Como você deve ter visto, é um efeito belíssimo. Use-o com moderação, pois ele fica cansativo se usado em todas as letras de uma palavra. Faça como eu fiz, use-o apenas como letra inicial de uma palavra.
Vamos sem mais lero-lero ao efeito principal:
- 1. Crie o documento
Como você já deveria saber, o tamanho vai depender do seu projeto. A resolução é 72 ppi e o modo de cor RGB. Aqui estou usando 800x600x72 em fundo branco.
- 2. Configure o texto
Estou usando Amaze, 50pt, e com Free Transform para aumentar bem a letra. O texto é apenas uma letra, a R (de Rafael).

Dica: vincule a camada background com a de texto para que você possa centralizar o texto clicando na camada Background, indo ao menu Layer > Align Linked > Horizontal Centers e Layer > Align Linked >Vertical Centers.
- 3. Trabalhando em canais
Neste efeito você vai ter que usar um canal desfocado para criar o efeito de entalhe e então alterar a estrutura deste para que se pareça mais com metal, e então aplicar dourado e sombra sobre o texto (letra). Os processos se parecem com uma oficina de folheamento a ouro.

1. Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique na sua camada de texto na paleta layers;
2. Menu Select > Save Selection > Clique OK;
3. CTRL+D para retirar a seleção;
4. Arrastar a camada de texto para o ícone da lixeira na paleta Layers;
5. Clicar na paleta Channels;
6. Clicar no canal Alpha 1;
7. Menu Filter > Blur > Gaussian Blur > 1,0 pixels > OK;
8. Paleta Layers;
9. Clicar na camada Background;
- 4. Chanfrando...
Agora vamos fazer a parte mais complicada do efeito: a transferência do texto do canal para camada e sua conversão para metal. Depois, temos o ajuste das curvas.
- 1. Menu Filter > Render > Lighting Effects. Mude o TEXTURE CHANNEL para Alpha 1. Clique OK.
- 2. Pressione CTRL+M e desenhe uma colina na janela das curvas, como mostrado:

Lembre-se: não há necessidade de manter os pontos acima se estes não se adaptarem ao seu documento (se ficar alguma área totalmente branca, por exemplo). Simplesmente mude a posição dos pontos sabendo que para cima você aumentará a luminosidade e para baixo as sombras. Isto na parte da esquerda atua sobre as partes escuras da imagem. Na parte direita, atua sobre as claras.
- 1. Menu Select > Load Selection > OK.
- 2. Menu Select > Modify > Expand > 3 pixels > OK.
PS: Se 3 pixels não for o suficiente para chegar até a borda da letra, desfaça (CONTOL+D), e refaça com outro valor até que esteja tudo selecionado.
- 3. Pressione CTRL+SHIFT+J.
- 4. Clique na camada Background, pressione CTRL+A e pressione DELETE.
Assim você terá seu texto já com aparência prateada, e em sua própria camada. No próximo passo transformaremos este prateado em dourado. Ah, sim. Sua imagem deve estar assim agora:

- 5. Folheado a ouro
Agora finalmente transformaremos prata em ouro (qualquer semelhança com os princípios alquimistas medievais é mera coincidência). Basta fazer isso:

- 1. Menu Layer > Layer Styles > Color Overlay.
- 2. Troque o Blend Mode para Overlay e a cor para um dourado de sua preferência (aqui estou usando R=208 G=165 B=16.
- 3. Clique nas palavras Drop Shadow, aumente Distance para 8 e clique OK.
A camada da letra pode ser duplicada e diminuída em outro documento. Eu prefiro usar este método (uma letra por tela. para que o efeito de luz fique perfeito, sem interferências. Para isso, a letra deve ser grande e centralizada.

Entrar
Cadastre-se
Ajuda