Jump to content


Photo

Incrementando 1 ao número de proposta automático

php

  • Faça o login para participar
3 replies to this topic

#1 avnershark

avnershark

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 4 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 17/12/2015, 10:15

Bom dia.
Sou novo com PHP e gostaria de uma ajuda.

Estou criando um "sistema" que recebe na pagina index.php,
NOME, TELEFONE, EMAIL,
um produto X e o número da Proposta.
e com um input method="POST", ele envia esses dados para script.php.

Lá é gerado um orçamento com todos esses dados.

AINDA NÃO USO BD. estou apenas utilizando as variáveis e tals.

O que eu gostaria era de automatizar esse número da PROPOSTA.
Sempre que fosse realizado um proposta, o BD ia pegar o ultimo número da proposta e adicionar +1.
E apresentar esse valor como sendo o da proposta atual.

 

Existe alguma forma sem usar BD ? 
 

Se a única alternativa for usando o campo ID do BD, como fazer pra ele adicionar a primeira linha com o valor que eu quero
E apartir dai sempre incrementar 1 ?
Exemplo: Hj minha proposta (MANUAL) é 150120051. Como colocar esse valor no BD e fazer o BD adicionar +1 e jogar na minha proposta nova sempre que eu enviar os dados da index.php para script.php ?



#2 ShZlot

ShZlot

    12 Horas

  • Moderadores
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Bahia

Posted 18/12/2015, 15:49

No banco de dados use AUTO INCREMENT, ele pega o último ID da proposta e incrementa mais um. Você não precisa passar o ID porque o banco de dados pega o ultimo ID e auto incrementa sozinho na nova linha.


Trabalho desenvolvendo no melhor e mais completo CMS do tipo SaaS. Conheça você também e crie um site grátis no uCoz.


#3 avnershark

avnershark

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 4 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 21/12/2015, 09:59

No banco de dados use AUTO INCREMENT, ele pega o último ID da proposta e incrementa mais um. Você não precisa passar o ID porque o banco de dados pega o ultimo ID e auto incrementa sozinho na nova linha.

 

Sou muito noob com BD. Até hoje só aprendi a Conectar, inserir. Ainda não aprendi a pegar o valor do bd e mostrar ele em algum lugar na página.
Mas me tire uma dúvida, o A.I não começa do 1 em diante ? precisaria comer ele com o número 150120050. E como fazer o BD mostrar apenas o ID ?


 

No banco de dados use AUTO INCREMENT, ele pega o último ID da proposta e incrementa mais um. Você não precisa passar o ID porque o banco de dados pega o ultimo ID e auto incrementa sozinho na nova linha.

 

Sou muito noob com BD. Até hoje só aprendi a Conectar, inserir. Ainda não aprendi a pegar o valor do bd e mostrar ele em algum lugar na página.
Mas me tire uma dúvida, o A.I não começa do 1 em diante ? precisaria comer ele com o número 150120050. E como fazer o BD mostrar apenas o ID ?

 

 

Achei a solução. Valeu ai pela LUZ.

 

Fiz o seguinte Código:

 

<?php 
$sql = "SELECT MAX(id) FROM proposta";
$result =  mysql_query($sql) or die ("Não deu certo... >" . mysql_error());
$dado = mysql_fetch_array($result);
$id = $dado[0] + 1;
$adicionar = mysql_query("INSERT INTO proposta (id) VALUES ('$id')");
?>
a variável $ID recebe o ultimo número e adiciona mais 1.
Na proposat ele recebe esse número ID e apresenta, ao mesmo tempo, ele pega esse novo valor e insere no banco de dados.


#4 ShZlot

ShZlot

    12 Horas

  • Moderadores
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Bahia

Posted 21/12/2015, 16:07

Realmente, já que você está querendo começar com com o número 150120050, fazer uma consulta ao banco para pegar o último (maior) id adicionado pode ser uma boa opção.


Trabalho desenvolvendo no melhor e mais completo CMS do tipo SaaS. Conheça você também e crie um site grátis no uCoz.






Veja alguns posts relacionados com: php

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq