Jump to content


Photo

Monalisa


  • Faça o login para participar
57 replies to this topic

#46 jack esqueleto

jack esqueleto

    Mestre

  • Usuários
  • 671 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 04/11/2004, 22:30

Por que dizem que Monalisa seria, Lisa Gheraldine, mulher do comercianre Francesco del Giocondo? Eu não sei com que imbasamento, chegaram a conclusão que ela não existe.

Não sei, na verdade digo mais da minha própria opinião e base sobre o que sei do quadro. Eu acho, e tenho certeza, que Da Vinci queria mostrar algo mais que apenas um sorrisso misterioso. Talvez esse sorrisso seja o ponto de partida para toda a revelação (o modo que ele foi compostou é inagualavel) ou pode até ser o lacre final. Temos que fazer um estudo bem detalhado sobre ela. Estarei tentando escannear a revista Super Interessante que saiu uma boa matéria sobre Da Vinci (por causa do livro-fenomeno que é mais que um simples best-seller) e seus quadros.
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#47 jociano

jociano

    Normal

  • Usuários
  • 92 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Vilhena

Posted 05/11/2004, 15:41

Bicho isso é ke eh pano pra manga...

Sobre o quadro da "santa seia" minha inquietação sempre foi para uma questão: porque eles discutiam um com os outros, nesta obra Jesus está com as mãos sobre a mesa, sem representar controle e os discípulos dsicutem um com os outros, uns se abdicam, outros pedem, outros apontam, outros sinalizam...complicado...reparem que a mão que supostamente aparece do nada segurando a faca está sendo segurada pelo velho que conversa com a "maria"...vou vasculhar uma imagem mais bem definida...

O outro da virgem nas pedras é realmente estraordinário, reparem que o "anjo" é uma réplica da mulher...o menino que "reza" tem traços adultos, principalmente nas pernas (erro do autor ou não??) o outro bebe parece-me fazer gestos de benção, como se achasse com poder para tal, talvez simbolizando a inveja...própria do "coisa ruim"...as duas mulheres seguram as costas dos bebes...e porque estariam todos nessa espécie de gruta??

vou pesquisar mais....
abraços... excelent topic...

#48 Antonio de Padua Confalonfe

Antonio de Padua Confalonfe

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP

Posted 05/11/2004, 20:23

Eu ouvi dizer, presumivelmente, o Salvador acabou de pronunciar as fatídicas palavras: Um de vós me há de trair, e os Dicípulos então perguntando: Senhor serei eu? quem sera? não acredito que isso aconteça? eu acabo com esse traidor, etc. Entretanto, ver a cena como um momento específico de um drama psicológico faz pouca justiça ás intenções de Da Vince.

#49 Antonio de Padua Confalonfe

Antonio de Padua Confalonfe

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP

Posted 05/11/2004, 21:27

Sou eu de novo, esqueci um detalhe, se Leonardo da Vince deixou enigmas em suas telas, seria bem provavel que tenha indo definindo seus enigmas nas pinturas posteriores. A Última seia foi pintada uns dez anos antes de Monaliza, que era um quadro que carregava sempre com sigo, para onde ia, seu predileto, acabando assim levando-o para França onde morreu. Sendo assim creio que Monalisa possa ter tido os retoques finais do segredo que queremos enxergar.

#50 jack esqueleto

jack esqueleto

    Mestre

  • Usuários
  • 671 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 05/11/2004, 22:00

E pode ter certeza que vamos demorar pacas para enxergar Antonio! Bem, queria também falar para levarmos em conta que o "pé" da última ceia foi tirado para poder colocar uma porta (os pés de Jesus), para ser usado pelas tropas de Napoleão. Eu vou escrever algumas interpretações que a revista Super Interessante publicou sobre a A virgem das rochas:

A BENÇÃO (criança da esquerda e da direita)
- Concluída em 1508, a tela mostra João Batista (à direita) abençoando Jesus (acima) e não o contrário, como era de esperar

A AMEAÇA (mão da virgem)
- Neste ponto, Maria aparece com uma das mãos sobre a cabeça do pequeno João em um gesto ameaçador - os dedos lembram garrars de águia arragando uma cabeça invisível

A DECAPITAÇÃO (dedo indicador do anjo)
- Por fim, um detalhe ainda mais intrigante: sob os dedos curvo de Maria, o anjo Uriel faz um gesto de quem decapa uma cabeça, como se cortasse o pescoço da cabeça invisível que estava na mão de Maria

Fonte: Super Interessante #205 - Outubro de 2004
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#51 Antonio de Padua Confalonfe

Antonio de Padua Confalonfe

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP

Posted 06/11/2004, 01:43

Acho que para conseguirmos interpletar algo que Leonardo tenha deixado de modo a tornar misterioso na Santa Seia, pode ser que precisamos dar um pulo nas obras que seguiram depois, acredito que ele foi dando sequencia a ideia que fazia do sagrado.
Estive observando atentamente monalisa. Reparei em seu colo, seus braços se estende apoiado na barriga, devido a pintura nessa parte estar escura da para imaginar, pela perspectiva que os braços salienta um espaço que poderia ser uma barriga gravida. Nesse caso teria um sorriso, relaxante de satisfação maternal. Dessa forma representaria o que existe de mais divino que o ser humano pode atingir que é trazer a luz uma nova vida. A Maria da santa seia pode ser , realmente a mulher que carregaria a descendencia de Cristo.

#52 jociano

jociano

    Normal

  • Usuários
  • 92 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Vilhena

Posted 06/11/2004, 12:20

Bom, também vi a reportagem na super ( aliás otima revista em quesitos conteúdo de matéria e em visual, a melhor na minha opinião ). A verdade é que Da vinci era perseguido pela igreja, tinha muito conhecimento e alguns deles até passavam por cima dos princípio cristãos, a própria super fala que ele inseriu vários símbolos nas pinturas cristãs e , apesar de ser um "perseguido" ele era naquela época o melhor no que fazia, tinha respeito.
Achei interessante que lendo a super ode se constatat que aquela mão que aparece com a faca sai exatamente das costas do personagem que representa judas o que indicaria a traição!
(judas esta com os cotovelos sobre a mesa...huhu x]~~)
Os pés da pintura, retirado para a a bertura de uma porta também poderiam esconder várias coisas...

enfim, um tema muito bom, mas que prefiro entrar mais no assunto depois que ler o livro "o codigo da vinci"...mas vou estar atento ao que sair akwi....

#53 sagrado feminino

sagrado feminino

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/11/2004, 17:31

Bem, e aqui vou escrever oque sei a respeito sobre o quadro!
Alguns já sabe disso, mas para outros é novidade.

Posted Image

Santo Graal
Uma boa parte de quem sabe sobre ele, afirma que é o Cálice que Jesus usou para consagrar o vinho. Porém, na pintura de Da Vinci, não há cálice nenhum (desculpe pela péssima qualidade do quadro). Mas porque? Será que Da Vinci sabia a verdade do Santo Graal?

Maria Madalena
Existe apenas homens nesse quadro? Errado. Perceba ao lado de Jesus, uma figura de cabeça caida. Segundo pesquisadores, afirmam que essa mulher é Maria Madela e seria casada com Jesus. Mas porque? Repare na cor da roupa dela e de Jesus. A dela tem um manto vermelho e de Jesus, a cor vermelha é da outra roupa. Usava cores assim para poder representar os noivos.

Feminino e Masculino
Repare entre Maria Madalena e Jesus. Há um visivel triangulo de ponta cabeça que formam entre eles, e a posição de Jesus, forma um triângulo de cabeça para cima. Isso acontece porque no simbolo antigo feminio, era representado com um triângulo de ponta cabeça, e o masculino, um triângulo de cabeça para cima (repare que na Estrela de Davi, é formado por dois triangulos desse tipo, representando a pureza dos sexos). Mas porque existe isso na pintura? Para poder representar a figura sentada ao lado de Jesus (Maria Madalena) como mulher.

Mão de ninguem
Repare no grupo da esquerda, onde há uma pessoa com as mãos levantadas e abertas, uma mão segurando uma faca. Essa mão pertece a nenhum discipulo. Poderia ser isso um simbulo contra a igreja que Da Vinci estava fazendo? Não sei, mas é bem estranho. Estranho ainda, é

Mão sobre o pescoço
Da suposta Maria Madalena. Mais uma vez, Da Vinci usa os simbulos, talvez para respresentar que o discipulo que faz esse gesto, ter algo contra o Graal. Sim, alguns afirmam que o Graal pode ser a suposta Maria Madalena. Mas não darei muito detalhe sobre o Graal para não sair de foco.

Nome dos discipulos
É possivel saber o nome de cada discipulo na figura, pois eles estão ligado ao simbulos do Horoscopo. Visite esse site para saber mais sobre essa incrivel descoberta: Clique aqui!

Bem, é isso! Espero que goste e aqueles que leram isso e não leram o livro ainda, por favor, não me mate! Mas há muitos quadros interessante sobre Da Vinci.
Vamos pesquisar e agitar esse tópico!
Até mais!

Adorei saber que tem alguem que goste deste tema, pois converso com muitos sobre isso, e alguns acham que sou louca, e até me chamaram de atéia por eu acreditar que Jesus se relacionou com uma mulher, e até teve uma filha. este livro codigo da vinci, deu uma acordada em muita gente... eu já suspeitava disso a muito tempo, pois quando li a biblia percebi que a época da adolescencia de jesus simplesmente nao existe,e isso é realmente estranho, pois naquela época todos nessa idade precisavam estar casados, pq so jesus seria solteiro? se ele mesmo pregou tanto o amor... estou adorando essa discussao! Valeu, t+!!!! ;)

#54 DanteDevil

DanteDevil

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 7 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/11/2004, 22:09

Pow muita cois nisso tudo faz sentido, outras nenhum e mtas são soh coincidência...tipo o olha que segue, qualquer foto ou pintura em que a pessoa esteja olhando para a lente(no caso da fot óvio) irá te seguir...então não é nada demais. A divisão do rosto em 2 parece fazer sentido, ou talvez eh soh a diferença porq o rosto tá um pouco virado...mas faz sentido sim. Já a historia de virar de cabeça pra baixo, fiquei ateh empolgado pra fazer isso mas n vi nada demais...infelizmente. Pow gosto bastante desse tipo de assunto...mto legal iniciar esse tópico.

#55 jack esqueleto

jack esqueleto

    Mestre

  • Usuários
  • 671 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 20/11/2004, 18:25

Esse do olho é muito usado em pinturas, e a técnica é até dificil. Perceba que a Monalisa não olha diretamente, sua cabeça esta suavemente virada fazendo que os olhos cheguem no canto. O mais bonito nessa pintura, é a ténica usada. As pinceladas de Da Vinci são tão finas que nem raio-x consegue destinguir.
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#56 D@kness @ngel

D@kness @ngel

    Turista

  • Usuários
  • 43 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro
  • Interesses:Internet, guitarras, mulheres, musicas, Nirvana, rock!!!

Posted 20/02/2005, 02:51

Olá pessoal. Bem, estou muito animado em analisar o quadro Madona das Rochas. Primeiro, o link do quadro para vocês analisarem e discutirem minhas idéias: http://www.wga.hu/ar.../02/2virg_p.jpg.
Digam oque vocês pensam sobre minhas idéias a respeito desse quadro:

O local do quadro

O local onde se encontra a vigem, é realmente algo muito confuso. Repare que no topo, o começo, como as rochas se formam estranhamente: existem umas com pontas para cima, e outras com pontas para baixo. Não dá para saber oque é o local também, se é uma ponte, um vale... o que eu li a respeito desse quadro no livro "O Codigo Da Vinci", é que ele contém muita informação, principalmente no local, que dá pistas para achar o Santo Graal.

Mãos da virgem

Reparem que a mão dela esquerda é como se fossem garras. Não dá para saber, mas parecem um ato de bença, apesar de ser uma mão muito, mas muito sinistra. A outra mão também é algo estranho: ela não segura o bebê de forma docil, mas sim de uma forma muito estranha.

Bebês

Repare que o bebê da esquerda está com a mãos demonstrando um ato de reza. Isso pode ser também um ato de perdão. Sabem porque penso isso? Basta ver o outro bebê. Reparem o ato que ele está fazendo: chifres com o dedo. Apesar de que eu sei muito bem que a besta não é um animal diabolico (se vocês quiserem, eu falo sobre ele, mas se quiserem saber por conta propria, leiam "Codigo da Vinci"), Da Vinci poderia suspeitar que no futuro as pessoas iriam interpretar como um ser diabolico.

O anjo
Esse ser. Realmente ele fecha qualquer evidencia. Repare primeiro oque você sempre irá reparar quando olhar a ele: sua mão apontando o bebê pedindo perdão. E a sua outra mão segurando ele por de tras.

Então aqui vai minhas conclusões sobre o quadro:
Talvez Da Vinci quis mostrar o bem e o mal. A virgem segura o bebê que pede perdão ao lado mal, que são as pessoas pecadoras. Cada um tem um bebê que colocou ao mundo. Cada bebê representa uma população que está ou já nasceu faz tempo. E o anjo seria o anjo do diabo.

O que vocês pensam?

eu axo o seguinte;

o bebe que esta com as mãos em prece, esta perdoando, e outro bebe naum quer receber o perdão, ai entra a mulher, ela tipo, leva o bebe q perdoa ao bebe, digamos do mal, e ela tb abençoa o outro bebe com a sua mão esquerda, e o anjo apontando para o bebe q perdoa dizendo que ele é o perdão, e tenta leva-lo ao perdão! o que me intriga, é o olhar do anjo, ela naum olha pra frente e nem pra traz tb naum olha pros bebes, ela olha pra fora do "quadro", mas nehuma das duas olham pro bebe em prece, a mulher olha pro outro bebe com ar de "despreso", e esse segundo bebe, ele faz um sinal de 2 com os dedos, ou com outro pensamento, ele faz um gesto de doi chifres! os bebes são os unicos q se encaram.
Pessoal, isso foi o que eu vi antes de le os topicos, depois q os topicos, vi q posso ta errado! tipo, a mulher e o anjo estão forçando alguma coisa, a mulher empurrando com a mão direita e o anjo com a mão esquerda!
o que naum consegui ter uma opnião formada, foi o olhar da mulher e do anjo! o olhar do anjo, parece ser diabolico, e da mulher malicioso!

A por oje é só, se naum vou acabar ficando maluco! :blink:
A morte é só um passo para a imortalidade!!!
Ninguem é melhor do que eu. E eu naum sou melhor do q ninguem!!!
alex_rlduart@yahoo.com.br

Caso meu futuro chegue despercebido, não se preocupe, virei te dar um último beijo, visitarei seus sonhos todas as noites, serei um anjo e um demonio, serei a morte e a vida, serei eu e serei você. Você nunca se esquecerá de mim, porque eu não deixarei.

Meus inimigos terão uma morte perversa, se vc tem amor a vida, seja meu amigo, terei piedade até no momento de minha Ira.


#57 Bad trip

Bad trip

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/02/2005, 16:05

Muito interessante esse assunto, vai muito longe porque alem de arte fala sobre religião, eu tenho uma forma de pensar que as vezes tenho medo de expor mais acho que aqui no fórum não terá problemas.
Código Da Vinci e um Livro de ficção, o conteúdo e para abrir sua mente para dar mais uma linha de visão.
Gostaria de aborda mais a fundo o quadro da Santa Ceia tenho algumas perguntas, para sanar minhas duvidas.

Em que ano Da Vinci viveu?
Em que ano o quadro da Santa Ceia foi pintado por Da Vinci?
Qual o ano que Jesus nasceu e qual foi ano de sua morte?
Eu estou perguntando porque não sei, ajuda eu achar essas informações pra dar continuidade na minha linha de raciocínio

Marchel duchamp
Em todas suas manifestações, a arte é uma expressão do sentir humano transformado em símbolos, não convencionais, que necessariamente não precisarão levar o observador a significados conceituais, pois, antes de mais nada, a arte deve ser sentida e não pensada.”

O Produzir artístico nasce de uma abservação apurada que tanto pode ser dirigida para aspectos externos quanto internos de algum fator guiada pelos conceitos de beleza que se formam de vivência do artista. Sendo assim, ao fazer ARTE o artista não pensa, o artista sente.
Pensar seria a barreira entre a observação e a ilusão.

#58 jack esqueleto

jack esqueleto

    Mestre

  • Usuários
  • 671 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 23/02/2005, 19:43

Interessante que esse tópico voltou a discussão!
Bad trip, eu achei um site com uma biografia muito interessante sobre Leonardo Da Vinci. Lá responde algumas dúvidas suas a respeito dele. Vale mesmo a pena ler:

» http://planeta.terra...afias/Index.htm

Mais eu tenho muita certeza que Leonardo pintava informações religiosas que ele sabia atravez de uma sociedade secreta que participava. Porém interpretar essas informações que é o mais dificil porque há muitas possibilidades, por isso requer muitos estudos em cima de uma obra. Mas é um trabalho muito interessante de fazer, mesmo que você não descubra nada você vai aprender um bocado sobre arte!
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq