outro mortal seria dita como inalcansavel, mas então, pq continuar? Simples...
Pq o mais importante não eh vencer todas as batalhas, mas sim perpetuar a guerra. ;o)

Meu fotolog: http://www.pixlog.net/xleandro
Leandro Pretti

#13 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 01/09/2004, 12:06

eh q eu entrei em redes agora na facul, e o profesor andou falando em configurar servidor no red hat e tal... daí eu acho que vai ser até melhor pra mim se eu tiver ele em casa pra poder fuçar!!

ele indicou até um livro que eu to indo ver qual é... é "Dominando LINUS FEDORA" (acho que é isso!)

Se alguém tiver algum comentário que não seja sobre o "pre$$o" dele, por favor...

valeu...
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#14 boari

boari

    24 Horas

  • Usuários
  • 411 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São joão Del Rei - Minas Gerais
  • Interesses:PHP, MySQL, SQL Server

Posted 01/09/2004, 14:20

O problema não eh o kurumim q eh pesado não, mas vc deve ter colocado o kde como seu ambriente grafico de defalt. Te aconselho a usar o blackbox q eh mto rapido, leve, eficiente e da pra deixar ele mto leve tb, ou o proprio windowmaker q tb seria uma boa escolha.
E em relação ah melhor distribuição, na minha opnião eh sem duvidas o Debian... Agora, para vc aprender a mecher com o Linux, eu aconselho o connectiva, mandrake ou o kurumim.


Como eu coloco o blackbox como ambiente gráfico?

Detalhe: eu tô usando o Kurumin Linux baseado no Knoppix.


Fui tentar instalar o conectiva 7 que vem no cd-rom da "Revista do Cd-Rom" mas apanhei um bocado. Fiz o boot pelo rawwritewin.exe mas parece que os diretórios estão errados e o disco tb nunca funciona. Lê até uma certa parte e depois dá erro no disco. Já tentei trocar os discos e nada...

Aff...trabalhão tá dando...

Otavio Boari

#15 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 01/09/2004, 14:55

Só a nível de informação:

- Todos os linux são iguais, o que muda são seus distribuidores, incluindo assim pacotes, patches, módulos e/ou drivers de sua autoria, incluindo assim licenças sobre os mesmos;

- A única distribuição 100% livre de licença é a Debian, também conhecida como GNU/Linux;

- A RedHat não terá versões posteriores a 9 (distribuição voltada para "usuários caseiros"), ou seja, os pacotes ficarão desatualizados, o mesmo agora somente distribui versões comerciais para servidores;
------
Mero mortal!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq