Jump to content


Photo

Profile De Cores No Photoshop


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 Bruno66

Bruno66

    Turista

  • Usuários
  • 35 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/08/2004, 12:01

Pessoal, li alguns posts sobre profile mas ainda estou com algumas dúvidas, gostaria de saber se alguem sabe de algum material para a configuração de profiles no PS.

O que acontece é q sempre usei o photoshop para web e nunca liguei muito para as configurações de cores, mas agora estou precisando usar aquivos para impressão em vários laboratórios, então eu preciso ajustar corretamente meu profile de cores e entregar o arquivo e o profile que eu usei para o laboratório que irá imprimí-lo para que não tenha problemas de cores na impressão.
Tenho algumas dúvidas enquanto o que é mais usado na impressão em laboratórios se seria o RGB ou o CMYK mesmo.

Aí alx essa é pra vc hein...

#2 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/08/2004, 14:57

impressão CMYK com 300dpi
web RGB com 72dpi

eh isso??

flw
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#3 Bruno66

Bruno66

    Turista

  • Usuários
  • 35 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/08/2004, 22:01

Não, o que eu queria saber mesmo são informações sobre os profiles, tipo assim:
eu mando um projeto para o laboratório com as minhas configurações de cores mas o monitor e as configurações de profiles no laboratório podem ser diferentes sendo assim a impressão poderá ser afetada sendo impresso um pouco mais avermelhado ou amarelado e assim vai.
O que eu queria saber é qual a configuração ideal de profile para impressão para que eu possa indicar no laboratório as mesmas configurações que eu utilizei qdo criei o arquivo.

Não sei se fui claro...

#4 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 30/08/2004, 22:24

bom se for laboratório de revelação, Kodak, etc.. seu profile tem base em RGB.

Bom, 1º temos que ter um monitor calibrado, só assim os profiles funcionaram corretamente.

Exemplo tenho 2 maquinas com mesmo monitor, porem ao configurar as duas para APPLE RGB, verei cores diferentes, pois os fósforos de cada uma são diferentes.

Se fosse padrão seria fácil demais.

Então a solução mais rápida pra quem não tem colorímetro é: pegar uma imagem que tenha várias cores, vermelhor, azul, verde, etc.... mandar para o laboratório sem o perfil de cor embebed. na hora de salvar não incorpore o perfil a imagem.

chegou a foto revelada, abra a imagem que está sem perfil, vá trocando o perfil RGB até achar o que se parece mais com a foto.

Se não achar, terá que usar o ADOBE GAMA e corrigir seu RGB para enxergar as cores corretas. Depois que salvar o novo perfil no Adobe GAMMA, aplique ele nas configurações em RGB do photoshop.

Detalhe, isto serve apenas para este laboratório, não significa que seu RGB está calobrado pra todas ocasiões.

sds,

Edição feita por: _kreativ_, 30/08/2004, 22:26.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#5 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 30/08/2004, 22:27

oi amigos . . .

. . . como alx naum estah no momento . . . hehehe . . .

. . . cara . . . desencana de profile de impressão (naum sabe o quanto eh triste falar isso . . . mas desencana) .

fiz um curso bem caro de calibragem de monitores, redes, sistemas de cores ICC, etc e tal . .. com ferríssima Eduardo Borges Neto . . . e ele mesmo avisou q a única forma de utilizar um perfil de cores é enviando profile para gráfica . . . bureal etc e tal . . . e na buena . . . ninguém vai usar seu profile, só adaptar e checar padrões cromáticos com um ICC já existente .

o melhor a se fazer eh usar um bom macintosh, pedir uma tabela de cores padrões do próprio fornecedor e sempre q possível fazer arquivos pantonados . . . ao menos use a tabela padrão de cromia e envie referências de pantones .

eh triste demais . . . mas eh a realidade . . . assim como o hexacrome . . . ainda estamos apenas sonhando .



abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#6 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 30/08/2004, 22:49

eita, assunto pra muita manga.

Core, na boa o único jeito de usar perfil é mandando pra gráfica ????
isso está errado, se corverter em RGB e voltar pra CMYK, a separação de cores é automáticamente alterada para as configurações do perfil de cor.

tipo assim o cara falou de laboratório. e laborátorios de fotografia usam RGB.

Agora o problema do mundo é esse, não existe padrão, todos só sabem fazer isso ignorar perfil de cor. por isso que tá a zona de hoje.

Perfil de cor é tudo. Então ninguem precisa comprar o melhor monitor do mundo? O BARCO que já vem com colorímetro. Se não precisamos de perfil de cor pra que colorímetro? pra que calibrar monitor?

agora o mundo todo fala em perfil de cores, os padrões ISO estão sendo firmados em breve teremos poucas configurações. mas dependemos sempre de um perfil de cor, nem que seja só RGB.

Eu aqui tenho 5 perfis de gráficas diferentes. Só trato RGB depois converto pro perfil A, B ou C, agora vir falar que não funciona????? perfil de cor .ICC é apenas um tradutor de cores, ele ajusta e compesa o ganho de ponto e curva de cor pra cada tipo de impressão seja off-set plana, rotativa, papel couchê, AP, etc.

Na prática nem escala de cores funciona ultimamente. Porque? conte as gráficas que imprimem corretamente, que controle ganho de ponto, curva de reprodução, tanto da gravação de chapa, quanto na impressão. que ao colocar no arquivo C15 sairá C15 na impressão M20 sairá M20 na impressão - as cores serão respeitadas e ao ver no densitômetro não bate, pois o ganho de ponto foi maior, ou o trapping?????

o problema nao é perfil de cor é FALTA DE PADRÃO de IMPRESSÃO, este problema está ocorrendo no mundo todo. quem tá certo o fotografo com seu perfil de cor e monitor calobrado? a pré impressão com seu perfil de cor e monitor calibrado? a agência com seu perfil de cor e monitor calibrado?????


sds,

Edição feita por: _kreativ_, 30/08/2004, 22:59.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#7 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 31/08/2004, 00:10

sabe kreativ . . . sempre fui mto da teoria . . . ela eh linda . . . mas hoje sou da prática .

já q estão falando de laboratório . . . q usa rgb . . com certeza tb sabe q os rips mais modernos tb usam . . . neh ? . . e são para gerar saída em cmyk .

como manja de gráfica com certeza sabe q nem pantones puros são usados na maioria dos casos e tal . . e q eh tudo uma grande palhaçada . . . o que importa são cores o mais próximo do possível e só !

. . . rapadura é doce mas não eh mole naum . . .

agora se for pra entrar na parte mais técnica . . . hehehe . . .

Desde o início da editoração eletrônica, nos anos 80 com os primeiros softwares: Ventura e o PageMaker da Audus busca-se um gerenciamento de cores baseado no esquema WYSIWYG . . . nem preciso dizer, tenho certeza q vc sabe o q eh . . . o padrão não tem cumprido as expectativas.

Soh p/ vermos como não se chega tão fácil assim numa determinada cor . . . de dia vc vê as diferenças de densidade q pode alcançar uma razão de 1.000:1 . . . na fotografica a razão já eh de 100:1 . . . e nas imagens impressas eh de apenas 20:1 . . . hehehe .

Só para termos uma noção . . . o monitor consegue alcançar uma variedade de 1,5 milhões de cores . . . e o impresso chega apenas numa mádia de 5.000 cores . . . apenas uma fração do monitor . . . então não confie tanto .

O rgb do monitor eh criado quando 3 feixes de elétrons do CRT atingem e fazem irradiar os pontos de fósforo das 3 emulsões diferentes q revestem a parte interna da tela . . . os impressos cmy são vistos, percebido, notados, sei lah . . . quando uma parte da luz da fonte de iluminação é refletida pelo suporte ou substrato branco e o restante absorvido pelos colorantes do impresso.

A nossa percepção não lê a luz radiante e a luz refletida da mesma forma, tornando a identidade das cores um ideal praticamente abstrato . . . hahaha q irônico.

Agora se prefere falar de CIE . . . com certeza tb sabe q eh international color consortium . . . sabe tb q são teóricos e não possibilitam mostrar as cores, a não ser q sejam traduzida em cores rgb ou cmy . . . pois o cie descreve matematicamente as cores apenas como referencial para conversão, mas não vou ficar falando a noite toda de perfil de cores .

E se o papo eh kodak . . . a base de sistema de gerenciamento eh de transferência t´rmica . . . com certeza tb sabe . . . a dcp9000customcolor, linkada ao software Kodak Precision Color Management System . . . e os usuários pode enviar seus dados do CRD ao Kodak Ultra Color Rendering Dictionary . . . somente assim vc FINALMENTE terá as cores da tela QUASE iguais as do impresso .

. . . sacou ? . . eh mta complicação se vc quer fazer tudo mto certinho . . . e mto pouca gente tem $ o bastante pra bancar a brincadeira .

como já disse . . . assim como hexacrome . . . profiles são ignorados em praticamente todos os fornecedores !

concordo q a forma correta seria . . . calibrar os dispositivos de entrada, o monitor e totoas os outros dispositivos de saída . . . ajustando individualmente cada parte, pra reproduzir cores com base em dados recebidos de forma limpa e previsível . . . q tb precisaria caracterizar cada dispositivo construindo um modelo matemático pra expressar as propriedades de cor (inclusive os desvios) de cada equipamento . . . o famosos colormodels .

no fim das contas . . . o que importa é a assinatura do produtor gráfico na prova . . . e só !



abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#8 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 31/08/2004, 11:12

huahuahuha esse é o Core......

Concordo com a frase final. o que importa é assinatura do Produtor Gráfico na prova de impressão. O cara fica na boca da máquina e pronto saindo a impressão ele ajusta do jeito que quer e assasina a prova dando ok.

Conheço toda teoria que você citou. e concordo com tudo, porém se não começar a cobrar um padrão, nunca sairemos da teoria.

Como eu disse, falta padrão de IMPRESSÃO.

eu trabalho para grandes gráficas onde uma delas tem maior tecnologia do Brasil. Estão investindo pesado em gerenciamento de cor. Com CPC's que controlam até 4 impressoras off-set automáticamente, basta pegar a 1 prova que foi autorizada e colocar no CPC, ele faz uma varredura com scaner e espectrofotometro e ajusta os tinteiros automaticamente. tudo baseado em perfil de cor. eu mesmo estou gastando mais de 20mil reais em softwares e hardware para gerenciamento de cor.

Ta certo, não é a realidade da maioria das gráficas. Porém várias estão começando a criar um padrão.

dou maior valor nesses nosso debates core, ainda bem que são debates sadios. cada um expressa a experiencia que tem.

[ ]s
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#9 Bruno66

Bruno66

    Turista

  • Usuários
  • 35 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 31/08/2004, 21:36

É isso aí _kreativ_ e core, vcs citaram a realizade, e tocaram ainda no assunto de laboratórios da KODAK que são os que trabalho, eu queria saber exatamente isso do fato de como é trabalhado hoje, os padrões usados e tal mas como vcs mesmo disseram o padrão está difícil de ser seguido.
Pelo menos sabemos que a maioria deles imprimem como RGB mesmo, ainda não utilizei o adobe Gama, vou dar umas testadas para ver o resultado.

Muito obrigado por enquanto, mas a discussão continua...

#10 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 01/09/2004, 01:30

1)
" . . . Como eu disse, falta padrão de IMPRESSÃO . . . "
2)
dou maior valor nesses nosso debates core, ainda bem que são debates sadios. cada um expressa a experiencia que tem.

[ ]s


1) . . . kreativ, traduziu tudo numa frase, o post todo quase . . . hehehe .

. . . bruno . . . o padrão tecnológico pode faltar no desenvolvimento gráfico, mas é sempre bom garantir que não falhe em nossa parte do trabalho . . . hehehe . . . assim, vale a pena conversar com a direção do estúdio e se for o caso chamar um técnico para calibragem . . . a MacMouse (autorizada Apple) pode indicar um japa que eh mto bom .

. . . e entrar em contato com a Kodak tb . . !


2) . . . ou melhor, traduziu em duas . . . pq eh nesses tohpicos q eu aprendo mais tb ! ! !



vlw . . . abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#11 alx

alx
  • Visitantes

Posted 01/09/2004, 09:33

como alx naum estah no momento . . . hehehe


nem preciso... com core, vichenco e kreativ debatendo estes assuntos eu apenas fico lendo e aprendendo com vocês.

eu acho que posso resumir em duas realidades (ambas corretas) de tudo o que eu vi aqui - e olha que eu li tudinho!!!

1. de um lado, extremamente correto, está a posição do krea, onde uma tendência do mercado é essa de investir em padrões de cor, perfis e acompanhar o processo de impressão, onde é analisado os ganhos de pontos, curvaturas e etc... aqui na nossa empresa trabalhamos com perfis de cores personalizados de alguns clientes. investir neste mercado é uma atitude inteligente e que é padrão para grandes gráficas, onde fidelidade de cores é o objetivo. fazer a impressão ficar idêntica a prova assinada pelo cliente depende da confiança no trajeto: pré-press > prelo > press. eu ainda vou mais longe... acho que mesmo o pré-press e o press estando configurados corretamente, o prelo fica sendo o ponto "manual" da conversa onde podem surgir a maior parte das dúvidas. por isso eu acredito muito nas provas digitais que estão surgindo agora. isso é uma tendência para as grandes gráficas.

2. de outro lado o core, que também está corretíssimo em tudo o que disse. principalemente quando falou que atualmente o que mais acontece é que mesmo com todo cuidado que temos, o normal é o pessoal da gráfica pegar os fotolitos, gravar chapa de qualquer jeito e mandar bucha. uma coisa que eu mesmo presenciei várias vezes é quando chega um trabalho pantonado e os caras preparam a tinta no método do "mais ou menos"... é frois! acho que isso acontece pq nem todas as gráficas são GRANDES e tem grana pra investir como algumas que vemos de vez em quando.

em tempo, acho que uma coisa não justifica a outra... se a gráfica trabalha de qualquer jeito, isso não significa q tb nós vamos levar a coisa de qq forma. acho q é melhor (até como prevenção) termos controle total do nosso workflow, assim qdo surgirem os problemas temos como nos resguardar.

ou seja, eu preferiria trabalhar como o kreativ mesmo nas situações descritas pelo core, onde eu sei q todos os nosso cuidados não servirão para muita coisa.

se meu densitômetro fala que num ponto tem 45% de ciano e na impressão foi pra 58% eu tenho como provar que nas leituras do ps tem 45, no rip tem 45, no filme tem 45, na prova tem 45 e só na impressão tem 58. onde tá o problema?

viu, saí pela tangente. qdo vc mostra técnica, ganha o cliene. ele confia em vc. e pronto.


adoro qdo surgem conversas assim... mas como disse, nem precisava ter participado.


abrass.





PAX.

#12 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 26/09/2017, 11:27

Cialis 10mg Reviews Cialis Darreichungsformen Cialis De 20mg cialis price Routine Doses Of Amoxicillin

#13 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 08/10/2017, 16:37

Can You Get Levitra Cheap viagra Mexican Pharmacy No Perscription overnight Pharm Brand Cialis
Cephalexin Contraindications viagra online No Prescription Canadian Pharmacy Zithromax For Pets Levitra Cuanto Tomar

#14 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 23/10/2017, 05:27

Viagra Pharmacie En Ligne Avis Cialis Pour Ejp Keflex Prescribing Info viagra Cvs Propecia Online Pharmacy Cialis Kaufen De History Of Cephalexin
Cialis O Viagra O Levitra E Ricrescita Propecia Finasteride online pharmacy Puedo Tomar Viagra Aunque No Lo Necesite Buy Real Xenical

#15 HaroNism

HaroNism

    Super Veterano

  • Usuários
  • 15385 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 04/11/2017, 19:06

Discount Zentel With Free Shipping cialis buy online Generic Pharmacy Online Does Cephalexin Contain Sulfa
Cialis 20 Mg Eurim Pharm Can You Buy Flagyl Over The Counter generic viagra Cialis Generico Con Postepay Get Hard Pills
Cialis Jelly Viagra 79 Zithromax Zpak levitra order Buy Prednisone 20 Mg Tablets Prix Du Baclofen Acheter Cialis Non Generique




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq